PDA

Ver Versão Completa : Mestres da manutenção - Parte II



betomaciel
25-01-08, 09:57
pois é, resolvi dar uma limpada e regulada no carbura semana passada... aí fudeu!

abri, limpei e fechei o bicho... então resolvi dar uma regulada no parafuso da mistura pra motoca ficar um pouco mais econômica (engano meu), folguei o bicho algumas voltinhas e peguei a estrada... fiz a travessia de ferry boat e andei mais 60km até a cidade de Nazaré e nada de economia... hehe

na volta peguei a estrada pra escapar do ferry, 200km, quando cheguei no km 80 senti a moto falhando demais, quando parei no posto ela apagou... estranho, olhei o carbura e o parafuso da mistura evaporou :0_0:

acho q folguei demais :G bom, comprei outro e quando cheguei em casa coloquei no lugar, mas abri novamente o carbura e dei uma geral novamente... dessa vez apertei o bicho e dei 4 voltas e meia de volta como manda o manual... coloquei a agulha no 5o e fechei o danado... peguei a rua novamente...

aí fudeu!

depois de uns 30km a moto começou a falhar, eu acelerava e ela cortava... tive q voltar pra casa aos 40km/h sem acelerar muito pra ela naum cortar, sem falar q toda hora apagava, a bateria ficou fraca de tanto dar partida... no caminho fiquei imaginando o q poderia ser...mais uma merda... achei q pudesse ser o giclê entupido ou até a gasolina q coloquei no posto depois q saí...

abri o carbura novamente, e o giclê principal estava no fundo da cuba :0_0:

tô ficando bom nisso, num apertei direito o bicho... huahauhauhua

agm2112
25-01-08, 10:03
caraca ... vê se não mexe no motor ...

betomaciel
25-01-08, 10:10
caraca ... vê se não mexe no motor ...


cara, eu até tava pensando em dar uma regulada nos balancins :lol:

Christian
25-01-08, 12:27
Não que eu entenda de mecânica, mas você não tá mechendo demais no que não sabe. ;)

Eu antes de sair desmontando a moto analisava se ainda saberia montar e deixar tudo como estava antes.
Mas boa sorte ai, porque é mechendo que se aprende. :OK:

cold-milk
25-01-08, 12:39
caraca ... vê se não mexe no motor ...
:lol: :lol: :lol:

vai abrir uma oficina logo assim..

é assim que se aprende.. fuçando!!!
boa sorte!

betomaciel
25-01-08, 12:45
Não que eu entenda de mecânica, mas você não tá mechendo demais no que não sabe.  ;)

Eu antes de sair desmontando a moto analisava se ainda saberia montar e deixar tudo como estava antes.
Mas boa sorte ai, porque é mechendo que se aprende.  :OK:


bom, já tenho um certo tempinho com moto... desde os 18 anos, hj tenho 33... nunca trabalhei como mecânico, mas sempre acompanhava qualquer manutenção... antes de futucar ...rsrs... procuro dar uma pesquisada, ler o manual de serviço, etc...mas tem coisas q só o cara que tem experiência pode saber, aí eh q tá o negócio... se vc parar pra pensar que tem cada mecânico fazendo cagada por aí e te cobrando caro, vai acabar pensando como eu... pelo menos não gastei pra fazer as cagadas... huahauhauhuah :lol:

mas vou seguir o conselho da galera e naum abrir o motor naum...  :lol:

agm2112
25-01-08, 15:12
O principal ao se desmontar qualquer coisa pela primeira vez, é ter organização. Tire fotos ou desenhe num papel a posição das peças, mangueiras, numeração de gigles, etc. Ao se desmontar um carburador por exemplo, organize por setores, colocando todas as peças da região da cuba agrupadas (parafusos, boia, estilete), depois da bomba de aceleração (parafusos, tampa, diafragma, molas, etc), depois pistonete, afogador, filtro, etc. Assim não se perde ou se mistura parafusos. Peças muito pequenas (molas, válvulas, etc) devem ser colocadas em caixas menores, pra se evitar que elas desaparecam ao cair no chão por exemplo ...

