PDA

Ver Versão Completa : Veneno pra viagem. O que modificar no motor e transmissão para pegar a estrada?



Volverine MF
13-01-08, 02:48
Já que sou obrigado a adiar meu up ( :s) estou pensando em abrir o motor da minha Titan afim de revisa-lo, pois acho que o mesmo já está um tanto cansado, além de estar baixando óleo.

Mas já que vou abrir o motor (e consequentemente aumentar o rombo no meu bolso) queria aproveitar para fazer algumas "melhorias" no propulsor.

Dentre essas melhorias pretendo aumentar a taxa de compressão, passando a de 9:1 para 10:1, pois só uso Podium e assim iria aproveitar melhor as qualidades dessa gasolina. Alías, com a tanto alcool na nossa gasolina(~23%), mesmo que abasteça com outra gasosa acho muito dificil ter algum problema com o aumento da taxa de compressão.

Queria saber que outras modificações poderia fazer no conjunto propulsor(motor e transmissão) afim de melhorar o desempenho, lembrando que pretendo começar a viajar com a motoca e a uso no dia-a-dia, então não pode ser nada radical.

Estava pensando em dar um trato no cabeçote: diminuir angulo de valvulas e aumentar o diametro dessas, polir os dutos e dar uma leve rebaixada.

Pensei também em alterar o diâmetro/curso do pistão afim de ganhar um pouco de torque para compensar a desmultiplicação da transmissão final causada pela substituição do pinhão original por outro com 1 ou 2 dentes a mais.

Acho que é indispensavel uma recalibragem do carburador tb, mas isso deixo para o momento de afinar o motor.

Então, gostaria de ouvir (ler) dicas, idéias, conselhos, experiencias, etc.

Ps.: A primeira viagem que pretendo fazer é até Aparecida do Norte. Uma viagem de mais de 400Km, por isso quero estar com uma moto confiavel.

Christian
13-01-08, 06:34
Cara não entendo quase nada de mecânica, mas vi que o que você citou não vai ser prejudicial a vida útil do motor e te deixar com uma moto um pouquinho melhor. ;)

A idéia de alongar a relação utilizando pinhão maior é muito boa também, mas lembre-se que vai perder muito em arrancada.

Volverine MF
13-01-08, 14:31
É por isso Christiam, que to pensando em fazer alguma modificação no motor pra ganhar torque, ou seja, força na hora de arrancar, pois assim compenso a mudança do pinhão.

agm2112
14-01-08, 07:53
Modificação pra viajar com uma 125cc ? No máximo um pinhão maior ...

No meu carro tenho o cabeçote ligeiramente rebaixado, o que já o deixa com tendência a superaquecer nos engarrafamentos. Pra pegar estrada a melhor modificação é não modificar.

chitola
14-01-08, 08:18
se for usar sempre a podium tu pode colocar 10,5 tranquilo na moto...

eu faria isso:

- 11 de taxa - somente podium
- ajuste do carburador por um mecanico bom
- pinhão com 1 dente a mais, e coroa com 2 dentes a menos
ou
- pinhão com 2 dentes a mais
- filtro de ar NOVO
- vela NOVA
- troca de óleo

e viajem tranquila com certeza

spygtba
14-01-08, 08:28
Modificação pra viajar com uma 125cc ? No máximo um pinhão maior ...

No meu carro tenho o cabeçote ligeiramente rebaixado, o que já o deixa com tendência a superaquecer nos engarrafamentos. Pra pegar estrada a melhor modificação é não modificar.


Eu comcordo com o agm, mexer no motor pra ir viajar acho que nao combina, uma vez que fui a Floripa foi junto um colega com um CG150 mexida, andou so 120 km e ficou na estrada, voltou em cima de uma saveiro, e tu tava tbm querendo pega uma moto mais economica, o aumento de potencia é relativamente inverso a economia, + potente + consome -confiavel, eu mexi em td na minha moto a unica coisa que mexi no motor foi colocar um cabo de vela melhor e mesmo0 sendo uma biz eu viajo sem medo de ficar na mao pra onde eu quiser. eu ate tinha vontade de dar uma mexida nela so pra despachar mais facilmente as fan e y so que se eu fizer isto compromete a minha felicidade em viajens.
Nao quis desanimar vc, mas é a realidade.

