PDA

Ver Versão Completa : Brasil é "superpotência"?



jecastro
18-04-08, 08:49
Brasil é "superpotência, agora com petróleo", diz revista britânica
Editorial da revista diz que comparar crescimentos do Brasil e China é enganoso

A revista semanal britânica The Economist afirmou em artigo publicado nesta quinta-feira que o Brasil é uma "superpotência econômica" e que possivelmente o país pode virar uma potência de petróleo.

No editorial intitulado "Uma superpotência econômica, e agora com petróleo também" (versão em inglês), a revista afirma que "há motivos para se acreditar que a potência econômica da América do Sul de 190 milhões de habitantes está começando a fazer a diferença no mundo". A revista diz que a comparação do crescimento do Brasil com a forte expansão chinesa é "enganosa", já que a China é um país mais pobre.

— É muito mais difícil para um país de média renda, como o Brasil, crescer neste ritmo — diz a revista.

Além do editorial, o Brasil também é destaque em outros dois artigos da edição desta semana da revista. No texto "Os prazeres do tédio" (em inglês), a revista diz que o Brasil cuidou dos três maiores problemas que causaram a crise dos anos 1980: inflação, dívida e democracia. Já no artigo intitulado "Mais recompensa" (em inglês), a revista diz que as informações de que o Brasil teria descoberto mais petróleo devem gerar grande alegria no governo.

No entanto, a revista alerta que a possível "receita extra (do petróleo) pode acentuar ainda mais as fraquezas da economia brasileira — que inclui um real forte e um setor público superestimado".

BrunoDias
18-04-08, 08:56
bom, li o texto e nao entendi muito bem
estao falando bem ou mal da eocnomia brasileira? :#

esse esquema do petroleo, falaram que o brasil era autosuficente em petroleo, mas continuam importando |:(

fred_black
18-04-08, 09:06
OPa estao falando bem, pelo menos foi o que entendi.
Dali Brasilll

jecastro
18-04-08, 09:11
Tão falando bem, estão dizendo que o Brasil é um pais com crescimento sustentável, diferente da China que cresce rápido apenas porque é muito pobre. Quanto mais rico é um pais mais difícil é manter altas taxas de crescimento.

agm2112
18-04-08, 09:25
De potência do carnaval e futebol pra potência econômica ... uma luz no fim do túnel. Agora só falta reduzir a mega desigualdade social e crescer de forma sustentável, se é que isto é possível.

BrunoDias
18-04-08, 09:30
De potência do carnaval e futebol pra potência econômica ... uma luz no fim do túnel. Agora só falta reduzir a mega desigualdade social e crescer de forma sustentável, se é que isto é possível.
verdade
po, ta dando gosto de ve o brasil crescendo ne
nao muda de um dia pro outro, mas ta caminhando

Tão falando bem, estão dizendo que o Brasil é um pais com crescimento sustentável, diferente da China que cresce rápido apenas porque é muito pobre. Quanto mais rico é um pais mais difícil é manter altas taxas de crescimento.

é verdade mesmo

Wanderson
18-04-08, 10:23
De potência do carnaval e futebol pra potência econômica ... uma luz no fim do túnel. Agora só falta reduzir a mega desigualdade social e crescer de forma sustentável, se é que isto é possível.

com certeza
concordo contigo

quem sabe um dia

ai correremos o risco de falarem que estamos fabricando armas quimicas
rs
e vao vir gerrear a gente
pelo menos o Demonio bush nao estará mais no poder

jecastro
18-04-08, 10:36
Os políticos também deveriam aprender a ficar de boca calada quanto as descobertas de petróleo no país, os EUA já devem estar de olho aqui, quando começar a faltar no Oriente Médio o Brasil vai virar a bola da vez.