betomaciel
25-01-08, 15:45
O principal ao se desmontar qualquer coisa pela primeira vez, é ter organização. Tire fotos ou desenhe num papel a posição das peças, mangueiras, numeração de gigles, etc. Ao se desmontar um carburador por exemplo, organize por setores, colocando  todas as peças da região da cuba agrupadas (parafusos, boia, estilete), depois da bomba de aceleração (parafusos, tampa, diafragma, molas, etc), depois pistonete, afogador, filtro, etc. Assim não se perde ou se mistura parafusos. Peças muito pequenas (molas, válvulas, etc) devem ser colocadas em caixas menores, pra se evitar que elas desaparecam ao cair no chão por exemplo ...


até aí tudo bem... rsrs... o problema eh na hora de dar o aperto nos parafusos, tem parafuso que precisa de regular... tipo, tem número de voltas contando de tal posição... aí fudeu  :lol:


uia, nem ví... passei para "usuário de motoneta"... hauhauhauha

dmsb
25-01-08, 17:13
CAra, pelo amor de deus, nunca tente melhorar o freio da sua moto. aehahehaehae

agm2112
25-01-08, 18:27
até aí tudo bem... rsrs... o problema eh na hora de dar o aperto nos parafusos, tem parafuso que precisa de regular... tipo, tem número de voltas contando de tal posição... aí fudeu :lol:


uia, nem ví... passei para "usuário de motoneta"... hauhauhauha


Da mesma forma... anote o numero de voltas ... a posição do anel de pressão da agulha, etc ...

Volverine MF
25-01-08, 23:06
O principal ao se desmontar qualquer coisa pela primeira vez, é ter organização. Tire fotos ou desenhe num papel a posição das peças, mangueiras, numeração de gigles, etc. Ao se desmontar um carburador por exemplo, organize por setores, colocando todas as peças da região da cuba agrupadas (parafusos, boia, estilete), depois da bomba de aceleração (parafusos, tampa, diafragma, molas, etc), depois pistonete, afogador, filtro, etc. Assim não se perde ou se mistura parafusos. Peças muito pequenas (molas, válvulas, etc) devem ser colocadas em caixas menores, pra se evitar que elas desaparecam ao cair no chão por exemplo ...

Essa é uma ótima dica.



CAra, pelo amor de deus, nunca tente melhorar o freio da sua moto. aehahehaehae
Essa já não é nem uma dica, deve ser seguido como um mandamento, uma ordem, uma regra, etc :lol:

Eu tb gosto de fuçar um pouco, mas ja tive mais contato com mecânica, pois fiz curso e trabalhei em algumas oficinas. Pena que nunca trabalhei em nenhuma oficina de moto.

betomaciel
26-01-08, 13:52
Da mesma forma... anote o numero de voltas ... a posição do anel de pressão da agulha, etc ...


eu nunca lembro de fazer isso :lol:



CAra, pelo amor de deus, nunca tente melhorar o freio da sua moto. aehahehaehae


tarde demais huahuahuahuahuha :lol:

Joao XTZ
26-01-08, 13:57
boa vc tentar mexer na sua moto e te aconselho (p/tristeza da sua CG...) a continuar a mexer na moto...valeu... :lol: :lol: :lol:

Mostarda_69
26-01-08, 14:46
Minha hunterzinha foi cobaia no mesmo sentido.. mas sempre consegui monta tudo dp.. as vez sobra umas peças. mas sempre ando direitinho.. aeheauheauea.. :o

Joao XTZ
26-01-08, 14:57
mas se sobrar alguma coisa guarde pq se nao ...pode fikar a pe...valeu... :lol: :lol: :lol:

Ivan RJ
26-01-08, 16:54
faço outra observação, se tiver cachorro, deixa preso. Eu tenho uma Pitbul que adora pegar as peças no chão e levar pra baixo da cama. E para ter certeza que escondeu, deita em cima. Siga este conselho também. Um grande abraço a todos os irmãos.

betomaciel
26-01-08, 17:48
faço outra observação, se tiver cachorro, deixa preso. Eu tenho uma Pitbul que adora pegar as peças no chão e levar pra baixo da cama. E para ter certeza que escondeu, deita em cima. Siga este conselho também. Um grande abraço a todos os irmãos.


esse é "mecânico ladrão"... kkkkkkk :lol:

Volverine MF
26-01-08, 20:48
faço outra observação, se tiver cachorro, deixa preso. Eu tenho uma Pitbul que adora pegar as peças no chão e levar pra baixo da cama. E para ter certeza que escondeu, deita em cima. Siga este conselho também. Um grande abraço a todos os irmãos.
É, deixa preso msm, pq foi um cachorro que me mandou pro poste.

