PDA

Ver Versão Completa : Ajuste na folga da corrente em diferentes "tocadas"!!



Furious VIPER
31-01-08, 14:02
Senhoras e senhores:
minha relação está com mais de 32mil km rodados... é original de fábrica ainda.. e como lubrifico exageradamente... ela ainda vai durar uns bons km! A questão é q hj ao chegar em casa dtarde pensei "putz, esqueci de pedir pros guris da loja regularem a corrente pra mim"...
Coloquei a moto no cavalete central e engatei todas as marchas com uma leve acelerada... depois com uma brusca acelerada em todas elas... e notei q a corrente tem uma mínima folga... tá exatamente como deixaram ela... isso faz uns mil km...
Será q pelo fato de eu ter virado "tiozinho"... andando a 80km/h... sem trancos... a corrente pode manter a regulagem por mais tempo?
Confesso q não lembro se no tempo q eu era malucão.. de acelerar a toda hora... a corrente desregulava com mais facilidade.
Alguém sabe me dizer se a tocada... esportivassa ou conservadora... tem relação com o ajuste da corrente?
Eu axo q tem... mas.. se alguém tiver certeza.. posta aí!

Christian
31-01-08, 14:09
Cara eu sempre ando de diversas maneiras e faz um bom tempo, acho que uns 5000km que não mando regular a corrente.
Mas se você andar como cachorro louco é claro que não há parafusso que pare apertado, quem dirá a transmissão. ;)

agm2112
31-01-08, 14:14
Certamente influencia.

Na minha moto fiquei uns 7000km sem regular nada, quando troquei toda a relação ... mas ultimamente tenho que regular toda hora. Me parece que na medida que o conjunto desgasta, os ajustes passam a ser mais constantes ... sei lá.

ps: você pede pra alguém regular a corrente ?

betomaciel
31-01-08, 14:27
pela lógica e pela física deve influenciar sim.... imagino q a corrente deve aquecer mais, e aquecimento eh perda de energia q de alguma maneira vai se manifestar... a folga com certeza vai ser mais rápida...

eitha q a fac de física até serviu pra alguma coisa, pena q eu naum consegui terminar kkkkk :lol:

Mostarda_69
31-01-08, 15:23
Tenho certeza que influencia...
meu caso: Fazoca zero km, regulei uma vez ate os 1000 isso que era zero e ia precisa ajuste natural neh..

dp dos 1000 laskei lenha ate os 2000 regulei 2 vezes e nos 2100 ja pediu otra regulagem..

eh coisa poca desde a primera regulada foram 3/4 de volta, mas mesmo assim, eu noto pelo barulho q ela faz..

alphazzz
31-01-08, 17:47
IMO tem sim,, porque a minha vive afrouxando kkk,, nao fiz o teste de andar na maciota ainda,, talvez daki uns 20 anos P)
ahhh e uma dica!! um chegado meu passa vasilina ao inves de graxa ou óleo na relação,, eu ainda nao fiz o teste mas a relação dele sempre está limpinha e boa P)

Cadu titan
31-01-08, 23:36
percebo q a corrente folga qd vc passa em muito buraco brabo ou qd fica andando mt rapido (isso consequentimente passando em buracos rapidao tb)...ai vai tudo embora rolamento amortecedor..aff..c tem uma coisq f..minha vida sao os buracos..aki no rio tem certos bairros q sao fogo .. rss

isso ae..c passa em mt buraco da sempre uma olhada na roda d tras c ta tudo ok...rolamentos corrente e etc..flw

px400
31-01-08, 23:53
Quanto mais buracos tu passar por dentro ( cair dentro ) ajuda a desregular a corrente.

Quanto mais acelerar ( manda mais torque pra relação ) mais ajuda a desregular a corrente.

Quanto mais vagabundo é os parafusos da relação ( já vi neguinho que trocou as coroas e a corrente + os parafusos de regulagem pq estavam "feios - isso é uma bichona - demais" ) mais ajuda a desregular a corrente.

No mais regulando ela direitinho dura bem mais do que os 500 km, eu tenho uma planilha no excel que marco quando regulei. Normalmente lembro que tenho que bota óleo na corrente quando vou trocar o óleo do motor, as vezes fica entre 1000 e 2mil km e a corrente fica lá, se nao abusar nem se nota que ela tá com alguma folga.

Furious VIPER
01-02-08, 00:58
Certamente influencia.

Na minha moto fiquei uns 7000km sem regular nada, quando troquei toda a relação ... mas ultimamente tenho que regular toda hora. Me parece que na medida que o conjunto desgasta, os ajustes passam a ser mais constantes ... sei lá.

ps: você pede pra alguém regular a corrente ?


Sim.. eu mando regularem a corrente... NÃO SEI fazer isso!
Q vergonha...
axo q trocando o óleo, lubrificando a relação e ajustando a corrente eu já ficaria satisfeito...
Mas é um monte de parafusinho ali... não me arrisco!
Qro mto aprender.. ainda vou ver com meu mecãnico qdo fizer mais uma revisão...

brunohcs
01-02-08, 01:37
Cara eu sempre ando de diversas maneiras e faz um bom tempo, acho que uns 5000km que não mando regular a corrente.


o loko mano.. 5 mil.. minha moto ta com qse 7mil.. e eu jah mandei regulei umas 4 ou 5 vezes :0_0:

Lagartixxa
01-02-08, 07:39
nao sei, mas acho muito logico a corrente qndo ta nova dar muita regulagem pq ainda nao ta laceada, mas depois de muitos kilometros q ela ja ta bem laceada acho normal nao dar mais regulagens

agm2112
01-02-08, 07:57
nao sei, mas acho muito logico a corrente qndo ta nova dar muita regulagem pq ainda nao ta laceada, mas depois de muitos kilometros q ela ja ta bem laceada acho normal nao dar mais regulagens


A minha foi ao contrário ... 7000km sem regular, e agora regulo toda hora.

cold-milk
01-02-08, 08:11
caraca 32mil..... bom dois casos ai

o agm disse q depois de usada regula mais.. a do furious regula menos....

pode ser a qualidade?
se é original a do furious .. digamos q é uma baita relação!

Furious VIPER
01-02-08, 08:54
caraca 32mil..... bom dois casos ai

o agm disse q depois de usada regula mais.. a do furious regula menos....

pode ser a qualidade?
se é original a do furious .. digamos q é uma baita relação!

é original sim.. só lubrificada com óleo MG-1 SAE 40 da BR.. a cada 300km ou a cada chuva!
Ela nunca foi retirada pra limpeza absoluta akela, sabe.. só passando diesel na corrente qdo lavo a moto.. e óleo durante a semana...
:OK:
Palmas pra VAZ!!! Qdo acabar essa aki... não tenho dúvidas em ir de VAZ dnovo!!

Volverine MF
01-02-08, 09:28
Cara, com certeza a tocado influencia na durabilidade do conjunto, ou seja, se vc andar como se estivesse o tempo todo num autodromo com certeza a corrente vai desgastar mais rápido e precisará de ser regulada mais regularmente.

E quanto mais gasta mais rápido ela se desgastará, afinal, qdo está nova as partes da transmissão não tem imperferições que causem o desgaste. Ou melhor dizendo, tem imperfeições menores. Digamos assim, uma corrente nova certamente aguenta 30mil Km, mas uma corrente com 30 mil Km não aguenta mais 30 mil.

Ah, e já que eu queria montar um tutorial de alguma coisa pra contribuir com o fórum acho que já sei do que vou fazer: "Tutorial de como esticar corrente" especialmente para o Viper :lol:

Furious VIPER
01-02-08, 09:31
Cara, com certeza a tocado influencia na durabilidade do conjunto, ou seja, se vc andar como se estivesse o tempo todo num autodromo com certeza a corrente vai desgastar mais rápido e precisará de ser regulada mais regularmente.

E quanto mais gasta mais rápido ela se desgastará, afinal, qdo está nova as partes da transmissão não tem imperferições que causem o desgaste. Ou melhor dizendo, tem imperfeições menores. Digamos assim, uma corrente nova certamente aguenta 30mil Km, mas uma corrente com 30 mil Km não aguenta mais 30 mil.

Ah, e já que eu queria montar um tutorial de alguma coisa pra contribuir com o fórum acho que já sei do que vou fazer: "Tutorial de como esticar corrente" especialmente para o Viper :lol:

Bah.. se fizer esse tutorial... vai ganhar um fã! hehehe
Gostaria mto de aprender a regular a corrente... uma vez lá na praia o Rockerva disse q ele regulava a da Comet... era fácil e tal.. mas daí mostrei a balança da YBR.. e é bem diferente.. tem pelo menos uns 4 parafusos a mais... daí não tem cmo aprender com outra moto! hehe

Volverine MF
01-02-08, 09:48
Bah.. se fizer esse tutorial... vai ganhar um fã! hehehe
Gostaria mto de aprender a regular a corrente... uma vez lá na praia o Rockerva disse q ele regulava a da Comet... era fácil e tal.. mas daí mostrei a balança da YBR.. e é bem diferente.. tem pelo menos uns 4 parafusos a mais... daí não tem cmo aprender com outra moto! hehe


Só não faço o tuto justamente por isso, pq a minha moto é diferente da sua, mas vou tentar achar alguma coisa que explique mais ou menos.

Mas vc tem o manual dela? Pq no dá Honda eu acho que explica, mas não tenho certeza. E como é a Yamaha pra esse tipo de coisa?

vohr56
01-02-08, 19:01
Essa página aki é do manual da YBR 125 que é vendida em Portugal, pq a Yamaha daki não disponibiliza no site dela o manual em pdf. O português é o de Portugal.

http://i253.photobucket.com/albums/hh57/vohr56/imagem.jpg

Todas as chaves à serem utilizadas vem no kit de ferramentas que vem com a moto.

Procedimento:

Solte a porca 3, mas não precisa ser tudo, tire somente o aperto mesmo. Solte a porca 2 dos dois lados da balança.

Ajuste a folga através da porca 1. Se rosqueá-la para a direita vc diminui a folga da corrente.

Se vc observar na lateral da balança e em cima da porca 3 existem marcas de referência para que os dois lados fiquem na mesma posição.

Meça a folga da corrente onde a imagem aponta. A folga padrão é de 2 a 3 cm. Quando a folga estiver correta, aperte a porca 2 e depois a porca 3.

Pronto, a corrente está esticada.

hardmen
01-02-08, 20:46
A moto de vocês só pode ser ZERO...

Tem moto aí que tá com 8000 rodados...

A minha, comprada em maio últimom já tá indo pra 20100 Km essa semana...

Abraços...

Volverine MF
06-02-08, 11:33
Essa página aki é do manual da YBR 125 que é vendida em Portugal, pq a Yamaha daki não disponibiliza no site dela o manual em pdf. O português é o de Portugal.

http://i253.photobucket.com/albums/hh57/vohr56/imagem.jpg

Todas as chaves à serem utilizadas vem no kit de ferramentas que vem com a moto.

Procedimento:

Solte a porca 3, mas não precisa ser tudo, tire somente o aperto mesmo. Solte a porca 2 dos dois lados da balança.

Ajuste a folga através da porca 1. Se rosqueá-la para a direita vc diminui a folga da corrente.

Se vc observar na lateral da balança e em cima da porca 3 existem marcas de referência para que os dois lados fiquem na mesma posição.

Meça a folga da corrente onde a imagem aponta. A folga padrão é de 2 a 3 cm. Quando a folga estiver correta, aperte a porca 2 e depois a porca 3.

Pronto, a corrente está esticada.



Acho que eu até tinha visto isso qdo tava procurando alguma coisa sobre a Y, mas como achei que poderia ser diferente não quis me arriscar. Alguém sabe dizer se é igual a Y daqui?

vohr56
06-02-08, 18:32
Volverine:

Pelo que andei comparando, o carburador da ybr européia parece ser diferente. As rodas e o painel também são diferentes. O restante é o mesmo. Ela já vem completa de fábrica, com rodas de liga leve, freio a disco e partida elétrica. Agora as recomendações de tipo de óleo e outras são as mesmas da ybr nacional.

$ DJALMINHA $
07-02-08, 06:57
Viper......
eu tiro o chapéu pra vc !!!!!
32 mil km com a relação original !!
kra.....seguinte....se vc andar forte, dando tranco em arrancadas....
judiando demais......pulando lombadas.....é natural que a folga venha mais
rapidamente.....
agora se andar na boa...ai sim, pode ficar susse.....a minha relação
a cada 4 dias, lavo com querosene, deixo secar, dae lubrifico com graxa branca.....a graxa passo todo dia e pequenas quantidades, e a cada 15 dias
abro a caixa do pinhão pra limpar, pois fica um exesso ali......
a minha moto ta com 5,700 e a relação ta igual nova !!
mais o Pneu traseiro ja foi !!
palmas pro Viper.....
abração

hardmen
07-02-08, 07:22
Minha relação tá indo pra 21000 já...

Querosene pra limpar e SAE 90 pra manutenção.

A cada chuva, novo banho de SAE 90 e segue o barco...

Abraços...

Volverine MF
07-02-08, 12:25
Volverine:

Pelo que andei comparando, o carburador da ybr européia parece ser diferente. As rodas e o painel também são diferentes. O restante é o mesmo. Ela já vem completa de fábrica, com rodas de liga leve, freio a disco e partida elétrica. Agora as recomendações de tipo de óleo e outras são as mesmas da ybr nacional.
Pois é, como não tinha como comparar achei melhor não arriscar. Vai que querendo ajudar eu acabo atrapalhando. Afinal, já ajuda quem não atrapalha. Por isso deixei quieto.