PDA

Ver Versão Completa : Mudar a strada de gasolina para alcool



alley.angelo
19-01-08, 19:04
Será que se eu mandar mudar o carburador da minha moto para alcool ele vai bixar?

jaba
19-01-08, 22:06
meu amigo passo a ybr dele a alcool
a unica coisa q ele faz é limpa de vez em quando o bura
pq fica com uns negocio branco dentro axo q é oxidação
ateh hj ela ta andando + vai sabe mais pra frente neh
tem tbm q a taxa de compressão é diferente da gasolina
entao nem sei se da pau mais pra frente no pistao, cilindro, valvula
nao intendo quase nada disso :G


na minha opiniao nao compensa passa a alcool nao
só se vc conhece um otimo mecanico e de confiança
e o kra fala q é de boa passa pra alcool ai sim se naum é foda
flwww abraço

lion
19-01-08, 23:48
carburada a alcool... acho que os gastos q vc vai ter trocando bura e fazendo gambis sem falar nas manutençoes ao longo do tempo podem tornar isso inviável cara, pensa bem antes de qualquer forma, outras pessoas ainda vão postar aqui.

Volverine MF
20-01-08, 00:49
Bom, não é só mudar o carburador, pra fazer uma conversão correta e completa, vc tem que aumentar a taxa de compressão rebaixando o cabeçote, trocar a vela, mudar o ponto de ignição e ae sim trocar o carburador, mas tem um porém, pelo que sei não existe bura a alcool pra moto, então vc vai ter que modificar o bura original, mandando-o para cromar e aumentar os gicles.

O alcool é mais corrosivo, porém mais limpo.

Vantagens: ganho de potencia, motor menos poluente, combustivel mais barato.
Desvantagens: uma possivel elevação na temperatura do motor, instabilidade no funcionamento quando frio, elevação do consumo e possivel aumento na manutenção.

Furious VIPER
20-01-08, 22:39
se tu não precisa da moto diariaemnte... vale a pena... se for bem feito...
agora se for pra rodar todo dia... NEM PENSAR!! o valor da manutenção e do possível desgaste prematuro de peças.. aumenta!!

agm2112
21-01-08, 07:51
Mandando niquelar o carburador, o problema acaba. O mesmo pode ser feito com a torneira de gasolina. Resta o interior do tanque. Sem aumentar a taxa de compressão e talvez adiantar um pouco o ponto de ignição, você terá uma moto com desempenho de motor a gasolina e consumo de motor a alcool. Acho que não vale a pena ...

chitola
21-01-08, 08:19
Mandando niquelar o carburador, o problema acaba. O mesmo pode ser feito com a torneira de gasolina. Resta o interior do tanque. Sem aumentar a taxa de compressão e talvez adiantar um pouco o ponto de ignição, você terá uma moto com desempenho de motor a gasolina e consumo de motor a alcool. Acho que não vale a pena ...


Corrigindo, sem aumentar a taxa terá uma moto com desempenho inferior a moto com motor a gasolina, pois sem taxa o alcool não queima belezinha e fica xoxa demais.

agm2112
21-01-08, 08:29
Corrigindo, sem aumentar a taxa terá uma moto com desempenho inferior a moto com motor a gasolina, pois sem taxa o alcool não queima belezinha e fica xoxa demais.


Por isso fica fraco como gasolina ...

chitola
21-01-08, 10:37
Por isso fica fraco como gasolina ...


não não, fica ainda mais fraca que com gasolina.

Volverine MF
21-01-08, 15:19
Eu concordo com o Chitola, pois o poder de fogo do alcool é inferior ao da gasolina, ou seja, qdo o alcool queima não produz a mesma força que a gasolina e a unica forma de compensar isso é elevando a taxa de compressão.

Mas ô Angelo, pq vc quer converter a moto a alcool? Algumas montadoras na década de 80 tentaram isso e não vingou, as motos não venderam. Será que é bom negocio?

agm2112
21-01-08, 15:33
Usei meu carro por quase 1 ano no alcool com taxa de 8,5:1. Diferença de desempenho imperceptível, mas poluição e consumo bastante perceptíveis. Com a taxa elevada para 13:1, a diferença de desempenho ficou gritante.

Como o poder calorífico é menor, injeta-se 30% mais alcool do que gasolina. Só isso.

Diego.fcs
21-01-08, 15:58
Num precisa mudar o carburador, somente os giclês eu acho. EU acho que não vale a pena, a strada num é uma moto gastona, acho que vale mais a pena gastar esse dinheiro da conversão em vela nova, filtro de ar novo e regulagem e limpeza do carburador, sai mais barato e a moto vai continuar econômica. O alcool costuma enferrujar mais o tanque e o carburador, e vc acaba tendo que trocar velas mais cedo. Acho que não vale a pena.

Hunter 123
21-01-08, 16:07
não não, fica ainda mais fraca que com gasolina.

E acabará gastando mais por litro. Vale lembrar que nos carros Flex só vale a pena o cabra abastecer com álcool dependendo da relação do valor álcool/gasolina, justamente por isso, de gastar mais com álcool.

Volverine MF
21-01-08, 16:23
E acabará gastando mais por litro. Vale lembrar que nos carros Flex só vale a pena o cabra abastecer com álcool dependendo da relação do valor álcool/gasolina, justamente por isso, de gastar mais com álcool.
Parece que essa relação é a seguinte, se o litro de alcool estiver custando 60% de um litro de gasolina ainda compensa, ou não compensa mais, sei lá :G :lol:

Mas estamos esquecendo-nos de que nossas motos já são flex, pois andam com quase um 1/4 de alcool a mando do governo. Aliás, to até pensando em aumentar a taxa de compressão e cromar o bura :lol:

jecastro
21-01-08, 16:28
Se não taxar fica mais fraca que gasolina e no inverno vai ser quase impossível fazer pegar, para ter uma idéia todos os carros flex usam taxa acima de 10:1, o corsa VHC chega ao absurdo de usar 12,6:1 com álcool e gasolina.

Volverine MF
21-01-08, 16:31
Se não taxar fica mais fraca que gasolina e no inverno vai ser quase impossível fazer pegar, para ter uma idéia todos os carros flex usam taxa acima de 10:1, o corsa VHC chega ao absurdo de usar 12,6:1 com álcool e gasolina.
Tb, com essa gasolina batizada :-/ não tem como dar detonação.

chitola
22-01-08, 06:18
Tb, com essa gasolina batizada :-/ não tem como dar detonação.


mas eles usam um sensor de detonação pra atrasa o ponto ou adianta de acordo com a mistura Alcool/Gasolina

alley.angelo
22-02-08, 01:55
E se eu por 1 litro de alcool a cada 3 de gasosa? danifica o bura?

heffestto
22-02-08, 15:41
Tem um motoboy aqui que trampa aqui no mesmo predio que eu que colocou o carburador da strada na ybr e passou pra alcool, na baixa ela fica "rateando" (tipo aqueles carros turbos) um pouco, mas na alta (segundo ele) a bixinha anda bem, parece que está fazendo entre 22km/l

alley.angelo
22-02-08, 16:56
mas ele mandou niquelar né?

Guilherme Mcnasty
24-02-08, 10:31
Esse tipo de transformação só vale a pena pra quem roda muito(motoboy, mototaxi), tipo de usuário que mantém o motor aquecido durante todo o dia. O álcool é muito ineficiente no funcionamento à frio. À curto prazo, terá problemas com corrosão de carburador e mangueira de combustível. À médio prazo, corrosão do tanque, bóia do marcador de combustível, bateria e motor de partida. À longo prazo, corrosão de partes internas do seu motor(válvulas, coletor de admissão, cilindro).
Eu uso minha moto à álcool, mas não somente por motivos de economia. Ela ficou muito taxada depois de uma cagada no cabeçote feita por um preparador e grilava demais mesmo com o uso de gasolina pódium. E como eu já tinha iginição de competição(de ponto bem adiantado) só me restava acertar a carburação. Outra: sou mecânico e confiro a ação da corrosão semana à semana. E dá pra notar o estrago do´álcool de uma semana pra outra(anéis de vedação da torneira, mangueira de combustível, cuba do carburador, tanque). A vantagem eu vi dentro do motor, estava limpo demais, cabeça do pistão, cabeçote zeradíssimos(excelente contra a pré ignição). Por outro lado acredito que os retentores do virabrequim e até os rolamentos do mesmo não irão muito longe. Vamos ver, o tempo dirá.

alley.angelo
24-02-08, 15:27
Poxa, não sabia disso, sabia que o álcool corroia, mas não tanto.

Esse a longo prazo seria o que? 3 anos? ou menos? e o curot prazo?

Guilherme Mcnasty
24-02-08, 16:45
curto prazo: 2 semanas
médio prazo: 3 meses
longo prazo: mais de 01 ano

BrunoDias
24-02-08, 17:15
o q faz um carro flex suportar o alcool?

Guilherme Mcnasty
24-02-08, 20:13
componentes que resistam melhor à corrosão.