Falando sério agora, acho muito legal mexer, vc economiza não tendo que pagar um mecânico pra fazer coisas simples como limpar o bura e regular ou esticar a corrente, e tb não fica a pé se a moto der um probleminha simples na estrada ou no fds.

Mas é legal vc ler um pouco antes de sair mexendo, teoria é muito importante, por exemplo entender como funciona cada parte da moto ajuda a vc saber como cada parte deve funcionar, como esta funcionando e, caso esteja errado, o que fazer para arrumar.

oldskullo
27-01-08, 00:32
Cara, recomendo vc mexer porque eu mecho na minha e fica melhor do que muito mexânico por aí,
é porque se eu fizer cagada pelo menos ficou de graça :lol: :lol: :lol:

Nah mas sério, nessa parte de bura e motor não mexo não, nem me arrisco.

Mas acho válido, porque além do troco economizado vc aprende e se vira mais no caso de der algum pau na moto, e com o tempo vc vai pegando prática e sabe o que tá fazendo e falando :drool:

Volverine MF
27-01-08, 01:30
Bura eu já até paguei pra limpar e regular, mas foi numa vez que a moto tava com valvula presa e por isso não dava regulagem no carburador. Se soubesse que eram as valvulas teria ajustado a folga e regulado o bura eu mesmo, teria economizado R$30, ou seja, um tanque de gasolina.

Já até troquei os discos da embreagem da minha, mas não aconselho não, porque precisam de uma ferramenta especial. Na ocasião eu emprestei de um mecânico, mas se eu quebrasse teria que comprar outra pra ele e ae ia ficar mais caro que se eu tivesse mandado um mecânico fazer.

Mas esse é o motivo de eu evitar de mexer em algumas coisas da moto, do carro e do caminhão. Falta de ferramentas e olha que eu até que tenho bastante aqui, o problema são aquelas especiais, como torquimetro por exemplo, necessário pra montar o motor por exemplo.

Ah, se o mecânico que mexeu na minha moto tivesse me avisado que depois de algum tempo eu teria que regular valvulas, nem teria sofrido tentando regular o bura e nem teria que ter pagado um mecânico pra regular não.Apesar que valvula eu prefiro deixar pro mecânico, pq já vi que é facil errar e fazer cagada e pra consertar vai mais $$$ que pra mandar regular.

betomaciel
28-01-08, 11:07
Bura eu já até paguei pra limpar e regular, mas foi numa vez que a moto tava com valvula presa e por isso não dava regulagem no carburador. Se soubesse que eram as valvulas teria ajustado a folga e regulado o bura eu mesmo, teria economizado R$30, ou seja, um tanque de gasolina.

Já até troquei os discos da embreagem da minha, mas não aconselho não, porque precisam de uma ferramenta especial. Na ocasião eu emprestei de um mecânico, mas se eu quebrasse teria que comprar outra pra ele e ae ia ficar mais caro que se eu tivesse mandado um mecânico fazer.

Mas esse é o motivo de eu evitar de mexer em algumas coisas da moto, do carro e do caminhão. Falta de ferramentas e olha que eu até que tenho bastante aqui, o problema são aquelas especiais, como torquimetro por exemplo, necessário pra montar o motor por exemplo.

Ah, se o mecânico que mexeu na minha moto tivesse me avisado que depois de algum tempo eu teria que regular valvulas, nem teria sofrido tentando regular o bura e nem teria que ter pagado um mecânico pra regular não.Apesar que valvula eu prefiro deixar pro mecânico, pq já vi que é facil errar e fazer cagada e pra consertar vai mais $$$ que pra mandar regular.


pois é esse o grande problema... ferramenta certa, no lance do carbura tem que ter um tacômetro pra medir a rotação... pra regular o ponto certo de ignição tem que usar um stroboscópio... acho que o pior mesmo eh abrir o motor, talvez esse lance que vc fez de trocar os discos de embreagem... isso dá um trabalhaum e tem que ter a ferramenta certa pra tirar o platô e os discos de embreagem... eh foda :s

Diego.fcs
28-01-08, 14:21
Eu acho legal mexer na moto, maior parte dela fui eu que montei, mas a primeira coisa que fiz foi consultar o catálogo de peças dela, lá vc vê todas as peças que tem na moto e a seqüência que elas são montadas, fiz isso porq vi que muitos mecânicos nem sabiam como ela era montada. Somente na mecânica que não mexi, só o carburador que troquei o giclê uma vez e deixei o parafuso do ar meio solto e ele caiu, evito mexer muito no que eu tenho muitas dúvidas, levo no mecânico e fico olhando ele fazer, preciso pegar a manha de regular o carburador ainda... O mais importante é ter o catálogo, alguma noção de mecânica e ferramentas adequadas e também muita paciência e ser organizado.

Volverine MF
29-01-08, 17:44
É, a falta de ferramentas é um grande problema, mas como tenho um pouco de noção, pra regular o bura vou de ouvido msm. Não é um serviço garantido como aquele feito com o tacômetro, mas se eu levar nos mecânicos que conheço elas vão fazer da mesma forma que eu, de ouvido, então porque pagar se eu mesmo posso fazer?

Se fosse pra mexer no ponto e não desse pra levar num mecânico tb faria de ouvido, mas o correto msm é ter o estrobo.

Legal são as iniciativas de postar dicas como a de como construir um medidor de compressão, como vi há alguns dias aqui. Espero qualquer dia contribuir com um tutorial tb.

pé grande
29-01-08, 18:33
ai é fussando que se aprende, de uma boa olhada antes e durante a desmontagem, pois a desmontagem é oato inverso da montagem! valeum!

betomaciel
31-01-08, 13:22
É, a falta de ferramentas é um grande problema, mas como tenho um pouco de noção, pra regular o bura vou de ouvido msm. Não é um serviço garantido como aquele feito com o tacômetro, mas se eu levar nos mecânicos que conheço elas vão fazer da mesma forma que eu, de ouvido, então porque pagar se eu mesmo posso fazer?

Se fosse pra mexer no ponto e não desse pra levar num mecânico tb faria de ouvido, mas o correto msm é ter o estrobo.

Legal são as iniciativas de postar dicas como a de como construir um medidor de compressão, como vi há alguns dias aqui. Espero qualquer dia contribuir com um tutorial tb.


pois é isso aí... tenho visto tb a mesma coisa... imagina q ontem levei a moto pra dar uma regulada nas válvulas, não arrisquei mexer por dois motivos:

1. falta de ferramentas (pelo q vi no manual de serviço precisa até de um saca molas lá, pra conferir a válvula);
2. falta de prática.

aí paguei R$5 pro cara regular... fudeu... o cara me vem com um alicate e uma chave de boca, blz... aí regulou um pouco, ótimo... hj qdo dei partida na moto as válvulas parece q estavam trancadas... tá dando um pipoco no escapamento... se eu tivesse mexido naquela $#@%$# no máximo iria acontecer isso tb  e eu não gastaria meus R$5 |:(

bom, o fato eh q sempre confiro o manual de serviços e procuro a opinião da galera antes de mexer... o lance eh q acho q tenho medo de dar aperto excessivo nos parafusos e aí fudeu

vou voltar lá agora pela tarde  :NOOK:

Volverine MF
31-01-08, 13:31
Meu medo de regular as valvulas é esse mesmo, acabar deixando-as presas, mas se for pra alguém fazer isso que seja eu mesmo, ao menos economizo cincão :lol:

betomaciel
31-01-08, 13:35
Meu medo de regular as valvulas é esse mesmo, acabar deixando-as presas, mas se for pra alguém fazer isso que seja eu mesmo, ao menos economizo cincão :lol:


q merda né cara? antes eu tivesse mexido naquela porqueira ontem à noite... acho q o problema talvez tenha ocorrido devido à temperatura do motor... esfriou, trancou :-/

Volverine MF
01-02-08, 10:06
q $#@%$# né cara? antes eu tivesse mexido naquela porqueira ontem à noite... acho q o problema talvez tenha ocorrido devido à temperatura do motor... esfriou, trancou :-/


Mas o cara regulou a moto com o motor quente? :0_0: Pq regulagem de valvulas tem que ser com o motor frio, de preferencia "gelado", digo, sem ter dado partida naquele dia ainda. Mas no minimo tem que esperar esfriar bem, se regular valvula com motor quente nem sei bem o que acontece, mas acho que prende mesmo.


