PDA

Ver Versão Completa : Motos novas tem catalizador de fábrica?



rockerva
14-05-08, 09:02
Eu vi um tópico falando que motos novas poluem igual motos velhas, daí vi que minha moto tem catalizador, e muitas motos novas também tem catalizador.
Agora eu sinceramente não sei se CG, YBR, Yes e motos de mesma cilindrada vem com catalizador, alguém sabe me dizer?
O catalizador em motos diminui drásticamente a quantidade de poluentes emitidos assim como nos carros?

hedertone
14-05-08, 09:21
Eu sei que tem... e a suzuki tem o sistema enganador PAIR...
mas se funciona mesmo... só o CId Moreira pode responder esse mistério que é um espanto.

Christian
14-05-08, 09:24
A Lander tem catalizador. :)

agm2112
14-05-08, 09:33
Na prática, o catalisador só funciona corretamente com injeção eletrônica, que mantém sempre a mistura estequiométrica, evitando saturar ou superaquecer o mesmo. Em motores carburados, ele serve unicamente para o veículo atender a norma de poluição quando 0km, pois em pouco tempo ele irá saturar e perder a funcionalidade, servindo apenas pra entupir e ter que ser trocado a toda hora.

Acho que as pequenas 125cc não tem catalisador, pois ainda atendem a norma com aquelas gambiarras (diluidor). Mas a tendência é que a cada ano a norma fique mais rígida, obrigando o uso de catalisador e injeção eletrônica, como aconteceu com os carros.

rockerva
14-05-08, 09:41
Achei três tópicos legais sobre função do catalizador, só não sei se motos deste ano são equipadas com catalizador, pelo que li, existe uma nova lei de poluentes que entra em vigor em 2009... pelo que li também o sistema de catalizadores para motos existe desde 2005, coloca-lo na moto encarece o veículo (não significativamente), potência (não significativamente).
Alguém que tenha conhecimento das motos novas das diversas marcas sabe informar se elas vem com catalizador?

Se não, porque será? é um equipamento que está disponível desde 2005... se não, é sinal de que essas empresas não estão nem aí pro meio ambiente!

:NOOK:

http://www.cosmo.com.br/hotsites/concursocescola2004/cat1_texto14.shtm
http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=843&id_tipo_noticia=2&id_secao=6
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-catalisador-28jul07.html

cabra de brasilia
14-05-08, 09:41
estequiometria

es.te.qui.o.me.tri.a
sf (gr stoikheîon+metro2+ia1) Quím 1 Ramo da Química que trata da aplicação das leis de proporções definidas, da conservação da matéria e da energia nas reações e processos químicos. 2 Relação quantitativa de constituintes em uma entidade química. 3 Relação quantitativa entre duas ou mais substâncias, especialmente em processos que envolvem transformação química. Sin: estequioquímica.

agm2112
14-05-08, 09:54
estequiometria

es.te.qui.o.me.tri.a
sf (gr stoikheîon+metro2+ia1) Quím 1 Ramo da Química que trata da aplicação das leis de proporções definidas, da conservação da matéria e da energia nas reações e processos químicos. 2 Relação quantitativa de constituintes em uma entidade química. 3 Relação quantitativa entre duas ou mais substâncias, especialmente em processos que envolvem transformação química. Sin: estequioquímica.

Item 1: Proporções definidas: A IE é responsável por fornecer o combustível necessário para queimar com a quantidade de ar que entrou no cilindro de forma a não deixar resíduos da queima sairem pelo escapamento. Se sobrar combustível, ele "suja" o catalisador. Se faltar combustível, o catalisador fica muito quente e pode até fundir e trincar, virando um chocalho. Lá no colégio, no segundo ano, tinha aquela história dos 22,4 litros, dos moles, das CNTP, etc ...

Os fabricantes das 125cc só vão colocar o catalisador quando fôr inevitável ... qualquer 10 reais no preço (um catalisador de carro custa cerca de 500 reais !) fará os consumidores fugirem ... E ainda irá prejudicar um pouco o desempenho ... os consumidores gostam quando um motor tem 0,236HP a mais do que o concorrente.

Mostarda_69
14-05-08, 09:55
Unicas motos que tenho CERTEZA que tem catalizador eh a FAZER a LANDER e a YBR. A xtz num tem, experiencia propria..

Outra coisa boa, catalizador=cheiro algum nas roupas..

agm2112
14-05-08, 10:03
Unicas motos que tenho CERTEZA que tem catalizador eh a FAZER a LANDER e a YBR. A xtz num tem, experiencia propria..

Outra coisa boa, catalizador=cheiro algum nas roupas..


Uma vez que dei uma volta rápida com uma Fazer, de cara percebi como o motor é limpo. Ligando ela numa garagem, não preciso sair correndo logo antes que seja asfixiado pela fumaça (como ocorre com a XLX). Lembra bastante um carro atual.

Ponto pra Yamaha .. poluição seria um item chave se eu fosse comprar uma moto 0km. Infelizmente, sei que sou uma minoria. Parece que a Honda sabe disso.

Mostarda_69
14-05-08, 10:09
Pois eh.. isso q tu falou sobre sair logo pelo cheiro eu sentia demais com a XT225, nossa senhora, aquilo se fosse liga em lugar fechado morria em minutos, tinha que liga e sai com ela mesmo engasgando!!

A Namorada que briga comigo, antes fazia questao de da banda de fazoca, agora com o escapa ele faz questao de pega o carro no pai dela pra nos sai.. do uma voltinha ela fica toda fedendo.. no fds vo coloca de volta o original, apesar de saber que mesmo sem catalizador polui menos que outras, ainda fico com rancor sabendo que posso diminuir ainda mais a poluição.. mi irrita mais que isso soh akeles *** que jogam papel e plastico pelos vidros dos carros..

ammanzoli
14-05-08, 11:53
a minha biz 125 06/06 tem ... e tem meu primo que tem uma fan 06/06 tb e tb tem catalizador,

Jimmy1979
14-05-08, 12:48
a minha biz 125 06/06 tem ... e tem meu primo que tem uma fan 06/06 tb e tb tem catalizador,


São pseudos-catalizadores (FALSOS) ... São como válvulas de re-circulação de gases.

As Comet's é certeza que tem, mas é devido a moto ser exportada para Europa, onde os padrões de poluição são muito mais rigorosos que os nossos ...

agm2112
14-05-08, 12:57
Esse esquema de recirculação não é um catalisador... ele só dilui a fumaça. Isso era usado nos carros dos anos 70 ... coisa top de tecnologia :NOOK:...

Catalisador de verdade é aquele que converte (ou pelo menos tenta converter) os gases mais nocivos em nitrogênio e água, em uma reação termoquímica.

ammanzoli
14-05-08, 13:41
Esse esquema de recirculação não é um catalisador... ele só dilui a fumaça. Isso era usado nos carros dos anos 70 ... coisa top de tecnologia :NOOK:...

Catalisador de verdade é aquele que converte (ou pelo menos tenta converter) os gases mais nocivos em nitrogênio e água, em uma reação termoquímica.


São pseudos-catalizadores (FALSOS) ... São como válvulas de re-circulação de gases.



bom falei isso pq o proprio pessoal da honda disse que era um catalizador, entao nem dicuti, apesar que sei que em carro o catalizador fica no escape e nao no cabeçote como das motos


aproveitando o assunto

vcs ja firam a rangers da ford importada como e que eles fizeram para diminuir a poluição...

foi adicionada mais uma vela para uma melhor queima de conbustivel
no caso um motor de 4 cilidro tem 2 velas por cilindro no total de 8 velas

o meu pai tem uma e uma nota na hora de troca as velas rsrsrs

bom mas sera que realmente isso diminui ??? alguem sabe a respeito ???

Richard
14-05-08, 13:51
foi adicionada mais uma vela para uma melhor queima de conbustivel
no caso um motor de 4 cilidro tem 2 velas por cilindro no total de 8 velas

o meu pai tem uma e uma nota na hora de troca as velas rsrsrs



A Shadow 750 por exemplo, utiliza duas velas por cilindro, também para uma melhor queima da mistura...

agm2112
14-05-08, 13:52
Sim ... desde as primeiras Rangers argentinas, já eram "dual-spark". Tem muitos motores assim, como os Alfa Romeo. Qualquer tentativa de "aumentar" a centelha é válida, como nas velas de vários eletrodos. Isto sempre reduzirá a poluição e irá melhorar o desempenho. Também existem motores com uma bobina por cilindro ou uma bobina pra cada par de cilindros em fase (FIAT). Em motores "dual-spark" o módulo de ignição também pode liberar a centelha fora de sincronia, de acordo com a rotação, talvez ganhando um pouco de torque e potência (iniciando a ignição em uma vela, e finalizando na outra, aumentando o "tempo" da centelha).

ammanzoli
14-05-08, 14:27
Sim ... desde as primeiras Rangers argentinas, já eram "dual-spark". Tem muitos motores assim, como os Alfa Romeo. Qualquer tentativa de "aumentar" a centelha é válida, como nas velas de vários eletrodos. Isto sempre reduzirá a poluição e irá melhorar o desempenho. Também existem motores com uma bobina por cilindro ou uma bobina pra cada par de cilindros em fase (FIAT). Em motores "dual-spark" o módulo de ignição também pode liberar a centelha fora de sincronia, de acordo com a rotação, talvez ganhando um pouco de torque e potência (iniciando a ignição em uma vela, e finalizando na outra, aumentando o "tempo" da centelha).


sobre o toque a potencia isso e mesmo, pq ela com motor 2.3 contra o motor v6, nao fica muito a perde nao...

o chato mesmo e a manutenção que e mais cara do que a V6, pois sao duas bobinas para começar, 8 velas, 8 cabo de vela, sem tira o trabalho que da pois tem 2 velas que fica embaixo do sistema de I.E, e para troca ela vc tem que demontar a metate da ingeção

Jimmy1979
15-05-08, 12:51
Sim ... desde as primeiras Rangers argentinas, já eram "dual-spark". Tem muitos motores assim, como os Alfa Romeo. Qualquer tentativa de "aumentar" a centelha é válida, como nas velas de vários eletrodos. Isto sempre reduzirá a poluição e irá melhorar o desempenho. Também existem motores com uma bobina por cilindro ou uma bobina pra cada par de cilindros em fase (FIAT). Em motores "dual-spark" o módulo de ignição também pode liberar a centelha fora de sincronia, de acordo com a rotação, talvez ganhando um pouco de torque e potência (iniciando a ignição em uma vela, e finalizando na outra, aumentando o "tempo" da centelha).


Pelo amor de Deos não me xingue ..hehehe
Velas de vários eletrodos só tem uma finalidade: Durabilidade.
A centelha só pode ser produzida por um ponto extremo por vez e o ponto extremo será de qual eletrodo estiver mais proximo. É igual raio. Busca o ponto mais alto, ou seja, o mais próximo do céu.
Duas velas ao mesmo tempo tudo bem ... aplia em 100% as chance de detonação da mistura e 50% no mínimo de uma queima melhor.

agm2112
15-05-08, 13:32
Pelo amor de Deos não me xingue ..hehehe
Velas de vários eletrodos só tem uma finalidade: Durabilidade.


Então vamos tentar não te xingar ... como eu já disse acima, qualquer tentativa de aumentar a centelha é válida. Vamos pegar duas velas velhas, uma de um eletrodo e outra de 4. Qual delas terá a melhor centelha ? A que dura menos ou a que dura mais ?

Entendeu agora ?

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super4.html

Jimmy1979
16-05-08, 12:13
Tentar não me xingar ??? ...... huahuahuahua .. valeu :OK:

cabra de brasilia
16-05-08, 19:51
Eu estava lendo aqui a revista Duas Rodas de maio (ed. 392) e reparei que a Yamaha Lander XTZ 250 Motard tem aquela "gambiarra" que injeta ar nos gases da exaustão......prova que essas motos com injeção simplificada poluem bem menos tem mais marketing que prática.........

Mostarda_69
17-05-08, 11:32
Olha que eu saiba toda moto tem o engana trouxa.. Poremm.. o catalisador eh algo a mais ainda..

esse tal de enganador diz que eh pra ajudar na queima de hidrocarboneto que quando ele entram em contato com o ar frio que eh injetado eles quebram moleculas e nao ficam prejudiciais ao meio ambiente..

Por um lado ate ajuda.. mas eh so nos hidrocarbonetos..

So mais do hidrogenio.. li que fizeram essa semana com carro de controle remoto com hidrogenio.. e nos na gaol ainda?? poutzz.. eh de se mata.. kkkkkkk

ammanzoli
17-05-08, 12:56
Olha que eu saiba toda moto tem o engana trouxa.. Poremm.. o catalisador eh algo a mais ainda..

esse tal de enganador diz que eh pra ajudar na queima de hidrocarboneto que quando ele entram em contato com o ar frio que eh injetado eles quebram moleculas e nao ficam prejudiciais ao meio ambiente..



foi justamente isso que o meu mecanico falou que era :) :)