PDA

Ver Versão Completa : Prós e contras da transformação em supermotard



Cyber
15-01-08, 00:33
E ae pessoal vou deixar aqui uma opinião própria sobre a transformação de uma trail em uma supermotard, já andei em diversas motos trails e depois nelas mesmas trasnformadas em motard, inclusive fiz a transformação na minha, porque as vantagens são muitas e as desvantagens poucas. Faz tempo que estava querendo postar mais nunca tinha paciência para escrever e tal. Creio que é interessante porque tem muita gente ainda faz juizo errado sobre as supermotos. Então deixo abaixo minha experiência com o assunto...

Uma foto da motoca.
http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/smt208.jpg


Vantagens:
- Faz curva assustadoramente bem. As pedaleiras encostam no chão sem problemas ou sustos ou descontrole na moto.

- A moto melhora muito no uso urbano, parece ficar mais rápida/leve, realizando mudanças de direção com muita rapidez e facilidade.

- A altura diminuiu bastante, para uma pessoal como eu de estatura baixa, ficou muito bom andar e manobrar ela parada.

- Aumentou bem a frenagem da moto, nota-se facilmente o ganho de aderência com os pneus mais largos, assim melhorando consequentemente a frenagem, digamos que pode se começar a freiar mais tarde e ela vai mesmo assim parar mais cedo, normalmente com os pneus trails a moto tendia a demorar mais para parar no asfalto. Dizem que com a roda menor 17" é bom colocar um disco oversize, para compenssar o peso e tal, ainda não pude notar isto porque uso disco original nela, mas logo trocarei.

- A diferença do tamanho do pneu traseiro deu ainda mais força e agilidade. Uma ajuda e tanto na cidade. A moto fica mais leve, contrariando o que muita gente diz.

- Na estrada a moto ficou um show a parte, parece rodar mais lisa, as curvas podem ser exploradas de forma muito mais rápida e até escapar de algumas fechadas com mais agilidade.

- A estética muda muito a moto fica linda, chama muita a atenção na rua, já é normal alguem parar e perguntar de que moto são as rodas e logo depois começam a elogiar. Até um caso que achei engraçado foi esta semana um Sr. Aproximadamente uns 58 anos. Olhou a moto e disse pra mulher (eu estava sentado logo atrás da moto) "Querida olha essa tornado que estranha..." deu mais um tempinho e ele rodando a moto mechendo nos pneus verificando tamanho e medidas e logo diz a mulher "Acho que vou me informar sobre isso para fazer na nossa" huahuahua eu me matei de rir porque primeiramente ele estranhou mais depois gostou da idéia.


Desvantagens:
- Em determinadas motos que andei a frente fica meio boba acima dos 120km/h (graças a Deus não foi o caso da tornado), creio que isso pode ser resolvido calibrando novamente a suspenção dianteira, trocando o oleo e tal ou simplesmente subindo as bengalas mais um pouco sobre a mesa. Creio que assim já resolva pois vai inclinar a moto mais para a dianteira.

- O cuidado maior é em curvas que apresentam areia ou pedregulhos, o pneu liso/esportivo não mostra-se muito eficaz nessa situação, na verdade não foi projetado para isto mesmo.

- É quaze impossível entrar com a moto em locais com muita lama, apesar de que ela vence andar em determinados terrenos de terra, mais se estiver grossa a camada de lama possivelmente ela não saia do lugar hehe.

- Diferença no velocimetro, ela marca realmente mais do que anteriormente com a roda original pois o aro menor tende a girar muito mais. Muita gente assim como eu não liga pra isso, Adquire um velocimetro por exemplo da Cateye, regula para o aro 17 e anda sem problemas. Outros mandam aferir os velocimetros, coisa que infelizmente sai um pouco caro pois é pouco o pessoal especializado (normalmente é o pessoal que afere o taximetros)

- A Lei: Infelizmente existe uma lei, se eu não me engano, de 1978 que não permite que se altere as medidas dos aros tanto largura como altura. Mas não me preucupo muito pois isso vale para carros também e mesmo assim se vê muitos carros com rodas modificadas. O que vejo sempre é vista grossa do pessoal da Policia. Apesar de que agora com os novos lançamentos nesse segmento supermotard, pode se ter um prevalecimento de quem já fez a alteração e tal já que não prejudica a dirigibilidade do veículo como pensam as autoridades!

Bom é isso pessoal, se alguem quizer contribuir com mais alguma coisa do sentido, para esclarecer de vez que a transformação é benéfica. Quando feita de forma correta, com equipamentos corretos e pessoal especializado.

É importante escolherem aros, pneus raios e acessórios de boa qualidade e com marcas conhecidas.

Deixo uma indicação de produtos baratos para transformação em supermoto, sempre compro com o pessoal da Adrena, o Luigi tbm montou a SM dele com as peças compradas lá, sempre rola um descontinho :OK: -> www.adrenalinamx.com (http://"https://adrenalinamotoracin1.locaweb.com.br/index.php?f=grupos_V66__V67_90%20_e_%20itens_V65_")

TorteX
15-01-08, 00:50
Opa....otimas declarações cyber...
Toda informação é util pra mim....até porque tem grande chance de minha proxima moto ser uma sm... :OK:

lagreca
15-01-08, 07:40
Opa....otimas declarações cyber...
Toda informação é util pra mim....até porque tem grande chance de minha proxima moto ser uma sm... :OK:
digo mesmo, namoro uma sm a tempos

Christian
15-01-08, 07:47
Ae Cyber muito bem detalhados os prós e contras. :OK:

Uma desvantagem que você citou é o velocimetro marcar errado, mas acho que na Lander isso não ocorre pois o cabo não vai na roda e sim em algum outro lugar que não sei onde. :D

O negócio que o pessoal fala de que a moto nunca mais vai poder ir na terra é puro preconceito, porque se fosse assim, TW, Fazer e outras streets tbm não poderiam ir na terra. :P

agm2112
15-01-08, 08:00
Cyber, como fica o comportamento da moto ao passar pelas tradicionais crateras das grandes cidades brasileiras ? (buracos, desníveis, bueiros sem tampa, valas, trilhos, etc ?)

mantabodyboarder
15-01-08, 08:14
agm, a sua tá original e inteirona, não vale :P

O comentário que ouvi, só de trocar os pneus pra pneu de uso misto:
"Aí dom, fico lôco o pneuzão de Falcon na Gisele!"


hahaha é só um Maggion de uso misto

hedertone
15-01-08, 08:33
Parabéns chefe!!

Tais informações são bastante úteis, já que não partem apenas de um curioso, mas sim de um dono e apreciador da modalidade.

Abraço!

Christian
15-01-08, 08:41
Cyber, como fica o comportamento da moto ao passar pelas tradicionais crateras das grandes cidades brasileiras ? (buracos, desníveis, bueiros sem tampa, valas, trilhos, etc ?)


Eu não percebi muita diferença depois que mudei os aros, porque depensendo do buraco a pancada que você vai sentir é a mesma.

RGBguima
15-01-08, 09:06
Muito bom em Cyver!! Da para ter uma noção legal!! :clap:

Diego.fcs
15-01-08, 09:13
Muito bom os comentários, quando eu tinha uma XTZ em 2004, queria muito fazer isso na moto e muitos achavam que ia ficar muito estranho, e agora vem aparecendo bastante e o pessoal tá gostando cada vez mais, sou muito afim de testar uma pra ver. A sua vc abaixou a frente??

Abraço!

cold-milk
15-01-08, 09:13
:clap:

legal mesmo e bem detalhado o Tuto.. quem curte SM ja vai ter um lugar pra tirar as dúvidas! :0_0:

chitola
15-01-08, 10:05
muito bom, valeu as dicas mesmo

Joao XTZ
15-01-08, 13:15
muito bom o comentario...excelente depoimento p/a galera q ainda tem duvidas sobre o SM...valeu... :D :D :D

Cyber
15-01-08, 15:55
Muito bom os comentários, quando eu tinha uma XTZ em 2004, queria muito fazer isso na moto e muitos achavam que ia ficar muito estranho, e agora vem aparecendo bastante e o pessoal tá gostando cada vez mais, sou muito afim de testar uma pra ver. A sua vc abaixou a frente??

Abraço!


Abaixei um pouco sim Diego, pois eu sou meio leve e tenho medo que em determinados momentos a frente dela poderia ficar boba, nunca aconteceu mais é melhor prevenir, hehe um cara com 62kg encima de uma moto sempre tem que se previnir hhauhuahua

Valeu galera, que bom que gostaram. O texto realmente é pra dar uma força para os futuros donos de sm's e apreciadores também.

lion
15-01-08, 16:12
qual a diferença da pancada de um terreno acidentado numa motard e uma street? fica tudo mais leve? ou não sente nada?

bem legais as noções, se pegar uma falcon devo fazer motard em alguns anos.

superkyo
15-01-08, 19:17
CYBER, qual a sua altura ??

Pra moto TRAIL eu acho q naum dá pra mim naum, uma FALCON por exemplo é mto grandona hehehe........tenho apenas 1,65m é sem perpectiva de crescer, pois queria ter 1,70m por isso sempre confiro minha altura e faz uns 3-4 anos q naum estico NADA, frustante.......

Christian
15-01-08, 20:14
qual a diferença da pancada de um terreno acidentado numa motard e uma street? fica tudo mais leve? ou não sente nada?

bem legais as noções, se pegar uma falcon devo fazer motard em alguns anos.


Cara se tu passar num buraco com a Y provavelmente vai sofrer a pancada até na alma, mas se for com uma XTZ por ex. a pancada vai ser muito melhor amortecida devido a proposta das suspensões.
Os pneus mais largos ajudam a amaciar a queda um pouco também, apesar de serem mais duros que pneus mistos.

Volverine MF
15-01-08, 21:19
Uma desvantagem que você citou é o velocimetro marcar errado, mas acho que na Lander isso não ocorre pois o cabo não vai na roda e sim em algum outro lugar que não sei onde. :D


Só tentando esclarecer. O cabo do velocimetro da Lander deve ser no cambio, junto ao eixo do pinhão. Quase como acontece nos carros, com excessão do Fusca e afins.

Acho muito interessante a idéia das SuperMotos, pretendo pegar uma trail(só não sei qdo), mas queria saber, será que tem como fazer uma SM que seja pra um uso mais misto?

Ah, eu tava pensando em pegar uma DT 180, já imaginaram ela SuperMotard?

Cyber
15-01-08, 21:51
CYBER, qual a sua altura ??

Pra moto TRAIL eu acho q naum dá pra mim naum, uma FALCON por exemplo é mto grandona hehehe........tenho apenas 1,65m é sem perpectiva de crescer, pois queria ter 1,70m por isso sempre confiro minha altura e faz uns 3-4 anos q naum estico NADA, frustante.......


Cara tenho incríveis 1,70 huahuahua. E com 23 anos duvído que eu cresça mais um pouco huahuahua.

superkyo
15-01-08, 23:03
Putz, viu eu queria ser dessa altura q considero razoavel ( 1,75m o ideal )

Se vc já sofre com TRAIL imagina eu !! huahuahuaha no meu caso é uma NESCESSIDADE motard....

Cyber
16-01-08, 11:36
Putz, viu eu queria ser dessa altura q considero razoavel ( 1,75m o ideal )

Se vc já sofre com TRAIL imagina eu !! huahuahuaha no meu caso é uma NESCESSIDADE motard....


É um alivio para sem ter que ficar encostando só a ponta do pé ou ficar se esticando pra encostar o pé esquerdo no chão...

agm2112
16-01-08, 12:06
Bom pra mim, que com 1,80, sirvo perfeitamente numa trail ... até as mais altas. E por mim, quanto mais alto melhor. Já basta ficar amassando peito de aço do carro.

Diego.fcs
16-01-08, 13:04
Bom pra mim, que com 1,80, sirvo perfeitamente numa trail ... até as mais altas. E por mim, quanto mais alto melhor. Já basta ficar amassando peito de aço do carro.


Pois é agm, tá foda pra andar de moto street, aki as ruas ainda são boas mas sempre tem aquelas ondulações, principalmente em curvas onde passam ônibus e carretas que ficam aqueles calombos... Estou com muita saudade da minha XTZ que passava em tudo na frieza, agora com a bolinha, que a suspensão dela é muito seca, tá complicado, as vezes chego a pular encima da moto nas ondulações que passo...