PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre cilindros de motos



Christian
01-05-08, 21:22
Ai galera estou com uma dúvida aqui que para alguns pode parecer muito amadora. :#
To até com vergonha de perguntar isso.... espero que não seja somente minha essa dúvida.

Bom... como saber quando uma moto tem 1, 2 ou 4 cilindros?
Como funciona isso?

Tem como saber quantos cilindros a moto tem somente pelo numero de escapamentos que saem do motor?
Acho que não né, pois a XT 660 tem 2 saidas e é monocilindrica. ;)

O que muda de "cilindro em linha" para "cilindro em V".
Sei que em V a moto é mais potente (A Comet é um exemplo), mas porque?

Bão me ajudem ai porque to com essa dúvida faz tempo e agora resolvi aprender um pouco mais sobre motores.

TorteX
01-05-08, 21:31
Bom, vc sabe o que é um cilindro neh? a parte de cima do seu motor, uma dois cilindros, tem duas partes dessas, e uma four, tem quatro....entendeu?
Motor em v não é necessariamente mais potente, é mais torcudo, a comet é mais forte que uma 250 normal pois ela tem dois cilindros...
Exemplo, a Gs 500, tem dois cilindros de 250...axo q vai entender mais ou menos huaeuheauha

G3si3l
01-05-08, 21:35
eu tbm não sabia...
agora sabemos... :P

T+

Volverine MF
01-05-08, 21:43
Só pra complicar mais a cabeça do Christian :lol: : a XLX250 tem 1 escapamento só, mas 2 saidas de escapamento no cabeçote pq ela tem 3 valvulas.

E ai Christian, consegui te deixar um pouco mais confuso? :lol:

TorteX
01-05-08, 21:55
Só pra complicar mais a cabeça do Christian :lol: : a XLX250 tem 1 escapamento só, mas 2 saidas de escapamento no cabeçote pq ela tem 3 valvulas.

E ai Christian, consegui te deixar um pouco mais confuso? :lol:


Igual na falcon! uma valvula de admissão e duas de scap....

Volverine MF
01-05-08, 21:58
Igual na falcon! uma valvula de admissão e duas de scap....
Ow Tortex, não era pra esclarecer ainda, era pra deixar os mais leigos quebrando a cabeça mais um pouco :lol:

Mas acho que vc se confundiu, pelo que sei são 2 valvulas na admissão e 1 no escape.

agm2112
01-05-08, 22:06
Só pra complicar mais a cabeça do Christian :lol: : a XLX250 tem 1 escapamento só, mas 2 saidas de escapamento no cabeçote pq ela tem 3 valvulas.

E ai Christian, consegui te deixar um pouco mais confuso? :lol:


Opa ... a XLX/Sahara tem 4 válvulas ...

Volverine MF
01-05-08, 22:08
Opa ... a XLX/Sahara tem 4 válvulas ...
Confundiu mais ainda :lol:

Acho que é isso msm Agm(deve ser né, o Agm tem Gisele eu não :lol: )

Não me lembrava bem, e tb, foi um amigo meu quem disse. Eu msm nunca vi pessoalmente o motor da "Gi"

Mas agora vc me deixou confuso, pois lembro de um motor de 3 valvulas, mas agora não me lembro que motor é esse.

Furious VIPER
01-05-08, 22:12
Christian... se tu reparar em qtas velas tem o motor.. tu já tira uma base! As vezes não fica tão acessível... então procura qtos carburadores (a maioria é um por cilindro)... em motos injetadas não vale.
se ainda não der, olha o cabeçote... procura qtas partes iguais tem (q cada uma é referente a um cilindro) e fechou, já sabe o n° de cilindros.
Ainda tem a opção de ver o tamanho do cilindro proporcional ao n° de escapes (flanges)!! Tipo.. compara o motor duma XT660R, com uma Hornet... a XT660R tem o motor fininho e 2 saídas... já a Hornet tem o motor largão.. sendo proporcional uma saída para cara cilindro, até pq tu faz idéia q cada cilindro da Hornet tem 150cm3!!
Será q ajudei?


E a lenda dos motores em V contra motores em I não lembro...
Afinal, pq em I tem o som linear, e em V tem o som estraladão? e em I parece ser mais potente pq todas as superesportivas (maioria, claro) usam em I... enqto as custonzona de tiozão usam em V!

Volverine MF
01-05-08, 22:23
Esse lance de motor em V e motor em I é mto relativo. A maior diferença é qro a utilização do espaço, isto é, um motor em V sera um motor que ocupa mais espaço longitudinalmente na moto, ou seja, da frente pra trás ou vice-versa, já motores em I ocupam mais espaço lateralmente, ou seja, são mais largos.

Qto ao rendimento, acho que varia de projeto pra projeto.

Mas isso de contar as velas ou os carburadores pode ser furada, afinal, nem sempre é um carburador e/ou uma vela pra cada cilindro. As vezes pode ter mais de um carburador por cilindro, um carburador pra mais de um cilindro, mais de uma vela por cilindro, etc.

:lol: enqto uns tentam esclarecer eu só qro confundir :lol:

Seguindo o ditado "Se não puder ajudar atrapalhe, o importante é participar" :lol:

Mas tdo que eu falei é sério, viu.

Christian
01-05-08, 22:23
Só pra complicar mais a cabeça do Christian :lol: : a XLX250 tem 1 escapamento só, mas 2 saidas de escapamento no cabeçote pq ela tem 3 valvulas.

E ai Christian, consegui te deixar um pouco mais confuso? :lol:


Bah, cara tu é parente do Chacrinha?
VTNC, não complica pow.

As explicações do TorteX e do Furious foram mais esclarecedoras. :OK:

Agora eu não entendi como é esse negócio das saidas de escape?
Tipo, porque a TW que é 250cc tem só uma saida do motor e a XLX 250cc tem 2? ;/

Volverine MF
01-05-08, 22:28
Agora eu não entendi como é esse negócio das saidas de escape?
Tipo, porque a TW que é 250cc tem só uma saida do motor e a XLX 250cc tem 2? ;/
Bom, pelo que sei, ambas tem 4 valvulas, mas na XL a união dos dutos acontece no cano do escapamento, já na Tw acontece no cabeçote.

Será que ajudei agora? :lol:

Richard
02-05-08, 09:14
Confundiu mais ainda :lol:

Acho que é isso msm Agm(deve ser né, o Agm tem Gisele eu não :lol: )

Não me lembrava bem, e tb, foi um amigo meu quem disse. Eu msm nunca vi pessoalmente o motor da "Gi"

Mas agora vc me deixou confuso, pois lembro de um motor de 3 valvulas, mas agora não me lembro que motor é esse.


Volverine... o motor da minha CB tem 3 valvulas por cilindro... Duas de admissão e uma de escapamento...

Ao amigo Christian, uma boa forma de se descobrir quantos cilindros tem um motor, é olhando o numero de COLMEIAS que esse motor tem em separado... Agora virou papo de apicultor, com colmeias??? Não, vamos lah...

Um motor em linha, como foi dito, tem um maior volume lateral, ou seja, a moto vai ficar mais larga como uma hornet por exemplo, ou uma CBX750, que são dois motores com 4 cilindros em linha, porem isso naum eh regra, pois ele tambem pode ser montado em linha da frente para a traseira da moto e não lateralmente, mas isso naum vem ao caso, não vamos complicar igual o Volverine...ahehha :drool:

aqui segue um exemplo de um motor em linha de 4 cilindros
http://www.portalms.com.br/UserFiles/207/Image/a-danca-3.jpg

Os motores em linha, normalmente são usado em motos esportivas e street, pois geram maior potencia em altos giros, porem tendo um torque um pouco limitado, porem gerando uma mais alta velocidade...

Os motores em V, seguem a contraria linha de raciocinio. Eles são utilizados mais em motos custom, pois geram maior toruqe e menor potencia, então consegue trabalhar melhor em um regime de rotação mais baixo, porem tem sua limitação na velocidade final...

Resumindo:

Velocidade (potencia) = Cilindros em linha

Torque (força) = Cilindros em V

Lembrando que os motores em linha, tem um funcionamento mais suave e macio e os motores em V tem um funcionamento mais aspero e bem "vibrante" (vibram demais)

Um motor em V, pode ser facilmente visto, olhando-o lateralmente, já que a siposição das colmeias, estarão em formato de V
Exemplos de motor de 2 cilindro em V
http://static.hsw.com.br/gif/harley-engine-trans.jpg http://www.pedeborracha.com/UserFiles/Image/Montadoras/Yamaha/xv%20virago%20535%20s.jpg

Esse tipo de motor, gera uma menor potencia, porem um maior torque em baixas e medias rotações, ou seja, não precisa de muitas trocas de marcha para se andar com uma moto equipada com esse motor... Quem jah andou numa Harley por exemplo, sabe bem disso, pois na hora que ela sai, da um belo de um coice e vc engatou a 5 ou 6 marcha, naum precisa se preocupar com mais nada, soh com a estrada...

Agora só para complicar um pouco tb... Ninguem falou dos motores tipo Boxer, como os das BMW por exemplo, que tem os cilindros em linha deitados lateralmente...
No caso desses, seriam como se os cilindros estivessem em um V totalmente aberto ou no caso um _ haheha :-/

Seguem exemplos para que vcs entendam...

http://www.motosclassicas70.com.br/BMW_motor.jpg http://www.dem.uminho.pt/People/mlima/imagens/R90S-motor.jpg

Agora deixo para que vcs tentem entender tudo isso ai...rs

Christian
02-05-08, 09:56
Eu não perguntei dos Boxers para não misturar muito, mas sei +/- como que funciona.

Mas valeu ai Richard, ajudou muito com as imagens e explicações. :OK:



Bom, pelo que sei, ambas tem 4 valvulas, mas na XL a união dos dutos acontece no cano do escapamento, já na Tw acontece no cabeçote.

Será que ajudei agora? :lol:


Agora ajudou.

Mas como é definida a quantia de saidas de escape numa moto? Visto que podem ter 1,2,4 e até 6?

http://farm1.static.flickr.com/31/61866317_50817acf78.jpg

Carlos Roberto
02-05-08, 11:02
Tem um colecionador aqui, no DF, que tem uma CB 1050CC de 6 cilíndros em linha. Dizem que, quando tá na rua com a moto, não tem ninguém que não para pra olhar e perguntar que CB é aquela.

Christian
02-05-08, 11:35
Tem um colecionador aqui, no DF, que tem uma CB 1050CC de 6 cilíndros em linha. Dizem que, quando tá na rua com a moto, não tem ninguém que não para pra olhar e perguntar que CB é aquela.


Nem me fale cara... **** MOTÃO mesmo. :clap: :clap: :clap:
Mas e minha duvida? :D

Richard
02-05-08, 11:35
realmente, naum tem quem naum olha a cb X.... Essas dai naum saum CBX, mas sim CB "Ex"... Seis canecos em linha, naum tem quem naum olhe :0_0:

Carlos Roberto
02-05-08, 11:46
A Vmax tem 4 cilíndros em V. É a rainha do torque...

Furious VIPER
02-05-08, 12:15
Mas como é definida a quantia de saidas de escape numa moto? Visto que podem ter 1,2,4 e até 6?

Seguindo o raciocínio postado antes... se ela tem a união dos dutos ANTES de sair pro escapamento... cada par ou trio de válvulas utiliza APENAS UMA saída (por cilindro). Se a união NÃO acontece... há mais de uma saída por cilindro! O "tchan" da coisa, é saber qual a diferença entre unir ou não unir a saída...

Guilherme Mcnasty
02-05-08, 13:25
Quanto às características da disposição dos cilindros(V, linha, boxer), afirmo que essa característica não influencia tanto assim em valores de torque e potencia. Muito mais importante do que o formato de um motor em seu desempenho são o diametro e curso dos pistões, a ordem de queima dos mesmos(pode ser paralela, alternada, em sequencia, etc), compressão, relação R/L, graduação do comando, alimentação, ignição e outras. Agora pq diabos as custom são em V e as esportivas são em linha? TRADIÇÃO. Agora querem saber qual o motor mais potente da moto GP? o Ducati, um 4 em V(falam em 240 cv em 800cm³). Algo muito interessante em quase todas as moto gp é que elas utilizam sequencia paralela de ciclo de combustão(tipo a queima ocorre de dois em dois pistões), diferentemente das 4 cil de rua, que são alternadas(cada cil queima de uma em uma vez), buscando torque mais linear, o que ajuda muito nas retomadas(provando aquilo que mencionei antes) E a mais torcuda custom? A Triumph rocket 2300, um Tres EM LINHA. Outro exemplo: os F1, que chegam à 19.000 rpm fácil, mais de 800 cv e são em V. Mais uma vez, esclareço que o formato de um motor é feito pensando em estética, peso, tamanho, até mesmo ronco. Da mesma forma que um véio harleyro não abre mão do tipo de motorização de sua moto, um dono de esportiva em geral prefere o 4 cil em linha.

Christian
02-05-08, 13:29
Opa agora as coisas estão se esclarecendo dentro de minha cabeça oca. :D
Valeu pelas opiniões ai rapaziada, mas podem continuar pois conhecimento nunca é demais. :OK:

Volverine MF
02-05-08, 13:58
Mó curso de teoria mecânica esse tópico hein, hehehe.

Só uma coisa com relação aos motores boxer e em v. Há uma controvérsia ao dizer que um motor boxer é o msm que um motor em v totalmente aberto, ou a 180º. Parece que para um motor ser considerado em v a 180º as bielas dele tem de compartilhar o msm moente, ou seja, o msm "colo" no virabrequim, mas esse é uma fator mto discutivel, então acho até melhor deixar quieto.
Só pra exemplificar melhor qto a motores boxer, o motor de Fusca, usado nas antigas Amazonas, são motores boxer.

Qto a disposição dos cilindros influenciarem na potencia, torque, vibração, acho tb um tanto questionavel, pois acho que essas caracteristicas variam mais de projeto pra projeto do que qto a disposição dos cilindros.

Qto a união das saidas acontecer no cabeçote ou no escapamento, depende do projeto tb, assim como numero de escapamentos, nº de valvulas, etc.

Ou seja, tdo depende do projeto, das caracteristicas do fabricante e de uma vasta gama de fatores, é quase certo dizer que não uma receita ou um padrão qto as caracteristicas dos motores.

Richard
02-05-08, 14:02
Quanto às características da disposição dos cilindros(V, linha, boxer), afirmo que essa característica não influencia tanto assim em valores de torque e potencia. Muito mais importante do que o formato de um motor em seu desempenho são o diametro e curso dos pistões, a ordem de queima dos mesmos(pode ser paralela, alternada, em sequencia, etc), compressão, relação R/L, graduação do comando, alimentação, ignição e outras. Agora pq diabos as custom são em V e as esportivas são em linha? TRADIÇÃO. Agora querem saber qual o motor mais potente da moto GP? o Ducati, um 4 em V(falam em 240 cv em 800cm³). Algo muito interessante em quase todas as moto gp é que elas utilizam sequencia paralela de ciclo de combustão(tipo a queima ocorre de dois em dois pistões), diferentemente das 4 cil de rua, que são alternadas(cada cil queima de uma em uma vez), buscando torque mais linear, o que ajuda muito nas retomadas(provando aquilo que mencionei antes) E a mais torcuda custom? A Triumph rocket 2300, um Tres EM LINHA. Outro exemplo: os F1, que chegam à 19.000 rpm fácil, mais de 800 cv e são em V. Mais uma vez, esclareço que o formato de um motor é feito pensando em estética, peso, tamanho, até mesmo ronco. Da mesma forma que um véio harleyro não abre mão do tipo de motorização de sua moto, um dono de esportiva em geral prefere o 4 cil em linha.



A questão de em linha ou em V, naum eh apenas tradicionalismo, eh questão de estrutura do projeto também, se formos pensar dessa forma, porque uma Hayabusa não tem um motor em V, ou um boxer com queima alternada entre os pistões??? Simples... Questão de vibração, pois imagina vc numa moto com motor em V ou boxer a 305 km/h????
E também, eu disse as relações de o que se tem no mercado normal, sem contar motos ou carros de corrida, já que por exemplo a moto mais potente do Moto GP, só ganhou a temporada de 2007 e mais nem um ano desde 1949... Sendo que a Honda eh a maior campeã com 13 temporadas desde 1949 com motores em linha...
Os motores em linha em motos esportivas, vem da linearidade e suavidade de seu funcionamento...

Um exemplo básico, pegue uma Hayabusa ou uma Ninja ZX14R e ligue elas junto com uma Harley Softail, Heritage ou outras de grande capacidade volumetrica, ao subir e apenas sentar nas motos, sem mesmo engatar a primeira marcha, vc verá a diferença dos motores...

Isso tudo sem entrar nas questões de motores de combustão alternada, Pistões TWIN com combustão simultanea ou Twin com combustão alternada (caso da minha moto) e outras tantas estruturas de motores...

Burt Munro conseguiu fazer uma Indian Scout 1920 que originalmente andava a no maximo 87 km/h, chegar a 322 km/h numa pista de sal nos Estados Unidos para estabelecer o recorde de velocidade de motos até 1000cc, com um motorzinho que parecia o de uma CG só que com 2 cilindros em V, só que para isso ele teve muitas preparações na moto...

Motos preparadas tem outras questões envolvidas além da estrutura do motor

Volverine MF
02-05-08, 14:10
Acho que a maior causa de vibração na verdade é o balanceamento do motor. Claro que esse balanceamento é mais dificultoso de se conseguir num motor em V, mas não é a disposição dos cilindros a causa da vibração, mas a falta de balanceamento do motor, principalmente do virabrequim.
Já vi motor em linha que funciona em cima de uma bancada solto sem vibrar nada e tb ja vi motor em linha que chega a chacalhar um guincho :drool:

Guilherme Mcnasty
02-05-08, 14:15
A questão de em linha ou em V, naum eh apenas tradicionalismo, eh questão de estrutura do projeto também, se formos pensar dessa forma, porque uma Hayabusa não tem um motor em V, ou um boxer com queima alternada entre os pistões??? Simples... Questão de vibração, pois imagina vc numa moto com motor em V ou boxer a 305 km/h????
E também, eu disse as relações de o que se tem no mercado normal, sem contar motos ou carros de corrida, já que por exemplo a moto mais potente do Moto GP, só ganhou a temporada de 2007 e mais nem um ano desde 1949... Sendo que a Honda eh a maior campeã com 13 temporadas desde 1949 com motores em linha...Os motores em linha em motos esportivas, vem da linearidade e suavidade de seu funcionamento...

Um exemplo básico, pegue uma Hayabusa ou uma Ninja ZX14R e ligue elas junto com uma Harley Softail, Heritage ou outras de grande capacidade volumetrica, ao subir e apenas sentar nas motos, sem mesmo engatar a primeira marcha, vc verá a diferença dos motores...

Isso tudo sem entrar nas questões de motores de combustão alternada, Pistões TWIN com combustão simultanea ou Twin com combustão alternada (caso da minha moto) e outras tantas estruturas de motores...

Burt Munro conseguiu fazer uma Indian Scout 1920 que originalmente andava a no maximo 87 km/h, chegar a 322 km/h numa pista de sal nos Estados Unidos para estabelecer o recorde de velocidade de motos até 1000cc, com um motorzinho que parecia o de uma CG só que com 2 cilindros em V, só que para isso ele teve muitas preparações na moto...

Motos preparadas tem outras questões envolvidas além da estrutura do motor


A estrutura, como citei antes é em função da estética ou melhor relação peso/tamanho/centro de gravidade/projeto. Agora lembro que todos os títulos na moto gp da honda foram com motos 500 cc 2 tempos de 4 cil EM V. Os títulos mais recentes foram com motos V5 4 tempos. nenhum título foi com uma moto 4 em linha. Na história recente da moto gp não lembro de nenhum motor em linha campeão. Mas tbém não quero dizer que só por serem em V são mais fortes, mas quero dizer que foram melhores escolhas para os projetos de suas respectivas motos, em geral por serem mais compactos, aproveitando melhor os espaço destinado ao motor.

Guilherme Mcnasty
02-05-08, 14:17
Ah lembrei: o único 4 em linha foi o Yamaha do Valentino Rossi, em 2006 se não me engano.

Guilherme Mcnasty
02-05-08, 14:25
Harley não vibra por ser em V. Vibra por conta de seu projeto. Já viu um motor desses aberto? o tamanho de suas partes internas são um monstro comparados à uma moderna japonesa, balanceamento não é com a Harley. Mas posso dizer que quanto maior a capacidade cúbica de um cilindro maior a dificuldade de balanceá-lo. A disposição dos cilindros tem influencia na vibração sim, mas não é tudo. Dizem que alguns motores são naturalmente balanceados(os boxer 6 cil dos porsche, os v12 da ferrari e tal).

Joao XTZ
02-05-08, 15:36
eu jah ia falar issso mas o mcnasty jah falou as RC 211 e 212 v sao V5;;;a unica campea 4 em linha q nao abandona essa configuraçao eh a YZR M1 da yamaha ...valeu... :lol: :lol: :lol:

Jimmy1979
02-05-08, 15:56
Desculpe :0_0:
Na verdade o boxer não é igual um V .. é um em linha deitado opostamente .
O V o mesmo usa o mesmo munhão de biela para dois cilindros, o boxer usa munhão individual para cada pistão.

Volverine MF
02-05-08, 21:07
as RC 211 e 212 v sao V5
V5? Como assim? Pensei que motores em V sempre tivessem nº par de cilindro.



Desculpe :0_0:
Na verdade o boxer não é igual um V .. é um em linha deitado opostamente .
O V o mesmo usa o mesmo munhão de biela para dois cilindros, o boxer usa munhão individual para cada pistão.
Então acho que o que o professor me ensinou no Senai tava certo :G :lol:

Joao XTZ
03-05-08, 13:14
tem v3 (as aprilia RSV3 de 2002/03) e tem os V5...nao precisa ser par os motores em V...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
03-05-08, 19:31
tem v3 (as aprilia RSV3 de 2002/03) e tem os V5...nao precisa ser par os motores em V...valeu... :lol: :lol: :lol:
Vivendo e aprendendo :D

Diego.fcs
05-05-08, 11:01
Essa questão de V ou em linha ser um melhor que o outro eu acho que vai muito mais do projeto da moto. Num tem como comparar um 1200 de uma sport com um 1200 de uma harley porq tem propostas diferentes mas é como o guilherme falou, F1 usa motor em v em altíssimos giros, vai mais do projeto. A diferença que vejo mais que acho que é o que mais conta é em relação ao espaço utilizado.

Em relação a dúvida do Christian, é só ver quantos cabos de vela ou vela mesmo tem o motor...

Furious VIPER
05-05-08, 11:54
Outra coisa q nõa lembramos de comentar.. é q há uma certa tradição em usar motores em linha para supesesportivas... e motores em V para customs... as street/naked ficam no meio termo aceitando qqr um sem ficar fora de padrão algum (exemplos Comet, SV 650 e 1000, VTR Superhawk).
Lembram-se q a maioris das Ducati usam V-Twin?? alguém aki arrisca-se a dizer q elas andam pouco? hehehe

Joao XTZ
05-05-08, 12:30
se alguem achar ducati 4 em linha ???dificil...valeu... :lol: :lol: :lol: