PDA

Ver Versão Completa : Curso básico anti-preconceito contra as motos e usuários de motos



lagreca
19-02-08, 08:10
Curso básico anti-preconceito contra as motos e usuários de motos

10/Jan/2008 por Daniel Ribeiro

Imagino que a maioria dos meus visitantes já saiba de tudo isso, mas vou postar de qualquer forma, assim se alguém achar no Google, já vai aprender muita coisa.

Primeiro, as definições:

1. Moto é PILOTADA, não DIRIGIDA. Você dirige seu carro, mas moto você pilota. E isso nada tem a ver com excesso de velocidade ou corridas e rachas.
2. Moto: Veículo motorizado de 2 rodas plenamente capaz de circular pelas ruas.
3. Motoqueiro: Pessoa que sabe colocar uma moto em movimento e acha que sabe pilotar.
4. Motociclista: Pessoa que sabe pilotar uma moto e pilota com prudência.
5. Cachorro-louco: Motoqueiro que anda desrespeitando o maior número possivel de leis de trânsito. Raramente para em um semáforo, sempre está acima do limite de velocidade da via, e muito acima do limite de velocidade segura da moto que está pilotando.
6. Motoboy: Pessoa que trabalha no ramo de transporte de mensagens e encomendas. É um trabalhador que usa uma moto como ferramenta de trabalho. Motoboys podem ser Motoqueiros ou Motociclistas, inclusive alguns são Cachorros-Loucos.
7. Bandido: Pessoa que subtrai os pertences (ou tenta) de outra pessoa, por meio de intimidação, coação ou violência.

Agora, os fatos:

1. Quem pilota moto não necessáriamente é motoqueiro.
2. Quem pilota moto não necessáriamente é motoboy.
3. Quem pilota a moto não necessáriamente é bandido.
4. Quem pilota moto raramente quer morrer (exceto se for Cachorro-louco ou Bandido)
5. Motociclistas trabalham, tem família, e usam a moto para ir e vir, ou passear, da mesma forma que você faz com seu carro.
6. Bandidos não trabalham, sua renda vem principalmente por meio da subtração dos pertences e dinheiro de outras pessoas.
7. Motos são pequenas e rápidas, por isso são muito usadas por bandidos, mas isso não faz com que toda e qualquer pessoa em cima de uma moto seja um bandido.
8. Motos tem os mesmos direitos que os carros.
9. Motos tem SIM o direito de andar pelos corredores. O Artigo 56 do CTB, que proibia as motos de circular pelos corredores foi VETADO pelo então Sr. Presidente Fernando Henrique Cardoso.
10. Motos NÃO são perigosas. Perigosos são os pilotos irresponsáveis e os motoristas irresponsáveis em volta.
11. Motos devem ser estacionadas a um anglo de 90 graus (ou próximo disso) em relação a guia. Desta forma, ela ocupará a mesma largura que um carro ocuparia se estivesse lá, com a vantagem de ocupar pouco espaço no comprimento. No espaço de um carro podem estacionar até 6 motos pequenas ou 4 grandes.
12. Existem motos de todos os tamanhos e preços, assim como carros. Motos podem estar em perfeito estado de funcionamento e conservação, ou quebradas, ou com problemas mecânicos, assim como carros. Motos exigem manutenção, assim como carros. Motos quebram, assim como carros. Motos são duráveis boas, assim como carros.

Agora, as dicas:

1. Procure não chamar qualquer pessoa que usa uma moto de Motoqueiro. Você pode acabar ofendendo esta pessoa.
2. Procure não demonstrar pena, raiva, ódio, ira ou preocupação ao saber que alguém de seu meio usa uma moto. Isso não faz sentido. Se for uma boa pessoa sobre os dois pés, será também sobre uma moto.
3. Procure não falar sobre os perigos de andar de moto. Acredite, ele ouve isso o tempo todo, já está cansado de tanta perseguição e provavelmente ele nem se importa com a sua opinião sobre isso.
4. Procure não fechar uma moto no trânsito, da mesma forma como não faria se fosse um carro.
5. Procure manter o corredor entre a primeira e a segunda faixas da esquerda livre para que as motos passem. Você está de carro e já está preso no transito, não há o que fazer a não ser esperar, seja paciente. Fechar o corredor não vai fazer o transito andar mais rápido. Pelo contrário, acabará por piorar a situação.
6. Se você precisar trocar de faixas com seu carro, olhe no retrovisor antes, para ver se vem vindo uma moto. Se vier, aguarde que a moto passe antes de trocar de faixa. Dê a seta para sinalizar a sua intenção. Quando for trocar, faça-o rapidamente, evite demorar e ficar entre uma faixa e outra. As motos se aproximam muito rapidamente. Lembre-se da dica número 5 – Mantenha o corredor livre.
7. Em auto-estradas, motos podem andar na mesma velocidade dos carros. Motos não precisam custurar os carros para fazer ultrapassagens. Se uma moto pedir passagem, dê. Não espere que ela desista e o ultrapasse pela direita, afinal, isso é proibido de acordo com o CTB.
8. Se uma pessoa de moto bater em seu carro, ela deve pagar seu prejuizo. Você tem todo o direito de anotar a placa e procurar uma delegacia. Se você danificar uma moto, o proprietário também tem o direito de procurar uma delegacia e exigir ressarcimento. Não resolva nenhum problema deste tipo na rua. A polícia existe para isso.
9. Se você derrubar uma pessoa em uma moto, ou se uma moto simplesmente aparecer e bater em seu carro, PARE E PRESTE O SOCORRO. Por pior que seja a situação, ainda é melhor do que fugir sem prestar socorro. Sua obrigação é prestar socorro em qualquer situação, e não apenas quando você é o errado na história. Se preciso, peça ajuda a outros motoristas. Eles também são obrigados a ajudar, e se eles se omitirem, anote a placa e denuncie.


Créditos: http://www.motosblog.com.br

lagreca
19-02-08, 08:11
o que acharam? bom seria se todos os ditos "motoristas" soubessem isso.

Lagartixxa
19-02-08, 08:22
muito bom mesmo.... tanto pra motociclista qnto motorista!

eu sempre hajo com os outros como queria que agissem comigo, qndo dei um totozinho na carro da tia no shopping deixei meu tel pra ela me ligar e eu pagar o conserto da cagada q eu fiz no carro dela

acho q o negocio é ser honesto, se num tiver grana negocia o prejuizo e paga dumas 4 vezes e boa durmi com a consciência tranquila

agm2112
19-02-08, 08:26
Isso é bom pra enviar a alguns motoristas ...

Eu realmente não aguento mais ouvir que moto é perigoso ....

calcio
19-02-08, 08:32
lagreca muito bom... Isso tem q estar nas comunidades do Orkut de Carros, as que dizem q odeiam motos, nos foruns de carros etc...

Podemos começar uma campanha para dissiminar isso. Iriamos colocando aqui os Foruns e comunidades onde esse texto foi colocado assim teriamos uma nossão da lista de lugares onde publicamos o conteúdo. E para isso Temos que pedir autorização do Autor. Se for mesmo o Daniel Ribeiro tenho contato com ele direto em outro forum.

Vamos fazer nossa parte tb. não adianta só ficarmos reclamando!

César
19-02-08, 08:35
Gostei, to repassando via email..

lagreca
19-02-08, 08:36
lagreca muito bom... Isso tem q estar nas comunidades do Orkut de Carros, as que dizem q odeiam motos, nos foruns de carros etc...

Podemos começar uma campanha para dissiminar isso. Iriamos colocando aqui os Foruns e comunidades onde esse texto foi colocado assim teriamos uma nossão da lista de lugares onde publicamos o conteúdo. E para isso Temos que pedir autorização do Autor. Se for mesmo o Daniel Ribeiro tenho contato com ele direto em outro forum.

Vamos fazer nossa parte tb. não adianta só ficarmos reclamando!
opa!! isso realmente seria ótimo!! se o autor concordar todos que tem contatos com outros foruns poderiam espalhando esse material, depois a outros tipo de comunidade, seria uma boa idéia conscientizar todo mundo.

calcio
19-02-08, 08:38
Ja mandei uma MP pro Daniel e se foi ele que elaborou o texto irei pedir autorização dele. Só temos que manter o crédito dele e o link do blog dele. Direitos Autorais!

TorteX
19-02-08, 10:09
3. Procure não falar sobre os perigos de andar de moto. Acredite, ele ouve isso o tempo todo, já está cansado de tanta perseguição e provavelmente ele nem se importa com a sua opinião sobre isso

Tem que avisar isso a todo mundo mesmo! ahueuhaeuhe num guento mais!!

cleo.junior
19-02-08, 10:12
Muito bom o texto. Isso deveria ser ensinado na auto-escola. Todo piloto/motorista (de qualquer veículo) deveria saber bem disso.

Diego.fcs
19-02-08, 10:13
Muito bom o texto. Afinal todos temos os mesmo direitos e deveres, no fim somos tudo a mesma coisa e temos as mesmas obrigações para cumprir. O certo é cada um fazer a sua parte da melhor maneira possível, com calma, e com muita responsabilidade.

Gostei do texto, poderíamos colocar aki em nosso fórum por um tempo e claro, se o autor autorizar e também colocar os créditos dele no final do texto.

Abraço!

Christian
19-02-08, 10:59
Muito bom o texo, mas disso todos nós já sabemos há tempos. Quem tem que tomar consciência disso são esses motoristas fdps que adoram fechar motoqueiros para ver o que acontece. :NOOK:

calcio
19-02-08, 13:05
Aí galera como disse no topico assima estava esperando a autorização do Daniel para disseminar esse texto.
Ele liberou sem problemas.

Agora por favor coloquem os créditos dele.

E vamos colocar a lista dos lugares aqui. Blz?

Christian
19-02-08, 13:32
Aí galera como disse no topico assima estava esperando a autorização do Daniel para disseminar esse texto.
Ele liberou sem problemas.

Agora por favor coloquem os créditos dele.

E vamos colocar a lista dos lugares aqui. Blz?


Beleza, beleza.
Já comecei pelo fórum da Yamaha XTZ.
Vou Mandar lá no Brasil Motard tb. :OK:

calcio
19-02-08, 14:11
Postei no TOL, Tornadeiros e GS500 Online

lagreca
19-02-08, 14:17
por enquanto seria:
foruns:
Pequenas Notáveis
Yamaha XTZ
TwisterOnline
GS500 Online
Tornadeiros

vamos atualizando a lista.

OptimusLeo
19-02-08, 14:29
Eu vou ver se traduzo e publico no Piqueros.com.ve (Forum de carros que eu participo na Venezuela).

E vou ver se coloco em algum outro forum de carros e motos de aqui...nao tem muitos mesmo.

calcio
19-02-08, 14:32
FORUNS:
Pequenas Notáveis
Yamaha XTZ
TwisterOnline
GS500 Online
Tornadeiros

ORKUTs:
RAIVOSOS - MOTO GRUPO
Celtas Moto Grupo
Meu namorado(a) é motociclista
Eu amo encontro de motos
Motociclistas Rio de Janeiro
Motociclismo - Mobilização

Joao XTZ
19-02-08, 16:52
FORUNS:
Pequenas Notáveis
Yamaha XTZ
TwisterOnline
GS500 Online
Tornadeiros
Cabo enrolado

esse ai eh mais um da serie SENSACIONAL!!!valeu...

yalta
19-02-08, 16:58
Destaque especial para as dicas 1, 2 e 3. Vou imprimir e colar na testa esse "curso anti-preconceito".. Lá na faculdade tem muito playboy, de carro bom e talz, e eu sou o único de moto.. O ruim é perceber que a discriminação rola até nesse tipo de ambiente e com pessoas conhecidas.. :(

alley.angelo
20-02-08, 01:15
Eu não ligo em ser chamado de MOTOQUEIRO não, acho até mais legal, o Volverine viu no dicionário:

motociclista s2g. Bras. Pessoa que dirige motocicleta.
motoqueiro sm. Motociclista

Entenderam!!!!

lagreca
20-02-08, 08:07
Eu não ligo em ser chamado de MOTOQUEIRO não, acho até mais legal, o Volverine viu no dicionário:

motociclista s2g. Bras. Pessoa que dirige motocicleta.
motoqueiro sm. Motociclista

Entenderam!!!!
Por acaso quem editou o dicionario é motociclista? provavelmente não, isso mostra bem que o povão axa que motoqueiro e motociclista é a mesma coisa, o dicionario não dita as regras, ele apenas coloca as palavras que o povo usa, assim a lingua vai evoluindo, e é claro que ele não leva em consideração jargões de apenas um grupo, no caso esse grupo seria o mais interessado com essas palavras, seriamos nós, que andamos sobre duas rodas. estar escrito não significa ser o correto. mesmo estando escrito no dicionario.

lagreca
20-02-08, 08:08
um ótimo exemplo:
motociclista s2g. Bras. Pessoa que dirige motocicleta

para nos não tem essa de dirigir, e sim pilotar! ponto final.





mas assim mesmo como você não ligo ser chamado de motociclista ou motoqueiro, por que quem está chamando não entende dos nosso jargões, por isso nem da nada, para ele não significa um elogio ou chingamento.

cabra de brasilia
20-02-08, 08:39
No meu ponto de vista hoje os "motoqueiros" são mais respeitados que a alguns anos atrás.......hoje (como meu caso) ando que nem um tiozão...no centro da faixa na maciota......os carros na maioria me tratam como mais um carro no trãnsito...dão seta mudam de faixa e me ultrapassam....até os ônibus já estão começando a nos tratar assim......a uns 12 anos atrás quando começei a andar de moto nêgo vinha para cima mesmo te jogava para escanteio mesmo......

Agora vir dizer que os carros tem de respeitar ai depende do ponto de vista......ontem cedo na hora do rush oficialmente houve 3 acidentes com motos os 3 corredor.......ai é meio complicado......"motoqueiro" no meu ponto de vista é meio folgado também......parece que criou uma cultura de que os carros é que tem de se adaptar aos motoqueiros.....se um carro pegar uma faixa tem de seguir nela a vida inteira....porque é de direito agora motoqueiro andar que nem um louco no meio das faixas.......é um saco dirigir um carro com paranóia de ter de ficar observando o tempo todo se tem um motoqueiro colado na minha lanterna ou não.......os motoqueiros que se adaptem ao trânsito e não o trânsito aos motoqueiros......

E outra coisa....aquela declaração de que se os motoqueiros pararem São Paulo para também.......tem um pouquinho de prepotência ai hein!.......acho que os motoqueiros estão se achando muito importante hein!.......será que o mundo vai acabar sem os motoqueiros pararem em SP ou vai se adaptar sem eles?.........

Wanderson
20-02-08, 08:55
Olha
Sinceramente

Podem me chamar de motoca, motoqueiro, motociclista, cachorro loko, ou oq for.
Primeiro oq dizem de mim, nao me importo, eu sei quem eu sou e não preciso que ninguem me fale.
A unica coisa que eu exijo é respeito com a minha vida.
Se não me fecharem não me prejudicarem não tem problema.
Esses Nomes, é apenas mais uma nomenclatura cretina e grotesca da sociedade.
Se o cara for cachorro loko, ele pelo menos ta trabalhando honestamente, para conseguir o seu
e ele deve merecer respeito como qualquer pessoa.
Odeio Rótulos, odeio quem rotula, viver na ideia da sociedade é uma merda.
Eu tb faço parte da sociedade, mas não rotulo ninguem ao menos se ele me prejudicou.

calcio
20-02-08, 09:18
cabra de brasilia onde vc mora? No Brasil mesmo? Isso ñ acontece no lisarB. rs rs
Esse lance de ficar com olho no retrovisor tem q acontecer. pois só se pode mudar de faixa e ñ tiver ninguém ao lado e dar a seta antes nem os motoristas se respeitão...

Como sabem postei no forum do GS500 e Tornadeiros e deu o maior IBOPE o pessoal adorou o texto e incentivei a divulgação dele.

Vamos ver no que dá!

BrunoDias
20-02-08, 13:27
o texto é ant precoceito mas ja começa de maneira errada

os dicionairos definem motociclista e motoqueiro como sendo a mesma coisa, entao, ta errado ali

3. Motoqueiro: Pessoa que sabe colocar uma moto em movimento e acha que sabe pilotar.
4. Motociclista: Pessoa que sabe pilotar uma moto e pilota com prudência.
:NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK: :NOOK:
Motoqueiro: todo mundo que anda de moto
Motociclista: pessoa que se acha melhor e se denomina assim

calcio
20-02-08, 14:24
Corrigindo:
Motoqueiro, individo q anda com 2 rodas fazendo merda, desrespeitando sinais e leis arriscando a propria vida e a de terceiros
Motociclista, individo que pilota com responsabilidade, evita ao maximo fazer um M, respeita os sinais e leis.

BrunoDias
20-02-08, 15:18
Corrigindo:
Motoqueiro, individo q anda com 2 rodas fazendo $#@%$#, desrespeitando sinais e leis arriscando a propria vida e a de terceiros
Motociclista, individo que pilota com responsabilidade, evita ao maximo fazer um M, respeita os sinais e leis.
continua a mesma coisa

as duas palavras sao sinonimas, ambas sao para o individuo que pilota motocicletas, nao existe a diferença

:NOOK: :NOOK:

calcio
21-02-08, 15:08
ATUALIZANDO LISTA



FORUNS:
Pequenas Notáveis
Yamaha XTZ
TwisterOnline
GS500 Online
Tornadeiros
Cabo enrolado


ORKUTs:
RAIVOSOS - MOTO GRUPO
Celtas Moto Grupo
Meu namorado(a) é motociclista
Eu amo encontro de motos
Motociclistas Rio de Janeiro
Motociclismo - Mobilização
Eu odeio qualquer tipo de moto
Odeio a moto do meu namorado
Odeio pegar chuva de moto
Odeio moto que corta à direita
Odeio moto no trânsito!