Wanderson
18-04-08, 10:39
pois eh
mas a imagem do brasil deve ser tão suja la fora
q eles ficam falando pra tentar melhorar
e pioram
o esquema eh ficar quieto e nem divulgar essas informações
Agora uma coisa que não entra na minha cabeça
se o brasil eh auto suficiente em petroleo e alcool (creio eu q seja)
pq ele compra dos países vizinhos?

Agora eu tenho uma outra pergunta q vai gerar polemica
De alguns anos pra cá
tenho notado algumas noticias boas no brasil
auto suficiencia em petroleo
o pagamento da divida externa q foi pago uma parcela bem grande (não sei valores)
será q isso foi o atual presidente quem fez?
ou q organizou, ou participou dessas boas coisas?

jecastro
18-04-08, 11:13
se o brasil eh auto suficiente em petroleo e alcool (creio eu q seja)
pq ele compra dos países vizinhos?



Porque o petróleo Brasileiro é do tipo grosso, as nossas refinarias são do tempo que todo o petróleo era importado do oriente médio onde o petróleo é do tipo fino, eles precisam misturar os dois tipos para conseguir um petróleo menos denso. Com isto o excesso do nosso é exportado. Na prática não passa de uma troca.

Hunter 123
18-04-08, 11:17
Os políticos também deveriam aprender a ficar de boca calada quanto as descobertas de petróleo no país, os EUA já devem estar de olho aqui, quando começar a faltar no Oriente Médio o Brasil vai virar a bola da vez.

Vc acha que os EUA já não tem estimativas sobre petróleo por aqui há muito tempo? Se já tinha na Venezuela...por que não teria logo abaixo?



falaram que o brasil era autosuficente em petroleo, mas continuam importando |:(

O Brasil importa petróleo fino, de melhor qualidade...Neste ponto de vista, ainda não somos autosuficientes

e vao vir gerrear a gente
pelo menos o Demonio bush nao estará mais no poder

Isso é verdade. Bata ver o monte de ONGs "indigenistas" internacionais que tem na Amazônia. Não se surpreenda se em alguns anos pedirem independência territorial à ONO. Quem vc acha que comanda estas ONGs?

Christian
18-04-08, 11:55
Além de virem atrás de nosso petróleo, vão vir atrás é da Amazonia que tem a maior diversidade de plantas do mundo.
Esses dias recebi um e-mail sobre um livro de geografia dos EUA em que constava todo o Norte do Brasil como território controlado pelos EUA. :NOOK:

Hunter 123
18-04-08, 12:03
Além de virem atrás de nosso petróleo, vão vir atrás é da Amazonia que tem a maior diversidade de plantas do mundo.
Esses dias recebi um e-mail sobre um livro de geografia dos EUA em que constava todo o Norte do Brasil como território controlado pelos EUA. :NOOK:

Há algum tempo atrás, (2-3 anos), um avião militar dos EUA "sem querer" adentrou o espaço aéreo brasileiro, na Amazônia, e ficou fora do radar por um tempo. Esse avião tinha capacidade de fazer estudos do solo e afins, por ter certos componentes. Sabendo que o solo amazônico é rico em urânio...Vc acha que o sobrevôo foi realmente por engano?

OptimusLeo
18-04-08, 12:40
Eu so digo algo...tem muitos entendidos da materia (e inclusive eu tamben, depois de ter lido sobre historia e atualidade) que a maldicao da Venezuela foi o petroleo...nao vaia ser que no Brasil aconteca o mesmo.

E deixem de falar besteira do Bush e USA...parecem ums chavistas retrasados que so sabem faler "Tudo e culpa do imperio, eu sou pobre pelo imperio". Jamais poderiam os gringos vim invadir um pais sulamericano assim tao facil como voi la no Irak.

BrunoDias
18-04-08, 13:44
Há algum tempo atrás, (2-3 anos), um avião militar dos EUA "sem querer" adentrou o espaço aéreo brasileiro, na Amazônia, e ficou fora do radar por um tempo. Esse avião tinha capacidade de fazer estudos do solo e afins, por ter certos componentes. Sabendo que o solo amazônico é rico em urânio...Vc acha que o sobrevôo foi realmente por engano?
ehheeheh
nao tinha pensado por esse lado

Joao XTZ
18-04-08, 14:27
meu mas pior na amazonia nao eh a invasao dos americanos...eh saber q trabalhadores de arroz tiveram q sair de suas propiedades pra dar lugar indios na reserva serra do sol...e depois td mundo fika revoltadinho quando o general heleno fala´´ vem uma ONG fajuta enche os indios de ideias e fala em independencia do lugar´´...ai eu quero ver...detalhe essa reserva eh mais ou menos do tamanho estado de sergipe onde o lion mora...mas pelo menos estamos no caminho certo...e pra mim o brasil so caminhara certo quando acabarem a alta carga tributaria e tbm essa burocracia e corrupçao infernal...valeu... :lol: :lol: :lol:

jecastro
18-04-08, 14:43
Quanto ao que o Gal. Heleno falou eu dou o maior apoio, é uma palhaçada a quantidade de terra que estão dando aos índios, tem estradas que eles fecham e cobram pedágio para passar, a muito tempo que os índios estão civilizados e esta na hora de integrar o pais e não dividir, será que 1.500 índios precisam de uma área do tamanho do estado de Sergipe?

Joao XTZ
18-04-08, 14:47
o pior nao eh isso eh ter de fechar uma BR (no caso a BR 174) apos as 6 da tarde por causa deles...indio cobrando pedagio...palhaçada,,, eu sou a favor do q o Gal Heleno falou e tbm, dos trabalhadores q estavam na area e agora nao tem seu sustento tomara q ganhem essa causa...valeu... :lol: :lol: :lol:

fred_black
18-04-08, 15:37
Eu discordo. estao dando oque? a terra ja era deles.
Não podemos esquecer as origens galera, se coloquem no lugar deles, Penssa ai vc na sua casa, de boa, ai chega alguem e te bota pra correr abaixo de tiro, e fala assim: O VC NAO PRECISA DISSO TUDO NAO, SE QUISER TE DOU UM PEDAÇÕ DO QUINTAL PARA VC MORAR.
Galera isso aqui era tudo deles.

fred_black
18-04-08, 15:39
o pior nao eh isso eh ter de fechar uma BR (no caso a BR 174) apos as 6 da tarde por causa deles...indio cobrando pedagio...palhaçada,,, eu sou a favor do q o Gal Heleno falou e tbm, dos trabalhadores q estavam na area e agora nao tem seu sustento tomara q ganhem essa causa...valeu... :lol: :lol: :lol:

outra coisa, nao pensse que eles saem e fica por isso mesmo, todo fazendeiro que sai da "sua terra", ele recebe muito mais do que ela vale, incluindo os investimentos feito nela, a terra é super valorizada e paga para estes fazendeiros.

BrunoDias
18-04-08, 15:57
Eu discordo. estao dando oque? a terra ja era deles.
Não podemos esquecer as origens galera, se coloquem no lugar deles, Penssa ai vc na sua casa, de boa, ai chega alguem e te bota pra correr abaixo de tiro, e fala assim: O VC NAO PRECISA DISSO TUDO NAO, SE QUISER TE DOU UM PEDAÇÕ DO QUINTAL PARA VC MORAR.
Galera isso aqui era tudo deles.
se mantivessem toda a tradiçao e crensas tudo bem
mas hoje voce ve indio com celular, ate veiucuos, se querem coisas do mundo capitalista, que vivao conforme este mundo captalista

fred_black
18-04-08, 16:05
Ou Bruno mais naquele fim de mundo que nem estrada tem, vc acha que vao ter celular?
concordo que tem indio, que ja deixou de ser a indio a muito tempo, mais nao é o caso daqueles

jecastro
18-04-08, 16:28
Eu discordo. estao dando oque? a terra ja era deles.
Não podemos esquecer as origens galera, se coloquem no lugar deles, Penssa ai vc na sua casa, de boa, ai chega alguem e te bota pra correr abaixo de tiro, e fala assim: O VC NAO PRECISA DISSO TUDO NAO, SE QUISER TE DOU UM PEDAÇÕ DO QUINTAL PARA VC MORAR.
Galera isso aqui era tudo deles.


Falou bem, "eram deles", a comparação não tem o menor cabimento, você esta comparando uma casa com uma área do tamanho de um estado. Se vale o fato da terra um dia ter sido deles então nos todos vamos ter que ser deportados para os nossos países de origem. Pois todo o Brasil tinha índios.

cabra de brasilia
18-04-08, 17:48
outra coisa, nao pensse que eles saem e fica por isso mesmo, todo fazendeiro que sai da "sua terra", ele recebe muito mais do que ela vale, incluindo os investimentos feito nela, a terra é super valorizada e paga para estes fazendeiros.


Depende do fazendeiro.....pois a pior desgraça que existe para um produtor é quando as terras naquela região onde ele se situa vão ser desapropriadas.........pois os grileiros vão lá e os botam para correr.....se não aceitarem uma mixaria saem na bala.....isso a globo não fala.....só fala de uma meia dúzia de fazendeiros que se dão bem.....e são justamente esses que botaram os pequenos para correr......esse lance de grileiro botar produtor/pequeno fazendeiro para correr é mais velha que andar para frente........e grileiro mata mesmo.........mesmo.......ai o grileiro culminado com entes da administração pública superfaturam e metem a mão.....porque ninguém é preso?...pois grileiro é perverso mesmo......aqui no DF a pouco tempo tinha um babaca de um desembargador que tava tentando dar uns tombos em uns grileiros o que fizeram mataram o velho em plena luz do dia e em lugar movimentado.........

Hunter 123
18-04-08, 22:04
Eu so digo algo...tem muitos entendidos da materia (e inclusive eu tamben, depois de ter lido sobre historia e atualidade) que a maldicao da Venezuela foi o petroleo...nao vaia ser que no Brasil aconteca o mesmo.
E deixem de falar besteira do Bush e USA...parecem ums chavistas retrasados que so sabem faler "Tudo e culpa do imperio, eu sou pobre pelo imperio". Jamais poderiam os gringos vim invadir um pais sulamericano assim tao facil como voi la no Irak.

Não, a culpa da Venezuela estar assim é dos venezuelanos. Aqui no Br felizmente estamos muito mais avançados que a América Latina em muitas coisas. E tenho certeza que um cara como o Chavez não mandaria aqui. A culpa não é do petróleo, e sim do povo venezuelano.

Em relação aos EUA, eu digo o seguinte p vc: Há muitos tipos de guerra, e hoje em dia fala-se em "guerra não convencional", ou seja, não necessariamente há tiros, e sim politicagens.... Se um governo apóia ONGs no território dos outros...e se essas ONGs atuam ativamente e tal...será que não estaria havendo interferência na soberania? Vc sabia que tem áreas dentro da Amazônia que só entra quem os índios permitem? Ora, mas não é território brasileiro?

Já que vc falou dos EUA: Vc sabia que durante a segunda guerra eles tinha um plano feito para invadir o norte do BR caso nós não agíssemos como agimos? Ora, a história mostra que não existem países amigos, e sim países com interesses em comum por um tempo limitado. Vc falou de forma ingênua. Só falta falar que acredita que os EUA invadiram o Iraque sem pensar em petróleo.

Sobre a reserva indígena: Nada contra índios. Eles são brasileiros, e ponto final...Só não gostamos de ONGs atuando de forma duvidosa nas comunidades indígenas, plantando idéias...que podem gerar no futuro desagravos.

superkyo
19-04-08, 00:58
CHINA é o BRASIL dos anos 80, crescimento insustentavel com inflação e etc....

BRASIL tá bem, mas vamos ver, afinal o BRASIL é o pais do FUTURO desde 1950 !!