PDA

Ver Versão Completa : Carros vão poder circular com suspensão modificada



BrunoDias
28-04-08, 15:18
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL425411-9658,00-CARROS+VAO+PODER+CIRCULAR+COM+SUSPENSAO+MODIFICADA .html?id=newsletter


A resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, vai permitir com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada ou elevada, desde que ela não seja regulável. Até então, apenas veículos utilitários podiam ter a suspensão alterada.



Para isso, o proprietário deverá pedir uma autorização ao Detran antes de fazer a modificação e, em seguida, submeter o carro à avaliação de um dos institutos técnicos credenciados pelo Inmetro, que por sua vez emitirá um Certificado de Segurança Veicular. A medida ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro.



No entanto, antes mesmo de entrar em vigor, a resolução já apresenta falhas. Um exemplo disso é o fato de não determinar com exatidão os tipos de modificações serão permitidas. Em algumas oficinas, para reduzir custos, é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes como a perda de controle do carro e desgaste da peça, que terá que absorver mais impactos.

“Ainda não há uma definição dos critérios que serão utilizados para a aprovação e reprovação da suspensão do veículo. Estamos questionando o Inmetro em relação a isso. A altura será medida do farol ao chão, mas ainda não se sabe qual será a mínima e máxima permitidas”, diz Luiz Mauro Orlandi, engenheiro responsável por um grupo de instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro.


Jogo de empurra-empurra

Outra dúvida é se quem já tem a suspensão alterada poderá regularizar a situação do veículo. Segundo o Detran, assim que a norma entrar em vigor, eles irão consultar o Denatran para saber como proceder. Já o Denatran, diz que caberá ao Detran decidir que tipo de medida adotar.

O fato é que para qualquer alteração nas características do veículo, o órgão exige a apresentação de nota fiscal original das peças e dos serviços utilizados. Hoje em dia, carros de passeio que circulam com a suspensão rebaixada ou erguida estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 127,69. Considerada grave, a infração rende cinco pontos na carteira.



Seguradoras não querem dar cobertura

A decisão do Contran não agradou as seguradoras. Para Neival Rodrigues de Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), as seguradoras ainda vêem com cautela as novas normas e só devem aceitar carros com suspensão rebaixada depois que a avaliação feita pelo órgão do Inmetro ficar clara.



Freitas concorda que o valor do seguro de um automóvel com a suspensão alterada possa sair mais caro. “Ainda que o veículo preencha os requisitos, o seguro pode sofrer um acréscimo dependendo dos fatores de risco”, diz o diretor da FenSeg.



A Porto Seguro, por exemplo, garante que continuará recusando carros com a suspensão alterada. “Isso não muda nossa aceitação de risco. Tendo em vista as más condições das ruas e estradas, são veículos que têm dificuldade para circular e estão mais susceptíveis a danos no dia-a-dia. Uma coisa é ter risco; a outra, ter risco conhecido”, explica Marcelo Sebastião, gerente do produto Automóvel da Porto Seguro.

Luigi
28-04-08, 15:29
Mais ou menos os mesmos passou que sofri para modificar a falcon :G
Pedir autorização, fazer a modificação, fazer vistoria no imetro, ameaçar o delegado por autorizar algo proibido por lei, emitir documento :lol:

Mostarda_69
28-04-08, 17:59
Tomara que as seguradoras passem a aceita.. ja to com a cangoorun encomendadas.. final de abril xega na fabrica e dai ja mandam pra ca.. se nao aceita vo teki vende as mola..!!!! ]:) ]:) ]:) ]:)

agm2112
28-04-08, 18:03
Agora é q as ruas vão ficar cheias de Gols e Celtas pula-pula, com as molas cortadas, achando que estão no máximo de xuning e estabilidade.... Aqueles carros com pneus cheios de bolhas, rodas trincadas e longarinas empenadas .... o máximo em esportividade !

mantabodyboarder
28-04-08, 18:07
Detalhe, não pode ser ajustável viu, vai ter que brincar de gangorra nas lombadas mesmo

agm2112
28-04-08, 18:11
Detalhe, não pode ser ajustável viu, vai ter que brincar de gangorra nas lombadas mesmo



Tem umas suspensões de rosca por aí q são brabas ... coisa de quinta categoria, qualidade zero. Uma verdadeira ameaça.

Christian
28-04-08, 20:20
Bruno depois quero ver as fotos da Golzera socada. :lol: :lol: :lol:

Vendo ou troco Lander 07/08 semi nova por Fusca ou Chevette em bom estado. :drool:

Para mim não muda nada... não tenho carro. :P

Furious VIPER
28-04-08, 22:19
eu sou da política de "quer tunar? pois bem... faça bem feito"!!
Como o brasileiro é porco por natureza... q se instle o "quer tunar, faça os testes depois... se passar, beleza.. se não passar.. te fode"

superkyo
28-04-08, 23:14
Eu so rebaixaria um carro se fosse com aquelas suspensões a AR q vc sobe e desce a hora q quiser, mas pra falar a verdade nem imagino a facada q deve ser pra instalar.......

Volverine MF
29-04-08, 00:20
:clap: pro governo.

Ao invés de incentivar a compra de carros com itens de segurança como ABS e Air Bag, incentiva a galera a deixar os carros menos seguros do que já são. :clap: pro governo.



Para mim não muda nada... não tenho carro. :P
Qro ver vc repetir isso qdo um cara te atropelar pq perdeu o controle do carro por causa de uma suspensão ineficiente ou até msm quebrada.

OptimusLeo
29-04-08, 00:27
Mais aqui o pessoal adora ter duplo estandares...ficam falando mal dos motoristas que modificam o carro, mais como adoram ficar modificando suas motos...

Volverine MF
29-04-08, 00:33
Mais aqui o pessoal adora ter duplo estandares...ficam falando mal dos motoristas que modificam o carro, mais como adoram ficar modificando suas motos...

:clap:

E essas não são palmas irônicas.

Buça
29-04-08, 00:42
Eu so rebaixaria um carro se fosse com aquelas suspensões a AR q vc sobe e desce a hora q quiser, mas pra falar a verdade nem imagino a facada q deve ser pra instalar.......

Cara aqui na minha cidade sai por uns R$ 2500 uma suspensão a AR confiável, um parceiro meu tem e nunca deu probelma...dá pra encontrar mais barato tranquilamente, mas ai corre-se o risco de furar uma bexiga e o nego ficar empenhado.

gudex
29-04-08, 10:48
Eu so rebaixaria um carro se fosse com aquelas suspensões a AR q vc sobe e desce a hora q quiser, mas pra falar a verdade nem imagino a facada q deve ser pra instalar.......

Cara aqui na minha cidade sai por uns R$ 2500 uma suspensão a AR confiável, um parceiro meu tem e nunca deu probelma...dá pra encontrar mais barato tranquilamente, mas ai corre-se o risco de furar uma bexiga e o nego ficar empenhado.

Mas não pode a AR, ela não pode ser regulável, tem que ser mola cônica mesmo!!!

Christian
29-04-08, 11:02
Qro ver vc repetir isso qdo um cara te atropelar pq perdeu o controle do carro por causa de uma suspensão ineficiente ou até msm quebrada.


Você não acredita mesmo que se a lei for aprovada os caras que tem carros rebaixados vão sair correndo para legalizar a ituação né?
Cara, eu parto do principio que se é para acontecer alguma coisa ela vai acontecer.
Se eu pensasse no que pode me acontecer todos nas ruas eu nem saia mais de casa.
Entendo sua preocupação, mas para mim não muda nada ainda.

gudex
29-04-08, 11:06
Você não acredita mesmo que se a lei for aprovada os caras que tem carros rebaixados vão sair correndo para legalizar a ituação né?
Cara, eu parto do principio que se é para acontecer alguma coisa ela vai acontecer.
Se eu pensasse no que pode me acontecer todos nas ruas eu nem saia mais de casa.
Entendo sua preocupação, mas para mim não muda nada ainda.

[2]

Wanderson
29-04-08, 11:06
Agora é q as ruas vão ficar cheias de Gols e Celtas pula-pula, com as molas cortadas, achando que estão no máximo de xuning e estabilidade.... Aqueles carros com pneus cheios de bolhas, rodas trincadas e longarinas empenadas .... o máximo em esportividade !

e andando a 20km/h nas ruas
muito zuado isso ai
da vontade de passar pro cima

agm2112
29-04-08, 11:17
O povo brasileiro mora na Lua e acha que mora na Suécia ... as ruas daqui são pra trator e não pra carro de corrida.

gudex
29-04-08, 11:25
O povo brasileiro mora na Lua e acha que mora na Suécia ... as ruas daqui são pra trator e não pra carro de corrida.

As da minha cidade nem se fala!!!

Joao XTZ
29-04-08, 12:33
eu so rebaixaria meu carro se fosse com suspensao de qualidade...nem suspensao a ar eh isso td...suspensao a ar tem muito nego ai q faz gambiarra e nao eh pouco nao...eu nao colocaria...Suspensao regulçavel pra mim eh Koni,Eibach,Bilsten marca boa de qulidade pena q custe tao caro...a lei vai pegar mas a gambiarra vai comer solta...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
29-04-08, 12:54
Você não acredita mesmo que se a lei for aprovada os caras que tem carros rebaixados vão sair correndo para legalizar a ituação né?
Não acho que eles vão regularizar msm, mas isso só serve pra incentivar ainda mais essa mania besta de rebaixar carros, sacrificar o conforto, a durabilidade e principalmente a segurança do carro só pra deixar ele com aparência de esportivo.

Só quis dizer que isso interfere na vida de todos, pois como eu já disse, incentiva um erro, que coloca em risco a segurança de todos.

Diego.fcs
29-04-08, 13:11
Usar equipamentos adequados para fazer o rebaixamento até que é um pouco aceitável como molas e amortecedores esportivos, porém cortar algumas voltas das molas sei lá...

Hoje em dia vc num precisa ter autorização de nada, é só falar pros policial que vc é amigo dos truta lá da favela tal que comandam o tráfego que eles te chamam de doutor e te liberam...