PDA

Ver Versão Completa : Roda traseira da TW esquentando



gudex
21-04-08, 12:57
Pessoal, preciso de ajuda, a roda traseira da minha Twister tá esquentando quando eu ando muito.

Ela esquenta bem no cubo e vai indo pros palito

O pessoal que tem TW isso acontece tbm?!

O que pode ser?!

TorteX
21-04-08, 13:03
Velho, o freio a tambor esquenta demais...num tem problema algum ae!! normalzão!

Furious VIPER
21-04-08, 13:11
Confere se o teu freio traseiro naõ tá mto apertado!! Ou se as lonas tão ok!
Indo pro Mar E Motos do ano passado, eu havia lavado a moto... e ainda por cima deixei o freio traseiro láááá em cima... no comecinho da freeway minha moto começou a travar... perdendo velocidade... eu parei no acostamento tava parecendo uma 2t de tanta fumaça q saía! hehehehe

gudex
21-04-08, 13:15
pois é, o freio eu troquei assim que comprei a moto!!!!

TorteX
21-04-08, 13:22
Freio é atrito puro, gera calor, esquenta pra cacete mesmo....

gudex
21-04-08, 13:26
ATAH
agora to mais tranquilo!!!!

Furious VIPER
21-04-08, 13:41
Mas a roda só fica quente?? ou sai fumaça??
Se só esquentar... faz parte... mas não é pra esquentar taaaaaaanto assim não...
experimenta dar uma votla usando APENAS o freio dianteiro... tipo, vai até a Estrada do Mar... e volta... SÓ com o dianteiro sendo usado... e vê se o cubo traseiro tá quente.

Volverine MF
21-04-08, 13:49
Mas a roda só fica quente?? ou sai fumaça??
Se só esquentar... faz parte... mas não é pra esquentar taaaaaaanto assim não...
experimenta dar uma votla usando APENAS o freio dianteiro... tipo, vai até a Estrada do Mar... e volta... SÓ com o dianteiro sendo usado... e vê se o cubo traseiro tá quente.
Acho que é um ótimo teste, afinal, se vc andar usando somente o freio dianteiro e a roda não esquentar, então ta tdo normal, isto é, o calor está sendo gerado pelo atrito das lonas com o tambor.

Agora, se mesmo usando só o freio dianteiro o cubo esquentar pode ser que o freio ta muito alto e está atritando com o tambor o tempo todo. Ai só uma regulagem já deve resolver.

gudex
21-04-08, 13:52
se eu não freio ele não esquenta
só esquenta, graças a deus não sai fumaça

Diego.fcs
21-04-08, 14:14
Estranho esquentar assim hein cara, ia te falar que devia tá muito apertado aquele parafusinho lá da regulagem e a lona ficava encostando no cubo, mas só esquenta quando freia pode ser normal. Procure usar mais o freio da frente.

TorteX
21-04-08, 14:16
Qualquer um que tenha um tambor na moto, coloca o dedo depois de usar a moto....vai queimar o dedo...

Volverine MF
21-04-08, 14:18
se eu não freio ele não esquenta
só esquenta, graças a deus não sai fumaça
Então deve estar normal msm

Furious VIPER
21-04-08, 14:30
por isso q o freio a disco é absurdamente superior ao freio a tambor!
freia mais rápido e com menos calor sendo gerado pelo atrito (em especial qdo tem disco ventilado ou perfurado)!

Volverine MF
21-04-08, 14:42
Não é a discussão aqui, mas o freio a disco dispersa o calor mais rapidamente por ser aberto e tbpq permite a ventilação do mesmo.

Mas vê esse lance do aquecimento do freio, pq se estiver esquentando além do normal vc pode acabar ficando sem freio, pq com o aquecimento as lonas e até o tambom podem "envidrar", isto é, devido a alta temperatura sofrer têmpera e ficar duro demais, perdendo a capacidade de frear.




Ah, experimenta descer uma serra de carro ou moto, melhor msm seria um caminhão carregado, e depois parar e colocar a mão numa das rodas. Ai sim vai ver o que é esquentar, hehehe.

Legal foi uma carreta que eu vi. Ela travou os freios traseiros e o motorista não percebeu e continuou andando com as rodas travadas msm. Resultado: pegou fogo na traseira da carreta, rsrs.

gudex
21-04-08, 16:27
Ah, experimenta descer uma serra de carro ou moto, melhor msm seria um caminhão carregado, e depois parar e colocar a mão numa das rodas. Ai sim vai ver o que é esquentar, hehehe.

Num qr mais nada naum?

ammanzoli
21-04-08, 16:59
acho que ja foi dito tudo ai sobre freio rsrs

Volverine MF
21-04-08, 21:08
Num qr mais nada naum?
Legal foi o caso da carreta que eu contei.

Legal foi uma carreta que eu vi. Ela travou os freios traseiros e o motorista não percebeu e continuou andando com as rodas travadas msm. Resultado: pegou fogo na traseira da carreta, rsrs.
Qdo o cara me contou achei que ele tava exagerando, mas depois que vi tdo preto la atras vi que ele tava falando sério.

px400
22-04-08, 11:41
Legal foi o caso da carreta que eu contei.Qdo o cara me contou achei que ele tava exagerando, mas depois que vi tdo preto la atras vi que ele tava falando sério.


e eh por esse motivo que caminhao nao desce serra com o freio de peh, eles usam o freio motos pra nao forcar a fumaceira das pastilhas.

o foda eh quando esses caminhoneiros de 1a viagem freiam com tudo e a ***** da roda traseira trava, fumaceira na hora!!!!

agm2112
22-04-08, 12:34
Este é um dos motivos que os caminhões têm freio a ar ... O ar é muito mais resistente as imensas variações de temperatura, sem o risco de ferver. Além disto é outra vantagem a facilidade para se acoplar a carreta ao "cavalo" usando ar.

A propósito, a imensa maioria dos caminhões usa freio a tambor. Se para um caminhão, não sei porque não pode parar uma moto.

Furious VIPER
22-04-08, 13:18
A propósito, a imensa maioria dos caminhões usa freio a tambor. Se para um caminhão, não sei porque não pode parar uma moto.


Freios a tambor são mto bons... lembro q uma vez tu comentou q os caras q projetaram os freios da XLX... sabiam o q estavam fazendo, afinal ela freia bem!
Mas não podemos comparar tambor X disco... é o mesmo q comparar carburador X IE!!

agm2112
22-04-08, 14:02
Mas não podemos comparar tambor X disco... é o mesmo q comparar carburador X IE!!


menos ....

Tudo depende da aplicação ... um freio a tambor pode parar um trem e/ou um freio a disco pode parar uma bicicleta ...

Furious VIPER
22-04-08, 15:02
AGM... não há como contestar evolução...

Beto
22-04-08, 15:42
Bota ela sobre o cavalete central , se tiver ou sobre apoios. Faz a roda girar em ponto morto.........Veja se esta pegando. Beto

agm2112
22-04-08, 16:29
AGM... não há como contestar evolução...




Evolução sim, mas aplicação não.

Diego.fcs
22-04-08, 16:40
Evolução sim, mas aplicação não.


Exato! Há como comparar sim, depende do freio a disco e depende do freio a tambor! Um bom freio a tambor pode ter um melhor resultado que determinado tipo de freio a disco, e vice-versa. Depende do projeto e da aplicação.

agm2112
22-04-08, 16:49
Exato! Há como comparar sim, depende do freio a disco e depende do freio a tambor! Um bom freio a tambor pode ter um melhor resultado que determinado tipo de freio a disco, e vice-versa. Depende do projeto e da aplicação.


Exato ... além disto existe o marketing. Vi um exemplo claro na Comet GTR: Ela tem freios monstruosos (provavelmente do modelo 650). Obviamente são superdimensionados. Os freios da Comet normal devem atender perfeitamente, mas com os 2 mega-discos, só tem vantagens: sobrar é melhor do que faltar; basta produzirem o mesmo modelo de bengala pra duas motos; as pessoas adoram freios enormes e reluzentes, mesmo que não utilizem 30% deles.

No meu caso, não faz diferença nenhuma freio a disco ou tambor... eu mal passo de 60 por hora. Vejo até vantagens no tambor, pois não necessita de qualquer manutenção, ainda mais numa moto que passa a maior parte da vida dentro da garagem coberta com uma capa.

Se formos levar em conta unicamente a performance, os freios a disco obviamente são melhores. Isto não está em discussão.

alley.angelo
22-04-08, 17:30
Velho, o freio a tambor esquenta demais...num tem problema algum ae!! normalzão!


Só se for a da tua moto, a minha quase não esquenta e é porque uso tanto o traseiro quanto o dianteiro!

hardmen
22-04-08, 17:45
Só se for a da tua moto, a minha quase não esquenta e é porque uso tanto o traseiro quanto o dianteiro!


Comigo a mesma coisa, o tambor não esquenta e rodo 43Km até chegar em casa (os mesmos 43Km pra ir ao trabalho)...

Utilizo os dois freios simultaneamente, porém com mais ênfase ao freio dianteiro e direção defensiva sempre (pra evitar ao máximo frenagens bruscas afim de ter de forçar travadas das rodas)...

Abraços.

ammanzoli
22-04-08, 18:22
bom como estão dizendo ai, isso depende muito da aplicação mesmo, os freios a tambor pode ate para um caminhão, mas o disco alem de ser mais econômico, nao gasta muito, e dissipa melhor o calor, e tendo uma frenagem mais segura e precisa, mas temos casos tb do fusca que os freios a tambor sao uma verdadeira merda que so vive com problemas e nunca funcionam 100% eu mesmo ja cai de uma ponte com um fusca pq acabou o freio numa descida, que logo em seguida tinha a ponte e fui para o brejo ou melhor rio rsrsr

TorteX
22-04-08, 18:24
O tambor de vcs não esquentam? :0_0:
Da titan quando eu chegava em casa não conseguia encostar o dedo...da tw num vi ainda, mais ja vi que o disco esquenta pra cacete! ehahaehuaeuhae

Mostarda_69
22-04-08, 18:29
Eu só uso o da frente.. atras eh soh pra ajudar em curvas rapidas ]:) ]:) ]:) ou quando realmente preciso estancar a motoca.. :drool: