PDA

Ver Versão Completa : Amaciamento do Motor Fazer 250cc



Tqf2
20-05-08, 18:41
Olá Galera....

Possuo moto desde os 15 anos...

Comecei com um C100 Dream, hoje possuo uma YBR

Fotos: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=19851.0

Algum tempo venho pagando o consórcio da minha Fazer, e enfim, saiu... UFA !!! :D


Agora ela deve chegar na próxima semana e tenho uma dúvida... :-[

Qual a melhor maneira de amaciar o motor de uma moto injetada..?

Há diferença de uma carburada? :G

Sei que no manual há um "padrão", mas não sei se é o melhor..

Minha YBR amaciei assim..

Até os 1.000 Km, andando de boa, levando a moto aos poucos até um certo limeite de rotação/velocidade..
e depois desses 1000 km... aí foi cada dia mais apertando, sempre com garupeiro, e apertando mesmo....

colocando 4ª até quase 120 pra ter idéia..
a moto já rodou seus 40.000 km e nunca deu pau no motor, e ficou andando que é beleza... :OK:

Uma 150 tem que ser boa pra andar junto....

A dúvida é...
Na fazer por ser injetada....

Amacia de boa, ou bigode puxado?
:G

O que me dizem...?

Mostarda_69
20-05-08, 20:04
Segue o manuel a risca.. E dp senta o sarrafo..

Eu segui na pinha o manuel, porem em 960km ate os 1000 dei umas boas puxadas pra tenta frouxa a valvula pra regula da revisao dos 1000..

Ela ta com 4600, nunca corri com ng, soh um cara duma twister uma arrancada de semaforo ate outro, 150m, mas foi covardia, fazer tem arrancada bem mais violenta, toma eh na final..

Christian
20-05-08, 20:44
Segue o manuel a risca.. E dp senta o sarrafo..



Pronto tá respondido.
O manuel vai te ajudar muito. :OK:

Lagartixxa
21-05-08, 08:04
sou conta ficar descendo o sarrafo na moto, acho o motor dura muito mais se nao ficar descendo a lenha

a minha Fazer eu amaciei como manda o manual e depois continuei andano na boa ate 5mil rpm o que da 80km/h vez ou outra 100km/h e sigo fazendo sempre mais de 30km/l

Ivan RJ
21-05-08, 08:23
Tqf2, mais que respondido, siga o manual que seu motor agradece. Um grande abraço a todos os irmãos.

agm2112
21-05-08, 08:37
Essa história de espancar o motor enquanto está amaciando não faz sentido algum... alguém já explicou qual a finalidade disto, através de fatos ?

Furious VIPER
21-05-08, 11:16
Essa história de espancar o motor enquanto está amaciando não faz sentido algum... alguém já explicou qual a finalidade disto, através de fatos ?

Eu sou contra isso... concordo contigo e tenho a mesma dúvida.
O q dizem é q motor espancado no amaciamento se solta mais cedo, anda mais... e por cnsequência, tem vida útil reduzida... sei lá, né?!

agm2112
21-05-08, 12:59
Eu sou contra isso... concordo contigo e tenho a mesma dúvida.
O q dizem é q motor espancado no amaciamento se solta mais cedo, anda mais... e por cnsequência, tem vida útil reduzida... sei lá, né?!


Mas e os fatos ? qual a vantagem em exigir mais do motor justamente quando se deve exigir menos ? O motor vai "soltar" de qualquer maneira, cedo ou tarde ... não entendo a pressa. Lisarb.

Isso é história de quem disse que ouviu dizer do cara que falou pra um conhecido do primo da tia que motor maltratado é mais "solto" .... será ? Os motores maltratados que conheço só queimam óleo, fazem barulho, poluem ... mas andar que é bom ....

Ninja Pontes
21-05-08, 13:00
Eu sou contra isso... concordo contigo e tenho a mesma dúvida.
O q dizem é q motor espancado no amaciamento se solta mais cedo, anda mais... e por cnsequência, tem vida útil reduzida... sei lá, né?!



lenda...
fiz o que mandou o manuel e a minha pelo menos ficou bala... andando bem e gastando nada..... soh que varia de moto pra moto... meu camarada tem uma fazer igualzinha e a dele andava mais do que a que eu tinha fazendo o mesmo procedimento.. e confirmei se era o braço do piloto e nao era... eu com a moto dele andava mais.. hahahhahahahaha

segue o manuel e ja era.

Furious VIPER
21-05-08, 13:20
É o q dizem... eu não confirmo nada disso..

César
22-05-08, 10:49
Já disseram tudo amacia seguindo o manual se amacia no pau vai soltar mais rápido porque o motor se desgasta prematuramente e muitas vezes de maneira irregular porque está se assentando ainda vai da uma falsa impressão de que soltou mais rápido mas na verdade é que ele vai ir pro pau muito mais rápido tbém, na mesma proporção.

Tqf2
23-05-08, 09:20
Acho que de maneira inânime..rss

Foi respondido.....

Fico grato pelas dicas de pessoas que já possuem a Fazer 250...
Pode deixar..
a moto chegando, será seguido conforme orientações do fabricante...

Pq não to afim de estragá-la mais cedo...

Faz um tempão que venho sonhando nesse UP de moto...

Forte abraço. :)

Diego.fcs
23-05-08, 10:12
Essa história de espancar o motor enquanto está amaciando não faz sentido algum... alguém já explicou qual a finalidade disto, através de fatos ?


Coisa que mais me enche o saco é quando pego algum veículo novo e o cara fala: Tem que ir na pista dar uns cacete para amaciar ele bem...

Ou quando vejo algum amigo que num roda nem 20km com o veículo novo e vem me falar que foi pra pista dar pau pra dar uma amaciada...

Guilherme Mcnasty
23-05-08, 12:12
depois de aquecido é bom sim dar uma esticada breve em última marcha e soltar o acelerador até reduzir bem a velocidade. A pior coisa pra qualquer motor, seja novo ou velho e acelerar sem nenhuma carga.
Pra quem manja em inglês tem um cara que tem uma técnica controversa mas que eu concordo:

http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm?

Diego.fcs
23-05-08, 14:29
depois de aquecido é bom sim dar uma esticada breve em última marcha e soltar o acelerador até reduzir bem a velocidade. A pior coisa pra qualquer motor, seja novo ou velho e acelerar sem nenhuma carga.
Pra quem manja em inglês tem um cara que tem uma técnica controversa mas que eu concordo:

http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm?


Pelo que entendi tem que amaciar meio que no "pau", mas não necessariamente dando pau igual cgzeiro né...

Guilherme Mcnasty
23-05-08, 15:05
Pelo que entendi tem que amaciar meio que no "pau", mas não necessariamente dando pau igual cgzeiro né...


É uma técnica, não necessariamente está dizendo pra descer o laço na moto.

Tqf2
23-05-08, 16:53
è o que ac

É uma técnica, não necessariamente está dizendo pra descer o laço na moto.


é o que eu acho também........

Vc não pode descer a lenha e nem andar igual "tiozinho'...

deve ser de forma gradativa;;;;;

Lagartixxa
23-05-08, 17:13
entao, eu amaciei minha moto como manda o manual, meio chato, ainda mais no caso da Fazer, mas segui a risca e depois q passou o periodo eu andei sempre sem abusar da moto.

logico q vez ou outra eu dou umas esticadas na moto, mas raramente faço isso, prefiro que meu consumo se mantenha sempre na casa dos 30km/l e meu pneu dure mais de 15mil km