PDA

Ver Versão Completa : Desigualdade social diminuindo no Brasil



César
30-03-08, 17:29
Quase 12 milhões de brasileiros deixam classes D/E em um ano

KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

As classes mais baixas da população, D e E, deixaram de ser maioria no Brasil. Em 2007, segundo estudo da financeira Cetelem em parceria com a Ipsos, o número de brasileiros nas classes mais baixas era de 72,9 milhões, cerca de 39% da população. Isso significa que 11,9 milhões de brasileiros passaram para classes mais altas em um ano, já que, em 2006, eram 84,8 milhões de brasileiros na base.

De acordo com o estudo, a classe C recebeu, tanto das mais baixas (D e E) como da mais alta (A e B ), quase 10 milhões de integrantes, passando de 66,7 milhões em 2006 para 86,2 milhões em 2007, o que significa 46% da população.

O grupo que está nas classes A/B, por sua vez, reduziu de 32,8 milhões de pessoas em 2006 para 28 milhões em 2007, o que representa 15% da população.

Segundo a Cetelem, a pesquisa demonstra que houve diminuição na desigualdade de renda, com uma ligeira queda da renda média das classes A/B, ascensão de um grande contingente para a classe C e um pequeno aumento da renda média das classes D/E.

Em 2005, a renda média familiar das classes A/B era R$ 2.484. Ela caiu sucessivamente para R$ 2.325 e atingiu R$ 2.217 em 2007 --o que corresponde a uma redução de cerca de 11%. Nas classes D/E, a renda média familiar subiu de R$ 545 em 2005, para R$ 571 em 2006 e depois a R$ 580 em 2007, um crescimento de pouco mais de 6%.

Já a renda média da classe C permaneceu no mesmo patamar nesses três anos: algo em torno de R$ 1.100. A pesquisa ressalta ainda que o número de pessoas que passou de D/E para C teve um aumento de sua renda média mensal de R$ 580, para os atuais R$ 1.100.

Outro destaque da pesquisa foi a melhoria da renda disponível das classes C e D/E, aquela que sobra após o pagamento de contas e obrigações financeiras. A renda disponível das classes D/E foi negativa, em 2005, em R$ 17, terminando o ano no vermelho. No entanto, em 2006, a renda disponível ficou em pouco mais de R$ 2, subindo a R$ 22 no ano passado.

A classe C também registrou aumento nesse item. Ela era R$ 122 em 2005, passou para R$ 191 em 2006 e caiu para R$ 147 em 2007. Apesar da queda de 23,04% no último ano, quando se toma todo o período, o crescimento foi de 20%. Apenas as classes A/B viram diminuir sua renda disponível, caindo de R$ 632 em 2005 para R$ 506 em 2007, uma redução de 20%.

BrunoDias
30-03-08, 17:50
cara, pra resumir
teve gente saindo de situaçao de miseira, e os ricos ficaram menos ricos, certo?

sera o inicio de uma distribuiçao de renda menos desigual?
:clap:

César
30-03-08, 18:12
Então, é gente que nunca teve carro, moto, tv, geladeira, dvd, agora está comprando essas coisas e isso tá movimentando a economia e diminuindo as desigualdades sociais no Brasil. Isso eu acho mto bom.

BrunoDias
30-03-08, 18:18
Então, é gente que nunca teve carro, moto, tv, geladeira, dvd, agora está comprando essas coisas e isso tá movimentando a economia e diminuindo as desigualdades sociais no Brasil. Isso eu acho mto bom.
eu por exemplo :OK: :OK: :OK: :OK:
tenho carro, geladeira, maquina de lavar, tv, pc :OK: :OK: :OK:
uhuuuu!!!!
falta so a motoca uhahauha

mantabodyboarder
30-03-08, 18:35
Na verdade está avabando mesmo é a classe média, vão acabar traçando uma linha, ou o cara sofre ou ele é rico pra limpar a bunda com dinheiro...

Acabar com desigualdade social não é nivelar por baixo como está acontecendo não...

BrunoDias
30-03-08, 18:46
nao foi bem o q falou o texto ali em cima

alley.angelo
30-03-08, 20:56
Cara, antigamente era um saco ter uma moto, hj basta ter um contracheque de 450 que vc tira uma moto!

jecastro
30-03-08, 21:03
Na verdade está avabando mesmo é a classe média, vão acabar traçando uma linha, ou o cara sofre ou ele é rico pra limpar a bunda com dinheiro...

Acabar com desigualdade social não é nivelar por baixo como está acontecendo não...

Não acho que esteja nivelando por baixo e sim pela média basta ver que os pobres estão tendo produtos que antes era exclusividade da classe média, nivelar por baixo seria se todo mundo passasse a passar fome e não ter como comprar bén duráveis.

OptimusLeo
30-03-08, 21:40
Na verdade está avabando mesmo é a classe média, vão acabar traçando uma linha, ou o cara sofre ou ele é rico pra limpar a bunda com dinheiro...

Acabar com desigualdade social não é nivelar por baixo como está acontecendo não...


Algo assim ta acontecendo aqui na Venezuela...hoje em dia a clase media cada dia e menos numerosa...os ricos ficaram mais ricos, os pobres ficaram mais pobres e a clase media terminou se distribuindo nesses dois grupos.

glauber
30-03-08, 21:49
Não acho que esteja nivelando por baixo e sim pela média basta ver que os pobres estão tendo produtos que antes era exclusividade da classe média, nivelar por baixo seria se todo mundo passasse a passar fome e não ter como comprar bén duráveis.

Meu entendimento é semelhante ao teu... pelo que li da matéria entendo que as classes mais baixas têm mais acesso à recursos que antes não tinham, e nas classes altas a concentração de renda diminui. Penso que isso seja algo positivo - uma distribuição mais igual das riquezas geradas no país entre as pessoas que nele habitam.

BrunoDias
30-03-08, 22:20
concordo

quando eu trabalhava la em minas gerais como tecnico, ia entregar pc em cada morro cara, ddava ate medo

utimamente ta facil compra as coisas, qualidade de vida pros mais pobres esta ficando melhor

Guigo
30-03-08, 22:25
Affff......e tem gente que ainda acredita nessas baboseiras.... :stop:

Diminuição de desigualdade social se faz com educação e saúde de qualidade....tirar dinheiro de uns e dar para outros é distribuição de renda....
SÓ QUE:
Qualquer país decente do planeta, a distribuição se faz retirando dos mais ricos (através de impostos) e repassando aos mais pobres...
No Brasil, atocha-se a Classe média de impostos exorbitantes (vide o nosso IPVA) para custear programas de fornecimento de esmolas à população carente, com fins obviamente eleitoreiros....isso vale para TODOS os políticos...de qq partido...
Enquanto isso....os ricos continuam cada vez mais ricos....

jecastro
31-03-08, 08:53
Affff......e tem gente que ainda acredita nessas baboseiras.... :stop:

...
Enquanto isso....os ricos continuam cada vez mais ricos....


Oi Guigo, estava com saudade de teus discursos neocapitalista-socialdemocrata :lol: :lol: É obvio que os ricos estão ficando mais ricos, se o consumo dos mais pobres esta aumentando de quem é que tu acha que eles estão comprando? Quem são os donos dos meios de produção? Quanto os ricos pagarem mais impostos eles já pagam bastante, o problema é os que sonegam, acima dos R$2.xxx,00 todos pagam 27,5% e como é uma porcentagem se alguém ganha 10x mais paga 10x mais. Você não pode sobrecarregar demais com impostos o andar de cima porque ninguém vai querer montar uma fábrica que gere milhares de impregos se não for para ter lucro.

Wanderson
31-03-08, 13:35
eu nao boto fé nao
nunca vai acabar essa desigualdade nao
com politico nenhum

fred_black
31-03-08, 14:33
Para um Brasil cada vez mais decente é LULA presidente, a se tivesse outra releição hauhauhaa
Sou fã de carteirinha do lula viu.

Joao XTZ
31-03-08, 14:37
se tivesse outra reeleiçao votava de novo...ele esta ajudando muito o povo pobre...mas a reforma tributaria ajudaria muito mais as classes C D e E ainda mais pelos impostos abusivos em carros e motos q essas classes estao podendo comprar agora, e tbm em alimentaçao ...alimentaçao barata e de qualidade eh um sonho de muita gente...valeu... :lol: :lol: :lol:

jecastro
31-03-08, 15:03
eu nao boto fé nao
nunca vai acabar essa desigualdade nao
com politico nenhum


Isto não existe, sempre vai existir desigualdade, o importante é que quem esteja em baixo não esteja tão embaixo, afinal de contas não seria justo que as pessoas que estudaram mais, trabalharam mais e que se esforçaram mais tenham o mesmo salário dos que ficaram esperando ajuda do céu.