Ah, tava querendo comprar uma motoca usada só pra ficar fuçando nela, podia ser uma bolinha, uma Gisele ou uma CB, mas é uma pena, não tenho grana pra esse brinquedo :s

Joao XTZ
01-02-08, 13:14
eu queria manjar de carburaçao...so isso...valeu... :lol: :lol: :lol:

betomaciel
01-02-08, 14:11
Mas o cara regulou a moto com o motor quente? :0_0: Pq regulagem de valvulas tem que ser com o motor frio, de preferencia "gelado", digo, sem ter dado partida naquele dia ainda. Mas no minimo tem que esperar esfriar bem, se regular valvula com motor quente nem sei bem o que acontece, mas acho que prende mesmo.


Ah, tava querendo comprar uma motoca usada só pra ficar fuçando nela, podia ser uma bolinha, uma Gisele ou uma CB, mas é uma pena, não tenho grana pra esse brinquedo :s


tava quente ainda velho... ele até jogou água pra esfriar um pouco, mas vc sabe q isso naum adianta muito... ainda naum deu pra voltar lá

César
04-02-08, 13:14
Eu quando troquei a embreagem faz uns 7 ou 8 meses atrás foi só com as chaves comuns mesmo foi facinho, até tenho umas fotos. Só regular válvula que não me arrisco tentei uma vez e fico uma caca, uma frouxa demais e outra apertada demais, segundo o mecânico depois.
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00851.jpg
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00854.jpg
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00856.jpg

Volverine MF
06-02-08, 11:26
tava quente ainda velho... ele até jogou água pra esfriar um pouco, mas vc sabe q isso naum adianta muito... ainda naum deu pra voltar lá
O_O Que que c fez pro cara ficar com tanta raiva de vc assim?

Nunca se deve jogar agua num motor quente pq isso pode causar trincas ou micro fissuras no motor, ou seja, é pedir pro motor quebrar. O que ele deveria ter feito era esperar a moto esfriar naturalmente e só depois regular as valvulas.

Acho melhor vc trocar de mecânico antes que tenha que trocar de moto ou motor.

betomaciel
06-02-08, 13:31
César
como foi q vc fez isso aí cara? tem uma ferramenta q eu vi o cara usando, era um saca-polia, necessário pra retirar o platô de embreagem... :o



O_O Que que c fez pro cara ficar com tanta raiva de vc assim?

Nunca se deve jogar agua num motor quente pq isso pode causar trincas ou micro fissuras no motor, ou seja, é pedir pro motor quebrar. O que ele deveria ter feito era esperar a moto esfriar naturalmente e só depois regular as valvulas.

Acho melhor vc trocar de mecânico antes que tenha que trocar de moto ou motor.


:lol: cara, raiva naum... acho q foi preguiça msm... era umas 17:30 da tarde ele devia estar na maior pressa de ir pra casa... mas o pior foi ele ter usado alicate e chave de boca... foda :lol:

Volverine MF
06-02-08, 17:04
César
como foi q vc fez isso aí cara? tem uma ferramenta q eu vi o cara usando, era um saca-polia, necessário pra retirar o platô de embreagem... :oPois é, qdo eu fui trocar os discos da minha tb tive que usar uma ferramenta especial, mas pelo que me lembro era pra apertar alguma coisa.


:lol: cara, raiva naum... acho q foi preguiça msm... era umas 17:30 da tarde ele devia estar na maior pressa de ir pra casa... mas o pior foi ele ter usado alicate e chave de boca... foda :lol:
Pô cara, tb olha a hora que vc vai na oficina do cara, o cara tava louco pra abaixar a porta e ir tomar aquela gelada, um banho, jantar, trepar, etc :lol: Tenta ir mais cedo da proxima vez.

Ah, mas o pior msm foi não esperar a moto esfriar bem, mas tb, ele tinha tempo pra isso né :drool: