PDA

Ver Versão Completa : Como limpar a corrente?



Mostarda_69
13-04-08, 20:33
Bom, meu problema sempre foi limpeza da corrente...

Como eu faço isso.. limpo com querosene puro.. com diesel.. com que??
Como passo com a corrente na moto.. tiro ela pela imenda ou tiro a roda pra tira o correia??

Eu nunca limpei nenhuma corrente minha, mas to achando que precisa.. pq vira e meche encrusta sujeira nela..

E nao tenho a minima ideia de como eu faço isso.. no jeito mais pratico e funcional claro..

Vlw ae galera..

Furious VIPER
13-04-08, 20:56
qr um jeito prático e mais rápido de fazer isso?
talvez não fike perfeitamente limpa como deixar de molho no querosene... mas é bem mais fácil:
dxa a moto no cavalete e atola de diesel ou querosene na corrente... espalha com um pincel... atocha em todos os buraquinhos, dentes da coroa... e aos poucos vai girando...
faz isso num pedaçodela (uns 15cm) experimenta limpar afú.. e depois compara com o resto.. ela fica limpona!!

César
13-04-08, 21:01
Pode crê eu fiz isso mes passado com a minha comprei 2 litros de diesel no posto peguei uma cuia de plástico grande enchi de diesel peguei um pincel grande e dei um banho de diesel na corrente passando o pincel em todo canto limpa td depois deixa secar bem tipo várias horas ou anda com ela assim pra secar bem aí só depois passa óleo novo. Vc vai reparar que após feito isso a corrente vai demorar mais pra ter que ajustar por ela estar limpa e livre da poeira/areia que desgasta ela e faz vc ter que ficar esticando ela td hora.

Volverine MF
13-04-08, 21:30
Se vc nunca lavou a corrente aconselho vc tira-la da moto para poder fazer uma limpeza das boas nela, quem sabe deixando um tempo de molho no diesel e/ou querosene e levando várias vezes, secar bem com um compressor ou deixando-a no sol, e depois lubrificar com Bardhal B12 ou com óleo 140, mas acho que vai precisar aquecer um pouco para ele penetrar bem na corrente.

Acho que uma boa pra enchaguar depois de ter lavado bem com diesel ou querosene são aqueles jatos d'água com bastante pressão, assim a sujeiro que o querosene ou o diesel não conseguiu diluir a pressão da água tira.

Ps.: Desculpe-me quem anda com a moto pra secar a corrente, mas isso é coisa de preguiçoso e detona a corrente, pois ela trabalha sem nenhuma lubrificação. O ideal é secar com ar comprimido, mas se não tiver, o ideal é deixar secar naturalmente. Isso tb não é mto bom por causa da ferrugem que se forma, por isso acho melhor tirar e deixar secar ao sol.

Hunter 123
13-04-08, 21:35
Eu nunca limpei nenhuma corrente minha, mas to achando que precisa..

Caramba...nunca? Cara, eu limpo a corrente sempre que lavo (a cada mês e meio mais ou menos), com querosene. Dá gosto depois de pronto, mas é um saco.

Volverine MF
13-04-08, 21:39
Tb achei estranho esse negócio de nunca ter limpado a corrente, mas pensei "talvez ele mande alguém fazer né, e agora não tem mais ninguém, ele msm tem que fazer e não sabe" :lol:

PenPen
13-04-08, 21:58
tiro ela pela imenda ou tiro a roda pra tira o correia?



caso resolva tirar a corrente para limpeza, creio que seria melhor tirar a emenda, pois se for retirar a roda tem que sacar a balança tambem! :OK:

Fernando Oliveira
13-04-08, 22:01
qr um jeito prático e mais rápido de fazer isso?
talvez não fike perfeitamente limpa como deixar de molho no querosene... mas é bem mais fácil:
dxa a moto no cavalete e atola de diesel ou querosene na corrente... espalha com um pincel... atocha em todos os buraquinhos, dentes da coroa... e aos poucos vai girando...
faz isso num pedaçodela (uns 15cm) experimenta limpar afú.. e depois compara com o resto.. ela fica limpona!!


Faço assim tambem, fica muito bom !!!

Furious VIPER
13-04-08, 22:59
César.. larga de ser preguiçoso pourra!!! dxa secar a corrente com a moto parada... NUNCA ande sem lubrificação.. ainda mais de propósito!!
Eu faço o procedimento q citei a cada 2 semanas em média... as vezes é toda semana, as vezes demora 1 mês... e minha corrente com 35500km rodados.. tá ótima ainda... e regulo ela lááááá de vez em qdo... sempre q vou na loja peço pra regular, mas normalemnte os caras dizem q tá boa!
Axo q to fazendo da maneira certa! :D

superkyo
14-04-08, 01:05
Osso limpar a corrente....EU ainda naum limpei a minha tá com 1.500km desde a ultima revisão q limparam e naum vejo nada nela.....

Talvez eu lave a cada 3.000km ahuahuahuhu

agm2112
14-04-08, 09:29
Pra secar a corrente eu acelero a moto no cavalete (no meu caso o descanso lateral mesmo) em quarta ou quinta marcha até espirrar toda a água. Sem tração sobre a corrente ela não sofrerá qualquer desgaste.. pode ter certeza. Depois lambuzo ela de spray da Vaz e dou umas voltas no quarteirão pra secar o resto da moto.

Diego.fcs
14-04-08, 10:06
Eu faço igual o Viper falou, coloco no cavalete e vou girando a roda e passando um pincel com querosene, é meio chato, mas tem uma hora que ela fica limpa, o ideal também é tirar aquela tampa lateral e limpar bem o pinhão...

danielpaiva
14-04-08, 10:25
Eu faço igual o Viper falou, coloco no cavalete e vou girando a roda e passando um pincel com querosene, é meio chato, mas tem uma hora que ela fica limpa, o ideal também é tirar aquela tampa lateral e limpar bem o pinhão...


Faço assim também...e da ultima vez, fiz assim:
1- Jato de agua
2- Querosene no pincel
3- Espirrei um pouco de WD (esperei um tempo)
4- Joguei um pouco de agua (esperei secar)
5- Lubrifiquei a corrente com óleo

O WD deu uma limpada legal tb...

Mostarda_69
14-04-08, 12:04
Levando em conta a fazoca.. em aneis o-ring, nao seria melhor querosene?? ou ele tb eh abrasivo..? nunca limpei corrente de nenhuma moto minha. aehueahuae.. mas nunca andei muito com as motos.. a strada foi 6mil, a hunter 6mil..a fazoca quase 4mil.. a DT 2500km..

E na DT que nao tem aneis vo taca diesel mesmo.. vo tenta acha a imenda fds e vo me atraca...

Ontem lavei a fazoca e limpei a corrente soh na coroa, pq na real fui limpar a coroa dela.. mas agora nem pens eu vo anda sem nada na corrente.. ela ja ta demolho a quase 1 mes.. fica mais uma semana.. tenho a PQP100 pra me salva. heauaehuaehuae

Mostarda_69
14-04-08, 12:05
ahhhhhhhhhhh.. outra coisa...

cavalete central na bunda voceiss!!! :G :G :G :G

nao eskece q minha bixinha nao tem essa coisa de rico ae!! :k :stop:

aheueauhaeuhaeuhaehue :lol: :lol:

Furious VIPER
14-04-08, 12:22
Mostarda... melhor diesel então.. pq o querosene é MAIS abrasivo!!

agm2112
14-04-08, 12:47
Querosene e diesel abrasivos ?

Furious VIPER
14-04-08, 13:10
Querosene e diesel abrasivos ?

claaaaaaro... olha o desgaste q eles dao em borracha!
o diesel é beeeem menos!! já o querosene é violento!!

agm2112
14-04-08, 13:27
claaaaaaro... olha o desgaste q eles dao em borracha!
o diesel é beeeem menos!! já o querosene é violento!!


Então vc quer dizer que eles são solventes, pois atacam a borracha ... abrasivo é a propriedade de riscar ou desgastar outros materiais de forma mecânica, sem ataque químico.

Furious VIPER
14-04-08, 23:25
Então vc quer dizer que eles são solventes, pois atacam a borracha ... abrasivo é a propriedade de riscar ou desgastar outros materiais de forma mecânica, sem ataque químico.

ah, vai cagá ô dicionário ambulante! hahahaha tu entendeu!
eles agridem... independente da maneira! hehehe

César
15-04-08, 09:27
Não é anda da um roleeeeer e tal é da uma voltinha no quarteirão meio rápido pra seca ela, pra tira o grosso aí deixa seca o resto naturalmente.
Eu também nunca tinha lavado a corrente essa atual tá com uns 20 mil, km rodados e essa foi a 1a vez que lavei uma corrente.

jOhN
15-04-08, 09:28
Eu limpo com desengraxante (sabão), e depois seco e lubrifico...Fica zerada

Ninja Pontes
15-04-08, 16:37
limpo com querosene e pincel... sai a sujeira e o oleo antigo que eh uma beleza.

depois passa bastante agua pra tirar, deixa secar e passo graxa branca em spray da vaz... limpo rapido e sem dor... hauahuahuahuhauhuha

Christian
15-04-08, 20:23
Nunca mais uso querosene para limpar a corrente de moto. :NOOK:

Explico:

A querosene limpa muito bem, bem até de mais e uma vez o cabeção aqui não percebeu que enquanto encharcava a corrente com querosene, um pouco estava respingando nos aros que eram pintados.
Resultado: Saiu uma boa parte da tinta, mas a corrente ficou novinha. :D

Hoje só uso diesel pois ainda tenho aros pintados e o diesel limpa muito bem também. :OK:

Hunter 123
15-04-08, 20:33
Nunca mais uso querosene para limpar a corrente de moto. :NOOK:

Já percebi umas manchinhas no meu aro...A quero acabou anteontem, e não uso mais, agora, só diesel...

Stone
15-04-08, 20:54
eu limpo a corrente mais ou menos a cada 1 ano :0_0: :lol:

Christian
15-04-08, 21:07
eu limpo a corrente mais ou menos a cada 1 ano :0_0: :lol:


Cara cê tá vivo? :drool:

Ninja Pontes
16-04-08, 09:59
Nunca mais uso querosene para limpar a corrente de moto. :NOOK:

Explico:

A querosene limpa muito bem, bem até de mais e uma vez o cabeção aqui não percebeu que enquanto encharcava a corrente com querosene, um pouco estava respingando nos aros que eram pintados.
Resultado: Saiu uma boa parte da tinta, mas a corrente ficou novinha. :D

Hoje só uso diesel pois ainda tenho aros pintados e o diesel limpa muito bem também. :OK:


eu usei o querosene pra limpar as rodas da comet tambem... mas nao manchou e nem saiu tinta (nao sei se ela eh pintada ou se eh a cor do material mesmo). mas ficou zerada! ficou como nova.... por enquanto vou usando isso aih mesmo... ateh pq ja limpo as rodas e a corrente junto... primeiro a corrente pq vai respingar tudo pra roda traseira mesmo... mas pra quem tem roda pintada eh um veneno mesmo.

agm2112
16-04-08, 10:42
Querosene é o recomendado no manual para limpeza da moto.

Seus aros deveriam estar pintados com tinta não automotiva (esmalte sintético, colorgin, etc). Aí não tem jeito mesmo... até o óleo que espirrar da corrente vai dissolver.