PDA

Ver Versão Completa : SObre troca de óleos ou competar ( bengalas)



Ademir26
19-02-08, 13:54
Galera, tem como trocar o oleo das bengalas em casa, no memento tenho tempo e disposição, mas não sei que oleo é e como fazer pra desmontar as bengalas, existe algum TUTORIAL ou FAÇA VC MESMO que alguém conheça, sobre manutenção de bengalas?

Minha Moto SUNDOWN MAX SED 07/07 :lol:

Christian
19-02-08, 14:50
Dá pra trocar sim.
Mas lembre-que de que antes de começar a desmontar a moto é preciso ver se tens as ferramentas necessárias para isso.

Mas o conceito é de que você tem que tirar as bengalas, tirar a trava que vai na ponta das mesmas e soltar todo o óleo.
Para completar é usado óleo hidraúlico, pode ser de direção hidraúlica. :OK:

Mas o melhor seria um tuto com fotos, porque falando é dificil de você me entender. :s

Ademir26
19-02-08, 15:39
Intao, eu queria um tuto com foto, alguém que sabe poderia fazer um né :)

Ademir26
19-02-08, 15:45
Mas eu queria saber se tem que tirar as bengalas da moto, ou só tirar o Guidão mesmo e colocar por cima naqueles parafusos que tem em baixo do guidão!!!

E outra coisa pra uma 125 normalmente quais as ferramentas que precisa, precisa algum em especial, alguma chave tork ou algo do tipo?

Christian
19-02-08, 16:15
Tem que tirar a roda fora e depois tirar as bengalas inteiras da moto.
Ai abre em cima e tira a mola que tem dentro e tira os retentores da bengala tbm.
Ai só soltar o óleo velho.
Acho que não precisa de nenhuma ferramenta muito especial, não que eu me lembre. ;)

agm2112
19-02-08, 16:22
Tem que tirar a roda fora e depois tirar as bengalas inteiras da moto.
Ai abre em cima e tira a mola que tem dentro e tira os retentores da bengala tbm.


Pra q tirar os retentores ?

Christian
19-02-08, 17:07
Pra q tirar os retentores ?


Ai que tá, não sei se esse é o nome correto.
Eu digo tirar aquela borracha que faz a vedação entre a bengala e a canela.

Diego.fcs
19-02-08, 17:23
Eu acho que num precisa tirar os retentores. Num é só tirar aqueles parafusos que tem na parte de cima, escorrer o óleo velho e colocar o novo?

jjacob
19-02-08, 18:47
Pera ai pessoal, não precisa tirar redentor não, ate por que precisa de uma chave especial para isso.

O grande lance é o seguinte, a bengala da moto, bem em baixo, tem um parafusinho pequeno? Se tiver ele basta tirara as tampas da bengala, bem em cima, no topo, perto do guidão, e depois soltar esse parafuzinho dai o oleo vai sair, depois recoloca esse parafusinho, mede quando saiu e coloca a mesma quantidade por cima na bengala. O lance é ir fazendo experiencias, vai colocando de 10ml em 10ml ate achar que ficou boa a suspenção, quanto mais oleo e mais grosso mais dura ficara. Sempre faço nas minhas motos de trilha, da ultima fez usei oleo de direção hidraulica na minha agrale, mas como ele é fino coloquei um pouco de oleo de motor e ficou bom.

Mas eu tenho uma duvida, pra que tu quer trocar o oleo da tua moto, ela é 2007, esse oleo em moto de rua dura anos e anos.

vohr56
19-02-08, 18:49
No manual de manutenção da YBR é dito para se colocar cerca de 150 ml de óleo em cada bengala. Acho que 80 é pouco para a cg.

Não precisa tirar os retentores não.

OptimusLeo
19-02-08, 18:50
Eu tenho vontade de trocar o oleo nas bengalas da CBzinha (ja estao "suando" e vou aproveitar para trocar os selos e de uma vez trocar o oleo).

Eu lendo nums forums ingleses os caras falavam de usar oleo 10W e que ficava muito suave...que 15W ficava mais duro. Mais como as nosas ruas nao sao igual as deles, prefiro que fique mais suave mesmo...

Entao, que tipo de oleo jogo? De motor 10W30 algo assim ou de hidraulica? To confundido despois de ler aqui.

Lagartixxa
19-02-08, 20:36
acho q o jeito mais facil de aprender a fazer isso sem fazer muita cagada é primeiro levar ela num mecanico e ve como ele faz e as ferramentas q ele vai usar, depois é so tentar fazer em casa igual o mecanico fez

Christian
19-02-08, 20:56
Opa então falei besteira.
Não tira os retentores não. :D

Guilherme Mcnasty
19-02-08, 21:24
vou tentar ajudar nesse tópico:
Nas motos pequenas de rua (125,150 e por aí vai) o melhor e o certo é utilizar fluido atf, o mesmo fluido pra direção hidráulica.
A troca deve ser a cada 12.000 km ou 01 ano;
A quantidade( que deve ser levada a risca) varia de moto pra moto, lembro apenas de algumas agora:
-cg 125 todas- 75,5 ml por bengala
- cg 150 - 142 ml por bengala
- ybr 156 ml por bengala
- rd 135 166,5 ml por bengala
- twister 300 ml por bengala

Em motos trail, sport(todas que possuem válvulas internas de regulagem de pressão) o recomendado é utilizar óleo específico pra suspensão. Existem várias viscosidades, cabe ao mecãnico/proprietário decidir/testar qual melhor se adapta à sua utilização.

para retirar o óleo velho é só soltar o parafuso superior da bengala, virar a mesma de cabeça pra baixo e deixar escorrer bem(eu sempre desmonto toda a suspensão pra limpar bem todos os componentes da suspensão e sempre lavo a mesma com querosene limpo, me certifico de que todo o óleo velho e sujeira tenha saído, passo ar, seco muito bem).

vohr56
19-02-08, 22:01
vou tentar ajudar nesse tópico:
Nas motos pequenas de rua (125,150 e por aí vai) o melhor e o certo é utilizar fluido atf, o mesmo fluido pra direção hidráulica.
A troca deve ser a cada 12.000 km ou 01 ano;
A quantidade( que deve ser levada a risca) varia de moto pra moto, lembro apenas de algumas agora:
-cg 125 todas- 75,5 ml por bengala
- cg 150 - 142 ml por bengala
- ybr e rd 166,5 ml por bengala

Em motos trail, sport(todas que possuem válvulas internas de regulagem de pressão) o recomendado é utilizar óleo específico pra suspensão. Existem várias viscosidades, cabe ao mecãnico/proprietário decidir/testar qual melhor se adapta à sua utilização.

para retirar o óleo velho é só soltar o parafuso superior da bengala, virar a mesma de cabeça pra baixo e deixar escorrer bem(eu sempre desmonto toda a suspensão pra limpar bem todos os componentes da suspensão e sempre lavo a mesma com querosene limpo, me certifico de que todo o óleo velho e sujeira tenha saído, passo ar, seco muito bem).






Cara, no manual de serviço da YBR fala outra medida. E o óleo recomendado é o 10W ou equivalente.

http://i253.photobucket.com/albums/hh57/vohr56/imagem-1.jpg




Se colocar mais óleo a suspensão vai ficar mais dura, não é isso?
E qual a diferença se eu utilizar o óleo 10W ou o ATF???

Guilherme Mcnasty
19-02-08, 22:16
Ops pobrema corrigido. Me enganei. O óleo 10w se equivale ao atf quanto à viscosidade.

Ivan RJ
19-02-08, 23:06
Bom está a palavra final do mecânico Guilherme, as dúvidas foram sanadas. Guilherme me permita uma pergunta. Se faz necessário a troca a cada 12 meses, mesmo sem ter rodado os 12.000km, e sentindo que a suspensão ainda está perfeita? Te agradeço antecipadamente pela resposta. Um grande abraço a todos os irmãos.

brunohcs
19-02-08, 23:18
12mil?

pow 12 mil ou anos e anos?

pq u kra lah ein cima falo anos e anos.. e agora o ivan falo 12 mil

pq se for 12mil eu vo ter q troka bem antes dos anos e anos do jeito q vai indo minha kilometragem!


aguardo a resposta tbem :OK:

sucupira
20-02-08, 00:04
Bom está a palavra final do mecânico Guilherme, as dúvidas foram sanadas. Guilherme me permita uma pergunta. Se faz necessário a troca a cada 12 meses, mesmo sem ter rodado os 12.000km, e sentindo que a suspensão ainda está perfeita? Te agradeço antecipadamente pela resposta. Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan, faz sentido o que ele disse...Aliás, trocar o óleo a cada 12.000 km a moto sempre ficará como nova. Em relação à troca anual ela pode ser considerada exagerada, mas não é, pelo contrário... eu acho que esse óleo é submetido a condições adversas por rodar tão pouco, diferentemente de uma pessoa que rode todos os dias ou pelo menos 1000 km por mês. Sem falar que em ambas situações um óleo inoperante pode condenar mais cedo a mola interna da bengala...gerar perda de eficiência do sistema de suspensão. O amortecedor ideal deve transmitir o menos possível os desníveis do terreno ao quadro e manter a roda sempre em contato com o chão.

Furious VIPER
20-02-08, 01:17
Na minha YBR sempre q trocamos (jura q eu ajudei o mecanico, né) saia 120ml de cada bengala... e ele perguntou dessa última.. se eu queria a suspensoa, mais macia, mais dura ou se tava bom.
Eu resolvi não mudar pq a suspensão dá fim de curso muuuuuuuuuuito raramente... umas 2 vezes por ano (isso q eu rodo todo santo dia)... então suspensão mias mole não ia ficar legal...
e suspensão mias dura podia deixar a dirigibilidade pior... preferi continuar no garantido...

Ademir26
20-02-08, 07:38
Pera ai pessoal, não precisa tirar redentor não, ate por que precisa de uma chave especial para isso.

O grande lance é o seguinte, a bengala da moto, bem em baixo, tem um parafusinho pequeno? Se tiver ele basta tirara as tampas da bengala, bem em cima, no topo, perto do guidão, e depois soltar esse parafuzinho dai o oleo vai sair, depois recoloca esse parafusinho, mede quando saiu e coloca a mesma quantidade por cima na bengala. O lance é ir fazendo experiencias, vai colocando de 10ml em 10ml ate achar que ficou boa a suspenção, quanto mais oleo e mais grosso mais dura ficara. Sempre faço nas minhas motos de trilha, da ultima fez usei oleo de direção hidraulica na minha agrale, mas como ele é fino coloquei um pouco de oleo de motor e ficou bom.

Mas eu tenho uma duvida, pra que tu quer trocar o oleo da tua moto, ela é 2007, esse oleo em moto de rua dura anos e anos.


Intão jjacob, eu não quero trocar, é que minhas bengalas na minha opinião estão moles demais acho o curso delas muito longo (acho que é isso que se diz quando o para lamas dianteiro chega a pegar no SCAP), a moto é nova mesmo, sei que o certo é levar na mecanica, mas como eu tenho gferramentas pra fazer algumas coisas, e ja fiz mecanica de carro no SENAI queria eu mesmo começar a fazer as coisas na moto.

No meu caso suponho que seja só colocar um pouckinho de oleo e ir vendo como fica o curso, por isso perguntei se tem que tirar as bengalas da moto ou se rola de fazer por cima mesmo! :clap:

Diego.fcs
20-02-08, 10:30
Intão jjacob, eu não quero trocar, é que minhas bengalas na minha opinião estão moles demais acho o curso delas muito longo (acho que é isso que se diz quando o para lamas dianteiro chega a pegar no SCAP), a moto é nova mesmo, sei que o certo é levar na mecanica, mas como eu tenho gferramentas pra fazer algumas coisas, e ja fiz mecanica de carro no SENAI queria eu mesmo começar a fazer as coisas na moto.

No meu caso suponho que seja só colocar um pouckinho de oleo e ir vendo como fica o curso, por isso perguntei se tem que tirar as bengalas da moto ou se rola de fazer por cima mesmo! :clap:


Então cara, como sua moto já tem algum tempo eu num acho muito interessante completar o óleo e misturar um óleo usado com um novo, esses óleos são baratos e vai sobrar um pouco ainda. Esse negócio de trocar a cada 10.000, 12.000 tá escrito nos manuais das motos, podem ver. A minha em março fará 1 ano e to pensando sim em trocar o óleo.

Guilherme Mcnasty
20-02-08, 20:41
Bom está a palavra final do mecânico Guilherme, as dúvidas foram sanadas. Guilherme me permita uma pergunta. Se faz necessário a troca a cada 12 meses, mesmo sem ter rodado os 12.000km, e sentindo que a suspensão ainda está perfeita? Te agradeço antecipadamente pela resposta. Um grande abraço a todos os irmãos.


opa blz Ivan!
atroca deve ser efetuada ao que ocorrer primeiro. Em geral 12.000 km ou 01 ano. Não se deve misturar óleo velho com o novo(pra que contaminar o óleo novo?). O óleo na suspensão da moto costuma se contaminar por partículas de metal e até mesmo umidade.

Ivan RJ
21-02-08, 12:19
Obrigado Guilherme, então está na hora de trocar o óleo das bengalas da minha moto, vou esperar completar os 3.000kms da última revisão e na próxima trocar o óleo da suspensão, já havia incluído, também, a troca do fluído de freio para o DOT 5. Mais uma vez te agradeço a atenção. Um grande abraço irmãozinho. :clap:

Ademir26
25-02-08, 09:08
Intão eu posso dar uma de MEXANICO e fazer emcasa a troca do oleo, não precisarei de nenhma ferramenta especial alema das chaves fixa etc???

FHNT
25-02-08, 10:57
Como referência acesse a nossa base de dados colega :

http://pequenasnotaveis.4shared.com/

e pegue o manual de alguma CG125, mais especificamente o que se referir a roda dianteira, lá têm tudo explicado passo a passo pra você ter uma idéia melhor de como proceder. O óleo correto é o STF, e deve ser trocado sim a ca 12 mil Km, ou a cada 2 anos, igual ao fluido de freio a disco.

jjacob
25-02-08, 13:15
Tem uma, se colocar mais oleo vai é dominuir o curso da suspenão e vai ficar um pouquinho mais duro, agora se ela esta mole o lance é usar um oleo mais grosso.

kaue_ma
25-02-08, 13:52
Acho que para o seu bem, vc deveria levar a moto até um mecanico de confiança...

A troca de retentores e do oleo da bengala não é uma tarefa facil, e acho que compensa pagar um pouco a mais e ter a certeza de que quem esta sendo feito um bom trabalho... Para não lhe dar dor de cabeças maiores no futuro...

Pra falar a verdade a minha tbm está precisando trocar os retentores e o oleo da bengala.

Marcos Fonseca
27-02-08, 09:45
Parece que as montadoras (todas sem excessão) buscam soluções para dificultar a manutenção caseira e fazer com que os propietários de veículos fiquem cada vez mais dependentes de mecanicos e consecionárias.

Observem que as motos dos anos 70 quase todas tinham um parafuso na parte mais baixa das bengalas justamente para drenar o óleo da suspensão. Cito como ex a CG '77, assim que a Honda mudou a supensão pela ceriani, este parafuso foi eliminado. Me lembro que uma vez depois do trabalho que tive para desmontar para trocar oleo de minha CG '82 (já com ceriani), eu deitei a moto para deixar a parte superior da bengala mais baixa que a inferior para que o oleo escorresse todo por ali. Por incrivel que pareça deu muito menos trabalho. Bom isto numa 125, numa moto maior...

Não reparei, mas na parte inferior das bengalas da trudinha, observem se é completamente fechado ou existe nesta extremidade um parafuso allen embutido que se possa soltar e drenar o oleo por alí?

Outra solução (se forem fechadas) e que envolve mais risco seria uma vez desmontadas as bengalas, levar a um torneiro para fazer um furo com rosca fina na parte mais inferior possível e pôr ali um parafuso com retentor.

Acho um absurdo ter que desmontar as bengalas da mesa apenas para trocar o oleo, e mais ainda se a periodicidade da troca é como foi dito aqui no forum a cada 6000 km ou mesmo a cada 10 mil.

Se assim for, quando chegar o momento minha trudinha vai "deitar".

Marcos Fonseca

Ademir26
27-02-08, 18:58
No manual da minha ta pra mudar de 9MIL km, eu acho que o curso dela ta muito longo, isso é falta mesmo né?