PDA

Ver Versão Completa : Como lavar filtro de ar da moto?



Roberval3000
15-05-08, 10:21
Tava lendo manual agora.


La diz q devo lavar o filtro com " solvente de limpeza não inflamavel ", alguem sabe q solvente é esse? Querosene, thinner são inflamaveis, correto?

agm2112
15-05-08, 10:28
Eu uso detergente de cozinha, mas acho que querosene pode usar sem grandes problemas. Thinner é arriscado.
Querosene e óleo diesel são solventes "pouco inflamáveis" ... deve ser isso que eles querem dizer. Meu manual de 17 anos diz a mesma coisa. Desde aquela época ninguém ainda descobriu o que é esse "solvente não inflamável" "

Christian
15-05-08, 10:30
A única vez que o cara da ofocina lavou da minha XTZ 125 ele usou gasolina. :k
Mas acho que o melhor ainda seria óleo diesel que é o que sempre uso para limpar a transmissão.

Roberval3000
15-05-08, 10:39
axo q vou usar só agua mesmo

vou colocar na maquina de lavar e deixar ele girando la

agm2112
15-05-08, 10:57
axo q vou usar só agua mesmo

vou colocar na maquina de lavar e deixar ele girando la

Olha q vai sair limpinho ... uma máquina de lavar louça é uma boa pedida tb. :OK:

Furious VIPER
15-05-08, 11:25
Meu filtro de ar é limpo a cada 3mil km com gasolina... sem maiores problemas!!
Ele continua filtrando mto bem.. ede quebra meu mecânico usa o recurso de banhar o filtro em óleo... pra ele reter mais o ar... durabilidade no motor é tudo (com um acerto de carburação, óbvio)!!

agm2112
15-05-08, 13:38
Meu filtro de ar é limpo a cada 3mil km com gasolina... sem maiores problemas!!
Ele continua filtrando mto bem.. ede quebra meu mecânico usa o recurso de banhar o filtro em óleo... pra ele reter mais o ar... durabilidade no motor é tudo (com um acerto de carburação, óbvio)!!


Mas já não é pra ser molhado de óleo normalmente ?

Furious VIPER
15-05-08, 13:50
Mas já não é pra ser molhado de óleo normalmente ?

Confesso q não sei dessa informação AGM...
meu mecãnico me comentou da função do óleo qdo estava "untando" o filtro... eu não sabia q era procedimento padrão. é q ele comentou q dependendo de onde tu anda... o óleo é mais... ou menos necessário.

Roberval3000
15-05-08, 14:15
Meu filtro de ar é limpo a cada 3mil km com gasolina... sem maiores problemas!!
Ele continua filtrando mto bem.. ede quebra meu mecânico usa o recurso de banhar o filtro em óleo... pra ele reter mais o ar... durabilidade no motor é tudo (com um acerto de carburação, óbvio)!!


Solvente forte ou Gasolina nunca! Resseca qualker material plastico, daqui a pouco seu filtro ta esfarelando igual paçoca, adivinha onde vai parar seu filtro dentro do motor?

Negocio é agua e detergente mesmo, ja q ninguem sabe o q é solvente nao inflamavel.

Diego.fcs
15-05-08, 14:20
Gasolina jamais, use querosene ou bastante detergente mesmo. E quanto ao óelo, os filtros de espuma sempre são embebidos no óleo. E num vai colocar na máquina porq vai lavar o filtro e sujar a máquina, aí vc vai melecar tudo a roupa.

Furious VIPER
15-05-08, 14:43
uso gasolina no meu filtro... desde os 9mil km... ela tá com amis de 36 mil.. e o filtro segue lá... feliz da vida... trabalhando direitinho!!

Roberval3000
15-05-08, 14:49
uso gasolina no meu filtro... desde os 9mil km... ela tá com amis de 36 mil.. e o filtro segue lá... feliz da vida... trabalhando direitinho!!


Eu nao arrisco




E quanto ao óelo, os filtros de espuma sempre são embebidos no óleo.


Nem sempre, no manual nao diz nada sobre embeber oleo mas tem manual q pede pra embeber mesmo.

Fui lavar , saiu barro de tanta sujeira, vou limpar a cada 1milkm agora, 5mil km foi muito

Furious VIPER
15-05-08, 14:52
Eu nao arrisco


Nem sempre, no manual nao diz nada sobre embeber oleo mas tem manual q pede pra embeber mesmo.

Fui lavar , saiu barro de tanta sujeira, vou limpar a cada 1milkm agora, 5mil km foi muito

Mas onde tu anda??
Eu ando sempre na BR116.. passando por dentro de 4 cidades.... Canoas(onde moro), Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo (onde trabalho)... e nesse trecho "não tem sujeira"! hehehe tipo... é uma área onde tem bastante indústrias nas margens da BR... então só tem vento... pq barro e qqr outro tipo de sujeira... nadinha mesmo.
O filtro tá sempre limpo com 3mil km (período entre revisões)... mas ele é limpo por precaução!
Tudo na minha moto é feito preventivamente!

agm2112
15-05-08, 14:54
Sempre q lavo meu filtro (normalmente a cada 3000km), sai uma água preta ... mas eu não costumo comer tanta poeira assim... (tirando uma vez que fui a Ibitipoca no meio do inverno...). Ando bastante em asfalto, quase sempre região de praia.

Meu manual manda encharcar de óleo SAE90 e espremer até não pingar mais óleo. Mas pode ser que só exijam isso nas trail.

KakarutoBR
15-05-08, 14:58
Já vi em varios manuais - Limpar com solvente não inflavel... o unico motivo disso é pq ele fico exposto a possiveis chamas e estouros provenientes do carbura.... O meu filtro mesmo da pra ver umas marcas de queimado onde bate a chama.
Eu normalmente lavo sómente com muito detergente, mas um querosene antes do detergente ajuda bem a tirar o oleo e sujeira... depois detergente . Tmb nos manuais da honda e suzuki falam pra embeber o filtro em óleo de transmissão (honda) ou oleo de motor novo (suzuki) e depois apertar bem com as mãos pra retirar todo o excesso.
Eu já encontrei oleo especifico para isso numa revenda, era importado e custava a bagatela de 50 reais o litro.

KakarutoBR
15-05-08, 15:00
Ah... já ia esquecendo... o óleo protege o filtro das chamas.
Imagine vc encostar un isqueiro numa espuma bem seca e limpa? ia fazer buraco com certeza!

agm2112
15-05-08, 15:15
Eu já encontrei oleo especifico para isso numa revenda, era importado e custava a bagatela de 50 reais o litro.


Geralmente são óleos pra motos de trilha, caríssimos como todo o resto !

Não tinha pensado na proteção contra chama ... deve ser por isso que pedem solvente não inflamável. Mas neste caso, acho que o querosene não se incendiaria por um backfire, por exemplo, ainda mais cheio de óleo... enfim... sei lá.

jose10034
15-05-08, 16:34
1: OS FILTROS DE AR ESTRAGAM?
Sim. Ele não estraga de filtrar o ar, mas de ser limpo e lavado. Mas isso não quer dizer que você não deva lavar ou limpar. Quanto mais nocivo o solvente de limpeza, mais rápido ele se estragará. A espuma ficará ressecada, quebradiça e perderá as suas propriedades.

2: QUAL O MELHOR PRODUTO PARA SE LIMPAR O FILTRO?
Querosene é provavelmente o melhor. É barato e o menos volátil e não tão nocivo à espuma. Produtos preparados exclusivamente para a finalidade também são indicados.

3: QUAL O PIOR PRODUTO PARA SE LIMPAR O FILTRO?
Gasolina. Embora com ela seja bem mais fácil e rápido a limpeza, ela acaba com a estrutura à base de petróleo do filtro de ar.

4: QUAL É O PERÍODO DE VIDA ÚTIL DE UM FILTRO?
Um filtro de ar poderia durar para sempre se você não o limpasse, mas seu motor não conseguiria respirar. Um filtro bem tratado durará umas 50 limpadas. Depois disso, a cola usada nele começará a perder aderência.

5: QUAL O PIOR ERRO QUE SE PODE COMETER?
Espremer ou torcer o filtro para secar.

6: A SUJEIRA É A PIOR INIMIGA DO FILTRO?
Não. Mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode impregnar o óleo, dispersá-lo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava sua moto com uma máquina de spray, sempre passe o óleo novamente no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.

7: VOCÊ DEVE-SE PASSAR GRAXA NA BORDA?
Se o seu filtro tem uma base bem fina, é aconselhável passar graxa entre o filtro e a caixa de ar. Nos demais isso não é necessário, mas também não vai machucar. Use uma graxa resistente à água.

8: QUANTA SUJEIRA UM FILTRO SUPORTA?
Às vezes é possível olhar para ele e ver que está precisando ser limpo. As duas coisas mais importantes a se observar são: (1) Cobertura da superfície. Se há sujeira cobrindo ele em cada centímetro quadrado, precisa ser limpo. (2) Quantidade de sujeira. Mesmo os filtros que parecem estar limpos podem ter pequenas partículas de sujeira impregnada em seus poros. Na dúvida, não acelere, limpe o filtro de ar.


9: É PRECISO USAR UM ÓLEO ESPECÍFICO PARA FILTRO DE AR?
É melhor. É possível usar óleo de motor, mas não é tão bom quanto óleo de filtro. Óleo de Motor é muito fino e passará através do filtro, ocasionando duas coisas: (1) Pingará para fora da caixa de ar direto para o chão da sua garagem. Isso é mal, porque além da meleca, isso quer dizer que o seu filtro não estará lambuzado quando for usá-lo. (2) Por causa de sua viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando acelerar forte. Por isso que muitas vezes você escuta motos "pipocando" nas primeiras voltas numa pista, ou nos primeiros quilômetros de uma trilha. Isso é porque o piloto acabou de lambuzar o seu filtro e o óleo está passando pelo motor.

Óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.


10: QUANDO SE DEVE LAMBUZAR O FILTRO?
De preferência no dia anterior a corrida, treino, ou trilha. Dessa maneira o óleo vai se dispersar e evaporar. Uma dica é lambuzar o filtro com óleo e depois colocá-lo em sacos plástico (tipo "zip"), mas faça alguns pequenos furos para que o ar possa entrar. Nesse saco plástico ele poderá ser mantido por meses, sem perder a eficiên

Roberval3000
16-05-08, 08:06
Mas onde tu anda??
Eu ando sempre na BR116.. passando por dentro de 4 cidades.... Canoas(onde moro), Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo (onde trabalho)... e nesse trecho "não tem sujeira"! hehehe tipo... é uma área onde tem bastante indústrias nas margens da BR... então só tem vento... pq barro e qqr outro tipo de sujeira... nadinha mesmo.
O filtro tá sempre limpo com 3mil km (período entre revisões)... mas ele é limpo por precaução!
Tudo na minha moto é feito preventivamente!


Aki tem muita poeira

KakarutoBR
16-05-08, 08:38
5: QUAL O PIOR ERRO QUE SE PODE COMETER?
Espremer ou torcer o filtro para secar.

Só uma observação, nos manuais fala pra espremer o filtro para tirar o excesso e nao deixar lambuzado. Só vai escorrer, mas com certeza tmb fala para não torcer!
Espremer SIM, torcer JAMAIS! hauhaua
E tmb sobre o evaporar nunca ouvi falar disso não. Eu bezunto de oleo e depois espremo bem o filtro.... seculos depois o oleo ainda esta lá, todo sujo mas esta.
Abçs!