PDA

Ver Versão Completa : Avanço no corte de giro, pode comprometer o motor mais cedo? (motos grandes)



Furious VIPER
15-05-08, 01:03
Senhores, vendo uns vídeos no youtube... notei o corte de giro da R6 em 17mil rpm.. putamerda.. isso é mto...
sou louco prla CBR450SR... e o corte dela é aí pelos 10mil rpm...
O fato desses motores novos terem muito mais tecnologia (isso é óbvio) lhes dá segurança pra poder girar muito mais q um motor antigo... mas em questão de durabilidade... será q tu manter uma R6 girando em 17mil rpm... nõa mataria esse motor em pouco tempo?
Dificilmente donos de motos grandes aceleram o tempo todo assim, e tb dificilmente mantém a moto por mto tempo, eles trocam por mais novas depois.
Mas vamos supor q uma CBR450 ano 89 gire sempre m 10mil... e uma R6 ano 2008 gire sempre em 17mil.... qual delas aguentaria mais??

A dúvida nada se refere às pekenas... mas é só uma curiosidade mesmo!!

chrespim
15-05-08, 01:08
Mas em questão as nossas pequenas viper, o que acha dos cdis que aumentam ou tiram o limite de giro do motor? Sabe de alguém que tenha? Altera a duração do motor??

Furious VIPER
15-05-08, 01:11
Mas em questão as nossas pequenas viper, o que acha dos cdis que aumentam ou tiram o limite de giro do motor? Sabe de alguém que tenha? Altera a duração do motor??

Na real.. qqr moto.. independente de ser pekena ou não... se tu retardar o corte...tá ferrando o motor.
Eu comparei essas 2 justamente por ser motos bem diferentes (em tecnologia e tal)... e uma feita em 2008... com o corte em 17mil rpm... ou seja... muito além doa 10mil da CBR450!

chrespim
15-05-08, 01:13
;) Por este ponto tem toda razão...então fica a questão no ar!!

ammanzoli
15-05-08, 01:28
eu creio que a duração vai ser a mesmo, pois o motor esta preparado para isso, afinal eles não colocaria um motor para chegar a 17 mil rpm se ele não agüenta-se,

chrespim
15-05-08, 01:32
Tem razão ammanzoli...normalmente as máquinas saem de fábricas com medidas exatas para um bom funcionamento...

AcidGaucho
15-05-08, 08:28
qto mais giro,mais contato...
...quanto mais contato,mais desgaste... :D

KakarutoBR
15-05-08, 08:33
O corte da CBR 250 RR é de 21 mil RPM! hauhauuah

agm2112
15-05-08, 08:34
Em comparação ao corte de 17 numa atual ou 10 numa antiga, creio que não altere nada em termos de desgaste. O motor atual é melhor projetado, as peças são melhor balanceadas, possuem materiais modernos e principalmente, o sistema de lubrificação e o óleo do motor são muito superiores, falando, obviamente, em projetos originais de fábrica. Em algumas situações, os motores antigos podem vir a durar mais por terem maior margem de segurança (menor rendimento térmico) devido a falta de controle sobre a alimentação de combustível e ignição, em troca de maior consumo, desempenho e poluição.

rockerva
15-05-08, 09:16
Acho que o da CBR450 quebra mais rápido simplesmente porque: a 17 mil giros a R6 deve estar a seus 312KM/h e ninguém que tenha essa moto consegue achar uma pista onde tu possa manter os 312KM/h constantemente, agora comparando com a CBR450 a 10k giros deve estar a 170km/h, supondo que o cara que tenha uma R6 costume andar a 170km/h isso deve representar lá seus 6 mil giros, na pior das hipóteses o cara que tem uma R6 da vida, se andar em média a 250Km/h deve mater a moto nuns 13k giros, o que dá a moto uma folga de 4k giros, ou seja, quase 25% de folga do motor.
Depois de falar esse monte de erva aí em cima, creio que o motor da R6 alcance os 17k giros por ser preparado pra isso, assim como o da CBR deve ser preparado para os 10k giros, isso deve dar a mesma durabilidade para ambos.
Lembrando que no motor da R6 vai 3,4L de óleo sintético e na CBR 1,5L de óleo normal de CG. A troca do óleo da R6 deve ser feita (tô chutando) a cada 5000km e deve custar algo em torno de 150 reais, já o da CBR deve ser feito a cada 2000km e sai em torno de 20 reais... essa dica é só pra quem tá pensando em ter uma CBR ou uma R6, saiba que na R6 o gasto de manutenção é maior. Inclusive o IPVA, o seguro é a mesma coisa, embora, quem tenha uma R6 tenha muito mais risco de quem tem uma CBR, afinal, é uma moto pra se rodar a 250km/h "devagar".
|:( :-/ :k :stop:

Furious VIPER
15-05-08, 11:13
É... to pensando em ir de CBR450 daki uns tempos mesmo! hahahah (jura q a R6 tava no orçamento)!!

lagreca
15-05-08, 11:19
É... to pensando em ir de CBR450 daki uns tempos mesmo! hahahah (jura q a R6 tava no orçamento)!!
tó chorando por uma tbm, tem umas lindas aki em curitiba, e um preço aceitável, o problema mesmo é depois, com peças, mas obvio que é mais em conta quem uma R6 ehehhe.

Ivan RJ
15-05-08, 11:49
Acho que elas foram feitas para durarem muito tempo nessas condições de uso, em alto giro, mas o caboclo em cima delas, com certeza, vai durar muito pouco tempo. Eu diria que as peças do piloto ficariam irreconhecíveis ]:). Um grande abraço a todos os irmãos.

lagreca
15-05-08, 11:58
Acho que elas foram feitas para durarem muito tempo nessas condições de uso, em alto giro, mas o caboclo em cima delas, com certeza, vai durar muito pouco tempo. Eu diria que as peças do piloto ficariam irreconhecíveis ]:). Um grande abraço a todos os irmãos.
bem dessa, para o cabloco andar andar na faixa mais alta de giro de uma moto dessas, pode ter certeza que isso não vai ser por muito tempo. por isso não faz diferença a durabilidade do motor nessa faixa. Apesar de que quanto mais durabilidade do motor melhor né!!

Stone
15-05-08, 12:17
quanto mais giro, mais atrito, mais desgaste, é óbvio, mas se o motor for feito pra isso não tem problema nenhum (existem RDZs que chegam a girar 19 mil RPM ,mas aguentam pouquíssimo tempo)

Jimmy1979
15-05-08, 12:34
Sr. Wescelau, veja bem ...
Todos o conta-giros de todos os motores, tem aquele faixa vermelha no giro máximo. É certeza que o motor suporte até aquele giro ou até mesmo um pouco mais, mas aquele vermelhinho quer dizer alguma coisa e normalmente o vermelho é indicação de perigo não acham ?
Tecnologia com certeza há e digamos amém, mas pode ser que ela não suporte tal rotação por muito tempo. E outra, o motor mesmo sendo refrigerado a líquido, girando tão rápido, o arrefecimento dele não se torna tão eficiente quanto se estive a 300km/h .... Dilatação térmica é infernal ]:)

agm2112
15-05-08, 13:22
Esta história de quanto mais girar pior, é meio vaga.

Turbinas giram a 100.000RPM por muitos anos, graças a um eficiente sistema de lubrificação em seus rolamentos (geralmente o contato é feito óleo x óleo !), assim como os HDs dos nossos PCs, que ficam entre 5400 a 10000RPM por anos, as vezes 24 horas por dia.

A relação diametro x curso dos cilindros, o número de cilindros, a área em contato com o cilindro ou uma infinidade de outros fatores, como a técnica utilizada na usinagem de eixos (em alguns motores, por exemplo (FIAT Fire), o "furo" inferior da biela, onde se encaixam as bronzinas é feito na peça inteira, e depois o mancal é "fraturado" nesta peça, para se ter um "círculo perfeito") podem comprometer a durabilidade, mas eu ainda acho que o fator mais importante é aquele que vai sentado lá em cima da moto.

Richard
15-05-08, 13:33
Lembrando que no motor da R6 vai 3,4L de óleo sintético e na CBR 1,5L de óleo normal de CG.



Apenas retificando, na CBR vão 2.3 litros de oleo mineral (e quase 2.5 com a troca do filtro)

Abraço

rockerva
15-05-08, 14:08
Apenas retificando, na CBR vão 2.3 litros de oleo mineral (e quase 2.5 com a troca do filtro)

Abraço

Isso aí. Errei.

Guilherme Mcnasty
17-05-08, 08:49
Existe sim uma relação entre rotação e durabilidade. E é por isso que os motores tem limitadores de giro, seja no CDI ou no módulo de injeção. Alguém já viu motor estourar à baixa RPM? difícil. Carro automático fundir? eu não ví. Quanto maior o giro, aumentam muito as probabilidades de uma quebra ou desgaste prematuro.
De qualquer forma o citado motor da R6 tem tecnologia pra chegar à 17K. A central eletronica controla a ignição, detonação, temperatura, alimentação tudo de forma e se extrair potencia mas sem colocar o motor em risco de superaquecimento, pré detonação. Tem o motor extremamente balanceado, liga cerâmica nos cilindros, pistões e bielas forjados, folgas mínimas e por aí vai.
Em comparação ao motor da CBR, é totalmente diferente. São propostas totalmente distintas, apesar da aparência da CBR querem induzir o uso esportivo da mesma. Em primeiro lugar a relação diametro curso do motor 450 não é feito pra girar alto, é feito pra render o seu máximo à 9,10k.
Depois sua ignição, graduação de comando, alimentação são todos projetados para aquela faixa de giro naquela capacidade cúbica.

douglasybrazul
17-05-08, 09:30
CBR 450 um dia eu acho uma :D
tem várias pra vende por aqui