PDA

Ver Versão Completa : Como trocar a água da bateria??



Furious VIPER
05-05-08, 13:57
Em conversa com nosso amigo Daniel Paiva.. surgiu o assunto de água da bateria!
Daki a pouco ele conta a história dele aí! hehe
Mas resumindo... nas baterias q não são seladas, como se faz a manutenção? como troca-se a água da bateria?
Algum cuidado especial?

agm2112
05-05-08, 14:01
Eu nunca troquei água de nenhuma bateria em toda a minha vida ...

O que se pode fazer é dar uma sobrevida, desmontando a bateria e lavando as placas (alguns usam Coca-Cola :G), e completando com solução eletrolítica. Geralmente isso não adianta nada e a bateria vai pro lixo no mês seguinte.

A manutenção normal de uma bateria é só a adição de água destilada (de preferência comprada na farmácia) quando necessário, somente até cobrir as placas. Se a bateria está cansada, deve ir pro lixo ....

Lembrando que a bateria é cheia de ácido sulfúrico que pode te deixar cego se espirrar no seu olho, por exemplo.

danielpaiva
05-05-08, 14:10
Po..então galera...
Ontem voltando da casa da namorada umas 22h, sento na moto pra ligar, a moto nem tchum...como se não tivesse bateria...ae desliguei um pouco e liguei denovo...chegando na Marginal Tiete (proximo a ponte da anhanguera) o alarme (positron) dispara...encosto, pego o controle do alarme aperto os botoes e nada...empurro ela até o próximo posto de gasolina que tinha (cerca de 10metros) e fico lá...tentando desativar na senha, tentando desativar em fiação e nada...
Ligo pra minha irma trazer o controle reserva que tinha em casa (achando que era a bateria do controle)...e nada...
Acabei desligando o cabo da bateria e ela parou de apitar...e com isso fui segurando no carro dela, até em casa (a bixinha tava pesada...tanque cheio e mais subidas do que descida...) cerca de 10km...

Chegando em casa, fui dormir e acordando hoje de manha liguei para a positron que me ajudou a desativar o alarme pelos cabos...tentei ligar e a moto não dava partiva (pedia bateria denovo)

ae liguei na suzuki que tem 'perto' de casa e pediram para eu levar a bateria lá e tentar dar uma carga...

chegando lá eles olharam e falaram "xiiii...pode jogar fora...cade a agua da bateria?"

ae fiquei meio assim e tals, no que me ofereceram uma bateria nova deles por 150 reais (paguei caro ou é o preço?)...e levei pra casa e instalei e ta tudo zerado agora..

só o alarme que nessa de desplugar os cabos, bixou, mas vou levar na positron pra deixar tudo zerado...

Mas isso ae...bateria tem que por agua mesmo? rs

Diego.fcs
05-05-08, 14:13
Quando eu era pequeno via meu pai colocando água destilada de farmácia na bateria da caravan dele, é aquelas ampolas de vidro aí vc quebra a parte de cima e despeja na bateria.

Cuidado com a roupa e use sempre luvas de borracha.

Christian
05-05-08, 14:24
Mas isso ae...bateria tem que por agua mesmo? rs



Bom, nas minhas motos sempre 1xpor mês eu olhava a bateria para ver se estava dentro do limite a água. :OK:
Se baixar tem que por água sim.

