PDA

Ver Versão Completa : Marcha mal engatada



heffestto
24-01-08, 21:02
Nao sei se acontece com vcs, mas comigo sempre rola.. saio de primeira, quando passo a segunda a marcha desde pro neutro. Será que tem alguma regulagem que evite isso?

Volverine MF
24-01-08, 21:19
Nao sei se acontece com vcs, mas comigo sempre rola.. saio de primeira, quando passo a segunda a marcha desde pro neutro. Será que tem alguma regulagem que evite isso?


A minha as vezes faz algo parecido com isso tb, mas parece que é mais qdo o óleo do motor ta baixo, pois esse tb lubrifica o câmbio.

Pode ser o caso de dar uma fresada nas engrenagens, parece que depois que fiz isso na minha diminiu.

spygtba
24-01-08, 22:03
com a biz acontece umas piras meio doidas as vezes tipo... Parece que a marcha nao entra direito e é como se arranhassse a marcha de um carro e depois ela engata e da um tranco, todas as biz que tive dava isso, sem contar no barulhao que dah, que ouve ate se assusta. Deve ser algum erro de projeto.

sot010174
24-01-08, 22:07
Isso acontecia com a minha YES também... a segunda caia pro neutro... eu até mencionei isso na revisao de 3000 mas os caras disseram que simplesmente "acontece". Mas o lance do oleo estar baixo tem sentido, pois aconteceu perto da hora de levar na concessionaria.

Cyber
24-01-08, 22:10
com a biz acontece umas piras meio doidas as vezes tipo... Parece que a marcha nao entra direito e é como se arranhassse a marcha de um carro e depois ela engata e da um tranco, todas as biz que tive dava isso, sem contar no barulhao que dah, que ouve ate se assusta. Deve ser algum erro de projeto.


Naquela ybr da firma dava essas pira ae também da primeira caia no neutro huahua, altas vezes...

Levando em consideração que aquela moto raramente viu uma troca de óleo :-/

Furious VIPER
24-01-08, 22:11
NUNCA me aconteceu isso... qdo engatei precisamente as marchas... aconteceu apenas no 1° inverno q peguei com a moto.. não estava acostumado a pilotar de coturno... e daí por não ter o tato do pedal de câmbio... errava a marcha mesmo...
mas com tênis... nunca deu problema! confere o nível do óleo..

oldskullo
24-01-08, 23:12
a minha tava fazendo isso, dava aperto na corrente e depois de uns 300km acontecia a mesma coisa.
Regulava o cabo da embreagem mas a mesma coisa, parava um pouco e depois dava aquela porrada na embreagem, de quando caia pro neutro...
Resultado: troquei a relação e resolvido o problema :lol: :lol: :lol:

Em parte também devo ao óleo novo (Lubrax GP) que não deixou a peteca cair :drool:

Mas é isso cara, recomendo vc olhar 1o. a folga do cabo de embreagem, depois o óleo e no fim a relação/folga da corrente :OK:

Volverine MF
24-01-08, 23:13
Ah, esse lance da corrente tar muito bamba ou muito esticada tb interfere msm.

OptimusLeo
24-01-08, 23:19
Isso aconteceu agora com a CB, mais um amigo meu me dize uma dica que ate agora nao tem falhado:

Voce vai com o pe "pre-carregando" a alavanca da embreagem, assim com o pe empurrando mais sem meter a marcha, empurrar ate voce sentir a resistencia que significa que se voce empurrar mais, vai trocar de marcha.

Fica assim, e apenas voce soltar o acelerador a marcha vai entrar quase que sozinha e nao vai voltar pro neutro. Aplica igual para todas as demais marchas.

Testem ahi con cuidado pra nao detonar nada...espero ter ajudado. :)

Cyber
25-01-08, 02:31
Na tornado ela vai macia da primeira pra segunda até agora não caiu na neutra na cg acontecia algumas vezes, mais quando só colocava o pé embaixo do trocador não fazia muita força pra empurra-lo pra troca.

agm2112
25-01-08, 07:41
Na minha acontece direto, da primeira pra segunda, e as vezes da quinta pra sexta. Mas pelo que percebi, só em dias muito quentes, e normalmente quando o óleo do motor já está com mais de 2000km. Quando mudei o óleo, do Lubrax GP pra Texaco 4T, aparentemente melhorou bastante ... acho que um dos grandes culpados é o óleo.
Pode ser culpa minha também, pois eu mal encosto no pedal pra mudar de marcha ... as vezes exagero.

Jango
25-01-08, 09:23
na minha as vezes acontece isso tbem, ai todo mundo olha e acha q eu sou barbero

betomaciel
25-01-08, 10:27
acho que isso eh muito comum... principalmente quando vc não faz força na troca, ela engata falso... o lance do óleo, corrente... tudo tem relação msm... ah sim, observe também a posição da alavanca do câmbio, às vezes ela está um pouco baixa demais (até mesmo o parafuso folgado, alavanca balançando), ou alta demais e vc não coloca a força necessária para a troca de marcha, fica como se estiveses mal-engatada... aí ela pula... aconteceu muito comigo isso, ajustei o pedal e nunca mais tive esse problema

vohr56
25-01-08, 19:47
Na minha as vezes acontece, é quando dou um toque mais fraco. Nas YBR as vezes ocorre também de 4ª pra 5ª.

Uma coisa que notei é que quando a corrente está ajustada com a folga correta as trocas de marchas ficam mais fáceis, tipo o pedal fica mais suave.

Cadu titan
27-01-08, 00:36
minha ybr tava com o pedal meio solto ai reapertei akele parafuso (cuidado pra naum kebra ele d tanto apertar c naum eh mó pik pra tira rss..) mas tipo ela ainda as vezesxx acontece da 2 marcha para a primeira entra no Neutro(ou vice e versa) axo q tem q engatar com força sempre por preocauçao...as vezes ateh andando rapido eh mo mico kkk eu uso Castrol Gp usei uma vez o mobil preto mas sei la resolvi variar na yamaha ja q so usava o mobil na titanzinha...sera discos gastos?

vlw/

Volverine MF
27-01-08, 01:11
Cuidado com isso de "chutar" o pedal do cambio com muito força. Pode acontecer de quebrar o cambio, como alías, já vi acontecer. O cambio transmite muita força, mas apesar disso é sensivel, é preciso manusea-lo com cuidado.

Se estiver havendo dificuldades para passar as marchas pode ser que há algum problema e seja necessário levar a moto no mecânico.

Regulagem da corrente, da embreagem, das articulações da alavanca de câmbio ou do pedal em si, do carburador e acelerador, alinhamento da moto, nivel de óleo do motor, condições de rodagem, calibragem do pneu, tudo isso interfere na dirigibilidade da moto, o que inclui trocar de marcha.

OptimusLeo
27-01-08, 04:38
Provem o truque que eu dize, de verdade funciona. Eu estava errando as marchas na CB, e desde que aprendi o truque, nao deu mais problemas. O amigo que me disse issso tirou esa tecnica de um livro desses de conducao esportiva, nao sei se era ums da serie "Twist of the wrist" ou similar.