PDA

Ver Versão Completa : Voces regulam a VELA?



Mostarda_69
14-05-08, 10:02
Deu uma curiosidade, todo mundo troca de vela as vez. porem regulam a folga do eletrodo??

Fui da uma de loko e dp de 4milkm rodados na fazoca resolvi tira a vela pra conferi, ta perfeita poreemmmmmmmm..]

A folga eh de 0,6 a 0,7.. e tava em absurdos 0,32.. Nem a fabrica nem a revisao antes da entrega e nem a dos 1000km arrumaram..

Agora fico na duvida influi muito?? to no primero tanque dp de regulada, deu 350km e ainda nao deu reserva.. mas n tenho como dize se ta mais ou menos gastona.. e nem se ta andando mais, n tive oportunidade de vira jaspion ainda..


PS: to de cara com os loko da revenda.. no natal fiz 350km soh pra regular valvula, coisa que aki na minha cidade nao fizeram... dai ligo pra la pra ve da revisao dos 5000km e digo que to viajando e tal explico tudo e o cara me diz: tras as 7h 30min q ate as 9 e 30 a gente entrega.. (aonde foi para a poha da regulagem de valvula com motor frio???) agora nem sei se nao fiz 350km por nada pra eles "regularem" as valvulas..

Ele soh me dic que a demorada eh dos 10mil km que diz ele que desmontam toda a moto!!
ACREDITO ou NÃO?? kkkkkkk

agm2112
14-05-08, 10:05
Claro que regulo ... sempre !

Uma vela muito aberta pode até danificar o sistema de ignição, pois precisará de uma tensão muito alta pra produzir a centelha. Uma vela muito fechada facilita a ignição em uma vela velha, mas como a centelha fica "curta", não produz uma queima eficiente... o ideal é o meio termo, que está dito no manual !

ps: pode ser que a Yamaha tenha tabelas de regulagens de válvula com motor quente e com o motor frio. O problema é quando o motor está morno ! Os manuais de serviço de motores VW tem tabela pra regulagem quente ... já os da Ford tem tabelas pra motor frio ... por que os caras nao botam os 2 ??

Mostarda_69
14-05-08, 10:19
Puts no manuel da fazewr diz assim:

Velas de ignição:
Tipo/Fabricante DR8EA/NGK
Folga do Eletrodo 0,6 ~ 0,7 mm


Nada de frio e quente, nem sabia dessa historia, eu regulei frio..

agm2112
14-05-08, 10:20
Puts no manuel da fazewr diz assim:

Velas de ignição:
Tipo/Fabricante DR8EA/NGK
Folga do Eletrodo 0,6 ~ 0,7 mm


Nada de frio e quente, nem sabia dessa historia, eu regulei frio..


Ah não ... vela de ignição tanto faz ... achei q vc tinha falado da regulagem das válvulas na concessionária.

Mostarda_69
14-05-08, 10:28
Hummmmmmmmm... resolvi mete 2 assuntos.. acho q fico meio confuso mesmo..

Sobre as VELAS, influi muito essa folga q tinha de 0,32 pra que eu dexei em 0,64??

Sobre as VALVULAS, acredito que nunca tenham sido reguladas.!! dp dakela falcatrua doa cara de quererem me entregaram em 2 horas a moto..

Mas elas nao estao dando nehuma batidinha ainda.. coisa que ja reparei muito em xtz e ybr na minha cidade.. principalmente as 0km..

agm2112
14-05-08, 10:51
As velas mais abertas devem melhorar um pouco o consumo, e "sujar" menos o motor ... mas é pouca diferença, difícil de perceber.

Quantos KM tem essa Fazer ? Deixa quieto ... deve levar anos pra desregular ... As válvulas do meu carro (tuchos hidráulicos), só regulei depois de 16 anos de uso contínuo. Mas fez uma boa diferença de barulho no cabeçote, apesar de eu achar que estava silencioso.

Parece que os motores da Yamaha são mais "imunes" a problemas de perda de regulagem de válvulas, corrente e esticador de comando.

cabra de brasilia
14-05-08, 11:21
T em uma oficina muito boa aqui que eles oferecem uns pacotes de revisão e entre eles tem um que faz a troca de óleo + verificação,lubrificação,limpeza e reapertos completo na moto......mas mesmo assim eu sou cabreiro e tem umas coisas que eu vira e mexe confiro......óleo...regulagem de vela...enfim essas coisas.......

Furious VIPER
14-05-08, 11:47
Yamaha rulez!! hehehe

Sobre as folgas das válvulas... vou ser sincero contigo cara... NUNCA vi uma Yamaha batendo válvula...
Honda... principalmente as de Motoboy... batem válvula direeeeeto, mas Yamaha... mesmo as de Motoboy... são lisinhas.. silenciosas... não tem barulho de transmissão, válvulas... nada, nada!!

Jimmy1979
14-05-08, 12:50
Não fico regulando não ... nas minhas motos anteriores, dava 5000 km ou 6000 km já trocava. :G

Richard
14-05-08, 13:22
Yamaha rulez!! hehehe

Sobre as folgas das válvulas... vou ser sincero contigo cara... NUNCA vi uma Yamaha batendo válvula...
Honda... principalmente as de Motoboy... batem válvula direeeeeto, mas Yamaha... mesmo as de Motoboy... são lisinhas.. silenciosas... não tem barulho de transmissão, válvulas... nada, nada!!



A XTZ do meu irmão bate... Bate até demais, parece uma escola de samba já.... E olha q ele tem certo cuidado com a moto, pq ele trampa na rua com ela, então naum pode ficar na mão com a moto...rs

Mostarda_69
14-05-08, 16:31
A XTZ do meu irmão bate... Bate até demais, parece uma escola de samba já...


Só nao vai me dize que a du teu irmao eh 2006 em diante...
Pq eh justo nessas q to reparando.. A XT q nos tinha pra fora foi 40milkm sem mexe nas valvula..
Ja a nossa Ex Xtz uma 2006/2007 tava com 13mil km e era um tec tec infernal, sendo q foram feitas todas revisoes. Agora se regularam eu nao sei.. mas era uma moto q era muuuito exigida a tadinha.. subindo e descendo brejo com 2...

Ja nova que compramo uma 08/08 andei ate os 1000km tava uma maravilha..

Joao XTZ
14-05-08, 16:50
Parece que os motores da Yamaha são mais "imunes" a problemas de perda de regulagem de válvulas, corrente e esticador de comando.

eu jah vi YBR batendo td...mas de motoboy...as bem cuidadas inclusive dos caras q entregam pizza aki em Itaquera...td afinada...tem uma roxa aki tem 120 mil KM e eh 2001 ...nunca abriu o motor ...mas ele da um trato direto...e so poe oleo motul sintetico...valeu... :lol: :lol: :lol:

cabra de brasilia
14-05-08, 16:53
No geral Yamaha.....YBR/Fazer/XTZ 250 originais enfim são bem mais silenciosas que Honda.....

destbr
14-05-08, 23:56
nas revisoes q eu mesmo faço, regulo valvulas e vela tb.
qdo peguei pra regular a vela pela primeira vez, estava mais apertada
e as valvulas tb estavam. depois de regulada ficou uma blz :)

ammanzoli
15-05-08, 00:52
foi ate bom fala isso aqui, axo que vo tirar a minha para da um olhada...

mas como vcs fazem para medir ??? afinal eu nao tenho aquela ferramenta de medir ... tem outra forma ???

chrespim
15-05-08, 01:25
;) hum, boa pergunta, como medir??

cabra de brasilia
15-05-08, 08:30
foi ate bom fala isso aqui, axo que vo tirar a minha para da um olhada...

mas como vcs fazem para medir ??? afinal eu nao tenho aquela ferramenta de medir ... tem outra forma ???





;) hum, boa pergunta, como medir??



Pega uma folha de papel e dobra no meio.....foi assim que o professor no Senai ensinou para a medida +- para 0,7......usa o lado dobrado do papel e não o da abertura da folha sacou........dá uma prensadinha com os dedos na dobradura do papel para poder afinar um pouco e voalá.....um "demidômetro caseiro portátil de urgência".....já fiz isso muito em fusca com platinado e em todas as vezes ficou supimba.......

ps; essa dica serve para a vela......e não válvulas....valeu......

agm2112
15-05-08, 08:36
;) hum, boa pergunta, como medir??


Compre um jogo de laminas calibre em uma boa loja de ferramentas. Como gambiarra, uma lâmina de serra (daquelas amarelas, tipo Starret), costuma ter exatos 0,7mm.