jose10034
05-05-08, 14:48
Baterias seladas possuem eletrolito acido, por isso os fabricantes recomendam não serem abertas.
Trabalhei por muitos anos com manuseio e manutenção de baterias acidas e alcalinas, por esta razão sinto-me seguro para postar aqui estas informações.
De qualquer modo é sempre bom alertar que os procedimentos a seguir exigem experiencia e habilidade, logo se alguem decidir repeti-los deve estar consciente dos riscos existentes.
1) O nível do eletrolito (solução acida liquida) de baterias, mesmo as seladas, tende a baixar ao longo do tempo.
2) Quando o nivel de eletrolito deixa parte das placas da bateria descobertas, inicia-se a diminuição da eficiencia e vida util da bateria.
3.1) Retirada da bateria (importante começar sempre retirando o terminal negativo para evitar curto-circuito caso o positivo encoste em alguma parte metalica durante a remoção).
3.2) Limpeza da incrustação que se forma nos bornes positivo e negativo.
3.3) Dispor de agua destilada para completar o nivel do eletrolito. Importante observar que ao eletrolito existente no interior da bateria só deve ser adicionada agua destilada. Se por acaso transbordar ou vazar, o liquido que sai é agua destilada dissolvida em acido, e portanto um liquido altamente corrosivo e perigoso cujo contato com a pele e olhos deve ser evitada. Notar que foi utilizado uma embalagem plastica do tipo usado na venda de adoçantes, para facilitar a colocação de agua destilada na bateria sem riscos de vazamento ou respingo. Lavar bem a embalagem de adoçante antes de utiliza-la para adicionar agua destilada à bateria.
3.4) Retirar cuidadosamente a capa de vedação das placas (tampa da bateria).
3.5) Completar o nivel de cada placa com agua destilada até cobrir as placas.
3.6) Recolocar a tampa de vedação das placas.
3.7) Reinstalar a bateria na moto.
Este procedimento permite acrescentar alguns anos à vida útil da baterial, dependendo do estado da mesma.

jOhN
05-05-08, 15:13
Galera, se alguem for trocar a agua MTU CUIDADO, MEU AMIGO FOI TROCAR A AGUA DA BATERIA DELE, no dia seguinte parou a moto e ta ven do sair uma fumaça da motoca, quando fomos olhar era o ácido que estava pingando no motor, rapidamente tiramos a tampa da carenagem para remoção da pateria... CONCLUSÃO, o liquido (acido) é tão forte que corroeu a parte externa da tampa do motor, a borracha do plug + da bateria e ate o ferro que é conectado a bateria ficou um pouco deteriorado. atividade dobrada ae!

danielpaiva
05-05-08, 19:44
Baterias seladas possuem eletrolito acido, por isso os fabricantes recomendam não serem abertas.
Trabalhei por muitos anos com manuseio e manutenção de baterias acidas e alcalinas, por esta razão sinto-me seguro para postar aqui estas informações.
De qualquer modo é sempre bom alertar que os procedimentos a seguir exigem experiencia e habilidade, logo se alguem decidir repeti-los deve estar consciente dos riscos existentes.


Po cara..legal saber que além do Óleo, Filtro, Freios e Embreagens..temos que verificar também a agua da bateria...isso serviu como um alerta para muitos daqui do PN que não sabiam (inclusive eu que servi de cobaia)...

jose10034, esse procedimento não é dificil, mas sim arriscado...é isso?
pois eu vi o cara colocando a agua na bateria e foi suber de boa...(sem nenhum segredo)
o problema é acontecer o que o johN falou né?

Existe alguma outra manutenção na parte elétrica a ser feita?

Valeuu

Abraçoss

jose10034
05-05-08, 19:52
na parte eletrica nao tem segredo tambem mais na bateria u certo da bateria tem q verifica pq é importante ela é o coraçao da moto

douglasybrazul
05-05-08, 19:56
vai numa moto peças
compra a água pra bateria
2 reais aqui em poa
tira a bateria da moto
abre todas as tampinhas
e só completa com a água até o nível
a minha faço isso e depois ponho carga com um carregador
de bateria
fica nova
minha moto eh 2004/05 com bateria original de fábrica
:D

Fernando Oliveira
05-05-08, 20:07
Kcete ainda tem moto com bateria a água ?

douglasybrazul
05-05-08, 20:13
Kcete ainda tem moto com bateria a água ?

a ybr eh com água
mas não vejo nenhum mal nisso :OK:

tom crazy
05-05-08, 21:16
Kcete ainda tem moto com bateria a água ?

Sim, inclusive a sua se for a Yes escrita ai no perfil euahuehaheau.

danielpaiva
05-05-08, 21:22
Sim, inclusive a sua se for a Yes escrita ai no perfil euahuehaheau.


:-/

douglasybrazul
05-05-08, 21:23
http://www.lutzer.com.br/userimg/relacao/4011.jpg
esse que eu ponho na batera :OK:

Furious VIPER
05-05-08, 22:00
vai numa moto peças
compra a água pra bateria
2 reais aqui em poa
tira a bateria da moto
abre todas as tampinhas
e só completa com a água até o nível
a minha faço isso e depois ponho carga com um carregador
de bateria
fica nova
minha moto eh 2004/05 com bateria original de fábrica
:D

baaaaaaaaah... bateria original ainda, hein?! q beleza!
Mas ô Douglas.. essa carga q tu dá... como funciona?
Pensei q fosse só completar os níveis de água da bateria e pronto!

ammanzoli
05-05-08, 22:07
bom que eu saiba e so completar a os noveis com agua destilada, mas atenção e agua destilada nao pode ser agua normal pois essa estraga a bateria por causa do cloro (nem agua mineral, pois ela tb contem cloro)

douglasybrazul
05-05-08, 22:16
[b]baaaaaaaaah... bateria original ainda, hein?! q beleza!
Mas ô Douglas.. essa carga q tu dá... como funciona?
Pensei q fosse só completar os níveis de água da bateria e pronto!

Tpw minha moto soh anda nos finde
dai com esses dias frio todo o sabado de manhã tinha que empurra
dai eu nunca mais tinha visto o nivel da bateria
e estava quase seca :-/
dai comprei o liquido
não adianta nada com a bateria fraca
dai fui comprar uma bateria nova
achei mto cara 120 na origi
dai comprei um carregador de bateria numa auto peças
75 reais
carrega até bateria de carro
a da moto em 2 hora tá fervendo a água sai bolhas
e a moto fica boa
:D

henrique
07-05-08, 22:12
vendo isso nao pude deixar de relatar o q eu costumo fazer... na YBR tá até hj a bateria original e a moto é 2004 eu completei o nivel de água da bateria com água da chuva hehehe n achava destilada aí esperei chover coloquei um balde no meio do pátio e guardei a água numa garrafa e tem ainda até hj hehehe

Furious VIPER
07-05-08, 22:47
vendo isso nao pude deixar de relatar o q eu costumo fazer... na YBR tá até hj a bateria original e a moto é 2004 eu completei o nivel de água da bateria com água da chuva hehehe n achava destilada aí esperei chover coloquei um balde no meio do pátio e guardei a água numa garrafa e tem ainda até hj hehehe

hahahahaa Henrique.... tu naõ vai acreditar... mas tu tem cara de q faz isso mesmo! hahaha
Até pq tem q se virar pra manter as tuas 19 motos, né? hehehe

Mas peraí... o pessoal ainda nõa me disse uma coisa:
Manutenção de bateria.. é só completar os níveis d'água?
Isso ajuda alguma coisa?

agm2112
08-05-08, 08:38
hahahahaa Henrique.... tu naõ vai acreditar... mas tu tem cara de q faz isso mesmo! hahaha
Até pq tem q se virar pra manter as tuas 19 motos, né? hehehe

Mas peraí... o pessoal ainda nõa me disse uma coisa:
Manutenção de bateria.. é só completar os níveis d'água?
Isso ajuda alguma coisa?

É só completar até cobrir as placas (caso o nível esteja baixo) .... ajuda a bateria a continuar funcionando ! Se alguma parte das placas ficar seca, elas vão "colando" e deixando de funcionar, matando aos poucos a bateria.

Furious VIPER
08-05-08, 13:18
Belezinhaaaaaaaaaaa... o negócio é arrumar tempo e roupa velha pra poder fazer o serviço! hehee
Vcs sabem... eu consigo me sujar todo de graxa até pra trocar os retrovisores! hehehe

CkOFan
19-04-13, 17:11
Coveiro mode ON.

Galera, uma bateria que está parada a uns 6 meses, é só completar com água normalmente ou deve se fazer outro procedimento?

Obrigado pela ajuda!

Abraço!

chiccoli
19-04-13, 17:20
em teoria se ainda pegar carga, vc completa, e da uma carga lenta nela.., se for pra segurar carga vai segurar., isso até onde eu sei..

Murilo_STZ
19-04-13, 20:04
Haha, tópico velho, mas além de bom, me rendeu umas risadas com a história da água de chuva...
Só pra complementar, pois não vi ninguém comentando, é muito importante também limpar os conectores da bateria, e após tirar toda ferrugem e aquele "pó branco" fica bom engraxa-los, pois vai durar anos sem enferrujar e conseqüentemente sem dar perdas na corrente/voltagem.
*PS: sim, graxa é condutora! Principalmente as grafitadas, pois o grafite é melhor condutor).

magrao tk
19-04-13, 20:19
Haha, tópico velho, mas além de bom, me rendeu umas risadas com a história da água de chuva...
Só pra complementar, pois não vi ninguém comentando, é muito importante também limpar os conectores da bateria, e após tirar toda ferrugem e aquele "pó branco" fica bom engraxa-los, pois vai durar anos sem enferrujar e conseqüentemente sem dar perdas na corrente/voltagem.
*PS: sim, graxa é condutora! Principalmente as grafitadas, pois o grafite é melhor condutor).
Isso mesmo! Nas minhas eu misturava pó de grafite na graxa e passava nos terminais.

TINHOSO
20-04-13, 09:59
JOga a bateria fora e compra outra.Se ela for selada e vc abrir,ela nunca mais veda totalmente e pode vazar.

Shaiky Castro
20-04-13, 16:32
Morreria e não saberia que se trocava água de bateria.

emerson merighi
21-04-13, 10:19
bateria parada a seis meses, hummm....vai ser dificil pegar carga...lamento informar mas o remedio costuma ser outra nova...

coreanas
21-04-13, 11:15
Lembrando para não colocar água até transbordar, existem marcas, geralmente umas listras vermelhas, para o mínimo e para o máximo. Ao carregar o líquido esquenta e transborda pelo respiro, acontecendo o que o jOhN (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/john-4374/) descreveu: Onde pegar corrói tudo. Na roupa então... Faz cada buraco. Também muito cuidado ao carregar a bateria, pois libera vapores tóxicos. Muita atenção à manguerinha de respiro, sempre deixar apontando direto para o chão.

CONKER
21-04-13, 16:31
Esse tópico de água destilada na bateria me faz lembrar de uma bateria tracionária que equipava a empilhadeira de onde trabalhava. Ela pesava cerca 350Kg, pegava cerca de 2 litros de agua destilada para completar o nivel e o carregador era do tamanho de uma geladeira com o cabo de força da espessura de uma mangueira de jardim. O negócio era tenso e a moçada ficava com medo de levar um "choquim" na hora de desconectar o plug da empilhadeira e ligar o plug no carregador para carregar...

BrunoDias
26-05-14, 10:52
Galera, desenterrando o topico....
Fui comprar a agua para completar a bateria, e chegando em casa vi que o cara la loja me deu um frasco com Solução Eletrolítica. Posso usar isso, ou essa solução só serve para usar em bateria nova?

Stone
26-05-14, 11:03
É isso mesmo, ácido sulfúrico diluído em água numa proporção que não me lembro até chegar na densidade que não me recordo heheheh

BrunoDias
26-05-14, 12:54
É isso mesmo, ácido sulfúrico diluído em água numa proporção que não me lembro até chegar na densidade que não me recordo heheheh

Opa, valeu. Vou colocar entao.
Achei que essa solução era so pra baterias novas

Enviado de meu Galaxy Nexus usando Tapatalk