PDA

Ver Versão Completa : Relação YBR



douglasybrazul
06-05-08, 20:11
Minha Ybr tem 12.500km rodados
e a relação é origi
parece estar boa
qto tempo dura em media uma relação ?
e se eu trocar, ponho a original ou uma paralela que não vai mudar nada ?
e pra ter melhoras no desempenho da moto que relação ponho?
como saber que está na hora de trocar ?
qual a melhor marca ?
eh isso
se alguém ai poder ajudar
valww :OK:

Christian
06-05-08, 20:15
A do Furious está durando seus mais de 35000 km.
Mas acho que é papo dele. :drool:

Marcas boas são, Riffel, Vaz... Y-TEC é segunda linha da Yamaha, mas é muito boa... e mais barata.

Mas não coloque nenhuma reeelação que tenha medidas não originais.
A moto é muito estudada antes de ir para as vendas para ver que relação mais se adequa ao motor.

Hora de trocar não sei não, depende muito se tu é um dono cuidadoso ou meio relaxado quanto à lubrificação/limpeza da relação.

douglasybrazul
06-05-08, 20:20
A do Furious está durando seus mais de 35000 km.
Mas acho que é papo dele. :drool:

Marcas boas são, Riffel, Vaz... Y-TEC é segunda linha da Yamaha, mas é muito boa... e mais barata.

Mas não coloque nenhuma reeelação que tenha medidas não originais.
A moto é muito estudada antes de ir para as vendas para ver que relação mais se adequa ao motor.

Hora de trocar não sei não, depende muito se tu é um dono cuidadoso ou meio relaxado quanto à lubrificação/limpeza da relação.

bah 35mil
lasp´dlas´pdl
essa moto dele ele cuida ki nem um filho :D
provavelmente a minha dure isso tbm
valew pela dica ai
qdo precisar trocar vou ver essas marcas

Furious VIPER
06-05-08, 21:12
A relação das YBR 2001, 2002, e 2003... é 14/43
Das 2004 em diante é 14/45... possivelmente foi correção no projeto...
Normalmente eles corrigem pekenos detalhes nos 1°s anos da moto... dizem ainda q as YBR com 15/43 andam mais... por ter relação mias longa! Não sei se é verdade... eu sei q se trocar algo na relação... vou ir de 15/45... mas não sei ainda.. a 14/45 pra mim é ótima. Arrancada violentíssima... e tem uma final ruim.. hehehe mas ela é uma 125, né? e não corta giro dando final não... já bati 135km/h no painel e não cortou... a moto nunca mais vai andar a 135... ou mais memso.. então tá bom! heheh
Vc vê a hora de trocar a relação por alguns detalhes:
Desgaste dos dentes da coroa/pinhão.. qdo os dentes estão muito finos ou curvados
Qdo a relação tá uma barulheira do *******... e ao girar a roda com a mão (moto no cavalete central) a roda parece pesada (mesmo com a corrente bem limpa e lubrificada).

A minha relação tá durando mais de 36mil km... e ainda tem 3 regulagens das 10 disponíveis! Uhúúúú
Sobre as marcas.. eu sem dúvidas vou com a VAZ dnovo... axo q pelo valor dela.. não lembro de é R$ 55 ou 65 (eu axo q é 55)... durar mais de 30mil km... vale mto a pena!
Eu axo q não vale a pena colocar relação de marca paralela ou mais barata! pq as vezes tu economiza 10 reais na relação.. e ela te dura 10mil km a menos... tipo... uma de 60 reais, vamos dizer q dure 30mil km... uma de 50 reais.. dura 20mil km! Só suposições!

douglasybrazul
06-05-08, 21:22
as regulagens são aqueles riscos na balança ?

Furious VIPER
06-05-08, 21:30
as regulagens são aqueles riscos na balança ?

Exatamente! Nem lembro qtos tem... só sei q o mecânico falou "bah, tu ainda tem mais 3 pra regular"!!
Enqto os dentes da coroa e pinhão estão bons... a corrente tá ótima (sempre lambuzada de óleo MG1-40)... vamo q vamo...eu ainda vou dar a volta no mundo com essa relação original! hehehe

douglasybrazul
07-05-08, 12:48
Exatamente! Nem lembro qtos tem... só sei q o mecânico falou "bah, tu ainda tem mais 3 pra regular"!!
Enqto os dentes da coroa e pinhão estão bons... a corrente tá ótima (sempre lambuzada de óleo MG1-40)... vamo q vamo...eu ainda vou dar a volta no mundo com essa relação original! hehehe

alpsdlpasokdasopdkasopkdopskdopd

Furious VIPER
07-05-08, 13:05
Detalhe...
Eu disse q um sintoma de relação ruim é o barulho... mas não é regra.. pq se fosse po risso a Strada e a Twister vinham com relação podre de fábrica! hahahah ô barulheira do cão!! Q vergonha!

Wanderson
08-05-08, 16:30
a minha troquei a pouco tempo
nao tem 1 mes
e pra fuder
ta fazendo mol barulheira
e eh zero
da vaz
nao to entendendo pq ta fazendo esse barulho

fsantos
15-05-08, 17:39
Troquei a minha com 14 ou 15 mil... :d
Agora coloquei 15X45 e estou satisfeito! :OK:

Furious VIPER
15-05-08, 21:14
a minha troquei a pouco tempo
nao tem 1 mes
e pra fuder
ta fazendo mol barulheira
e eh zero
da vaz
nao to entendendo pq ta fazendo esse barulho

Tu viu o conjunto todo ser trocado??
Pq o PX400 uma vez foi numa loja e trocaram só a coroa e o pinhão.... a corrente continuou a mesma... daí dava uma barulheira desgraçada!!

Guilherme Mcnasty
16-05-08, 17:35
Supondo-se que o conjunto relação da moto é original(pinhão,coroa,corrente nas medidas de fábrica) vc pode utilizar tranquilamente até a última regulagem do esticador de corrente, desde que mantenha uma manutenção regular.
Agora outra forma (essa mais rústica e imprecisa) de saber se tá na hora de trocar a relação é colocar uma chave de fenda grossa no meio da coroa, e ver se a mesma passa facilmente pela corrente, com folga.
Importante na hora da troca escolher uma marca de qualidade. Procure coroa com aço 1045 e corrente, KMC, DID e por aí vai. Coroa e pinhão Vaz é nota 1000, mas a corrente é paia.

Furious VIPER
19-05-08, 11:20
Pela durabilidade eu iria com o conjunto original da YBR...
Pinhão e Coroa são VAZ... mas a corrente é q marca?

Guilherme Mcnasty
19-05-08, 13:48
Pela durabilidade eu iria com o conjunto original da YBR...
Pinhão e Coroa são VAZ... mas a corrente é q marca?

Original é DID. Cara, mas excelente. Recomendo com O'ring.

Joao XTZ
19-05-08, 13:50
Original é DID. Cara, mas excelente. Recomendo com O'ring.

compraria a mesma relaçao com vaz tbm...durabilidade 100% valeu... :lol: :lol: :lol:

Furious VIPER
19-05-08, 13:59
Original é DID. Cara, mas excelente. Recomendo com O'ring.

Hum... tô pensando nisso... se bem q durando 40mil km... a relação sem retentores... tá bom, né? hehe só requer um pouco mais de manutenção!!

Guilherme Mcnasty
20-05-08, 12:01
A relação com o'ring é mais silenciosa também, mesmo seca.

Furious VIPER
20-05-08, 12:21
Sobre ser silenciosa.... não é problema.. pq mantenho ela lubrificada em excesso... SEMPRE! então barulho comigo.. não existe em hipótese alguma!

Já ouvi dizer q correntes com retentor pesam mais... e perde potência, desgasta mais a coroa/pinhão... várias coisas.... q no caso pras motos pekenas não vale a pena.
Alguém confirma?

Guilherme Mcnasty
20-05-08, 16:36
Pode ter uma perda ínfima de potencia sim. Nada perceptível.