PDA

Ver Versão Completa : Compra de Disco da FYM150



Bruno
14-01-08, 11:13
Amigos,
Onde posso encontrar o disco de freio da FYM 150. Esse disco, segundo informações, encaixa perfeitamente na Intruder 125. Ele é ventilado e elimina o incomodo barulho das frenagens.
Abraço a todos.

Diego.fcs
14-01-08, 13:56
Os barulhos das frenagens da Intruder 125cc me parece que está relacionado a pastilha e não ao disco. Tem um tópico aí que falam sobre isso, que tem uma marca que chama Fabrek e tem outra que o agm mencionou que me esqueci, parece que elas são mais "macias" e evitam certos barulhos pela vitrificação das pastilhas.

Tem também um tutorial aki para vc aprender a lixar as pastilhas para tirar esse barulho quando freia...

hedertone
14-01-08, 16:37
Os barulhos das frenagens da Intruder 125cc me parece que está relacionado a pastilha e não ao disco. Tem um tópico aí que falam sobre isso, que tem uma marca que chama Fabrek e tem outra que o agm mencionou que me esqueci, parece que elas são mais "macias" e evitam certos barulhos pela vitrificação das pastilhas.

Tem também um tutorial aki para vc aprender a lixar as pastilhas para tirar esse barulho quando freia...
Correto, o xiado é gerado pela vitrificação das pastilhas.

tutorial : http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14413.0

rgosilva
14-01-08, 17:07
trocar a pastilha ajuda, mas trocar o disco tb. porque, o problema no freio dianteiro da intruder e o material que compoe a pastilha q nao suporta altas temperaturas... acaba "vitrificando" e fica com akele barulho OINK-OINK-OINK infernal. com a pastilha paralela, q vai outro material, OU trocando o disco por um ventilado OU furando o disco, resolve o problema.

eu tinha uma truder, e substitui o disco pelo disco da fym 125. serve perfeitamente, e o barulho some.

Bruno, comprei a peça aqui em sp na autorizada deles. Acessa www.fym.com.br pq la tem a rede de autorizadas... ve qual eh a mais perto de vc. Comprei o disco em jun/07 no valor de 45 reais.


Ps.: lixar nao adianta... depois de um tempo o barulho volta.

Hunter 123
14-01-08, 17:10
O freio a disco ventilado é mais eficiente, certo?

rgosilva
14-01-08, 17:16
em tese deve ser... , mas o motor de 125 nao exige muito freio pra parar.

Hunter 123
14-01-08, 17:18
em tese deve ser... , mas o motor de 125 nao exige muito freio pra parar.

Valeu. Mas em frenagens de emergência (60Km/h, mesmo assim não faz diferença?

hedertone
14-01-08, 17:21
na yes o xiado foi eliminado lixando as pastilhas..

rgosilva
14-01-08, 17:29
seilah, na intruder q eu tinha, o barulho soh me abandonou qdo eu troquei o disco. o negocio fico tao baun q nem lembrei de lixar, mas uns 2 min com o disco novo e o barulho foi pra nao voltar mais

qto a frenagem, hunter, sempre achei o freio dianteiro da intruder eficiente... mas te digo q da mais tranquilidade freiar bruscamente sem akele CRIIIII!!!! q dava um susto maledito.

alias, isso achei pisada de bola da suzuki: como eh q pode as chinesas, q sao cacarecos e numseioqmais, fabricarem (ou melhor: copiarem) um simples disco de freio mais bem acabado do que a PODEROSISSIMA SUZUKI???? mas acho q a burrada tah mais na j.toledo.

Qto a moto, ela eh uma maravia, soh isso q matava ela... lembro q qdo tinha cabado de tirar ela 0 km, me deu um arrepio de ver a intruder de um amigo meu com esse ruido infernal... achei q a moto ia abrir o bico nos 15000. hj eu vejo q eh um simples erro de projeto, mas q pelo q vi ate hj, nao matou ninguem. so deixou um monte de intrudeiro surdo...

BrunoDias
14-01-08, 17:49
o disco nao é ventilado, tem orificios apenas

olha ae o q sao discos ventilados

http://www.durametal.com.br/admin/news_destaques/img_uploads/DF%201845.jpg

http://curvasrectas.files.wordpress.com/2007/01/disqueventile.jpg

olha um de bike, ventilado e com orificios

http://www.mscbikes.com/ferran/diario/2006_vallnord/hope.jpg

rgosilva
14-01-08, 20:01
isso eu nao sabia q havia distincao. mas se bem, q um disco com orificios, nao deixa de ser ventilado... nao?

BrunoDias
14-01-08, 20:04
isso eu nao sabia q havia distincao. mas se bem, q um disco com orificios, nao deixa de ser ventilado... nao?

tb achava q era tudo ventilado
mas esplicaram aqui q nao, viva o PN :OK:
os ventilados, sao como se fossem dois discos, com espaços entre eles :OK:

Guilherme Mcnasty
14-01-08, 20:11
tb achava q era tudo ventilado
mas esplicaram aqui q nao, viva o PN :OK:
os ventilados, sao como se fossem dois discos, com espaços entre eles :OK:


certíssimo!
Os orifícios são pra limpeza da pastilha e estética.

Diego.fcs
15-01-08, 08:54
certíssimo!
Os orifícios são pra limpeza da pastilha e estética.



hummmm... Eu achei que os orifícios fossem para limpeza e ventilação também... Então esses orifícios acabam fazendo o serviço de "lixar" as pastilhas que a gente teria que fazer?? Ou não??

Roberto de Souza
15-01-08, 12:34
É meu filho, sinto-lhe informar mas o disco da FY125 e FY150 são o mesmo o mesmo da Intruder. Aliás, sabe quem fabrica a Intruder 125? A FYM, sabia? Eles mandam ela totalmente desmontada sem o quadro, sem adesivos e sem motor e pneus para a ZF, e lá eles montam com motor de Yes (até 2006 era motor da própria FYM c/ símbolo Suzuki), e com o quadro nacional, assim pode ser qualificada como nacional. O disco de ambas vêm da mesma fábrica na China. Mas o chiado realmente ocorre quando a pastilha vitrifica, mas quando isso ocorre o disco tbém fica riscado e por isso para tirar a chiadeira talvez precise mesmo de um disco novo. Neste caso as concessionárias FYM vendem mais barato que as J.Toledo, mesmo sendo a mesmíssima peça.

Joao XTZ
15-01-08, 13:27
bom saber isso...o melhor eh q na hora de trocar o disco o pessoal nao paga caro na suzuki vai na FYM e paga mais barato...valeu... :lol: :lol: :lol:

rgosilva
16-01-08, 00:56
tb achava q era tudo ventilado
mas esplicaram aqui q nao, viva o PN :OK:
os ventilados, sao como se fossem dois discos, com espaços entre eles :OK:


aha! muito obrigado, isso eu nao sabia! :D entao isso reponde a pergunta do outro ilustrissimo colega, q eu nao sabia responder: EFETIVAMENTE, o disco nao melhora a frenagem porque nao reduz o aquecimento das pastilhas (assim como disse q nao sentia muita diferença), mas evita a "vidrificacao" das mesmas... o q acho um ponto positivo.

noticia atualizada: o preço do disco da fym subiu pra 55 reais, aki em sp (a autorizada da praça silvio romero)

Diego.fcs
16-01-08, 08:57
55 reais num disco de freio num acho tão caro, ou é?? Quanto custa o da CG, YBR, YES??

Bruno
16-01-08, 09:17
Galera,
Muito obrigado pelas informações. :clap: :clap: :clap:
Aqui no Rio de Janeiro não tem autorizada do FYM. Será que alguém pode verificar se tem como alguma autorizada de SP mandar para cá? Eu pg os custos. To preocupado com o freio. To achando ele muito borrachudo, não ta freiando bem. Se precisar em uma emergência to ferrado!
Agradeço a ajuda dos colegas. :OK: :OK: