PDA

Ver Versão Completa : duvida sobre motard...



CHIDERA
28-01-08, 18:26
pergunta estupida uma moto transformada em motard soh c caracteriza c os aros forem 17 e c colocar 18 num eh motard????

Cyber
28-01-08, 18:42
pergunta estupida uma moto transformada em motard soh c caracteriza c os aros forem 17 e c colocar 18 num eh motard????


Não hehe, pois todo estilo tem sua característica e motard é com aro 17"

Acho que 18 entraria na categoria street



A categoria SUPERMOTARD é a nova tendência Mundial de adrenalina sobre 2 Rodas. A fórmula é simples porém eficaz: Adicione rodas de 17 polegadas numa moto de Cross, Enduro, Trail, pneus street de bem largos (dianteiro 100-120) e traseiro (130-160) e pronto.. vc tem uma SUPERMOTARD !

Em comparação com a categoria original surgida na Califórnia, as mudanças se basearam no seguinte principio: DIVERSÃO E ADRENALINA A BAIXO CUSTO!!
As motos estilo Off Road (Cross, Enduro ) de variadas cilindradas e motores, com pneus e rodas de motos streets, ou seja, Aros e Pneus de 17 polegadas, provaram ser as mais rápidas neste tipo de competição.
As motos Off Road são bem mais baratas que as Super Esportivas, além de terem uma manutenção bem mais simplificada e acessível.

Porque aros e pneus 17" de diametro !
Para aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, nada melhor do que montar pneus adequados (os das superesportivas) que por serem mais largos e de perfil baixo, aumentam estúpidamente a area de contato com o solo. Estes pneus são de 17" !

Christian
28-01-08, 19:33
Putz não deu nem tempo de eu responder. :-/

Mas é o que o Cyber falou mesmo, mas mesmo assim tem muitas e muitas pessoas que tem uma moto com aros 18 e chamam de motard... mas não é. :D

OptimusLeo
28-01-08, 19:50
Tem motards de 18" sim, o problema sao os pneus que voce possa conseguir nessa medida. A maioria das motards sao de 17" porque a maioria das motos esportivas usam essa medida, entao fica facil conseguir pneus com bastante agarre.

Tem a categoria Sportsman, que e corrida como a moto trail original, 21" e 18", com ums pneus para asfalto com bom agarre, mais sao muito limitados os modelos de pneu con essas caracteristicas.

Cyber
28-01-08, 20:22
Tem motards de 18" sim, o problema sao os pneus que voce possa conseguir nessa medida. A maioria das motards sao de 17" porque a maioria das motos esportivas usam essa medida, entao fica facil conseguir pneus com bastante agarre.

Tem a categoria Sportsman, que e corrida como a moto trail original, 21" e 18", com ums pneus para asfalto com bom agarre, mais sao muito limitados os modelos de pneu con essas caracteristicas.



Nos eua e europa, supermoto ou motard é aro 17" Optimus, algumas flat tracks que usam 18"

OptimusLeo
28-01-08, 20:28
As categorias como tal tem certas normas sobre o tamanho...mais tambem se vem motards de 18" por ahi. Tudo depende do orgao que este certificando a prova.

Uma supermotard, como tal e cualquer moto enduro/trail/Motocross com pneus de asfalto e rodas de menor diametro.

Aqui tem uma foto de uma moto Sportsman, a #408:

http://www.supermotard.co.nz/images/Taumarunui%20June%202006/21%20Duncan%20Hart%20-%20408%20Wade%20Throrburn%20(Small)%20(2).JPG

mantabodyboarder
28-01-08, 21:51
Eu tenho uma semi Motard, serve :P

Cyber
28-01-08, 23:03
As categorias como tal tem certas normas sobre o tamanho...mais tambem se vem motards de 18" por ahi. Tudo depende do orgao que este certificando a prova.

Uma supermotard, como tal e cualquer moto enduro/trail/Motocross com pneus de asfalto e rodas de menor diametro.



Entrei nas regulamentações americana e européia e ambas deixam bem claro que o tamanho máximo dos aros para sm é 17", a largura (Width) não tem restrição. E é proibido aros ou pneus OEM (originais ou semelhantes) a motocross na competição portanto supermoto ou motard realmente é com 17".

Copiei aqui a parte que mais interessa, mais logo abaixo disso diz sobre os aros e pneus de "motocross ou similar"
http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/Forum/regama.jpg

Arquivo em pdf (em ingles) -> http://www.amaproracing.com/prorace/pdf/SM%202007%20Low%20Res%20Final%20.pdf

OptimusLeo
28-01-08, 23:21
Mais voce diz assim a nivel profissional...eu digo a nivel "da rua" :lol:

Procura ahi a categoria Sportsman pra voce ver o que eu te digo de correr con as medidas originais.

cabra de brasilia
29-01-08, 09:27
17...18....pouco importa...só sei que a XTZ 125 X/K (fui na revenda ver uma) é muito maneira......adorei......apesar de ser um pouco menor que a Bros....não penso duas vezes...ficou bacana demais.....aqueles pneus devem de ter dado uma estabilidade boa demais nela sô....só detestei o fato de ter câmara de ar.....fora que aqui no DF a XTZ-X/K é um pouco de Mil Reais mais barata que a Bros KS......mas que ela é bem menor que a Bros isso é a TTR então parece moto de criança.......mas mesmo assim é mais doida que a CRF.......enfim.....XTZ-X.TTR,Fazer....nota 10......

Cyber
29-01-08, 14:08
17...18....pouco importa...só sei que a XTZ 125 X/K (fui na revenda ver uma) é muito maneira......adorei......apesar de ser um pouco menor que a Bros....não penso duas vezes...ficou bacana demais.....aqueles pneus devem de ter dado uma estabilidade boa demais nela sô....só detestei o fato de ter câmara de ar.....fora que aqui no DF a XTZ-X/K é um pouco de Mil Reais mais barata que a Bros KS......mas que ela é bem menor que a Bros isso é a TTR então parece moto de criança.......mas mesmo assim é mais doida que a CRF.......enfim.....XTZ-X.TTR,Fazer....nota 10......

Amigo, vamos deixar a disputa entre marcas de lado ok, sua mensagem foge completamente ao assunto abordado no fórum...

OptimusLeo
29-01-08, 14:14
Aqui tem uma XT225 motard 18"...e so colocar um aro traseiro na frente, e colocar ums boms pneus 90/10 como os Kenda 761 :OK:

http://i17.photobucket.com/albums/b90/compost_bin/motard4.jpg
http://i17.photobucket.com/albums/b90/compost_bin/motard6.jpg
http://i17.photobucket.com/albums/b90/compost_bin/motard7.jpg
http://i17.photobucket.com/albums/b90/compost_bin/motard3.jpg

Cyber
29-01-08, 15:03
Eu vi no site elas na seção "Dual Purpose" e está no mesmo segmento da V-Strom Optimus, se for assim a V-Strom e muitas desse segmento são supermotos :-/

OptimusLeo
29-01-08, 15:11
Mais voce ainda nao entende Cyber...supermotard nao e somente 17", e cualquer moto trail ligeira (A V-Strom e mais do segmento adventure) com aros do mesmo tamanho e pneus mais propios para asfalto. Que as regras da competicao dizem que so usem 17" e outra coisa, ja tem caras inventando com pneus 16" na frente, dizem que assim a moto vira ainda mais rapido, e inventos desse tipo.

Esses pneus sao 90% asfalto e 10% terra...sao ideais para andar rapida no asfalto, mais ainda poder roudar un pouquinho na terra se precissar.

Cyber
29-01-08, 15:19
Mais voce ainda nao entende Cyber...supermotard nao e somente 17", e cualquer moto trail ligeira (A V-Strom e mais do segmento adventure) com aros do mesmo tamanho e pneus mais propios para asfalto. Que as regras da competicao dizem que so usem 17" e outra coisa, ja tem caras inventando com pneus 16" na frente, dizem que assim a moto vira ainda mais rapido, e inventos desse tipo.

Esses pneus sao 90% asfalto e 10% terra...sao ideais para andar rapida no asfalto, mais ainda poder roudar un pouquinho na terra se precissar.


Mais Optimus, se as supermotos são baseadas em motos de competição, tendem a usar a mesma "regra" para rua, uma supersport é na rua e na pista, uma trail é na rua e na pista e assim uma supermoto tbm...

Quanto aos aros 16, é previsto nas competições também, e pode, até os aros marchesini que citei tem um jogo que é 17 na frente e 16.5 na traseira. ou vice versa (não tenho certeza) vi isto há algum tempo.

O que temos que nos ater é não defender um ponto de vista sem base, pois senão estaremos difundindo uma falsa classificação de moto. Até mesmo você me disse que aí as com aros 18" são "sportsman" quer dizer que tem sua classe e não na classe "supermoto".

OptimusLeo
29-01-08, 15:35
Entao como chamamos as motos trail con aros 18" e pneus para asfalto?

As veces, en certas motos como a XT225 e melhor (e mais barato) por aro 18" porque con 17" e a suspensao original, voce nao aproveita todo o grip o pneu le proporciona. Tinha un conhecido en USA que transformou sua XT225 en motard, usando 17" e me dize que a moto tinha tanto agarre, que raspava as pedaleiras bem rapido...que com 18" era mais que suficiente.

Tem muita gente que faz a transformacao para "supermotard" usando 18", porque en muitas motos como na XT225, e so comprar um aro traseiro extra, montar na frente usando un bom pneu para asfalto e fica linda e com bastante grip.

Sporstman sao trail com pneus de asfalto mais com as medidas originais...geralmente 21/18.

Volverine MF
29-01-08, 16:19
Mais Optimus, se as supermotos são baseadas em motos de competição, tendem a usar a mesma "regra" para rua, uma supersport é na rua e na pista, uma trail é na rua e na pista e assim uma supermoto tbm...

Não entendo nada de SM, mas discordo do que o Cyber falou, não acho que as regras das competições devam ser seguidas a risca pra quem vai andar na rua, pois se fosse assim, as motos trails de rua como a Bros, XTZ e outras, não seriam diferentes daquelas usadas em competições, ou seja, assim como as trails de competição não teriam suporte para placa, luzes e até mesmo partida elétrica, porém, como são motos de rua tiveram de ser adaptadas para esse uso, então não vejo nenhum mal em montar uma SM que seja mais adaptada à rua, ainda que isso signifique fugir um pouco das regras.

Acho interessante conhecer as regras das competições, mas defendo a regra de montar uma moto que seja o melhor para o uso de cada um.

Ah, e quanto as regras, temos motos no estilo superesportivas, porém, elas tb não são identicas as da formula MotoGP.

Cyber
29-01-08, 20:44
Não entendo nada de SM, mas discordo do que o Cyber falou, não acho que as regras das competições devam ser seguidas a risca pra quem vai andar na rua, pois se fosse assim, as motos trails de rua como a Bros, XTZ e outras, não seriam diferentes daquelas usadas em competições, ou seja, assim como as trails de competição não teriam suporte para placa, luzes e até mesmo partida elétrica, porém, como são motos de rua tiveram de ser adaptadas para esse uso, então não vejo nenhum mal em montar uma SM que seja mais adaptada à rua, ainda que isso signifique fugir um pouco das regras.

Acho interessante conhecer as regras das competições, mas defendo a regra de montar uma moto que seja o melhor para o uso de cada um.

Ah, e quanto as regras, temos motos no estilo superesportivas, porém, elas tb não são identicas as da formula MotoGP.


Nossa não entedendeu nada do que eu disse.

Supermoto e supermotard foi um estilo de moto adaptada para uso em pista, fazendo com que uma trail, cross e afins, ganhassem uma mobilidade maior assim como sua estabilidade também. E para isso foi escolhido aros 17" pois as super esportivas também usam este tamanho de roda. Bom se a história do modelo SM foi baseado em 17" então Sm é com aro 17.

Muito evidente que não se aplica regras de motos de competição nas ruas, mais você só tem evolução em uma moto ou em modelos, graças aos testes aplicados em motos de competição, ou você acha que a tecnologia é aplicada nas motos de rua e depois em motos de competição. Outra claro que não vamos seguir a risca pois senão ninguem precisa de placa, pisca, retrovisor e equipamentos do tipo. Quiz dizer que se o modelo SM foi baseado em motos de competição, então deve tentar conservar o principal de sua caracteristica que são os aros 17".

Luigi
29-01-08, 20:52
Motard é moto trail com aro 17 (pra menos com os 16.5)
Moto trail com aro MAIOR que 17 não é motard, pode até ser uma funbike, mas MOTARD (como a propria regra diz) é moto trail com aro menor ou igual ao 17!

vini
29-01-08, 22:57
tb axo q aro 18 eh funbike, assim como as tdm 225. ou to errado no aro da tdm?

Luigi
30-01-08, 07:54
TDM é 18 mesmo, como a TDR, ambas Funbike com pneus mistos!

Volverine MF
31-01-08, 10:21
Nossa não entedendeu nada do que eu disse.

Supermoto e supermotard foi um estilo de moto adaptada para uso em pista, fazendo com que uma trail, cross e afins, ganhassem uma mobilidade maior assim como sua estabilidade também. E para isso foi escolhido aros 17" pois as super esportivas também usam este tamanho de roda. Bom se a história do modelo SM foi baseado em 17" então Sm é com aro 17.

Muito evidente que não se aplica regras de motos de competição nas ruas, mais você só tem evolução em uma moto ou em modelos, graças aos testes aplicados em motos de competição, ou você acha que a tecnologia é aplicada nas motos de rua e depois em motos de competição. Outra claro que não vamos seguir a risca pois senão ninguem precisa de placa, pisca, retrovisor e equipamentos do tipo. Quiz dizer que se o modelo SM foi baseado em motos de competição, então deve tentar conservar o principal de sua caracteristica que são os aros 17".

Eu entendi muito bem o que vc disse sim, mas o que eu quis dizer é que, devemos adequar a moto ao nosso uso, ainda que para isso seja preciso fugir um pouco das regras seguidas nas competições. Quando falei das trails, apenas quis citar um exemplo, de como a moto de rua, apesar de parecida com as motos de competição, são diferentes por serem adaptadas para o uso que terão.

Ou seja, é interessante saber que Super Motard ou Super Moto é trail com aro 17", e, quem tiver possibilidade e tiver como o ideal ter uma Trail com aros 17 ou menores como manda a regra, ótimo, mas quem achar mais adequado às suas condições usar aro 18" acho que tb é valido. Quero dizer, o fato de usar aro 18 numa SM de rua, não faz com que ela deixe de ser uma SM para mim, uma vez que seja mais adequada ao uso de seu dono. Afinal, quantos não colocaram pneus de uso misto em motos como a XTZ, Bros e etc. por serem esses pneus mais adequados a utilização da moto na cidade e mesmo assim continuam a ser chamadas de trails.

Christian
31-01-08, 14:15
Mas pelo menos chegamos a uma conclusão de que Supermotard é trail com aros 17.
Qualquer outra medida de aros acima de 17 não é SM.
podem chamar de SM, mas estão apenas fazendo uma alusão à uma verdadeira SM, por serem parecidas. :OK:

Fecha a conta e passa a régua. :P

Luigi
31-01-08, 16:11
Eu nunc achamaria uma moto com aro 18 de SM, e sum FB (FunBike)

A história do paralama alto ou baixo, essa sim não exite, pois nas regras não há nada citando isso!
Mas Rodas é 17 e tacabado, quer colocar 18, legal, você tem uma funbike dahora! :OK: :lol:

OptimusLeo
31-01-08, 16:21
Aonde existe a definicao dessas FunBike? Tenho procurado en varios lugares e nada...

Eu estou registrado no www.supermotojunkie.com e la os caram usam o termino de motard tambem com as motos com aros 18"...nao vejo porque nao.

E como se chamasse esportiva so aquelas motos de 1000cc |:(

casali
31-01-08, 16:48
que eu saiba para se SM deve ser um trail com aros de 17 polegadas, o resto é resto

OptimusLeo
31-01-08, 17:39
Entao as motos esportivas nao sao esportivas...porque no MotoGP correm com 16.5" (algums times estao testando as de 16")...

A VFR tambem nao e uma moto esportiva porque usa 18"...

Luigi
31-01-08, 17:55
Moto esportiva, é moto com carenagem, moto naket, é moto pelada, moto trail é moto alta (21 e 18 ou 17) moto motard é moto com aro 17 ou menor, cara tipo de moto, tem uma caracteristica principal, a das motard é os aros 17 (ou 16.5) essa é a PRINCIPAL caracteristicas deles, se não tiver essa, que é a mais importante de suas caracteristicas, deixa de ser SM ué, simples, rapido e indolor!

CHIDERA
31-01-08, 18:59
polemico o assunto eu soh perguntei tipo porq eh bem mais facil coloca um aro 18 na frente doq troca os dois aros pra 17...mais pelo visto o termo SUPER MOTARD e de 17 pra menos

Christian
31-01-08, 19:27
polemico o assunto eu soh perguntei tipo porq eh bem mais facil coloca um aro 18 na frente doq troca os dois aros pra 17...mais pelo visto o termo SUPER MOTARD e de 17 pra menos


Pronto, respondida a pergunta. :OK:

Agora voltemos à outros deebates. :P

Volverine MF
01-02-08, 10:26
Mas pelo menos chegamos a uma conclusão de que Supermotard é trail com aros 17.
Qualquer outra medida de aros acima de 17 não é SM.
podem chamar de SM, mas estão apenas fazendo uma alusão à uma verdadeira SM, por serem parecidas. :OK:

Fecha a conta e passa a régua. :P
Até que enfim alguém conseguiu entender um pouco o que eu quis dizer. Parabéns para o Cristian (repare que escrevi sem H :drool: :lol: ) Cristian para moderador (mais uma vez sem H :lol: )

Brincadeira Christian, mas é mais ou menos isso que vc falou ae.

Volverine MF
09-02-08, 01:41
Tava pesquisando sobre modelos de motos ae achei isso daqui na wikipédia:


Motos supermotard

As supermotard são motos que estão entrando no mercado, com as montadoras voltando suas atenções pra esse nicho, de motos trail com ciclística esportiva, com rodas e pneus esportivos. Existem muitas competições, inclusive agora no Brasil. Nos campeonatos, as motos enfrentam trechos de asfalto e de terra, às vezes até com alguns saltos. São chamadas também de fun bikes ou de Super Moto. O que caracteriza uma moto SuperMotard é o aro das rodas, sempre de 17 polegadas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motocicleta

Apesar de postar essa definição não mudei de opinião. Continuo pensando que o melhor é adequar a moto ao seu uso ao invés de preocupar-se tanto com como a mesma será definida.

Ah, mas também advirto que nem tudo que a Wikipédia diz é correto, isto é, não que eu concorde com a definição da mesma para SM, apenas postei porque achei interessante postar.

exfof
09-02-08, 03:30
acho q ja ta resolvido né
se vc quer por aro 18, otimo , pode por mas nao fale que eh supermotard, eh uma funbike :OK:
optimus estavamos falando em aro pq é caracteristica das supermotards ter aro 17, agora das esportivas a caracteristica eh carenagem com motor potente :OK:

Mostarda_69
10-02-08, 03:37
Bom, nunca tinha passado na minha cabeça que daria o aro 18.. eu nunca tinha me ligado.. e quando carecar os pneus da DT vo mete um aluminio atras aro 18 e um 18 de tdm na frente.. e mete uns pneus que tenham 130 atras e 90 na frente...

Mas qd alguem desser que eh motard nao vo corrigi, e se perguntarem tb vo dize que eh motard.. pq ate explica o que eh uma fun bike pra uma pessoa que nem sabe o que eh 2 tempos e 4 tempos eh dose..eahueahueahueahuea



Mas na real eh aquela coisa, eu nao vo te uma lander e dize que eh street e te uma fazer e dize que eh trail, mas se ng saoubesse o que eh street e eu tivesse inventado o modelo da fazer e começassem a chamar de trail eu ia concorda e pronto.a eheauheauhuea (deu pra entende neh?)

Volverine MF
10-02-08, 21:17
acho q ja ta resolvido né
se vc quer por aro 18, otimo , pode por mas nao fale que eh supermotard, eh uma funbike :OK:



Bom, nunca tinha passado na minha cabeça que daria o aro 18.. eu nunca tinha me ligado.. e quando carecar os pneus da DT vo mete um aluminio atras aro 18 e um 18 de tdm na frente.. e mete uns pneus que tenham 130 atras e 90 na frente...

Mas qd alguem desser que eh motard nao vo corrigi, e se perguntarem tb vo dize que eh motard.. pq ate explica o que eh uma fun bike pra uma pessoa que nem sabe o que eh 2 tempos e 4 tempos eh dose..eahueahueahueahuea
É mais ou menos por ae hehehehe :D

Só essa ultima parte que eu não entendi :D


Mas na real eh aquela coisa, eu nao vo te uma lander e dize que eh street e te uma fazer e dize que eh trail, mas se ng saoubesse o que eh street e eu tivesse inventado o modelo da fazer e começassem a chamar de trail eu ia concorda e pronto.a eheauheauhuea (deu pra entende neh?)