KakarutoBR
15-05-08, 08:45
As veses entre uma troca de óleo e outra eu aproveito pra dar uma mexida nas coisas q estão mais necessitadas, tipo limpar tambor de freio e essas coisas.
Ai eu aproveito pra dar uma olhada na vela pra ver como está a queima e de quebra saber se a mistura esta certa. Se a vela estiver marrom td beleza... se tiver com muita fuligem preta eu aproveito pra limpar e sempre verifico a folga! da YES é de 0,6 a 0,8.. Eu deixo no meio! 0,7.
Outra coisa importante: Eu tenho calibre de laminas e o 0,7 é infinitamente maior doque uma folha de papel dobrada em 2! O certo é vc comprar o calibre de laminas no mercado livre caso não tenha.
Abraços

chrespim
16-05-08, 00:32
:) valeu galera!!

ammanzoli
16-05-08, 01:31
Compre um jogo de laminas calibre em uma boa loja de ferramentas. Como gambiarra, uma lâmina de serra (daquelas amarelas, tipo Starret), costuma ter exatos 0,7mm.


e eu ja vi medindo muito com essa serra mesmo

ammanzoli
16-05-08, 01:37
Pega uma folha de papel e dobra no meio.....foi assim que o professor no Senai ensinou para a medida +- para 0,7......usa o lado dobrado do papel e não o da abertura da folha sacou........dá uma prensadinha com os dedos na dobradura do papel para poder afinar um pouco e voalá.....um "demidômetro caseiro portátil de urgência".....já fiz isso muito em fusca com platinado e em todas as vezes ficou supimba.......

ps; essa dica serve para a vela......e não válvulas....valeu......

eu axo que fica meio fino com uma folha dobrada

Roberval3000
16-05-08, 07:52
:lol: :lol: :lol:

Moto tem vela?
Regulo nada, oq usa pra regular? akela bagulho q parece canivete?

pulatampinha
16-05-08, 11:44
:lol: :lol: :lol:

Moto tem vela?
Regulo nada, oq usa pra regular? akela bagulho q parece canivete?


Tb tô perdido.....acho que nem com tutorial eu saberia fazer.....tô imgainando um monte de coisas aqui!rs! |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:( |:( :-/ |:( :-/ :-/ |:( :-/ |:( :-/ |:(

cold-milk
16-05-08, 14:28
regular a vela?
custa 25 pila.... troquei a minha com 11mil km

abre mão rapaz!

Lagartixxa
16-05-08, 16:02
regular a vela?
custa 25 pila.... troquei a minha com 11mil km

abre mão rapaz!


pra cada vela ou moto ha uma regulagem diferente, por isso a preocupação qnto a regulagem, pra saber se nao fizeram cagada na regulagem da sua

agm2112
16-05-08, 16:06
regular a vela?
custa 25 pila.... troquei a minha com 11mil km

abre mão rapaz!


Velas novas precisam de regulagem ...

cold-milk
16-05-08, 16:41
pra cada vela ou moto ha uma regulagem diferente, por isso a preocupação qnto a regulagem, pra saber se nao fizeram cagada na regulagem da sua
entao quando comprou tenho q regular? ou especifica pra cada moto?



Velas novas precisam de regulagem ...
por isso mandei por nova.. sem preocupacao entao!

Lagartixxa
16-05-08, 16:57
entao quando comprou tenho q regular? ou especifica pra cada moto?
por isso mandei por nova.. sem preocupacao entao!


sim, comprou tem q regular!

cold-milk
16-05-08, 17:12
sim, comprou tem q regular!
a vela ???????? ou a valvula!

agm2112
16-05-08, 18:18
a vela ???????? ou a valvula!


Os 2 !

ammanzoli
17-05-08, 02:54
a vela ???????? ou a valvula!


vc tem que regular vela conforme a moto, provavelmente tem no seu manual qual e a regulagem, mas em media (quase sempre) são de 0.6 a 0.8

já em questão das válvulas vc só regula se elas tiverem batendo, mas não e pq vc vai troca a vela que vc vai ter que regula as válvulas tb

ok

Mostarda_69
17-05-08, 09:05
Bom as velas que comprei ate hoje tanto carro quanto moto vieram com 0,4.. no corsa eh 0,9 fico quase arreganhada a vela.

infelizmente tem que regula a vela.. nao adianda por nova soh pra n regular..
Valvula que tenho maior medo de mexe..

Vo experimenta regular as valvula da RD :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

eu sei q nao tem ta seus bobo.. :Q :Q

cold-milk
17-05-08, 09:50
bom se tem q regular.. então o preparador de motos q colocou pra mim regulou kkkkkkk

pra que me incomodar com isso!!

"to paganuuuuuu"
:lol: :lol: :lol:

ammanzoli
17-05-08, 12:54
Vo experimenta regular as valvula da RD :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

eu sei q nao tem ta seus bobo.. :Q :Q


:drool: :drool: :lol: :lol: :lol: :lol: