PDA

Ver Versão Completa : Problema na valvula estilete/agulha?



Volverine MF
23-04-08, 13:05
To com 2 problemas aqui e que acho que compartilham da mesma causa: Valvula agulha/estilete ruim, travando.

1º problema: Toda vez que paro a moto, antes de desliga-la, fecho a torneira e deixo um tempo funcionando pq se não fizer isso ela forma uma poça de gasolina no chão. Já me disseram que pode ser valvula estilete, tb conhecida como agulha, que esta travando e fica aberta, deixando passar gasolina o tempo todo.

2º problema: Agora, as vezes qdo eu ligo ela, não consigo acelerar. Em marcha lenta ela funfa normal, mas quando tento acelerar ela começa a falhar e se insisto ela morre. Pelo que andei raciocinando aqui, deve ser falta de gasolina provocada pela agulha que esta travando e não deixa entrar gasolina no carburador.
Numas duas vezes que isso aconteceu, dei umas batidas no bura e parece que parou, então deve msm ser o estilete ou agulha.

Acho que trocando essa valvula resolve o problema, mas gostaria que me confirmassem, pra eu não trocar a toa, como fazem alguns mecânicos dizendo: "Acho que é isso, vamos trocar e ver se resolve".

Ah, e essa valvula é aquela que vai na cuba do carburador né?

Diego.fcs
23-04-08, 13:38
Então cara, minha moto um dia do nada acontecia isso, ficava na lenta e fedendo gasolina, aí eu acelerava e ficava pipocando, tive que ir embora a uns 30km/h com ela pipocando, fui ver era a "agúia" que tinha escapado aí ficou presa e ela deve ter gastado mais que um V8!

Pelo que vc tá falando sua moto tá muito tempo parada, abre o bura e já dá uma limpada nele e troca esses troço aí, dá uma conferida na vela também.

Volverine MF
23-04-08, 13:49
Pretendo msm trocar vela e agulha. Quero deixar ela zerada antes de voltar a trabalhar.

O problema é $$$, pq tb qria mandar alinhar as rodas e comprar uma bota, pode ser uma daquelas com bico de ferro msm, de operario.

Mas só pra ter certeza e não trocar a peça errada, essa agulha ou estilete é aquela que vai na cuba né e que regula o nivel de combustivel dentro da msm? Pq até um tempo atrás tava pensando que era aquela que regula a passagem de gasolina pra dentro do motor, aquela que fica junto com o pistonete.

Furious VIPER
23-04-08, 13:54
tenta uma limpeza furiosa 1°!
tu usa gasolina sempre aditivada?
A minha teve um problema de vazamento uns tempos... mas eu adquiri o habito de fechar a piroquinha da reserva sempre q desligo a moto!! agora qdo esqueço aberta a piroquinha lá.. naõ dá nada! era só sujeira mesmo... sempre uso gasolina aditivada... mas mesmo assim aconteceu!!

Volverine MF
23-04-08, 14:09
Tava me perguntando aqui antes de ler o post do Viper: "O que será que o Viper falou sobre o meu problema? Ele não entende nada de mecânica." :lol:

Zueira Viper. Toda contribuição é bem vinda, vc sabe disso né, rs.

Então, eu ACHAVA que usava gasolina Podium, mas agora nem tenho mais certeza, mas isso é outra história, pq antes dela ficar parada ela já tinha esse problema e eu fiz uma limpeza, mas não resolveu, então acho que é a agulha msm.

Diego.fcs
23-04-08, 14:25
Sempre disse e vou repetir, melhor remédio para esses problemas de bura e motor meio "tímido": GASOLINA AZUL! :OK:

Volverine MF
23-04-08, 14:52
Acho que o problema não é sujeira não, pois como já disse, o carburador foi limpo e o tanque, creio eu, foi lavado qdo precisou ser pintado, isso sem falar que além do filtro da torneira ela esta com filtro externo.

Andei pesquisando aqui e a causa do vazamento de gasolina parece mesmo ser a agulha da bóia que não esta vedando direito, mas acho que ela esta travando msm, deve estar gasta ou algo assim, pq além de vazar as vezes, as vezes fica falhando tb, como se não houvesse gasolina suficiente pra aumentar a rotação, pq em marcha lenta vai tdo bem.

Algém sabe qual a altura da bóia da Titan 97 e como faço pra medir essa altura, ou seja, a partir de qual ponto a qual ponto eu devo medir?

ammanzoli
23-04-08, 15:28
concerteza e sua agulha que nao esta prestando mais, e bom troca a boia também, e fazer uma limpeza no carbura, aproveita e olha de agulha nao esta muito ferrada, agora a noticia boa que isso e baratinho axo que de fica uns 12 da agulha mais 15 da boa e uns 15 de limpeza, so que vc deve ta gastando de gasoza com esse vazamento e tira isso em um mes

:OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK: :OK:

Furious VIPER
23-04-08, 20:58
Manda trocar a agulha então... se tiver um mecânico de confiança.. q trabalhe com peças boas (não originais)... ele te faz isso baratinho cara!
Faz assim, já manda uma revisõa nessa motoca e gasta pra dxar ela redondinha... q daí o valor dessa parte do carburador o cara nem cobra! hehehe eu sempre faço isso!

agm2112
23-04-08, 23:35
Só um detalhe: agulha e bóia tem que ser original... esses paralelos não prestam não ... No momento estou usando paralelos no meu carro, simplesmente porque não consigo encontrar os originais da Brosol. São peças de quinta categoria ... tive q desmontar tudo 4 vezes até acertar. As vezes uma diferença milimétrica no peso da bóia ou na construção da agulha podem tornar o motor horrível.

Furious VIPER
23-04-08, 23:57
AGM... a marca "silverst" ou algo assim não é boa pra esse tipo de peça??

agm2112
24-04-08, 08:42
AGM... a marca "silverst" ou algo assim não é boa pra esse tipo de peça??


Nunca usei ... sei pela minha experiência com carros, que se não fôr Solex/Weber (original), não vai funcionar por muito tempo. Bóia e estilete me parecem ser as peças mais "críticas" do sistema. Pra comparar preços, um estilete original da VW na concessionária custava cerca de 20x o valor do paralelo, e não me parece ser simplesmente abuso de preço. Existe uma grande diferença de construção também. O original é feito de aço inox com revestimento em teflon e o paralelo é de latão.

ammanzoli
24-04-08, 11:30
acho que esse tipo de peças e igual a galera ta falando, nao vale a pena economizar nao, se nao da 2 meses vc esta com o mesmo problemas, no caso da moto o original nao e tão cara e vc vai ter a confiança que pelo menos 2 anos no minimo ele vai presta

Volverine MF
25-04-08, 09:51
Liguei am várias moto peças e tb na concessionário Honda e vi o preço da agulha da bóia, como é chamada por aqui. Eis os preços:

Silverst: R$5,00 a R$7,00
Original Honda: R$50,00 :drool:

Acredito no que falaram sobre não compensar colocar a paralela, pq ainda que seja mto boa, voltarei a ter problemas, mas como não tenho certeza se vou ficar com a moto por muito tempo e tb to curto de grana, vou arriscar com a paralela msm.

Se durar uns meses já ta bom, pq até lá ou eu vendo a moto ou fico com ela e, voltando o problema, eu refaço o serviço certinho com mais calma, afinal, sou eu msm quem vai fazer o serviço, então não tenho gasto com mão de obra.


Qto a bóia eu acho que ainda ta boa e não sei se vale a pena trocar a original, ainda que esteja velha, por uma paralela. Dependendo do preço eu compro, monto a moto com a velha e se não ficar boa ai eu troco a bóia tb.

Furious VIPER
25-04-08, 10:08
Pelo preço da Silverst... experimentaria ela... se der certo.. beleza... se nõa der certo.. aí parte pra original!!
Se os preços fossem R$30 a Silverst e R$50 a original... aí eu iria de original!!

Volverine MF
25-04-08, 12:42
Pelo preço da Silverst... experimentaria ela... se der certo.. beleza... se nõa der certo.. aí parte pra original!!
Se os preços fossem R$30 a Silverst e R$50 a original... aí eu iria de original!!
Exatamente :OK:


E como eu disse, não tenho certeza se continuo com ela, pois tem muuuuuuuitas coisas pra fazer, então to pensando em vender e pegar uma mais nova, talvez uma YBR.

ammanzoli
25-04-08, 16:33
pow que diferença de preço :NOOK: :NOOK:

ja to axando que a original e feita de ouro, pow 50 pila num agulha,

agm2112
25-04-08, 16:37
pow que diferença de preço :NOOK: :NOOK:

ja to axando que a original e feita de ouro, pow 50 pila num agulha,


Aço inox com teflon é quase ouro mesmo .... Lembro de ter pago 60 reais num estilete do meu carro na concessionária, na época em que ainda se vendia peça de carburador em concessionária VW.

ammanzoli
25-04-08, 17:18
realmente nessa faixa de preço mesmo, estava falando com meu pai agora mesmo e ele e mecanico de motores de popa, ele tava me falando que o 250 da yamaha que sao 6 cilindos que ele compro as agulhas original dele e pagou 175 em cada uma x 6 = 1050 com decontinho 1 k

e muita grana

Volverine MF
25-04-08, 17:22
São peças de extrema precisão, por isso custam tão caro, sem falar no material.

Eu como to pensando em trocar de moto não vou compra original msm. Pra quê? O comprador não vai ver o investimento msm. Mas se eu ficar com a moto e voltar a ter problemas ai não tem jeito :s

ammanzoli
25-04-08, 17:48
São peças de extrema precisão, por isso custam tão caro, sem falar no material.

Eu como to pensando em trocar de moto não vou compra original msm. Pra quê? O comprador não vai ver o investimento msm. Mas se eu ficar com a moto e voltar a ter problemas ai não tem jeito :s


e se vai vender a moto realmente nao vale e pena fica gastando muita grana, pq esse dinheiro numca volta, eu mesmo compre os pneus mais caros que tinha na loja fico o dobro do mais em conta que tinha, resulta e so para mim que na hora de vender fica a mesmo merda

Volverine MF
26-04-08, 00:51
e se vai vender a moto realmente nao vale e pena fica gastando muita grana, pq esse dinheiro numca volta, eu mesmo compre os pneus mais caros que tinha na loja fico o dobro do mais em conta que tinha, resulta e so para mim que na hora de vender fica a mesmo $#@%$#
To com 2 Mandrakes novos na Titan, guardeis os velhos aqui cmg, os Mandrakes não são tão caros, mas como não voga nada na hora de vender, sou bem capaz de colocar de volta os carequinhas :lol:

Volverine MF
27-04-08, 03:15
Viper, eu retiro o que tinha dito sobre a possibilidade de ser sujeira no carburador, pois abri ele ontem e estava imundo, parece que tinha graxa la dentro, nem sei o que era aquilo.

Limpei legalzinho, mas o problema de vazar gasolina continua, porém, parece que não ta mais falhando na hora de acelerar, ou seja, já melhorou, só que ela ta soltando mta fumaça, acho que ta enxarcando, pq eu não troquei a agulha, pois não tinha na loja que eu fui, vou ver se troco na segunda.

Ah, um fuxânico me disse pra dar uma lixada nas laterais da agulha pra que ela deslize melhor e assim não fique travando.
Como eu vou ter que trocar de qualquer forma, peguei uma lixa d'água 600 (era a mais fina que eu tinha) e dei umas lixadinhas, mas bem de leve. Parece que mal não fez.

Vamos ver se segunda trocando a agulha o problema se resolve de vez.

Furious VIPER
27-04-08, 11:20
Aeeeeeeee Volverine... pelo menos um dos problemas já sanou!! Gasoline é foda cara... axamos q compramos da boa.. e pagamos mais caro.. até ver q pagamos caro sim.. mas ela suja igual!!
Eu só abasteço com gasolina aditivada. e aki na minha região.. SOMENTE em 2 postos... q abasteço ela desde 0km. Em viagens, tem um posto na praia q eu confio...e pra qqr outro lugar, eu coloco de gasolina somente o necessário pra xegar em casa!

Volverine MF
30-04-08, 17:20
Troquei a agulha da bóia e dei uma boa limpada no bura, aproveitando que estava desmontada, lavei o filtro de ar tb (aquela espuma de colchão que chamam de filtro né) só que agora ela fica fumaceando. :s

Já tentei tdo qto é posição da agulha do pistonete, ou melhor, já coloquei no 1º, no 2º e no 3º nivel (contando de cima para baixo né). No 1º parece que dá falta, mas em qlqr um deles ela solta fumaça. Nos riscos mais baixos eu não tentei, pq acredito que ai sim ela vai fumacear, pois estou achando que é excesso, e colocando nos riscos de baixo a agulha vai subir, aumentando ainda mais a qtdade de gasolina, causando maior excesso.

É uma fumaça meio transparente, mas acho que ta mais puxada pro branco.

Passei o dedo na ponta do escape e ta meio lambuzado, uma fuligem melhada, mas isso com o motor ligado. Com o motor e escapamentos frios ainda não vi.

A fumaça sai o tempo todo, mas qdo dou um acelerada forte e solto o acelerador, ela solta mta fumaça. Por isso acho que deve ser excesso.

Será que tem algo a ver com a bóia? Sera que preciso troca-la? Alguém sabe a altura da bóia da Titan 99?

Volverine MF
01-05-08, 15:37
Ontem a noite sai pra dar um volta com a moto pra ver como tinha ficado e ficou uma josta |:( , então hj dei mais uma mexida, ainda não ficou bom, mas acho que descobri pq está tão dificil de acertar, parece que o coletor está rachado, já desconfiava disso, pq qdo eu empurro o carburador pra algum lado, ela "vareia" de rotação, ora caindo ora arredondando.

Como eu já disse, já desconfiava do coletor, mas não tinha certeza pq onde eu estava mexendo na moto estava escuro e não dava pra ver se tinha algum rasgo, mas hj com a moto num local mais iluminado vi que tem um rasgo e forçando o carburador de forma que o rasgo se abra, ela cai de rotação, forçando no sentido contrário ela arredonda.

Acho que ela esta com excesso pq é a unica forma de compensar a entrada de ar extra provocada pelo rasgo no coletor, pq eu tentei baixar totalmente a agulha do pistonete, mas dai ela dá falta, deve ser por causa do rasgo que deia entrar mais ar, então dai tenho que deixar a agulha mais alta, provocando o excesso.

Será que é isso msm? Meu raciocinio está correto? A troca do coletor deve sanar meu problema de regulagem do bura?

ammanzoli
01-05-08, 15:44
creio que sim, meu pau uma vez teve uma ml que esta com o coletor rachado, e tb nao dava regulagem , depois que trocou fico 10

Volverine MF
01-05-08, 15:47
O froids é que como é feriado ta tdo fechado, senão já tinha ido comprar o maldito coletor e trocado.

Stone
02-05-08, 08:51
passa uma fita nele :D
dê uma olhada na grossura da agulha, ela influi muito
as ves vc compra uma que não é exatamente a mesma grossura e a moto fica um lixo

Volverine MF
02-05-08, 14:20
Bom eu mandei trocar o coletor e regular as valvulas, daqui a pouco vou pegar a moto.

Qdo eu sai de lá o cara tinha tirado o coletor fora e realmente parece estar rachado, vamos ver se agora melhora.

Qto a passar uma fita eu até pensei em fazer isso, mas só pra ter certeza de que era o coletor, mas nem quis perder tempo, afinal, não é tão caro, R$10,00.

danzig
02-05-08, 14:31
a 1 ano +/- aconteceu a msma cosia, foi limpar o bura e nunca mais aconteceu, soh uso asosa aditivada!

Volverine MF
02-05-08, 21:19
Peguei a pequena na oficina e chegando em casa dei uma regulada no carbura, parece que finalmente o problema está resolvido, ela não está mais mijando gasolina qdo fica parada com a torneira aberta e tb não está fumaceando e nem falhando mais. :OK:

Só tenho que dar uma volta pra ter certeza, mas acho que ta tdo certo agora :clap:

francescotorres
12-05-08, 00:56
Bem, por experiência a gasolina caindo com certeza deve ser a agulha, basta trocar o kit do carburador.

outro problema e regulagem dor ar, ta com a mistura errada, pode ser excesso ou pobreza, leva no macanico.