PDA

Ver Versão Completa : Ministério quer proibir que motos circulem entre carros



andrepessoa
31-01-08, 17:07
O Ministério da Justiça enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei propondo mudanças na atual legislação de trânsito. Entre as mudanças propostas, está a de impedir que as motos circulem entre os carros ou entre outros veículos e as calçadas.

» Mortes envolvendo motos crescem 83%
» Verador: garupa em moto é insegura
» Opine sobre o assunto

Os motociclistas só poderão utilizar o corredor entre os automóveis quando o trânsito estiver parado e respeitando o limite de velocidade de 30 km/h. O objetivo da mudança proposta pelo governo é diminuir o número de acidentes com motocicletas, que aumentou 83% nos últimos cinco anos.

Outra mudança proposta pelo Ministério da Justiça é em relação à penalização dos motoristas que usam celular enquanto estão dirigindo. Hoje, essa infração é considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro. Na proposta do governo, ela será classificada comogravíssima.

O governo também propõe uma mudança nos critérios de penalização por infrações de excesso de velocidade. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multas baseadas no percentual em que o motorista ultrapassou a velocidade permitida. O novo cálculo seria feito em valores absolutos.

O motorista que for pego por radares ultrapassando o limite de velocidade da via em 50 kh/h ou mais por duas vezes no período de um ano será obrigado a pagar multa multiplicada por cinco vezes do valor original, terá sua carteira de habilitação suspensa e retida e ainda terá que prestar seis meses de serviços sociais.

O serviço social terá que ser prestado em hospitais e clínicas da rede pública que atendam vítimas de acidente de trânsito.

Nas rodovias onde não houver sinalização da velocidade permitida, o motorista só poderá trafegar a, no máximo, 90 km/h. As ultrapassagens em locais proibidos passariam a ser consideradas infrações gravíssimas e os condutores que desrespeitassem a lei nesse sentido pagariam multas multiplicadas por cinco vezes do valor previsto em lei.

Os valores das multas também são elevadas no projeto do governo. A multa gravíssima passaria de 180 Ufir (R$ 190,80) para R$ 315. As multas de infrações graves sobem de 120 Ufir (R$ 127,20) para R$ 210 no projeto. As infrações médias sobem de 80 Ufir (R$ 84,80) para R$ 140. As infrações leves teriam suas multas elevadas de 50 (R$ 53) Ufir para R$ 90.

O ministério também propõe mudanças para os motoristas que fizerem rachas. Hoje, a lei exige que se comprove o dano potencial para punir os participantes do racha. O governo quer tirar essa exigência do código.

O ministério propõe também que não seja mais exigido pelos juízes a apresentação de testemunhas para punir os condutores que estão disputando corridas nas vias.

O governo propõe também a inclusão no código de um número máximo de horas seguidas que os motoristas de ônibus e caminhões podem trabalhar. Segundo a proposta, esses condutores podem dirigir por, no máximo, quatro horas. Depois desse período, eles precisam fazer um descanso de pelo menos meia hora. Não há essa previsão legal no Código e os guardas não podem punir os motoristas que não fazem o descanso necessário.

Na proposta do governo, o motorista receberá a notificação da multa duas vezes por correspondência. Se a pessoa não for encontrada, a autoridade de trânsito pode publicar no Diário Oficial a notificação.

O projeto do governo ficará até 45 dias em consulta pública para receber propostas da sociedade.

Redação Terra

lagreca
31-01-08, 17:36
se for assim não vejo problema, ali está dizendo que so pode corredor quando os carros estiverem parados, por mim blz, pois realmente acho perigoso corredor no movimento, repetindo:mas que não proíbam totalmente o corredor, pois no semafaro não vejo problema, quanto ao celular está corretíssimo, acho extremamente perigoso, quanto a garupa não falaram nada e isso sim seria ridículo, não tem nem pé nem cabeça proibir garupa.

Lagartixxa
31-01-08, 18:20
eu tbm como nao ando em corredor nao vejo problemas nisso, mas pra quem precisa correr pra fazer as entregas a tempo vai ser osso!

qnto ao celular acho q isso devia ser tanto pra motociclista qnto motorista, os dois ficam sem atencao enquanto tao no celular!

achei interessante tbm prestar servicos em hospitais e clinicas de acidentados

danielpaiva
31-01-08, 18:31
Concordo com vcs 2 acima..

Acho que vai ser bom isso ae..num vai ter motoboy forçando pra ultrapassar no corredor..rs

Christian
31-01-08, 19:37
Então somos 3. :D
É hora do governo parar e pensar nessas leis idiotas que crio até agora e que não vai servir de nada a não ser aumentar o atrito entre Motociclistas e governantes.

Se for assim. :clap: :clap: :clap: para o governo, concordo com tudo citado no texo acima.

PimEdu
31-01-08, 19:50
Sei não, acho meio osso oq ta ai em cima, até pq qdo ta tudo parado blz, a gente usa o corredor, mas e no transito, fica anda e para, como vai fazer? vai ser dificil de fiscalizar isso ai para mim.

andrepessoa
31-01-08, 19:56
Pois é... ai tem uma fila lá, anda e para direto, ow motociclista, vai andar no corredor, e como que vão fiscalizar a velocidade?!?!?! se a fila ta andando a uns 40km/h, no corredor a velocidade vai ser maior...
o valor das multa eu acho errado... muitas vezes, o trabalhador que usa a moto pra ir pro trabalho, por um simples descuido, pode levar um multa, e vai ter dinheiro pra paga-la?? se não tiver, nçao vai conseguir pagar o Licenciamento e bum, vai andar com ela irregular pro resto da vida!

bloodski
31-01-08, 19:57
o problema não e as leis, eu ate cumpriria na boa, o problema e ser obrigado a seguir a lei e não ser amparado em ***** nenhuma " com o perdão da palavra" os buracos eu aposto que vão continuar, a péssima sinalização tambem, a corrupsão tambem. é brasil! e com letra minuscola mesmo pois não merece nem ter um b maiusculo.

BrunoDias
31-01-08, 20:01
é dificil isso de liberrar so quando tiver parado, pra mim nao tem como fiscalzar isso

RGBguima
31-01-08, 20:27
Não COncordo!

No trânsito em SP... se não andar nos corredor ferro...

e outra..
imagine uma moto atras da outras.. uhauahuah

o São Paulo vai ter transito que vai passar de Mil..

OptimusLeo
31-01-08, 21:48
http://i17.photobucket.com/albums/b81/Starscream808/sharing2.jpg

mantabodyboarder
31-01-08, 22:45
Optimus, vou mandar fazer um adesivo e assim que liberarem o corredor eu colo na moto :P

superkyo
31-01-08, 22:57
naum é só com transito em movimento e parado pode ??

Sendo assim naum muda em NADA em SOROCABA, aqui naum existe corredor em movimento, já em SP tem q definir certo isso , pois tem cada congestionamento na marginal q fica parado 10 minutos e anda uns 2 minutos, dai para denovo, isso seria oq ?? começa a andar e tem PM vc se joga na frente do carro ?? ahuhuahuaa

OptimusLeo
31-01-08, 23:20
Optimus, vou mandar fazer um adesivo e assim que liberarem o corredor eu colo na moto :P


Eu tenho vontade de fazer um e colar no capacete... :lol:

brunohcs
01-02-08, 01:30
eu axo q tinha q proibi corredor andando e parado logo entao.. pa ve quanto tempo sao paulo por exemplo ia guenta.. ae eles iam para com esse reclamação de motokero de td =s

mantabodyboarder
01-02-08, 08:37
bruno, dia 11/02 eu vou fazer a minha parte pra mostrar o tamanho do cocozão....

Se 50% das motos aderirem, chegamos fácil nos 300km de transito...

Wanderson
01-02-08, 08:52
bruno, dia 11/02 eu vou fazer a minha parte pra mostrar o tamanho do cocozão....

Se 50% das motos aderirem, chegamos fácil nos 300km de transito...

hahahhahahaha
show
eu nao vou poder ir
soh se for depois das 17:30

Furious VIPER
01-02-08, 08:57
o protesto esse... vai bombar! eu faço minha parte numa booooooa!!

cabra de brasilia
01-02-08, 09:07
Pelo tom das propostas ridículas dá para notar que isso não passa de uma situação de momento.....creio que principalmente para abafar esse caso dos cartões corporativos........mas cúmulo do absurdo para mim é o presidente vir dizer que não se pode afirmar que uma das maiores causas da devastação na Amazônia seja a pecuária e a soja......cara que dissimulação cruel....enfim....como disse o teor dessas propostas são ridículas......moto só pode andar pelo corredor se os carros estiverem parados!.....no máximo 30km/h!....como que a fiscalização irá provar que o motociclista cometeu a infração!.......como irá provar que ele estava mais de 30km/h no corredor!.......

Volverine MF
01-02-08, 09:44
Gostei das propostas, mas como o pessoal tá dizendo, vai ser dificil fiscalizar.

Gostei mais das medidas que falam da velocidade máxima, dos rachas, qto a prestar serviço a vítimas de acidentes de trânsito e tb do celular.

Da velo max pq vai ficar melhor pra viajar de 125cc :lol: :clap:
Dos pegas pq assim acaba (ou ao menos diminui) com essa pratica tão perigosa e tão comum.
Do celular pq assim os motoristas vão poder nos ver e não nos atropelar :clap:
Só a de prestar serviço em hospitais que atendem vitimas de acidentes de trânsito que me preocupa. Ja imaginaram a situação? O cara te derruba da moto e te manda pro hospital, ae como punição ele tem que ir lá cuidar de vc e tá irado ctg. Vai foder ainda mais com o cara :lol:
É zueira, não é pra ser assim e até duvido que chegue a valer alguma coisa, pq se ja tem bagunça na saude sem leigos lá imagina com eles.

Mas as medidas parecem bem interessantes, bem mais animadoras do que as que tinhamos visto há alguns dias.

Ps.: Que que deu no governo pra levar a coisa a sério e usar a cabeça? :0_0: