PDA

Ver Versão Completa : Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético



Diego.fcs
07-05-08, 14:06
Bom pessoal, sempre ouvi dizer sobre a tal famosa gasolina azul e comecei a usar depois de indicação de um amigo mau Engenheiro Mecânico, segundo ele é bom colocar sim porq melhora o rendimento e também num compensa não compensa utilizar mais de 10% do tanque que vai ser desperdício, creio eu que deve ser pela atual calibragem dos motores. Mas em sistemas carburados creio que dê para usar 100%, embora já vi relatos de pessoas que tiveram seus motores prejudicados por isso (2 biz, uma totalmente mexida e outra num sei...), mas nunca tive problemas. Semana passada meu tanque tava com 2,5L de azul, uns 2 de Podium e o resto de comum, e vi uma melhora muito grande, antes tava usando somente Podium mas meu carburador ficou com zinabre, tá certo que a moto fica parada mas estranhei e também pelo custo creio que compensa usar azul.

Segue um texto que achei no site "Best cars web site"

"A Avgas, ou gasolina de aviação, possui algumas propriedades diferentes das usadas nos automóveis. Ela é menos volátil (portanto menos causadora de explosões) para eliminar qualquer possibilidade de bloqueio por vapor no sistema de alimentação, que num avião é fatal, pois o motor pára de funcionar.

Outra característica é conter chumbo tetraetila para elevar sua octanagem, o que a torna imprópria para uso em motores com catalisador no sistema de escapamento -- o componente pode se danificar em poucos quilômetros. A terceira característica é não conter álcool algum. Finalmente, seu poder calorífico é o mesmo de qualquer gasolina (sem álcool, naturalmente).

Sua octanagem corresponde a 100 RON, ficando o 130 RON (ela é descrita como 100/130) referência para condições de decolagem (potência máxima com mistura rica). Para efeito comparativo com a gasolina automobilística, considere-a com sendo de 100 octanas (a Premium dos postos tem 98, mas com 26% de álcool). Nos caminhões-tanque e tambores nos aeroportos lê-se Avgas 100/130.

Há vários anos existia a 80/87 e a 115/145, estas para os motores Wright turbocompostos (uma turbina acionada pelos gases de escapamento contribuía para a potência, além do efeito do compressor). Esse motores eram usados nos Lockheed Super H Constellation e Douglas DC-7C e ficaram conhecidos por ser muito sensíveis à detonação e quebrar muito.

À parte a questão do catalisador, a gasolina de aviação pode ser usada em qualquer motor calibrado para gasolina sem álcool, sem nenhum tipo de prejuízo. Nos autos antigos é até recomendada, pois o chumbo tetraetila age como lubrificante das sedes de válvulas. As sedes dos motores foram modificadas nos motores mais recentes para usar gasolina sem chumbo. E, por ser menos volátil, decompõe-se bem mais lentamente no tanque do veículo.

Quanto aos óleos, todo motor precisa de óleo fino na partida e no período de aquecimento, assegurando a melhor lubrificação possível de todo o motor. Só que os óleos minerais, por mais que sejam aditivados e modificados, apresentam acentuada queda de viscosidade à medida em que sua temperatura sobe (um pouco menos com os multiviscosos). É aí que entra o óleo sintético, pois é fino mas mantém viscosidade (e a pressão de trabalho) em temperaturas elevadas.

É recomendado para quem trafega horas a fio em velocidade máxima, como é comum na Alemanha e alguns países europeus como França e Itália, onde o limite de 130 km/h é mera referência. Para ter idéia de como são finos, nos óleos de competição, como os de um Fórmula 1, sua viscosidade é SAE 0,15 (isso mesmo: menos que 1), mais ou menos a viscosidade da Coca-Cola... Pode haver ligeiro aumento de consumo em relação aos óleos minerais, mas nada que preocupe."

Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/gas-oleo.htm

agm2112
07-05-08, 14:24
O chumbo é um bom lubrificante (é usado em alguns mancais e buchas de bronze com "auto-lubrificante", e ainda reduz a possibilidade de detonação, mas não é um bom amigo do meio-ambiente. Hoje em dia eu tenho remorso de poluir ...

Diego.fcs
07-05-08, 14:32
O chumbo é um bom lubrificante (é usado em alguns mancais e buchas de bronze com "auto-lubrificante", e ainda reduz a possibilidade de detonação, mas não é um bom amigo do meio-ambiente. Hoje em dia eu tenho remorso de poluir ...


Realmente, é mais poluente essa gasolina, mas é a única que até hoje comprei e vi que era gasolina mesmo e num era alcool com solventes...

O motor trabalha mais silencioso, vibra menos até...

sergio.h
07-05-08, 14:33
Onde compra essa gasolina ?

Diego.fcs
07-05-08, 14:37
Bem vindo ao fórum Sérgio...

Em aeroportos, aqui custa 3,70 o litro, se quizer dá para comprar querosene de aviação que custa acho que 3,50 o litro. Mas num vai abastecer com querosene hein... hehee

agm2112
07-05-08, 15:04
como eles vendem essa gasolina ? só chegar com o galão q eles enchem ?

Richard
07-05-08, 15:05
Muito interessante isso...

Gostei...

A proxima vez que passar perto de Congonhas, vou dar uma passada lá para ver, mas como que vc consegue comprar isso dentro do aeroporto???? Eh aeroporto de grande porte ou em aeroportos como por exemplo o Campo de Marte em SP, que eh apenas para pequenos aviões e helicopteros???

sergio.h
07-05-08, 15:06
Valeu.. vou ver se encontro essa gasolina aqui.. ja ouvi muita gente falando que colocava essa gasolina nos Opalas 6 caneco e sempre falaram que aumenta bastante o rendimento.. :P

Diego.fcs
07-05-08, 15:08
É que aki é aeroporto de pequeno porte, nunca fui nos grandes mas creio que não vendem nos grandes. Nos pequenos vc chega com um galão e fala com o tiozão que cuida e vai lá pegar na bomba, eu já vou com a moto na bomba abastecer direto... hehehehehe...

Alguns reclamam se for abastecer pouco, o ideal é pegar um galão grande e abastecer e guardar em casa, só num convém guardar muito tempo...

cabra de brasilia
07-05-08, 15:18
Cara aqui em casa usamos só àlcool em um Celta e esses dias testamos usar o aditivo Bardahl e meu irmão notou uma bela economia.......bem considerável mesmo........eu uma vez bati as contas e aqui no DF a diferença entre um tanque (base CG) com Supra e um com Podium é de 5,00......para quem ganha pouco parece bobagem mas é o marmitão do dia né!......quando eu tiver a minha CG.....Se Deus quiser......vou usar Supra e a cada 3...4 tanques coloco 40 ML de bardahl (1 copinho de café)............pois essa é a quantidade recomendada pela Bardahl para cada 14L de combustível em motos........

Richard
07-05-08, 15:32
Quando tiver perto do Campo de Marte vou dar uma sapeada lah....rs

Diego.fcs
07-05-08, 15:33
Eu esses dias tava meio que calculando uma base de 10L de gasolina:

Podium: 2,90x10 = 29,00 reais
Comum: 2,45x10 = 24,50 reais
Azul: 3,70x10 = 37,00 reais
Comum + Azul: 2,45x9 + 1x3,70 = 25,75 reais ( 10% de azul para 90% de comum)

Cheguei a conclusão que compensa mais usar a proporção de azul/comum do que somente Podium, fora que a diferença entre a mistura e a Podium é muito grande, percebe-se uma melhoria considerável de desempenho.

vinicius.a
07-05-08, 18:39
Cheguei a conclusão que compensa mais usar a proporção de azul/comum do que somente Podium, fora que a diferença entre a mistura e a Podium é muito grande, percebe-se uma melhoria considerável de desempenho.

Mas isso na teoria ou vc chegou a testar mesmo??

ammanzoli
07-05-08, 19:46
sera que realmente vale a pena para uma 125 cc... eu por exemplo uso sempre aditivada por ser o mesmo preço ou coisa de 1 a 5 centavos de diferença, e fiz um teste com a Podium, e nao senti diferença nenhuma, axo ate que fico pior quando a moto estava frio(quente era a mesma coisa)
pois na minha concepção o motor 125 e muito fraco para noz sentir uma real diferença, isso deve ser para motores maiores axo que nas pequenas nao faz diferença

Fernando Oliveira
07-05-08, 19:51
Cara, gasolina com chumbo... isso é cancerígeno e além do mais foi abolido para veículos automotores. Acho que só na argentina é que a gasolina ainda tem chumbo. (Melhor assim. eles morrem mais de câncer. eh!eh !) Brincadeiras à parte, inclusive para carros e motos com sistema de injeção eletrônica é proibido seu uso ! Ve lá o que tá fazendo !

minerinho
08-05-08, 00:58
tá loko, chumbo é um perigo...

Richard
08-05-08, 08:16
Pessoal... Vcs tem que ver o seguinte... A moto do Diego (da mesma forma que a minha) foi fabricada em uma época que existia essa gasolina a venda para usuario comum... Inclusive meu pai mesmo, disse que comprava dessa gasolina, da mesma forma que o Diego, para colocar na Fusqueta que ele tinha, pq a moda na epoca era tirar racha com fusqueta com gasolina de avião....ahehhahe...

Pena que hoje o acesso a esse tipo de combustivel está mais controlado, sendo dificil a sua compra... Mas voltando ao que eu dizia, nas motos novas, mesmo a carburador, essa gasolina pode realmente não mudar nada ou até danificar alguma coisa, pois as gasolinas de hoje tem 20 e tantos por cento de alcool que a 20 ou 30 anos atras, não tinha e exatamente por isso, as motos de hoje já são preparadas para poder receber uma gasolina com alcool, mas não com chumbo por exemplo...

Para quem tem moto antiga, a gasolina de hoje é uma MERD@, pq os motores antigos não trabalham tão bem como os de hoje com a mistura de alcool com a gasolina, mas com certeza esses mesmos motores trabalham melhor com uma gasolina mais pura do q a que é vendida hoje...

Por exemplo na minha moto, fazer a mistura de 12 litros de gasolina comum com 5 litros de Podium, já mostra uma grande melhora no consumo e no trabalho do motor e a moto fica bem mais esperta... Realmente em uma moto mais nova, pode-se não sentir uma melhorar, pois ela já vem de fabrica preparada para a porcaria que é a nossa gasolina... Nós temos no Lisarb uma das gasolinas mais caras do mundo e uma das piores também...

Fazer o que.;.. Esse eh o Lisarb

Diego.fcs
08-05-08, 10:13
Mas isso na teoria ou vc chegou a testar mesmo??


Desde quando eu tinha a XTZ eu fazia isso, com a azul. Minha XTZ, assim como a bolinha, ficava parada a semana toda e no fim de semana era um saco funcionar ela e também falhava, morria na esquina, comocei a fazer essa mistura porq lembrei que antigamente nossos pais usavam, lembro que em viagens meu pai colocava na caravan dele, aí a moto deu uns engasgo, acho que liberou a sujeira, e ficou beleza...

Essa gasolina foi meio que proibida por causa de poluição e da regulamentação dessa nossa gasolina ruim, com alcool. Ainda é usada em aviões mas já estão testando novos combustíveis, mas somente por causa do chumbo e da poluição.

A podium vi que muda mais o cheiro que sai do escape só, e notei que a boca do escape tava limpa, num ficou com aquelas crostas que fica normalmente por causa da água que começa a enferrujar a boca do escape. Semana passada voltei a usar esse esquema de azul e depois de andar um pouco notei que ficou bem melhor a moto. Num é que a moto vai decolar, fica parecendo que o motor tá muito mais e muito melhor amaciado...

Carlos Roberto
08-05-08, 11:24
Os veículos modernos não precisam de gasolina pura para funcionarem bem. E comparando com os veículos de décadas passadas, eles andam melhor e mais rápido, seus sistemas de IE são mais resistentes e de longe são mais econômicos.

Usar chumbo é perigoso e seus resíduos afetam lenções de água. O chumbo que por ventura entar no nosso organismo jamais sairá. Tem efeito cumulativo no nosso corpo.

Não sou contra veículos antigos. Até gosto e adimiro eles, mas certas tecnologias precisam ser esquecidas, como a gasolina com chumbo.

Precisamos e queremos cosias modernas na nossa vida. Um exemplo disso é o nosso desejo por uma moto injetada e frex.

Diego.fcs
08-05-08, 11:29
Não sou contra veículos antigos. Até gosto e adimiro eles, mas certas tecnologias precisam ser esquecidas, como a gasolina com chumbo.

Concordo Carlos, sempre devemos buscar nossas tecnologias e conceitos, porém essa foi uma alternativa que encontrei para resolver o problema desses combustíveis que estão vendendo por aí. Comecei a usar isso porq cansei de parar da esquina e a moto morrer, a moto perder rendimento, acelerar e falhar, engasgar, ficar ruim de partida...

Teoricamente essa mistura de 25% até que num muda muito, estando o motor bem afinado, só que na prática tem muito mais do que isso...

Carlos Roberto
08-05-08, 11:46
O problema não são os 25% de álcool. O problema é posto sacana que vende combustível adulterado. Parece que aí, no Sul e Sudeste, tá pior essa situação que aqui no DF.

cabra de brasilia
08-05-08, 12:51
O problema não são os 25% de álcool. O problema é posto sacana que vende combustível adulterado. Parece que aí, no Sul e Sudeste, tá pior essa situação que aqui no DF.


Adulteração aqui no DF creio que seja casos isoladíssimos.....pois trabalhei muito tempo como instrutor no posto escola Senac/Petrobras lá na 415 Sul treinando frentistas e eu sabia de muitas coisas.....marido que trai mulher.....essa cachorrada na funerárias mesmo os caras contavam tudo para gente......mas de aluno/frentista nos contar que no posto onde ele trabalhava fazia gambiarra nunca encontrei......ao contrário todos que trabalharam ou trabalham na Rede Gasol disseram que lá é o inferno pois são muito mas muito rígidos e certos em tudo por incrível que pareça........agora esses anos que trabalhei em posto de combsutível não sei porque diabos os clientes que usam comum o motor se rebenta todo...não sei porque isso acontece já os que usavam só aditivada era uma beleza....motor em estado bem melhor que os que só usam comum......como disse não sei o que acontece só sei que motor que usa comum se acaba rapidinho ai cria a cultura que a gasolina estava batizada.........

thiago proton.
08-05-08, 19:41
So esqueceu de dizer q os motores de formula 1 nao duram 2 corridas

Volverine MF
08-05-08, 20:05
Gasolina de avião na moto? Ta querendo msm voar hein :lol:

Agora falando sério, há mto ouço falar que a gasolina de avião melhora mto o rendimento da moto e há mto qro experimentar, o problema é que o aeroporto fica mto fora de mão pra mim, então tenho que tirar um dia só pra ir lá e comprar bastante, tipo uns 10 litros no minimo.

Agora to sem grana, mas assim que puder experimento :OK:

ammanzoli
08-05-08, 21:34
segundo conversei com amigo meu que tem avião, ele disse que e besteira esse negocio de colocar gas azul por causa do chumbo, e como alguns ja falaram os motores hoje em dia sao calibrados para nossa gas normal e nao aguemtariam muito tempo com essa gas azul por causa da corrosão ser muito forte, podendo ate estragar o carbura, entre outras coisa, ele disse que para as pequenas e carro o melhor mesmo e usar podium

Volverine MF
08-05-08, 21:37
Disseram que pra motos mais antigas é indicado a gasolina azul, mas a partir de qdo uma moto pode ser considerada antiga?

A do Diego eu sei que é :G :lol: , mas e a minha Titan 97, é antiga o bastante para usufruir da azulzinha?




Hehehe, se eu colocar gas azul ai minha moto fica azul por dentro e por fora :lol:

ammanzoli
08-05-08, 21:57
Disseram que pra motos mais antigas é indicado a gasolina azul, mas a partir de qdo uma moto pode ser considerada antiga?

A do Diego eu sei que é :G :lol: , mas e a minha Titan 97, é antiga o bastante para usufruir da azulzinha?




Hehehe, se eu colocar gas azul ai minha moto fica azul por dentro e por fora :lol:



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

rockerva
09-05-08, 00:09
Não sei quanto é o preço da gasolina azul, mas o preço do óleo sintético eu sei: 4 vezes mais caro que o óleo 4T normalmente utilizado em nossas motos. Bom vamos a lição de economia, mão de vaquismo, pão durice e discussões (é claro!):

Problema: João comprou uma CG Titan 150, seu percurso de moto faz com que ele realize a média de 1500 kilometros rodados ao mês. Seu mechânico falou: João você tem que trocar o óleo a cada 1000 kilômetros. João foi a loja comprar o óleo para que o mechânico efetuasse a troca. Na loja especializada em venda de óleo para motocicletas o vendedor avisou tenho 2 tipos de óleo o sintético e o normal que todos colocam, o sintético custa R$56,00 e o comum que todo mundo usa e custa R$11,00 qual tu vai querer?
a) O sintético
b) O que todo mundo usa

Se João escolher a alternativa a: A eficiência do trabalho realizada por um óleo sintético é comprovada por diversos testes mecânicos realizados em motores, não só de motos como de todo equipamento que utiliza um motor para gerar energia. Todo o óleo tem uma vida útil de funcionamento, ao utilizar um óleo sintético sua eficiência será válida apenas enquanto o óleo sintético estiver dentro do motor. Usar óleo sintético uma vez a cada 10 trocas de óleo não garante em absolutamente nada um aumento significativo da vida útil do motor muito menos uma limpeza no motor, óleo não limpa, apenas lubrifica.
Em questões financeiras, rodando 1,5 mil km ao mês e trocando o óleo a cada mil quilômetros (como a maioria dos usuários faz) seriam necessárias 36 trocas de óleo ao ano, mas vamos dizer que João deu uma relaxadinha daqui outra dali passando uns quilometros de modo que ele realizou 25 trocas de óleo sintético em um ano, isto é 25 x 56, o que representa R$ 1.400,00 em óleo no motor da moto de João. João vai ficar com a moto cinco anos e depois vai comprar uma Twister, até lá ele já terá colocado R$ 7.000,00 de óleo sintético em sua moto. Vai vendê-la com o motor mais inteiro do mundo, mesmo sendo uma moto com 90.000 kilometros rodados em seus cinco anos de uso da moto.
Detalhe sobre o uso do óleo sintético: a cada cinco anos apenas com a troca de óleo sintético ele compraria outra moto.

