PDA

Ver Versão Completa : Moto Elétrica de 400cc



Fernando Oliveira
15-04-08, 21:35
http://versaozero.wordpress.com/2008/03/24/vectrix-uma-moto-eletrica-com-folego-de-400-cc/

Vectrix: uma moto elétrica com fôlego de 400 cc
Motos elétricas têm geralmente um ponto fraco: a potência. Pelo menos até a chegada da Maxi-Scooter Vectrix. A máquina tem velocidade máxima de 100 km/h e acelera de 0 a 80 km/h em menos de 7 segundos, fôlego comparável ao de uma moto de 400 cc. O abastecimento se dá por uma tomada de três pinos e 110 V - ou seja, nada de posto de gasolina. E a condução é moleza, pois a mesma manopla que acelera também ajuda a parar - é só girá-la na direção contrária.
Vectrix, a empresa, foi criada em 1996 nos EUA exclusivamente para fabricar veículos de emissão zero (ZEV, na sigla em inglês). Mas as vendas só começaram pra valer em 2007, ano em que a empresa lançou ações na Bolsa. A fábrica foi instalada em Wroclaw, na Polônia, o que ajudou a distribuir a moto também pela Europa, principalmente no Reino Unido.
A autonomia das baterias é resultado direto da aceleração. Quanto mais potência se exige do motor, mais rápido você precisará de uma nova carga. Em outras palavras, o motociclista tranqüilo anda mais. Pelas estimativas da Vectrix, viajar a 40 km/h permite rodar até 104 km. A 96 km/h, a autonomia cai para 32 km. Se der para usar uma tomada no escritório ou na faculdade, tudo bem. O tempo de recarga das baterias (de NiMH) varia de 3 a 5 horas. Atenção para os ciclos de descarga: são 1.700. Ou seja, daria para recarregar todo dia por 4 anos e meio até que seja preciso trocar o conjunto de baterias.
A moto é produzida nas cores prata, verde, vermelho e azul, e pode ser personalizada para uso em frotas. Pelas contas do fabricante, “encher o tanque” de uma Maxi-Scooter Vectrix custa menos de um centavo de dólar nos EUA. O problema mesmo é o preço de compra: o modelo 2007 sai por 10 mil dólares; o 2008, 12 mil. Não é por acaso que lá no site da Vectrix há uma campanha a favor da redução de impostos para veículos de emissão zero - uma lei nesse sentido deverá ser votada este ano pelo Congresso dos EUA. Bacana, não? Um dia também chegaremos lá.

Obs: não sei postar as fotos, favor entrar no link.

G3si3l
15-04-08, 21:40
Obs: não sei postar as fotos, favor entrar no link.


|:(

..........

uhhh, sei não essa moto... 400cc elétrica? deve andar 5 minutos... :G

mas tomara q isso tenha futuro, gasosa ta muito cara... hehe...

ja pensou em abastecer em um poste? hehe

apesar q isso ja existe se não me engano na inglaterra...

vlw fernando

Christian
15-04-08, 21:42
http://versaozero.files.wordpress.com/2008/03/vectrix_inteira.jpg
http://versaozero.files.wordpress.com/2008/03/vectrix_painel.jpg

Eu achei até que bem bonita a moto.
É um meio de diminuir a poluição. :clap: :clap: :clap:

Fernando Oliveira
15-04-08, 21:43
Cara, o que ia ter de "gato" nos postes pela cidade não ia ser brincadeira, ia causar apagão em todo o país :lol: :lol: :lol:

Christian
15-04-08, 21:44
|:(

..........

uhhh, sei não essa moto... 400cc elétrica? deve andar 5 minutos... :G





Em outras palavras, o motociclista tranqüilo anda mais. Pelas estimativas da Vectrix, viajar a 40 km/h permite rodar até 104 km. A 96 km/h, a autonomia cai para 32 km.

Acho que não hein. :G

G3si3l
15-04-08, 21:55
o q q é 32 km?
isso eu faço quando vou e volto do trabalho... hehe... 30min :P

Diego.fcs
16-04-08, 09:44
Cara, o que ia ter de "gato" nos postes pela cidade não ia ser brincadeira, ia causar apagão em todo o país :lol: :lol: :lol:


:clap:



o q q é 32 km?
isso eu faço quando vou e volto do trabalho... hehe... 30min :P


Pra quem mora em grandes metrópoles essa moto num serve, vc tem que carregar, desplugar e já sair direto pra casa e procurar o caminho mais curto, e num pode correr para ter uma maior autonomia e chegar em casa com a moto quase parando.

Mas acho muito válida a idéia e o futuro é esse. Já vejo rodando por aki umas menores, a tendência é essa para frustação dos fabricantes de estraladores!

agm2112
16-04-08, 10:20
Agora só falta a tecnologia se desenvolver ... células de combustível, quem sabe. Essa autonomia ridícula não dá ....

Roy Mustang
16-04-08, 10:47
sei-la 400cc eletrica, bom se tiver uma tomanda em cada quandra para recaregar ela

vai se ñ como o nosso amigo disse. em abastecer em um poste.

vai ser muito doido flw