PDA

Ver Versão Completa : Relação X Motor



lagreca
24-04-08, 15:10
Opa pessoal, o problema é o seguinte: minha moto eu considero que tenha uma final boa, chega aos 125 , o problema é que nessa velocidade o giro tá lá em cima, eu ando muito tempo nessa velocidade, o meu trajeto diário consiste em 90 % do tempo BR e avenida de trafico rápido, fazendo eu andar a 110 boa parte do tempo, muitas vezes trechos longos no limite da moto, não to achando legal andar por tanto tempo com o giro lá em cima, se eu colocasse outra relação , que conseguisse fazer eu continuar com essa velocidade, podendo alcançar até uma velocidade superior, mas com o giro menor, não seria o ideal para mim?
o ponto fraco seria perder um pouco nas arrancadas.
qual seria a relação correta? uma mais longa?
o que mas poderia ser feito? obrigado.

Volverine MF
24-04-08, 15:21
Troca de moto!

Infelizmente, é como vc disse, se alongar a relação final vai perder arrancada e não é só isso, vai perder retomada, não vai ter força nas subidas e por isso vai ter que reduzir marcha e andar com o giro alto do mesmo jeito e pior ainda, vai andar com giro alto e pouco ventilação, devido a menor velocidade, algo que prejudica ainda mais o motor.

Infelizmente acho que não tem outro jeito a não ser pegar uma moto maior, quem sabe uma Strada ou então um Tw ou uma Fazer.

lagreca
24-04-08, 15:24
que trocar de moto seria a melhor solução tinha certeza ehehehe, está nos planos, pensei em algo só para auxiliar agora, que eu ando com a cgzinha no pau, se andasse só na cidade não teria problema,
tbm não é o fim do mundo o jeito que estou andando com a moto. VLW

agm2112
24-04-08, 15:31
Tenta um pinhão com 1 dente a mais e vê como fica... se ficar ruim bota o velho de volta ... deve custar 12 reais a tentativa.

lagreca
24-04-08, 15:41
Tenta um pinhão com 1 dente a mais e vê como fica... se ficar ruim bota o velho de volta ... deve custar 12 reais a tentativa.
opa, uma boa, por esse preço vale a tentativa, mas já é uma idéia boa,era mais ou menos isso que queria saber, quantos dentes aumentar/diminuir da coroa/pinhão , vamos ver o que as outras pessoas vão responder, vlw!

agm2112
24-04-08, 15:52
opa, uma boa, por esse preço vale a tentativa, mas já é uma idéia boa,era mais ou menos isso que queria saber, quantos dentes aumentar/diminuir da coroa/pinhão , vamos ver o que as outras pessoas vão responder, vlw!


O ideal é sempre aumentar o pinhão ao invés de diminuir a coroa, pois mesmo tendo o mesmo efeito, o pinhão sofre maior desgaste do que a coroa, pois ele gira muito mais rápido e sofre maior atrito com a corrente. Geralmente ele é feito de um material melhor do que a coroa pra compensar este fato, mas não custa nada fazer isto ...

magrao tk
24-04-08, 15:56
Na minha titan eu aumentei 1 dente mesmo. Ficou bem melhor, não me arrependo. Já comprei outra relação e pedi pro cara botar outro pinhão de 15 no lugar do original 14.

Detalhe: É 125cc e uso em cidade com pouco tráfego em média a 60km/h e o motor vai tranquilo, mas nunca botei em br pra ver como fica.

magrao tk
24-04-08, 16:01
E com 1 dente a mais a duração da peça tb é um pouco maior. Só que dependendo do caso voce vai ter que colocar mais um elo na corrente caso ela fique curta.

Christian
24-04-08, 20:24
Cara acho que tu deve fazer como o agm falou, afinal cerca de R$10,00 é muito pouco se tu conseguir um bom resultado.
Se não gostar põe o original novamente.
Mas pelo que tu citou acho que um dente a mais no pinhão vai cair como uma luva para vc. :OK:

Furious VIPER
24-04-08, 22:13
aumenta no máxio um dente no pinhão ou diminui 2 na coroa! segue a idéia do pinhão.. barato e possivelmente funcional!

lagreca
03-06-08, 08:49
Dando uma ressuscitada no tópico!  ]:) ]:)

então, fui atrás do tal pinhão 17 para titan e nada, todas as lojas que fui me falaram que para "titan" só tinha 16 ou 15, só consigui achar para comprar pela net, acabei deixando para depois.

ontem mexendo na net descobri que o pinhão da bros da na titan, e adivinhem é 17, pronto! fui na loja e pedi o pinhão de bros, me sujei um pouco de graxa e coloquei.

resultado:
contras: realmente perdi um pouco de força, nada muito exagerado, continuo saindo na frente dos carros nos semáforos, já ta valendo, talvez sofra com garupa, mas quase nunca ando com garupa.

prós: como eu ando maior parte do tempo a 110 - 120, caiu perfeito, antes eu andava a 120 e a moto com o giro lá em cima, agora fico muito sussegado, tá leve leve, realmente a 5ª ficou fraca, mas levo a quarta até um 110, coloco a quinta, e mantenho a velocidade com o giro menor, vamos ver o resultado mesmo na hora de ver o consumo, to acreditando que vai melhorar.

recomendo para quem anda longos períodos de tempo com velocidade alta, mas para quem anda só na cidade não é bom, e para fica dando pau menos ainda, pois fica mais fraca, talvez até ganhe velocidade final, mas isso já é outra historia que só serve para arranjar discórdia no forum.

rockerva
03-06-08, 09:02
Lagreca poste suas médias de combustível para compararmos se a troca vale ou não vale a pena. Fiquei curioso, porque, o que tu está fazendo agora é privilegiar a velocidade final alongando tua relação, não sei como isso fica nas pequenas. Acho que dependendo da maneira com que o usuário utilize a moto até valha a pena! Em breve vou ter que vender minha moto e comprar novamente uma 125CC e meu trajeto é mais ou menos o mesmo que o teu! Rodo todo santo dia 80km por rodovias rápidas. Fico grato pela colaboração. Se tu conseguires fazer uma média entre 100 e 110 fico muito grato, se der certo a economia, qdo eu pegar uma 125 provavelmente faça o mesmo.

agm2112
03-06-08, 09:03
Vc transformou sua quinta marcha num "overdrive" ... é uma marcha que possui velocidade final menor do que a marcha anterior (no seu caso a quarta), mas com a grande vantagem de poupar o motor em longos trajetos. Muitos carros possuem a ultima marcha com "overdrive", e alguns caminhões e ônibus também. Eu gostaria que a quinta marcha do meu carro fosse deste tipo, ao invés de uma quinta marcha "normal", afinal eu praticamente só ando de carro em estrada. No dia que fizer uma retífica no câmbio, vou tentar colocar um dente a mais na engrenagem da quinta marcha.

Guilherme Mcnasty
03-06-08, 09:10
Não quero desanimar mas a tendencia é o consumo aumentar, sem notar vc anda de cabo enrolado o tempo todo.

lagreca
03-06-08, 09:17
Não quero desanimar mas a tendencia é o consumo aumentar, sem notar vc anda de cabo enrolado o tempo todo.
eu já andava com o cabo enrolado o tempo todo com o pinhão 16, com o 17 o giro diminui e tenho que soltar um pouco o cabo ainda para não passar de mais de 110, será que vai aumentar?


Se tu conseguires fazer uma média entre 100 e 110 fico muito grato, se der certo a economia, qdo eu pegar uma 125 provavelmente faça o mesmo.

assim que eu fizer eu divulgo a média.



Vc transformou sua quinta marcha num "overdrive" ...
tive essa sensação mesmo, fico que nem a sexta marcha da TW, sem muita força mas folga o motor

Tqf2
03-06-08, 09:33
Eu já trabalhei com vendas, e fazia o percurso numa Titan 125 ano 2000, fiz a mesma coisa,,,, aumentei um dente no pinhão..

Foi muito satisfatório, visto que na região que eu andava era bem plano e eu não andava com garupa, ainda mais eu sendo uma pena (62 kg) rss

Eu acho que vc fez a coisa certa.

sandro_ventania
03-06-08, 09:42
Agm, isso me fez lembrar os primeiros Sienas...6 marchas...com certeza a 6ª devia ser overdriver.

TOBI
03-06-08, 09:48
Fiz isso qdo tinha a minha 125, da diferença sim na economia apesar da perda de força, mas vale a pena, agora vou fazer na Strada... :D

Furious VIPER
03-06-08, 13:52
tô pensando em fazer isso na YBR... não sei se vou do 14/15 pra 15/45 ou pra 14/43!

dvd
07-06-08, 18:48
Lagreca, pode aumentar um dente que a diferença é satisfatoria. Quando peguei a ML eu lembro que ela tava com uma relação 14/45, o final não passava dos 80, o giro la nas alturas, depois coloquei a relação original que era 38 dentes, melhorou, foi pro 90 mas com giro alto, tentei o pinhão 15, mas aindaficava amarrado. Hoje ta com 16/38, mas mesmo assim não passa muito dos 100, segundo o que me informaram meuu cambio é muito reduzido, a 5ª é um overdrive mesmo, mas ja é outra historia, mas referente a aumentar um dente pode ficar tranquilo que da diferença sim. Acho que vou ter que colocar um cambio mais longo na minha e compensar na relação.

Ovelha Negra
08-06-08, 13:05
Amigos,

apenas para contar, utilizo um pinhão com um dente a mais na minha ML a mais de 5 anos.

A diferença notada é gritante em algumas ocasiões, como a subida da serra do azeite no Paraná ou a de Registro em São Paulo, ou mesmo aqui em direção a Caxias, parece que a moto agarra no asfalto e não vai, tive que bater 1 várias vezes, com o giro lá em cima (nada que a ML não esteja acostumada nestes anos comigo).
Em compensação depois de motor quente, tipo meia hora de estrada, dá para enrrolar o cabo o dia inteiro.

Quanto a consumo não notei diferença a não ser morro acima... cai para uns 34/36 kms por litro
Com o carburador eco original e motor standard, conseguia na estrada a 80 médias de 43 a 45 kms por litro e depois tem se mantido até mais kms por litro, menos morro acima...

Abraços,

Ovelha