Usando o óleo comum que todo mundo usa: João trocou o óleo em dia a cada 1500km e trocando um total de 36 vezes ao ano, gastando R$ 616,00 por ano na troca de óleo e um total de R$ 3.080,00 durante os cinco anos em que ficou com a moto, entre 50.000 e 60.000 seu motor quebrou e ele gastou R$ 1.500,37 para refazer todo o motor da moto. Gastando um total de R$4.580,37 com sua moto.

[hr]

Usar óleo sintético sempre é viável pra quem tem uma moto onde refazer o motor tem um custo de R$ 20.000,00 não em uma moto que pra fazer o motor se gaste R$ 1.500,00. Também não é certo que o moto vá quebrar por causa do óleo. Colocar o óleo sintético para limpar o motor é uma coisa que não existe: óleo não limpa, apenas lubrifica, o que limpa o óleo é o filtro de óleo.
Acho que o mesmo vale para a tal gasolina azul, de nada adianta colocar gasolina azul pra limpar o carburador a cada 6.000km. Colocando apenas gasolina aditivada, realizei a limpeza do carburador com 6.000km e estava tudo jóinha, se alguma sujeirinha ali entrar não vai implodir seu motor. Não utilize gasolina postos duvidosos. Não há como confiar em postos de gasolina por que não tem como confiar em quem colocou gasolina no caminhão que abstece o posto. É uma questão de sorte.

Em minha opinião: gasolina azul e óleo sintético para as pequenas é um luxo desnecessário.

Lembrando que não sou o dono da verdade, isso é um fórum, em minha resposta tive base em meu conhecimento e mais nada, seres humanos erram e eu erro, posso estar errado.

Volverine MF
10-05-08, 00:36
Rock, concordo ctg sobre a questão do óleo, acho que óleo sintético é bom de mais para as pequenas, isto é, é claro que é um óleo muito melhor que o comum, porém, a difereança de preço inviabiliza seu uso nas pequenas, além de que os motores menores não trabalham com tanta pressão e tão perto do limite como os motores maiores, logo, não precisa de um óleo tão bom assim.

Mas gostaria de acrescentar uma informação, tanto para vc qto p/ os outros.

O óleo tem várias funções além de lubrificar, e uma delas é a função detergente, ou seja, a função de limpar o motor. Além da função detergente o óleo ainda tem a função de arrefecer o motor, vedar, servir de fluido hidraulico, entre outras.

Quanto a gasolina azul, acho que chegamos num consenso de que ela só é indicada para motores mais antigos, que foram projetados para rodar com gasolina com chumbo, que é o caso da gasolina azul. Para os motores mais novos o mais indicado é gasolina aditivada msm.

E respondendo a minha própria pergunta:


minha Titan 97, é antiga o bastante para usufruir da azulzinha?

Eu creio que não, pois em 97 a gasolina não tinha mais chumbo, aliás, acho que o chumbo foi retirado da gasolina na década de 80. Dessa forma, o mais indicado msm é a aditivada.





Msm assim qdo eu puder vou experimentar a azulzinha, só pra matar a minha curiosidade :lol:
Só espero que não mate tb o motor mto menos o dono :0_0: :lol:

Richard
12-05-08, 08:06
Mesmo assim, Wolverine, ainda acho que nem a aditivada em motos pequenas, pois vem até na etiqueta do tanque escrito "utilize somente gasolina comum", só que logicamente de boa qualidade...

Conversando uma vez com um colega da faculdade que trabalha no Polo Petrquimico de Cubatão, ele disse que o uso de gasolina aditivada, só é recomendado em motos de alta cilindrada que PEDEM o seu uso, pois em motores menores, a diferença de estar com comum ou aditivada, é imperceptivel, sem contar que atacam partes do motor como retentores e juntas que não estão preparadas para os aditivos dessa gasolina e com o seu uso proongado, pode acarretar problemas...

Eu mesmo uso apenas a comum... Uma vez ou outra coloco aditivada pois "DIZEM" que ela ajuda a dar uma limpada no motor, mas é apenas por isso, pois em relação a potencia e outras coisas, para mim não muda nada...

A unica vez que senti diferença em uma gasolina, foi na volta da viagem que fiz para Boracéia, pois na ida, minha moto estava pecisando fazer carburação, mas como não consegui fazer, fui com ela pipocando e dando umas engasgadinhas de vez em quando... Ai na volta, precisava abastecer, logicamente... Ai parei em um posto da Texaco na estrada e achei o cumulo não ter gasolina comum, somente tinha aquela com TECHRON... Como os locais me disseram que aquele posto era melhor pra eu por e só tinha outro no caminho que era uma porcaria a gasolina, enchi o tanque lá mesmo... Tava R$ 2.65 o litro... Mas tudo bem, fazer o q... :#

Em relação a potencia, aceleração e tudo mais, a moto permaneceu a mesma, a unica diferença que notei, foi que ela não esgasgou como na descida, ela veio a viagem inteira com um ronco linear e sem esgasgos...

A unica diferença que já vi foi essa... :G

Thiago Oliveira
12-05-08, 12:33
Acho que o uso desta gasolina com chumbo uma falta de respeito com o meio ambiente. Vemos na televisão, nos jornais, a luta do mundo contra a poluição, pesquisas e mais pesquisas para descobrir combustíveis renováveis, leis que visam o desenvolvimento sustentável, ideias para gerar energia sem prejudicar o meio ambiente...e vcs aqui querendo usar um combustível IRREGULAR em suas motos, que além de ser perigoso para vossas vidas, é perigoso para o planeta em que vivemos.
A melhor gasolina é a que vende no posto automotivo....se a gasolina vende em aeroportos, acho que não é destinada para motos, a menos que sua moto tenha um a turbina e seja uma fokker 125cc!!!!
Desculpem minhas palavras, mas acho muito besteira fazer isso, vamos procurar fazer algo para melhorar e parar de pensar apenas em nós....se vc não consegue pensar no mau que irá fazer ao teu vizinho....pense no teu irmão mais novo, no teu filho e aonde eles irão viver quando tiverem nossas idades...
Um abraço aos membros deste incrível fórum!!!

Richard
12-05-08, 13:49
GEEEENNNTTTEEEEEE... Desculpa, mas lah no outro post, o preço da gasolina era 2,65 e não 1,65... Jah está retificado, peço desculpas

Richard
12-05-08, 14:12
Agora só uma coisa em relação ao oleo sintetico...

Um outro grande motivo para que não se use oleo sintetico em uma moto que diz no manual "SOMENTE UTILIZE OLEO MINERAL SAE bla bla bla", ou até oleo de CARRO, isso mesmo carro, como uns usam CASTROL GTX, SELENIA e outros, vem do seguinte...

O motor de uma moto grande, de alto desempenho e que diga no manual para utilizar o oleo sintetico X, ira ter problemas, talvez não no exato momento da troca, mas até posteriores, caso se coloque um oleo mineral comum e o inverso tambe, pq???

A moto de alto desempnho tem peças preparadas e proprias para o trabalho com o oleo sintetico, dentre essas, guarnições, retentores, discos de embreagem, engrenagens e etc... Ao se colocar um oleo diferente do recomendado, irá apresentar problemas, talvez não imdeiatos, mas futuros...

Por exemplo, alguem aqui já colocou oleo de carro na sua moto???

Eu já, quando estava com o meu motor queimando muito oleo, acabei procurando oleos muito mais viscosos do que o recomndado para minha moto... Depois de um certo tempo, comecei a ter problemas com a embreagem patinando e quando fui fazer o motor, tive que trocar os 6 discos, mais o platô de embreagem, pois tinham sido danificados pelos aditivos que tem no oleo de carro e que não existem no de moto...

Uma coisa que sempre esquecem e q eu não me preocupei muito, pq ia ter q fazer o motor mesmo, eh q a embreagem na moto, fica embebida no mesmo oleo do motor, diferente de algumas motos maiores e dos carros... E um dos primeiros componentes que ira sentir essa diferença do oleo, é a embreagem...

As vezes a utilização do oleo sintetico ou de carro, não adianta nada e o pior, ainda depois de um tempo acaba ferrando com o seu motor...

Utilize sempre o oleo reomendado pelo fabricante da moto, pois foram feitos uma caralhada de testes com um monte de lubrificantes diferentes, para poder chegar naquele em especifico, pois ele foi o q melhor se portou com a sua moto e todos os seus componentes, muda-lo, pode ocasionar problemas, mesmo vc achando que está fazendo um bem para sua moto, pois o outro oleo mantem mais a viscosidade em altas temperatuas, ou tem particulas anti-atrito ( e a embreagm precisa do atrito entre os discos), que vc troca ele uma vez em vez de 5 do oleo normal e mais esse monte de balela...

Isso eh tudo coisa de vendedor, leia atentamente o manual de sua moto, que vc verá o q eh melhor para ela :)

Diego.fcs
13-05-08, 00:20
Bom, em todos os posts meus eu disse em usar somente 10% do tanque com azul e o resto comum, como se fosse um aditivo.

Em relação ao meio ambiente, tudo bem, pode poluir mais, só que nossas motos nem catalizador tem, então se for pensar assim, vamos parar de comprar nossas motos ultrapassadas. E todos sabem que a maioria da gasolina que compramos é bixada, cansei de trocar escapamento de carro porq ficava podre rapidão...

Quanto ao motor antigo, as novas CG pra mim é a mesma coisa dos antigos, mudou muito pouco, falaram em motores modernos pelo catalizador...

Muitos falam de danificar motor, nunca ouvi dizer isso, só quem usa pura e no cacete ou em motor muito mexido... Muita gente fala que danifica motor mas anda sem filtro de gasolina, com óleo vencido e motor mexido, sei lá, vai de cada um...

Tem manual que fala para usar comum e outros aditivada, no manual da Intruder fala para usar gasolina Petrobrás e faz uma propaganda da Podium, isso num quer dizer que tenho que usar só gasolina da Petrobrás nela...

Eu uso já faz uns 4 anos e nunca tive problemas, nem todo tanque faço isso, as vezes faço e as vezes não...

Carlos Roberto
13-05-08, 14:26
Não adianta nada ficar falando em qual óleo e gasolinas são melhores, se não trocar os filtros.

Quanto aos veículos antigos e poluidores, entendo ser certo alterar a legislação de trânsito e tirar de circulação os que não atendem as normas anti-poluentes. Pra querer e ter um carro ou moto antigos, o que acho legal, tem que ter condição também de faze-la em condições para nossa realidade atual, que não pode mais tolerar veneno no ar.

Diego.fcs
13-05-08, 14:38
Pensando em poluição do ar, motos poluem mais do que carros, carros tem IE que controla corretamente a mistura dimunindo a poluição, além de que tem sensores no escapamento para isso e catalizadores. Motos num tem nada, e ainda usamos uns escapes abertos e estraladores, gerando poluição sonora.

Se for pensar em poluição, vamos vender nossas motos e comprar carros, tá certo que carro consome mais gasolina e por sua vez, mais petróleo, mas polui menos o ar.

Veículos antigos poluem tanto quanto nossas motos, pois não possuem nenhum sistema que corrija a mistura assim como não tem catalizadores, mistura rica e mistura pobre poluem muito mais ainda, além de desperdiçar combustível.

Carlos Roberto
13-05-08, 15:06
Pensando em poluição do ar, motos poluem mais do que carros, carros tem IE que controla corretamente a mistura dimunindo a poluição, além de que tem sensores no escapamento para isso e catalizadores. Motos num tem nada, e ainda usamos uns escapes abertos e estraladores, gerando poluição sonora.

Se for pensar em poluição, vamos vender nossas motos e comprar carros, tá certo que carro consome mais gasolina e por sua vez, mais petróleo, mas polui menos o ar.

Veículos antigos poluem tanto quanto nossas motos, pois não possuem nenhum sistema que corrija a mistura assim como não tem catalizadores, mistura rica e mistura pobre poluem muito mais ainda, além de desperdiçar combustível.


Você tem absoluta razão. Tanto que, pelo que já li aqui no fórum, todos torcem por pequenas motos flex e com IE. Governos mais sérios já estariam exigindo essas tecnologias nas moto.

Gosto de imaginar cidade cheias de motos pequenas, ao invés de carros que ocupam mais espaço, modernas de verdade e menos poluidoras.

Mas também não ajuda nada jogarmos fumaça carregada com chumbo no ar.

Joao XTZ
13-05-08, 16:21
se eu pudesseso botaria oleo sintetico na moto...e da pq tenho conta na loja de oleo...a hora q tiver a pequena de volta so vou por sintetico...valeu... :lol: :lol: :lol:

Guilherme Mcnasty
13-05-08, 20:49
Não tem como evitar: quando vejo alguém comentando sobre as véinhas fumacentas eu tomo as dores. Uma que tenho uma 2 tempos(que pelo menos por enquanto queima álcool e óleo de rícino a altas taxa e temperatura), não polui muito mas mais do que um carro ou moto nova. Outra que eu gosto das vovózinhas. Sinceramente penso em fazer minha parte, mas o fato é que as clássicas bem cuidadas(4t assim como a do diego) poluem quase a mesma coisa que um 125 nova(quem tem como diferencial um pouco eficiente reaproveitador de gases e um escapezinho mais silencioso, que a metade dos seus donos arranca fora). Por mais que eu fosse um santo e resolvesse me desfazer de minha moto em favor de uma mais "green" a minha velha ainda seria um incômodo pro meio ambiente, seja através de outro dono ou um ferro velho. As clássicas são muito poucas rodando e sinceramente acredito não influenciar de fato na poluição do ar ou sonora. Pra mim as clássicas são alegria, destoam do arroz e feijão do dia-a -dia, lembram de bons tempos, enfim são pedaços concretos e vivos de nossa história.
Quanto ao AVGAS, realmente polui mais por conta do chumbo. A proporção proposta pelo Diego nem de longe me parece o fim do mundo, no que se diz a poluição. No que se diz respeito ao benefício em desempenho, ela é muito boa pra motores bem taxados, com ponto de ignição bem adiantado, pois além de evitar a pré detonação possibilita uma mistura(queima) mais próxima de uma relação estequiométrica, o motor "afina" melhor sem grilo. Ainda por cima dura mais, tem propriedades de limpeza excelentes, enfim é muito boa pros motores.
Agora dizer que pelo fato de ter colocado AVGAS num motor e essa ter provocado a quebra é um equívoco, foi outro o motivo da quebra. Apenas uma gasolina ruim, com baixa octanagem pode fazer isso. Quanto mais octanagem tem uma gasolina, melhor pra qualquer motor.



Quanto

Richard
14-05-08, 13:41
Não adianta nada ficar falando em qual óleo e gasolinas são melhores, se não trocar os filtros.

Quanto aos veículos antigos e poluidores, entendo ser certo alterar a legislação de trânsito e tirar de circulação os que não atendem as normas anti-poluentes. Pra querer e ter um carro ou moto antigos, o que acho legal, tem que ter condição também de faze-la em condições para nossa realidade atual, que não pode mais tolerar veneno no ar.


E eu acho isso uma palhaçada, pois onde já se viu um governo te obrigar a ter certo carro ou moto...
Eu tenho uma moto antiga e mantenho ela em melhores condições do que muito motoboy deixa asua moto 0 km, faço manutenções peventivas e corretivas, fiz o motor dela (e gastei mais de 2 conto pra isso), pra que ela não fizesse mais o mundaréu de fumaça preta que ela fazia, não tenho escape aberto ou com estralador, nem nada do tipo, e não poderia andar com minha moto???

Só deixaria alguem fazer isso comigo, se me dessem pela minha moto, uma moto que esteja dentro das porr@s da "Leis Ambientais", que fosse equivalente a minha...

Igual um deputado idiota que queria levantar uma lei, de que veiculos com mais de 30 anos, não poderiam mais rodar normalmente, apenas em finais de semanas e datas comemorativas... Isso é um tremendo absurdo... Quer dizer que o cara que tem aquele Opala 73 que está zeradinho, com tudo em dia e em perfeito funcionameto não possa rodar só pq alguem não quer??? Fala serio... Pq um desgraçado desse não cria uma lei pra pegar caminhão, carros ou motos, que estejam realmente poluindo o meio ambiente, como aqueles Scanias 1313 de sei lá quando, que o cara a cada pisada no acelerador levanta uma nuvem negra pior que bomba de fumaça Ninja, ou aquele cara com um Chevette caindo aos pedaços que está andando numa Marginal a 20 km /h e atraplahndo todo o transito, ou até mesmo aquele motoboy que tem uma CGzinha com escape com estralador, aberto e fazendo aquele AUÊ nas ruas...

Peço desculpas pelas palavras e modo de falar, mas é que situações e ideias como estas, me desanimam e me enfurecem com o meu proprio país. :( :s :d

Carlos Roberto
14-05-08, 14:30
Eu não estou falando do Opala bem cuidado, zeradinho. Estou falando é do "Chevette caindo aos pedaços". Não tem condição de ter e cuidar de um carro, ou de uma moto, usa o transporte público e não um carro perigoso pra todo mundo.

Diego.fcs
14-05-08, 16:56
O que o Guilherme falou também concordo, com tudo, principalmente na parte que ele disse o que poluiria mais, eu andar com minha antiga ou ela estar abandonada em um terreno lá com um monte de moto e tranqueiras???

Esse é um ponto muito interessante a ser discutido, já que dificilmente vemos moto-peças especialistas que pegam esses veículos, desmontam e colocam pra vender, 90% deles compram do detran e abandonam num terreno e deixam lá por anos e acaba se perdendo peças de muito boa qualidade e também nem reciclam o metal.

edsonmax
17-06-08, 17:43
gasolina azul galera..!! me digam ae por favor ..detona ou nao?!!

jecastro
17-06-08, 18:16
gasolina azul galera..!! me digam ae por favor ..detona ou nao?!!

Dependo o que você chama de gasolina azul, no meu temo gasolina azul era apenas uma gasolina pura de alta octanagem, que não faz mal nenhum ao motor, se for gasolina de avião detona o motor.

Diego.fcs
18-06-08, 10:48
gasolina azul galera..!! me digam ae por favor ..detona ou nao?!!


Leia todo o tópico que vc vai entender, tem várias opiniões, inclusive de um amigo nosso que é um ótimo mecânico. Fários fatores contribuem para detonar o motor, se vc usar um pouco de azul num detona, se vc usar muita azul e só andar no cacete vai detonar, se vc usar gasolina ruim vai detonar, se andar com gasolina boa e dar cacete vai detonar.

Gasolina azul de aviação é uma gasolina pura com chumbo com alta octanagem. Não é aconselhável para motores modernos com catalizadores etc, para nossas motos pode usar, mas use somente uma quantidade baixa, 10~15% por tanque.