PDA

Ver Versão Completa : Uso de vedante no lugar da junta



agm2112
15-01-08, 10:02
Sábado passado abri a lateral direita do meu motor para trocar um retentor que estava vazando. Parece que foi a primeira vez que o motor foi aberto, desde 1991, o que significou uma manhã inteira tentando soltar os parafusos allen: 2 deles saíram na talhadeira e marreta, e vários outros ficaram bastante desgastados. Já subsituí os parafusos danificados, mas ainda pretendo trocar todos os outros.

Pra finalizar o dia, passei o resto da tarde tentando arrancar a junta velha, que se fundiu ao motor de uma maneira que em alguns pontos ela não saiu. Quando tiro essas malditas juntas no meu carro, geralmente é em local fácil de lavar, então não chega a incomodar. O problema é que na moto os pedaços da junta velha caem dentro do motor e grudam no óleo, e certamente irão parar no filtro de tela. Estava agora vendo o site da Valflex e encontrei um selante líquido (código 1234), que aparentemente substitui a junta, com a vantagem de não ser necessário aplicar tanto torque nos parafusos para evitar vazamentos. Este não é o mesmo produto que se utiliza em algumas tampas de cabeçote (como na XLX) onde já não existe junta, por definição do projeto do motor.

Alguém já utilizou, ou já viu utilizarem produtos químicos em substituição as juntas de motor ? Ela oferece muita resistência na desmontagem ? Realmente resiste ao óleo e calor ? E o mais importante ... ela sai com facilidade, sem deixar uma gosma grudada, pior que a junta velha ???

Agora não vaza mais óleo pelo retentor .. mas vaza pela tampa lateral em 3 pontos ... vou ter que abrir tudo de novo ...

Diego.fcs
15-01-08, 10:06
Conversando uma vez com um restaurador de carros antigos, ele deu para meu irmão usar no Maverick dele um silicone que tem uma cor vermelha, ele disse que usa no lugar das juntas pois existem carros que num acham mais as juntas, então ele usa somente esse silicone para alta temperatura. Já vi muitos mecânicos usando em cárter e câmbio também. Eu acho uma boa alternativa, esse esquema de junta é foda, ainda mais para veículos mais antigos, nunca acha uma boa e sempre dá zica. Eu já vi usar sim, e se usam deve ser porq é bom. Eu acho bem mais prático.

Diego.fcs
15-01-08, 10:08
Dá uma olhada no que achei...

http://www.pulvitec.com.br/polystic_at.htm

http://www.brascola.com.br/prod_serv.php?ID_produto=70&acao=ver&oque=ind_auto

http://www.vedacentro.com.br/adesivos.htm

agm2112
15-01-08, 10:12
Esse silicone vermelho eu já conhecia ... mas ele é meio ruim de tirar depois. A tampa do cabeçote da XLX usa esse silicone no lugar da junta, de fábrica.

Também achei um da Three Bond (tem uma loja que só vende produtos deles aqui perto, e tem todos os produtos que eu quiser !)

http://www.threebond.com.br/produtos/img/prod_tb1104.jpg

px400
15-01-08, 10:16
Quando fui no mecanico pra regular as valvulas, vi eles usando esse adesivo aqui veda junta.

É pra diesel, mas eles usavam em moto.


http://multimedia.3m.com/mws/mediawebserver?66666UuZjcFSLXTtlXMtnXMtEV76EbHSHVs 6EVs6E666666--

O negocio é liquido, dai quando ele seca fica uma vedação porrada! Acho que é parecido com esse silicone liquido.

agm2112
15-01-08, 10:25
Quando fui no mecanico pra regular as valvulas, vi eles usando esse adesivo aqui veda junta.

É pra diesel, mas eles usavam em moto.


http://multimedia.3m.com/mws/mediawebserver?66666UuZjcFSLXTtlXMtnXMtEV76EbHSHVs 6EVs6E666666--

O negocio é liquido, dai quando ele seca fica uma vedação porrada! Acho que é parecido com esse silicone liquido.


Esse aí eu usei no motor da DT, mas pra tirar é horrível ... ele cola muito e deixa uma gosminha que as vezes só sai na lixa. fica inviável numa tampa lateral onde os "restos" não podem cair dentro do motor.

Furious VIPER
15-01-08, 10:30
tá ruim a situação.. pq parece q todos elesdeixam resíduos desagradáveis pro motor ou pra manutenção! A junta é difícil de axar, de trocar ou algo assim? se não for.. segue com ela q é mais garantido! Se incomodar... aí só esperando até axar um desses produtos q seja PORRADA deverdade... ou seja, vede bem sem deixar nada de resíduos!!

agm2112
15-01-08, 11:59
tá ruim a situação.. pq parece q todos elesdeixam resíduos desagradáveis pro motor ou pra manutenção! A junta é difícil de axar, de trocar ou algo assim? se não for.. segue com ela q é mais garantido! Se incomodar... aí só esperando até axar um desses produtos q seja PORRADA deverdade... ou seja, vede bem sem deixar nada de resíduos!!


A junta é fácil e barato de achar (3,50 a da Valflex), mas gruda no motor de vez em quando. Quem sabe a original (39 reais) não gruda ... mas acho bem provável que a junta que tava lá grudada fosse a original.

Diego.fcs
16-01-08, 09:01
A junta é fácil e barato de achar (3,50 a da Valflex), mas gruda no motor de vez em quando. Quem sabe a original (39 reais) não gruda ... mas acho bem provável que a junta que tava lá grudada fosse a original.


Esse negócio de grudar acho meio difícil de escapar, a minha tava assim quando abriu o motor também, certas partes grudam e num saem por nada, tem que raspar com alguma coisa, mas como o motor tava todo desmontado e fora da moto num tive muitos problemas para remover, seu caso é mais complicado que vc tá com o motor na moto e cai sujeira dentro dele.

Se vc descobrir algum produto aí fala pra nós!

Abraço!

agm2112
16-01-08, 09:46
Por enquanto vou só trocar todos os parafusos, pra apertar bem e ver se para de vazar. Se não resolver (acho que vai continuar vazando, pois não removi todos os restos da junta velha), vou testar o vedante TB1104, mais a junta, só que vou aplicar pouco torque nos parafusos e ver se funciona. Assim eu testo se a junta gruda por causa do torque exagerado nos parafusos. Queria botar logo o vedante, mas estou com pena de jogar 2 litros de Yamalube fora com menos de 100km rodados.

jfms_pe 125cc titan 98
16-01-08, 21:18
:drool: Aqui nós usamos um vedante chamado ultra black..... ele tem uma cor preta como o proprio nome ja diz e ultra gray ( cinza) esse seria bom para motores de motos por causa da cor, é da marca wuth......... é muito usado em caixas de cambio de automoveis, pois os cambios atuais nao possuem juntas e na vedação de carter de oleo de veiculos como uno fire, palio fire, alguns modelos de gol., entre outros que nao usam a tao chamada junta do carter, agora pra substituir uma junta de cabeçote, ai eu nao recomendo, pois o aperto do cabeçote tem de levar em consideração de uma boa fixação do cabeçote ao cilindro do motor, pois o material do motor, sobre dilatação das partes metalicas e a junta do cabeçote ai nessa parte compensaria essa dilatação dos materias metalicos das carcaças a serem unidas.... se usar somente cola , vc poderá com um tempo apresentar vazamentos de oleo e perda de compressão do motor!!! |:(

Guilherme Mcnasty
17-01-08, 00:14
vedante threebond é muito bom, e é a marca "oficial" da honda e yamaha. Pode usar sossegado. Quanto a junta grudar ou não, pode ter certeza que a original gruda muito mais que a paralela, e é bem mais difícil de retirar em uma futura desmontagem. A vantagem é que é bem mais difícil de dar vazamento, ou seja, cumpre sua função.