PDA

Ver Versão Completa : Invasão: Chávez ameça Colômbia de guerra



superkyo
02-03-08, 15:25
Invasão: Chávez ameça Colômbia de guerra

Juan Francisco Alonso, de Caracas

Como uma "violação flagrante do direito internacional", classificou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a morte do porta-voz das Farc - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Luis Edgar Devia, o Raúl Reyes, que na madrugada deste sábado foi alvejado por efetivos do exército colombiano, ao que parece no território do Equador. Também acusou o presidente colombiano Álvaro Uribe de copiar Israel e perseguir, atacar e assassinar seus inimigos inclusive fora de suas fronteiras. Chávez advertiu que se uma ação semelhante fosse produzida no território venezuelano está seria considerada casus belli, causa de guerra.


"De maneira muito sútil o governo da Colômbia reconhece ter realizado uma incursão, ter violado a soberania de um país vizinho (Equador) de maneira alegre, irresponsável, e isto é preocupante (...) Isto não tem precedentes, pedimos ao governo da Colômbia que esclareça isso. O ocorrido é extremamente grave, se arroga o direito de bombardear um país vizinho, violando todas as leis internacionais (...) Será que se vai converter a Colômbia na Israel da América Latina?", afirmou o mandatário em um fala improvisada transmitida pela TV e que foi dirigida ao país na noite deste sábado, no Palácio de Miraflores, momentos antes de presidir um conselho extraordionário de ministros.

Após lamentar o ocorrido, o qual se produziu 72 horas depois das Farc terem libertado unilateralmente quatro ex-congressistas que mantinham em seu poder há vários anos, o chefe de Estado advertiu a Uribe sobre os riscos que correria caso autorize uma ação similar novamente.

"Pense, presidente, não vá você ficar totalmente isolado neste território (a América Latina) (...) Não vá fazer isto por estes lados, presidente Uribe, porque seria algo extremamente grave. Seria casus belli uma incursão militar nas terras venezuelanas (...) Se os meus soldados, como vem acontecendo, patrulham uma fronteira, recebem fogo na selva e crêem ou detectam que vem do outro lado do Rio Arauca (divisa natural entre Venezuela e Colômbia no sul do país), por exemplo, não estão autorizados esses soldados a incursionar além do Arauca para o território colombiano; não podem fazê-lo sob nenhum respeito", afirmou.

Esta é a segunda vez desde o início da atual crise diplomática binacional, que começou em 21 de novembro passado, quando o governo colombiano decidiu dar por terminada a mediação do presidente Venezuelano para obter a libertação dos seqüestrados nas mãos das Farcm, que Chávez fala de uma eventual guerra com a nação vizinha. A primeira foi em janeiro, quando o vice-presidente colombiano, Francisco Santos, assegurou que "havia de se buscar" o prefeito da cidade venezuelana de Maracaibo, Giancarlo Di Martino, para processá-lo por apoiar os grupos insurgentes, logo após a divulgação de um vídeo onde, supostamente, dava mantimentos a colombianos em situação irregular.

Chávez lamentou que o governo de Bogotá tenha decidido declarar "guerra até a morte" às Farc, além de assegurar que essa decisão não foi tomada na Casa de Narinõ, mas sim na Casa Branca. "O punho da guerra é o punho do império, porque o governo da Colômbia não é soberano nisto. É uma imposição do governo norte-americano", disse.

Golpe duro na negociação

Minutos antes do presidente Chávez aparecer na tela da televisão, o chanceler Nicolás Maduro leu um comunicado do governo venezuelano cujo conteúdo não é muito mais diplomático que as expressões dos chefe de estado. No documento, em cuja redação o pessoal do Ministério do Exterior se concentrou o dia todo, afirma-se que a morte de Reyes em combate "revela, mais uma vez, a equivocada conducta de quem privilegia a opção militar e aposta em uma agudização do conflito armado sobre a saida política e negociada, sem calcular suas graves conseqüências".

"Este lamentável feito, apresentado como uma vitória bélica, constitui uma bofetada para todos os que temos colocado nossas esperanças na paz e os melhores esforços em impulsionar o entendimento como fórmular para alcançar a reconciliação, o reencontro e a concórdia do povo da Colômbia", agrega o documento.

Sobre as eventuais repercussões do ocorrido, o vice-presidente da Comissão de Política Exterior do Parlamento, deputado Carlos Escarrá Malavé, afirmou a Terra Magazine que "isto dificultará o processo de paz. Não seria de estranhar que nos próximos dias observemos um recrudescimento dos combates entre as Farc e o exército. É de se esperar novos antentados e combates em zonas distitinas da Colômbia".

O legislador descartou de pronto que as 700 pessoas que ainda permanecem sob custódia do grupo liderado por Manuel Marulando, o Tirofijo, seja objeto de represálias por conta da morte de Reyes. "As Farc têm bem claro que estão participando de uma guerra e que pode haver baixas. Não creio portanto que vão tomar qualquer tipo de ação contra os reféns", asseverou.

Embora o acampamento onde morreu o porta-voz das Farc se encontrasse em território equatoriano, Escarrá rechaçou que isto possa significar que as autoridades desse país andino acolham ou protejam os insurgentes. "Seria descabido dizer que o fato de Reyes estar no lado equatoriano significa necessariamente que o governo de Rafael Correa lhe ofereceu refúgio e apoio", concluiu.


FONTE : TERRA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hugo Chávez fecha embaixada e mobiliza tropas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou hoje o fechamento da embaixada da Venezuela na Colômbia e a mobilização de "10 batalhões" militares na fronteira entre os dois países.

Chávez reagiu assim às circunstâncias do "covarde assassinato" do porta-voz internacional das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.


FONTE : TERRA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O LOKO MEU !!

alley.angelo
02-03-08, 15:56
Que loucura cara, esse louco quer fazer guerra aqui na America do Sul, pior ainda na fronteira da região Norte, que apesar do desmatamento ainda tem muita area onde ser enconder tropas!

E outra, se isso ocorrer, como o seu Lulinha vai reagir?

lion
02-03-08, 17:08
fácil, vai dizer "eu não sei de nada" até acabar a guerra, depois vai dizer "eu não sabia de nada" quando a guerra já acabou.

OptimusLeo
02-03-08, 17:09
Tomara que los parces venham e acabem com esta ***** de pais e governo de uma vez so...

Ivan RJ
02-03-08, 17:28
Será que não seria o próprio Chaves patrocinado pelo governo americano? Seria uma hipótese, pois, é impossível um presidente falar tanta besteira e proferir tantas palavras contra um presidente americano, apesar de verdadeiras, Busch é louco, alcoolatra, desprezível, belicísta e tantas outras que concordo, e continuar vivo. Esse é o motivo da minha desconfiança, seria, com certeza, muito fácil a CIA acabar com esse anão venezuelano, acidentes acontecem. Para dizer a verdade até para o CV seria fácil. Tenho muitas dúvidas quanto ao verdadeiro grau de relacionamento entre Busch e Chavez. Levem esta hipótese em questão. Um grande abraço a todos os irmãos.

OptimusLeo
02-03-08, 17:35
Chavez vende petroleo "debaixo da mesa" a precos mais baratos pro Bush...e por isso que o USA nem se liga com as teterias que o Chavez diz diariamente.

alley.angelo
02-03-08, 18:12
Qual a sua opinião sobre o que esta cacontecendo ai Optimos?

OptimusLeo
02-03-08, 18:33
Tal cual disse o Simon Bolivar..."Cada povo tem o governo que merece"...mais nada, o povao venezolano e bosta mesmo, agora tem que aguentar este MI COmandante...pra que sigam votando besteira.

Cuando eu cheguei na Venezuela do Brasil, era incrivel, parecia que nao tinha gente pobre aqui...hoje en dia a miseria e incrivel, este pais afundou de uma maneira incrivel, e hoje en dia o Brasil le da 50 porradas na cara a Venezuela...

Volverine MF
02-03-08, 21:40
Será que não seria o próprio Chaves patrocinado pelo governo americano? Seria uma hipótese, pois, é impossível um presidente falar tanta besteira e proferir tantas palavras contra um presidente americano, apesar de verdadeiras, Busch é louco, alcoolatra, desprezível, belicísta e tantas outras que concordo, e continuar vivo. Esse é o motivo da minha desconfiança, seria, com certeza, muito fácil a CIA acabar com esse anão venezuelano, acidentes acontecem. Para dizer a verdade até para o CV seria fácil. Tenho muitas dúvidas quanto ao verdadeiro grau de relacionamento entre Busch e Chavez. Levem esta hipótese em questão. Um grande abraço a todos os irmãos.


Realmente essa hipotese merece atenção, afinal, Busch tem muita culpa no que ocorreu no 11 de Setembro, aliás, o documentário Farenheit 11/9 mostra mto bem isso e vai além, propondo uma hipótese semelhante a essa do Ivan, de que foi o próprio governo americano que "encomendou" aquele atentado. Porém, talvez Busch não tenha madado mata-lo pq seria óbvio demais, mas...

De qualquer forma, há muito tempo Chavez vem "enchendo um barril de polvora".

O fod@ é que uma guerra é o que menos precisavamos, afinal, como todos nós sabemos, quem sofre com isso são os inocentes, enqto os chefões, por serem intocaveis, ficam a salvo.

OptimusLeo
02-03-08, 21:47
Se o Brasil invadir Venezuela, eu serei como o 007...agente secreto infiltrado :drool:

Volverine MF
02-03-08, 21:50
Se o Brasil invadir Venezuela, eu serei como o 007...agente secreto infiltrado :drool:
:lol: :lol: :lol: Enqto a coisa ta pegando fogo o Optimus fica só rindo, mas isso é pq ainda não te afetou né :lol:

OptimusLeo
02-03-08, 21:53
:lol: :lol: :lol: Enqto a coisa ta pegando fogo o Optimus fica só rindo, mas isso é pq ainda não te afetou né :lol:


Como diz o dito "Tou rindo pra nao chorar".

Ainda nao me afeitou? Levo desde o 99 que o MI COmandante pegou o poder nesta ***** vendo como cada dia mais eu tenho menos direitos, menos poder adquisitivo, maior inseguranca, maiores riscos na hora de sair na rua, menores oportunidades de trabalho, menos produtos basicos como leite, arroz, feijao, etc, etc, etc...

Volverine MF
02-03-08, 22:01
Como diz o dito "Tou rindo pra nao chorar".

Ainda nao me afeitou? Levo desde o 99 que o MI COmandante pegou o poder nesta $#@%$# vendo como cada dia mais eu tenho menos direitos, menos poder adquisitivo, maior inseguranca, maiores riscos na hora de sair na rua, menores oportunidades de trabalho, menos produtos basicos como leite, arroz, feijao, etc, etc, etc...
Não tinha visto por esse lado, mas de qlqr forma, se isso virar guerra, todos seremos afetados.

Por isso, é bom o pessoal ir se acostumando a ter cabelo raspado e usar coturno. :lol:

Eu fico de fora, sou "torto" demais para o exército :lol:

OptimusLeo
02-03-08, 22:17
Aqui nao vai ter guerra nenhuma, o Chavez adora falar besteira, mais o pessoal que apoia ele so esta nisso para se encher os bolsos, nenhum deles acredita nos ideais e toda a besteira que ele fala.

E o povao ignorante tem ums idiotas que acreditam, mais caso tenha uma guerra, esses sao os primeiros en esconder o rabo entre as pernas e sair fugindo.

E o exercito de aqui, os caras ganham tao pouco que nao vao ficar arriscando a vida numa guerra mais estupida que briga de garotada.

oldskullo
03-03-08, 00:30
Será que não seria o próprio Chaves patrocinado pelo governo americano? Seria uma hipótese, pois, é impossível um presidente falar tanta besteira e proferir tantas palavras contra um presidente americano, apesar de verdadeiras, Busch é louco, alcoolatra, desprezível, belicísta e tantas outras que concordo, e continuar vivo. Esse é o motivo da minha desconfiança, seria, com certeza, muito fácil a CIA acabar com esse anão venezuelano, acidentes acontecem. Para dizer a verdade até para o CV seria fácil. Tenho muitas dúvidas quanto ao verdadeiro grau de relacionamento entre Busch e Chavez. Levem esta hipótese em questão. Um grande abraço a todos os irmãos.


Nãão, os EUA é que patrocinam a Colômbia e o combate ao narcotráfico, e isso faz tempo.

O Bush tá em cima da Venezuela porque é um dos países que mais exportam petróleo no mundo, então o Chavez tem digamos assim um certo poder até porque é membro permanente da OPEP e poderia até engrossar um pouco as relações que essa Organização tem com os EUA, gerando restrições na venda e quem sabe até um embargo (difícil mas não impossível).

Exemplo disso foi na reunião, ano passado, da OPEP quando o Chavez disse em alto e bom tom que o dólar era moeda do passado, e que o EUro deveria ser tomado como moeda para a compra do barril de petróleo... imagine o impacto que isso teria na economia estadunidense.

Se o Chavez bater de frente com a Colômbia, os EUA vão trazer duas belas dores de cabeça que são o Exército Americano e a Blackwater, uma das companias de 'segurança' que mais lucraram no governo do Bush por prestar "serviços" (leia-se matar estilo Tropa de Elite) no Iraque e Afeganistão...

Diego.fcs
03-03-08, 10:16
Acho mais é que tem que ter uma guerra mesmo e acabar com esse cara logo de vez, infelizmente assim é o único jeito de acabar com essa palhaçada que ele chama de governo. O cara tá brincando de "Age of Empires" ou Simcity com o país dele e ainda quer declarar guerra, acho que todos aki da América do Sul deveriam entrar contra ele e dar um cacete nele. Se bem que o nosso Presidente Mula iria se cagar de medo e capaz de apanhar dele e perdir desculpas pra ele e ficar quieto.

César
03-03-08, 10:19
Ele quer testar os novos caças Sukkoy que ele comprou.

OptimusLeo
03-03-08, 12:39
Ele quer testar os novos caças Sukkoy que ele comprou.


Dos cuais, so funcionarian cuando muito, 2 so...porque aqui compraram um montao de F16, e nos ultimos anos, so tinha operacional ums 2 ou 3, porque tinham que usar pecas de um para poder manter funcionando o outro...manutencao sulamericana na maxima expresao

Diego.fcs
03-03-08, 17:01
Se bem que tem essa né, se sair uma guerra aki na América do Sul vai ser acho que uns 2 dias de guerra, cada país tem uns 3 caças e uns 2 bombardeiros, uns jeep willys véios, sem munição...

cabra de brasilia
03-03-08, 17:10
O que eu vi no jornal de manhã que isso é mais uma pirotecnia do tal do Chávez (esses cabras assim dão o boga meu amigo....ô se dão..... :G.....mas enfim) nos últimos meses caiu mais de 20% o índice de popularidade dele........

Uma vez li que o Brasil é os Estados Unidos dos países latinos e africanos.....massacra todos em todos os sentidos......pega um exemplo que nesses países tudo cerca de 90% de seus produtos são manufaturas brasileiras..... :P........como carros por exemplo.......

oldskullo
03-03-08, 18:36
Se bem que tem essa né, se sair uma guerra aki na América do Sul vai ser acho que uns 2 dias de guerra, cada país tem uns 3 caças e uns 2 bombardeiros, uns jeep willys véios, sem munição...


Isso se os trilheiros emprestarem os jeeps pra guerra :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Diego.fcs
04-03-08, 11:04
Isso se os trilheiros emprestarem os jeeps pra guerra :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


hauhuahuahuahuahuahuhauhauahuahuahuahuahuahuhauhau hauhuahhauauahuaa...

O cara lá de boa fazendo trilha chega o exército lá e fala: Desce! Seu Jeep foi confiscado pelo governo... :drool:

Joao XTZ
04-03-08, 11:16
meu se o brasil fosse chamado p/ ir p/ a guerra nas matas nao tinha p/ ninguem em situaçoes de terra apesar de tudo o exercito brasileiro eh uma dos melhores do mundo!!!e como foi dito mais ou menos 60 ou 70 % dos carros na america latina sao brasileiro e em alguns mercados carros do brasil sao lideres de mercado...a venezuela so tem o petroleo...e eu gostaria muito q o chavez tomasse no rego p/ parar de ser o jogador de SimCity...valeu... :lol: :lol: :lol:

OptimusLeo
04-03-08, 11:32
Se o Brasil invadisse Venezuela, ia ter gasolina barata :drool:

Aqui o Chavez podera ter muitas armas, mais nao tem poder humano...aqui os soldados nao tem experiencia nenhuma en algum conflito, ademais muitos nao estao motivados de ir para un conflito que e mais que nada por um capricho do MI COmandante...

Eu gostaria de que esta ***** terminassem de bombardear de uma vez so (Mais esperem eu ir embora)

jecastro
04-03-08, 15:15
Não gosto do chaves, mas este Uribe na Colômbia é muito pior, ele não passa de um pau mandado do Bush e chefe do narcotráfico na Colômbia, só combate o tráfico dos concorrentes, depois que ele assumiu a Colômbia multiplicou suas exportação de coca.

Volverine MF
05-03-08, 03:49
Eu acho que o Chavez tem é muita inveja do Busch e por isso ta querendo ser como ele. Agora até querer brincar de jogos de guerra como o WC ele quer tb. Pena que o orçamento dele não é igual.(pena pra ele, não pra nós)

Joao XTZ
05-03-08, 10:55
o chavez quer ser o manda chuva da america do sul enquanto isso o lula so apaga os incendios e tenta apaziguar...o tempo mostrara quem foi o melhor...valeu... :lol: :lol: :lol:

rockerva
06-03-08, 10:55
Os estados unidos invadem um monte de países a muitos anos e ninguem fala nada.
Israel só faz o que faz pq os eua entopem eles de armas.
Deixa o cara invadir o equador em paz, assim o brasil começa a vender armas e faz mais dinheiro.