PDA

Ver Versão Completa : Bateria, qual comprar?



Volverine MF
20-04-08, 00:28
Minha moto ficou parada por um certo tempo e agora a bateria parece estar ruim e talvez eu tenha que troca-la, então gostaria que o pessoal sugerisse algumas marcas com suas respectivas experiencias sobre as mesmas e dados como relação custo/beneficio, garantia, duração, etc.

Enfim, vou ter que trocar a bateria e gostaria que o pessoal me ajudasse a escolher qual bateria comprar.

Porém, não pretendo trocar essa bateria agora, talvez espere mais alguns dias e gostaria de testar a fim de me certificar sobre a necessidade da troca e também tentar dar uma carga-lenta nela, para ver se ela aguenta ao menos até chegar na loja de moto-peças. Então será que alguém sabe como testar bateria?

E quanto a bateria de no-break, o que me dizem?

Ivan RJ
20-04-08, 00:59
Volverine, eu compraria a Yuasa é um pouco cara, mas vamos lá:
1º Retire toda a água de dentro da sua bateria, faça isso no tanque de sua casa com a água da torneira aberta.
2º Encha com água da torneira como 1ª lavagem.
3º Esvazie e coloque um pouco de bicabornato de sódio em cada elemento.
4º Encha com água da torneira e deixe por 30 minutos.
5º Esvazie e repita o procedimento 4º.
6º Esvazie e lave com água da torneira.
7º Encha com solução para baterias, cuidado que é ácido e pode queimar as mãos, portanto realize esse procedimento com uma seringa.
8º Agora pode-se dar uma carga lenta, o suficiente para a moto pegar ou o que é melhor, fazer a chupeta da bateria de outra moto para a sua fazendo a sua pegar.
9º Depois que sua moto pegar ande um pouco para ver se a bateria está segurando carga, se positivo, ótimo, caso contrário troque a bateria.
Espero ter te ajudado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Volverine MF
20-04-08, 01:18
Ajudou sim Ivan, vou tentar fazer esse teste aqui.

A bateria não morreu totalmente, ainda posso dar partida na moto, só que da ultima vez que sai com ela, qdo ficava em marcha-lenta ela não dava seta nem acendia a luz de feio, msm com o farol apagado, e como talvez tenha que ir até a cidade vizinha pra troca a bateria, queria melhorar um pouco essa que esta aqui, pois acho perigoso andar sem iluminação de advertencia.
Pode ser que fazendo os procedimentos que vc descreveu e deixando a moto funcionando por algum tempo talvez ela aguente mais um pouco.

Pelo que me lembro, a bateria que esta na minha moto é Yuasa (ou Vulcania, não tenho certeza), o que me lembro é que é uma bateria boa e foi tracada a +/- 1 ano e 1/2. Acho que o que afetou-a, foi a moto ter ficado parada.

Já ouvi falar muito bem da Yuasa e talvez coloque uma dessas mesmo, mas não qria escolher por um produto sem antes ouvir opiniões sobre outros. Se tivesse feito isso na hora de escolher minha moto, talvez hj estivesse com uma YBR mais nova que a minha Titan.



7º Encha com solução para baterias, cuidado que é ácido e pode queimar as mãos, portanto realize esse procedimento com uma seringa.

Só uma observação para os leigos: antes de colocar a bateria na moto recomenda-se esparar 30min, para que a solução reaga e tb deve-se observar o nivel de solução em cada vazo, pois não se deve ultrapassar a marca.

Ivan RJ
20-04-08, 01:21
Volverine, a água está no nível correto?

Volverine MF
20-04-08, 01:27
Volverine, a água está no nível correto?
Boa pergunta :D

Preciso olhar Ivan, só não faço isso agora pq não é mto fácil tirar a tampa lateral da minha moto, mas assim que fizer digo como ta o nivel e a marca dela.

E pensando aqui é bem provavel que tenha vasado, pois ela caiu (ou melhor, caimos) e ficou deitada por um tempo, pode ser que tenha vasado, apesar de ser bem vedado.

De qlqr forma obrigado pelas dicas antecipadas.

Ivan RJ
20-04-08, 01:32
Não tem que agradecer, qualquer coisa é só perguntar estamos aqui para isso mesmo. Um abração.

superkyo
20-04-08, 02:42
Como q ve o nivel de agua !?? é só olhando a lateral !!

Se é to fudido tive a impressão hj q tava BEM abaixo, dai eu lembrei q me acidentei e ela fico deitada um tempo podendo ter vasado agua, CATZO preciso urgente ver isso.........

Volverine MF
20-04-08, 02:54
Como q ve o nivel de agua !?? é só olhando a lateral !!

Se é to fudido tive a impressão hj q tava BEM abaixo, dai eu lembrei q me acidentei e ela fico deitada um tempo podendo ter vasado agua, CATZO preciso urgente ver isso.........
Somos 2.

Pra ver o invel, é só colocar a moto no cavalete central, tirar a tampa lateral que esconde a bateria e olhar. O nivel deve ficar bem próximo da marca.

Porém, acho que não vai ter nada pra ver SuperKyo, pq acho que a Yes tem bateria selada, ai não tem nada pra ver, não tem nem como vasar, pois ela não usa liquido e sim um gel.

Diego.fcs
20-04-08, 02:56
Então volverine, se num tivé muito ruim, tenta dar umas voltas com ela para ver se carrega, de preferência na pista. Se num melhorar faça como o Ivan disse.

Vc pode também pegar emprestada uma bateria de um amigo para ir até a loja, chegando lá vc coloca a nova e traz de volta a do seu amigo.

Christian
20-04-08, 13:51
Eu primeiro faria o que o Ivan RJ citou, pois na minha XTZ 125 foi só dar carga nela depois de uns 2 meses parada antes de eu comprar que resolveu.
Se isso não resolver só uma bateria nova.
Numa Today que eu tive eu coloqueei uma bateria nova da Vulcania que para mim serviu muito bem e não me encomodou enquanto estive com a moto, já que ela era partida a pedal.
A Yuasa é uma ótima marca tbm já que equipa as motos da Yamaha, e foi a que u dei carga quando tinha a XTZ 125.
A moto era partida eléetrica e nunca me deu sustos para ligar a moto. :OK:

Furious VIPER
20-04-08, 14:31
EU comprei uma bateria paralela... da marca Allen.. e até agora 1 ano e 4 meses... nao me incomodou. espero q vá longe ainda! hehehe

ammanzoli
20-04-08, 15:44
bom meu único concelho se for trocar mesmo e compra selada

Ivan RJ
20-04-08, 15:48
A bateria da Yes não é selada, a minha veio com a Yuasa. Um grande abraço a todos os irmãos.

cabra de brasilia
20-04-08, 15:48
E não compre bateria pela internet.....aqui em casa compramos uma dessas de competição para som.....beleza tudo certinho com o vendedor do ML só os correios que carregam que nem porco vazou tudo..........

OptimusLeo
20-04-08, 15:52
Yuasa. Mais nada que dizer.

Volverine MF
20-04-08, 22:07
Ae Ivan, e pros outros tb né, olhei hj e minha bateria é Yuasa, deve ter pouco mais de 1 1/2 ano, o nivel da solução parece estar certo, vou tentar fazer o que me disseram o Ivan, o Diego e o Christian.

Vlw pelos toques.



Ah, e confirmei que eu gosto de coisas boas msm :lol:
Bateria Yuasa
Pneus Mandrake
Moto Honda :G :lol:
falando sério, sempre tento colocar o que há de melhor na pequena. Ela merece :OK:

G3si3l
20-04-08, 22:11
falando sério, sempre tento colocar o que há de melhor na pequena. Ela merece :OK:


isso ai... paralelo, só os mods... :OK:

Ivan RJ
20-04-08, 23:10
Isso aí Volverine, não importa a marca de nossa moto, o importante é ela sempre estar em perfeitas condições de uso visando principalmente a nossa segurança. Um grande abraço a todos os irmãos.

Volverine MF
23-04-08, 11:11
Andei dando uma olha e fazendo alguns testes aqui na minha bateria, que a propósito é uma Yuasa comprada a +/- 1 ano e 1/2.

Pena que o burro aqui não pensou em medir antes de funcionar a moto depois de vários dias que ela ficou parada, mas se ela voltar a ficar parada (tomara que não aconteça) eu meço antes de ligar.

Bem, os testes que eu fiz foram os seguintes:

Olhei o nivel da solução e aparentemente está normal.

Anteontem dei uma funcionada nela, pena que, como eu já disse, não medi a tensão da bateria antes de funcionar, pra saber como estava depois de vários dias parada.

Ontem medi a tensão da bateria antes de funcionar a moto por um tempo e a tensão medida foi de 12,5v. Depois dei uma volta e parei a moto e não voltei a medir.

Hoje medi antes de ligar a moto, e tinha 12,2v. Funcionei a moto e em marcha lenta ela marcava pouco mais de 12v, conforme acelerava ela ia aumentando chegando perto dos 13v.

Com seta ligada, freio acionado, farol alto ligado ela caiu pra perto dos 6v.

Com marcha engata, mas embreagem puxada e em marcha lenta, ela chegava perto dos 14v.
Isso me chamou a atenção! Será que aquela lampada do neutro consome tanta bateria assim?

Estou pensando em trocar a solução como sugeriu o Ivan.

Então, o que me dizem os entendidos, hehehe, minha bateria foi pro vinagre mesmo? Será que só trocando a solução ela volta ao normal? Ou será que ela tá normal e só o que eu tenho que fazer é andar com a moto? Se for só andar a moto eu faço esse sacrificio :G :lol:

Luigi
23-04-08, 11:26
Bateria de Nobreak/Alarme, custa 30 pila na Snt. Efigenia ;)

Diego.fcs
23-04-08, 11:49
Tá estranho isso aí hein, ir para 14V. Será que num tem nenhum problema na mesa??

Outra coisa, desconecta a bateria quando a moto for ficar parada.

Volverine MF
23-04-08, 12:52
Tá estranho isso aí hein, ir para 14V. Será que num tem nenhum problema na mesa??

Outra coisa, desconecta a bateria quando a moto for ficar parada.
Tb to achando estranho, ta subindo demais né. Mas de que mesa vc ta falando? Já to começando a ficar preocucado :susto:

Então, a moto não vai ficar parada mto tempo não, no máximo alguns dias (os de chuva). Pretendo andar todo dia, ainda mais depois que voltar a trabalhar.



Bateria de Nobreak/Alarme, custa 30 pila na Snt. Efigenia ;)
1ºTo um pouco longe da Sta Efigenia, algumas centenas de Km
2º Não to a fim de trocar se não precisar ;)
Mas valeu pelo toque.

Diego.fcs
23-04-08, 13:33
A mesa (sei lá se é assim que chama) é aquele troço que fica dentro da tampa lateral direita do motor, tira a tampa lateral aí do lado do câmbio que vai ter uns troço aí da elétrica.

Volverine MF
27-04-08, 03:27
Tá estranho isso aí hein, ir para 14V.

Estive dando uma olhada no manual de serviços e parece que a tensão de carga chega a 15v e de fato se eu acelerar ela chega até os 15v, mas não passa disso, então acho que a questão da carga ta normal.

Ontem troquei a lampada do farol, pois meu pai tinha posto uma daquelas lampadas mais antigas, pq era provisório, ai descobri o que pode ter contribuido pra descarregar a bateria: a lampada era 40/45W.

De qualquer forma acho que vou morrer com uma bateria msm, ainda bem que por aqui não é tão caro, a Yuasa ta custando de R$35 a R$40.


Ah, como já ouvi dizer que bateria ruim faz a lampada queimar, comprei uma lampada xing ling, pq eu qro colocar uma Philips MotoVision, mas como não tenho certeza de como ta a bateria, não quis arriscar de perder uma lampada de R$40. Pra cobaia a xing ling de R$5,00 serve, hehehe.

agm2112
28-04-08, 09:14
Pelo meu razoável conhecimento em elétrica automotiva .... até 14.4V é perfeitamente normal. Meu carro não passa dos 13,5. Minha moto nunca medi.

Volverine MF
28-04-08, 10:46
Pelo meu razoável conhecimento em elétrica automotiva .... até 14.4V é perfeitamente normal. Meu carro não passa dos 13,5. Minha moto nunca medi.
Pelo que me lembro é isso ai msm Agm.

Li o manual da Titan 125 (KS, ES, KSE e Cargo) e lá diz: Voltagem de carga medida < 15,5 V a 5.000 RPM (com farol alto ligado)

Entendo que não pode passar de 15,5 V, ou seja, 15V é aceitavel.

Ps.: Não achei o o manual da minha Titan, mas acho que deve ser a mesma coisa, pois esse manual é para a Titan 125 KS, ES, KSE e Cargo.

Ps.2: Agora acho que vou ter que trocar msm. Não acende nem mais o painel com o motor desligado e com o motor ligado o painel fica fraco e não dá seta :s

Diego.fcs
28-04-08, 10:49
Troca aí cara, é barato, já tentou dar uma carga nela??

Volverine MF
28-04-08, 10:57
Troca aí cara, é barato, já tentou dar uma carga nela??
Pensei nisso, mas acho que nem vou perder tempo com isso.

Bateria qdo estraga, ainda mais de moto, só trocando msm.

E é capaz até de eu economizar, pq se trocar de uma vez só gasto com a bateria, se tentar dar carga e não der certo, gasto com a carga e com a bateria.

E eu tenho acompanhado, medindo todo dia (até deixei sem a carenagem lateral) e ela só vem perdendo volts. Acho que já era msm.

PoCelso
28-04-08, 11:22
Bateria de Nobreak/Alarme, custa 30 pila na Snt. Efigenia ;)


Olá pessoal!

Segundo meu mecânico a bateria da Marca "Route" (que é selada - não precisa de agua) é produzida por uma empresa de NoBreaks.

Eu coloquei ela a mais de um ano... Funciona até hoje como se fosse nova. Mesmo eu usando uma lampada Cool Blue de 65W.

Pesquisem para ver se encontram por aí... é bem barata até.

Abraço!