Diego.fcs
14-01-08, 09:11
Pois é, é complicado fazer isso para pegar estrada, eu tava pensando em fazer algo na minha bolinha mas infelizmente qualquer coisa que vc faça pode atrapalhar a durabilidade do motor. Eu coloquei um carburador maior na minha, agora pretendo fazer uns furos na tampa da caixa do filtro de ar e regular bem o carburador, acho que vc pode fazer isso porq num vai atrapalhar muito a durabilidade do motor. Aí vc pode mexer na relação também, só mexer na relação num vira, ou ela fica curta e fica sem sinal, ou ela fica longa e tem que ficar reduzindo em qualquer subidinha...

agm2112
14-01-08, 09:22
Pois é, é complicado fazer isso para pegar estrada, eu tava pensando em fazer algo na minha bolinha mas infelizmente qualquer coisa que vc faça pode atrapalhar a durabilidade do motor. Eu coloquei um carburador maior na minha, agora pretendo fazer uns furos na tampa da caixa do filtro de ar e regular bem o carburador, acho que vc pode fazer isso porq num vai atrapalhar muito a durabilidade do motor. Aí vc pode mexer na relação também, só mexer na relação num vira, ou ela fica curta e fica sem sinal, ou ela fica longa e tem que ficar reduzindo em qualquer subidinha...


Esse esquema de furar filtro eu não levo fé ... na minha moto o tubo de admissão tem praticamente o mesmo diâmetro do q o do meu carro ... um motor 8x maior ... parece q os caras já exageraram ao dimensionar ele.

Diego.fcs
14-01-08, 09:29
Esse esquema de furar filtro eu não levo fé ... na minha moto o tubo de admissão tem praticamente o mesmo diâmetro do q o do meu carro ... um motor 8x maior ... parece q os caras já exageraram ao dimensionar ele.


Na minha é um buraco pequeno embaixo do banco, e por ser banco paralelo num sei se ele vou dimensionado certinho para num atrapalhar a entrada de ar,e também, uso uma espuma que é um filtro paralelo, isso que é foda. Teve uma época que andei sem a tampa do filtro de ar e com a relação longa da bolinha no câmbio de titan 5 marchas e ela andava muito bem e bem gostoso, voltei a tampa do filtro de ar e tive que trocar a relação porq a moto num rendia e tá andando um pouco menos agora... Acho que andando com o filtro e aumentando um pouco a entrada de ar pode ajudar um pouco...

Volverine MF
14-01-08, 17:01
Ae galera, vlw pelas opiniões, mas chegou a hora do confronto :lol:

Sei muito bem que preparação, vulgo veneno, pode diminuir drásticamente a durabilidade e a confiabilidade de um motor. Quanto mais pesado o veneno menor será a durabilidade do motor e assim menor será a confiabilidade do mesmo.

O que eu pretendo é fazer apenas alguns acertos, como o Chitola indicou:


se for usar sempre a podium tu pode colocar 10,5 tranquilo na moto...

eu faria isso:

- 11 de taxa - somente podium
- ajuste do carburador por um mecanico bom
- pinhão com 1 dente a mais, e coroa com 2 dentes a menos
ou
- pinhão com 2 dentes a mais
- filtro de ar NOVO
- vela NOVA
- troca de óleo

e viajem tranquila com certeza


É que como vou abrir o motor queria deixa-lo um pouco mais forte, mas nada muito radical, como tinha dito, afinal, uso a moto no dia-a-dia e como o Spygtba disse, não posso fazer nada que venha aumentar muito o consumo.

Se eu for mexer no motor msm, acho que vou me limitar a aumentar um pouco a taxa, pq só uso Podium e tb com tanto alcool na gasolina, não há risco de dar detonação. Fazer uma bela descarbonização, polir os dutos do cabeçote, apenas para o motor respirar melhor e fazer uma bela afinação. Talvez mexa na relação tb, mas pretendo só diminuir um dente no pinhão.

Creio que com isso tanto a durabilidade qto a confiabilidade da moto não serão comprometidas, desde que seja feito por um bom mecânico e que eu ande na maciota. Como sou sucegado e sei bem que o que eu tenho é uma 125 e não uma SuperMoto, creio que não terei problemas, até mesmo porque eu cuido mto bem da pequena.

Diego.fcs
15-01-08, 08:56
Quando vc for preparar o seu motor, coloca um post aki do que foi feito e o que vc achou que melhorou ou piorou, custo etc...

Ramiro
15-01-08, 10:49
Alongar a transmissão tudo bem.. mas não aconselho mecher no motor se tu precisa de uma moto confiável..

Diego.fcs
15-01-08, 12:55
Alongar a transmissão tudo bem.. mas não aconselho mecher no motor se tu precisa de uma moto confiável..


Eu acho que a relação secundária não deveria ser mudada, vc pode até ganhar final aumentando a relação, porém, se vc pegar trechos de subida leve, a moto num embala por nada, experiência própria, fica dum jeito que 5ª marcha é pouco e 4ª é muito e tem que ficar reduzindo toda hora, deixa a relação original, só mude a relação se preparar o motor.

Joao XTZ
15-01-08, 13:25
meu eu acho q p/pegar estrada o maximo q setem a fazer eh mudar a relaçao p/por um pinhao q de mais final...um escape ,,, e so...moto muito preparada fika no caminho...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
15-01-08, 23:04
Coloquei veneno no nome do tópico pra simplificar, pra deixar mais curto, mas não penso em fazer nada drásico não, no máximo aumentar alguns graus no angulo de permanencia do comando de valvulas.

O que eu pretendo é só melhorar algumas coisas, como adequar o motor ao combustivel que eu uso, afinal, de que me vale pagar tão caro numa gasolina como a Podium se ela não é aproveitada pelo meu motor. (a não ser pela limpeza é claro)

Limpar o cabeçote é outra coisa, afinal, motor sujo não trabalha bem.

O que eu estava pensando é o seguinte, se eu aumentar só um pouco a taxa de compressão já melhoro um pouco o torque dela. Ae diminuo um dente no pinhão. Assim não fico sem força nas saidas e nas subidas e com mais velocidade final.

O que eu quero mesmo é melhorar a velocidade de cruzeiro, por isso talvez nem mexa na transmissão final.

E podem deixar, se eu fizer alguma coisa posto o resultado sim, só que vai demorar.

chitola
16-01-08, 06:16
Coloquei veneno no nome do tópico pra simplificar, pra deixar mais curto, mas não penso em fazer nada drásico não, no máximo aumentar alguns graus no angulo de permanencia do comando de valvulas.

O que eu pretendo é só melhorar algumas coisas, como adequar o motor ao combustivel que eu uso, afinal, de que me vale pagar tão caro numa gasolina como a Podium se ela não é aproveitada pelo meu motor. (a não ser pela limpeza é claro)

Limpar o cabeçote é outra coisa, afinal, motor sujo não trabalha bem.

O que eu estava pensando é o seguinte, se eu aumentar só um pouco a taxa de compressão já melhoro um pouco o torque dela. Ae diminuo um dente no pinhão. Assim não fico sem força nas saidas e nas subidas e com mais velocidade final.

O que eu quero mesmo é melhorar a velocidade de cruzeiro, por isso talvez nem mexa na transmissão final.

E podem deixar, se eu fizer alguma coisa posto o resultado sim, só que vai demorar.


tu tá se confundindo cara, tem que AUMENTAR um dente no pinhão, se é 16 coloca um 17, se for 15 coloca uma 16, aí o aumento de torque devido a taxa e podium tu pode ir tranquilo que um dente não vai diminuir as retomadas e subidas com tua moto.

Ramiro
16-01-08, 15:43
Quanto menos mecher.. menos chance de dar merda!

Volverine MF
16-01-08, 21:10
tu tá se confundindo cara, tem que AUMENTAR um dente no pinhão, se é 16 coloca um 17, se for 15 coloca uma 16, aí o aumento de torque devido a taxa e podium tu pode ir tranquilo que um dente não vai diminuir as retomadas e subidas com tua moto.
Valeu ae pela correção. Eu me confundi na hora de escrever :-/ , mas to ligado como funciona sim, foi 'so um vacilo na hora de escrever mesmo, vlw :OK:



Quanto menos mecher.. menos chance de dar $#@%$#!
Com certeza. Conheço uns caras que tem carros envenenados de verdade e to cansado de ver os carros deles quebrando.

Por isso to pensando em fazer apenas alguns ajustes. Coisa bem leve mesmo.

Obrigado a todos pelas contribuições. :clap: :OK: