PDA

Ver Versão Completa : O que muda com um volante aliviado?



MarciON
04-03-08, 20:40
eae galera
qual a diferença d um volante aliviado?
oq muda? a moto ganha força? giro?

quais os prós e contras?

kabaulll
04-03-08, 20:54
otima pergunta...tmbm tenho vontade de saber...

lion
04-03-08, 22:37
perdoem minha ignorancia, oq eh isso?

Mostarda_69
04-03-08, 23:56
O que sei de carro e caminhao.. o volante eh uma pesa redonda maciça ligada se nao me engano no final do virabrequim.. um motor de moto sem ele desligaria.. cada 2 ida e volta ele queima uma vez.. e o volante que faz girar a vez que nao queima.. em algum carros tb desligaria o motor..

O volante aliviado o motor sobe o giro bem mais rapido, pq tira peso dele.. igual tu pega uma xtz com 104kg e depena ate uns 70kg.. ele sobe mais rapido..
POREM, a diferença de tira peso da moto e do volante eh que nas subidas, ou o momento que voce precisa potencia pra manter a velo ela vai perde mais rapido, pois o volante tende a continuar girando e ajuda a mater a rotaçao quando esta alta, entao menos peso no volante sobe mais rapido e desce mais rapido o giro..


Ja vi uns caminhoes da volks que tinham pouca potencia e o cara dexo na metade o volante.. dai ia tri bem quando vazios.. ja nas subidas.. vinha a 100 e caia pra 30 num toque..

casali
04-03-08, 23:59
o volante fica mais leve e consegue girar mais,

o que ganha depende do resto da preparação

OptimusLeo
05-03-08, 02:59
Ao reduzir peso voce disminui a "inercia" (resistencia a comencar a se mover inicialmente), mais tambem reduz a inercia que mantem o volante dando voltas.

Voce vai subir de RPM mais rapido, mais en cualquer subidinha a moto vai sufrir...vai perder o torque, a forca la embaixo.

Eu nao recomendaria para motos nao...ja tenho feito en carros e se nao faz direito, fica lixo o carro e tem que sair a comprar outro volante.

Mostarda_69
05-03-08, 07:06
Outra.. em carro ja vi vaaaaaaaaaaaaarios problema de quebra o volante e destrui tudo por ali.. eh dificil balancear perfeito depois.. pelo menos, pelo que vejo por aqui eh dificil, pois ja vi varias quebras..

jecastro
05-03-08, 09:06
Além de perder força nas subidas aumenta a vibração do motor, só é indicado em preparações de motocross onde o giro tem que subir rápido, o motor fica ruim de lenta e pode apagar por falta de força para completar a volta.

loucura
05-03-08, 09:13
perde força perde.... nao notei
ganha giro sim....
muda a lenta ummm talvez só mexer na lenta

fica bom sim.... nao recomendo mudar o original eu uso um de competição na minha dt200.
talvez na cg nao seja uma boa mudar somente isso!!!!

jecastro
05-03-08, 09:18
DT é 2T, o motor tem baixa taxa de compressão e não precisa dar duas voltas completas com uma explosão, em 2T pouco se nota este alívio porque o volante já é extremamente leve.

Mostarda_69
05-03-08, 10:09
Eh o que eu ia dize.. 2 tempo explode toda volta, entao nao necessita peso pra gira o moto pela inercia..

agm2112
05-03-08, 15:54
O volante é um "reservatório de energia cinética". Acho que poderiamos até fazer uma analogia com um capacitor sem cometer grandes gafes. O volante dará mais inércia ao motor, fazendo com que ele tenha reações mais constantes em marcha-lenta, e ganhando algum "torque extra". O alívio do volante é para ele variar o giro mais rápido. Eu iria preferir colocar mais peso no volante do que retirar. Um motor com volante (magneto em alguns motores 2T) aliviado deve morrer toda hora ao se sair de primeira marcha sem uma boa acelerada.

loucura
06-03-08, 00:08
em 2T pouco se nota este alívio porque o volante já é extremamente leve.

uhhhh uma leveza!!! se vc visse o peso do volante original e do novo se ia ver o que se nota e se acelerar a dt agora vai ver se nao nota!! rss

loucura
06-03-08, 00:19
achei a imagem dele...

http://i4.photobucket.com/albums/y120/loucura/1001/DSC06121.jpg