PDA

Ver Versão Completa : Catalisador em 2 tempo - Alguém ja viu?



Volverine MF
17-01-08, 22:16
Há algum tempo eu estava interessado em comprar uma DT (pra falar a verdade ainda estou :D ), mas analisando a moto me veio a questão do fumaceiro que as 2 tempos fazem por causa do óleo que é misturado a gasolina, seja pelo autolub, seja no próprio tanque.

Não que me incomode tanto com a fumaça, mas me surgiu a questão. Porque não instalar um catalisador?

Pesquisando sobre as DTs discobri algo interessante:

Nossa valente DT foi exportada para o exigente mercado americano, de 1990 a 1997. Lá, no entanto, não era uma moto de uso misto e sim uma enduro, específica para uso em trilhas, não possuindo itens obrigatórios para circulação nas ruas como lanternas e luzes de direção. Denominada RT 180, seguia com pneus de cross, próprios para o fora-de-estrada, e catalisador no escapamento, necessário para atender às rígidas normas de controle de emissões dos EUA.

Isso fez aumentar minha curiosidade quanto a possivel instalação do catalisador na DT (e consequentemente minha vontade de comprar uma :D ), porém procurei na net e não encontrei.

Então pergunto: alguém já viu catalisador pra moto 2 tempos aqui no Brasil?

Fonte: Best Cars Web Site http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/dt-3.htm

jecastro
18-01-08, 08:12
No Brasil não, mas as algumas estrangeiras tem como a derbi tem, o problema do catalisador nos modelos 2T é o óleo que no caso de nossos modelos antigos vai entupir os as cavidades do catalizador, isto já ocorre com os automóveis quando a mistura esta muito rica, estas novas motos 2T devem ter um motor mais moderno que libera pouquíssimos resíduos no escapamento.

http://www.derbi.ch/db/ART/GPR_125_Racing/big.jpg

agm2112
18-01-08, 08:30
Não conheço, mas imagino que seja algum outro tipo de dispositivo contra poluição ... talvez algo pra condensar o óleo que sai pelo escape... sei lá. Devem ter só aproveitado o nome. Acho que um catalisador convencional iria saturar em um dia de uso.

Buscando pelo google só achei alguns registros de patente pra motores 2T movidos a gás.

leonoronha
18-01-08, 09:22
Existe, para as scooters scaps dimensionados catalisados que ajudao a diminuir o barulho e a fumaça.