PDA

Ver Versão Completa : Será que meu velocímetro rouba TANTO assim???



Sam_2006
21-05-08, 08:50
Consultando os dados do manual da minha moto e as medidas da minha relação e meu pneu traseiro, fiz o calculo da minha velocidade real no site abaixo:

http://www.geocities.com/webbike2000/dicas/calcvelo.htm

Quando meu velocimetro atinge 100 Km/h, o tacometro marca 7700 RPM. Mas de acordo com os calculos do site, minha velocidade real nesta rotação seria de apenas 88,7 Km/h. Eu viajo muito pro litoral de São Paulo, e costumo manter uma velocidade de cruzeiro de 110 Km/h, a 8500 RPM. Mas na verdade eu estaria viajando a míseros 98 Km/h!!!
Alguém aqui já fez este cálculo?
Deu tanta diferença assim?

agm2112
21-05-08, 08:56
É por aí mesmo ... meu velocímetro mente por aí, de acordo com o GPS. O velocímetro do meu carro não mente quase nada, mas o da moto, quando marca 80, estou a menos de 70. Dependendo do velocímetro, quanto maior a velocidade, mais ele erra, e em outros é o contrário ... começa muito errado e vai acertando.

Sam_2006
21-05-08, 09:30
Que o velocimetro dê uma roubadinha tudo bem, mas isso já é um assalto a mão armada!
Ouvi dizer que é possível se instalar um velocímetro de bicicleta na moto, que seria bem mais preciso. Alguém aqui já fez isso?

agm2112
21-05-08, 09:45
Que o velocimetro dê uma roubadinha tudo bem, mas isso já é um assalto a mão armada!
Ouvi dizer que é possível se instalar um velocímetro de bicicleta na moto, que seria bem mais preciso. Alguém aqui já fez isso?


Eu quase fiz isso ... dá pra marcar a velocidade real. Mas como sempre ando com GPS grudado na moto, não é necessário.

cold-milk
21-05-08, 09:53
ja fiz esse teste mas em lombada eletrônicas..(as de frente e não radares) poucas aqui pegam moto, que eu lembre 2 só

sempre marcam uns 7 ou 8 km abaixo doque estou!

Cabula
21-05-08, 11:17
eu ouvi dizer que a média de diferença é de 10 a 15%

Furious VIPER
21-05-08, 11:24
Isso é foda... nunca sabemos se nosso velocímetro é dakeles q erra mais ou q erra menos em altas velocidades...
Tem várias 125cc aki do PN batendo 140km/h... e com folga no acelerador ainda! hehehe
A minha não bate 140 nem a pau... eu nõa fico brabo com isso.... ela não foi feita pra andar mais q isso mesmo e outra... se minha velocidade final for abaixo de 100km/h.. eu vou ficar extremamente decepcionado... de verdade!

jOhN
21-05-08, 11:29
Eh isso msm :s

Sam_2006
21-05-08, 11:39
Se estes cálculos estiverem corretos, a velocidade final da minha Cruise fica abaixo de 110 Km/h. E olha que eu coloquei pistão e camisa de Strada nela. Depois dessa preparação eu senti que ela ganhou mais força em altos giros, mas eu só dei uma alongadinha na relação, troquei a coroa de 47 por uma de 45 dentes. Vou alongar mais essa porcaria. Eu não achei um pinhão que servisse na Cruise, por isso só consigo mudar a coroa. Vou testar uma de 41 dentes.

Richard
21-05-08, 11:54
eu ouvi dizer que a média de diferença é de 10 a 15%




Por base de medias feitas, realmente é em torno disso mesmo que rouba um velocimetro, podendo variar bastante de moto para moto...

Dois bons exemplos são a CBX 750 e a RD 350...

A 7 Galo tem uma media de velocidade real em torno de 8 a 10% menor do que o marcado no velocimetro e a Viuva Negra é o contrario, as primeiras que sairam tinha um erro de velocidade real de 6 a 9% acima do que era marcado no velocimetro


Abraço

brunohcs
21-05-08, 12:01
se minha velocidade final for abaixo de 100km/h.. eu vou ficar extremamente decepcionado... de verdade!


dai seria de chora mermo :d

eu espero q minha moto .. qdo consigo lah bota os sofridos 135 (poucas vezes) espero q ela esteja no minimo a uns 115 neh kkkkkkkk

hedertone
21-05-08, 13:10
Nunca vi velocimetro mais mentiroso que o da Biz125 de meu sogro...
Você a 40 ela já ta mercando 60...

hardmen
21-05-08, 13:30
Sendo assim, os dos carros também mentem, pois ontém mesmo eu estava indo pra casa (pela Castello Branco) e meu Velocímetro marcava 100Km/h (contagiros à 8.000RPM) e ao meu lado, andando "na moral" um Civic dos novos com aquele velocímetro "pequeno" que ele tem acima do painel, marcavam os mesmos 100Km/h que a minha "bicicreta", porém deveria estar girando bem menos... ]:)

Abraços...

Richard
21-05-08, 13:40
Sendo assim, os dos carros também mentem, pois ontém mesmo eu estava indo pra casa (pela Castello Branco) e meu Velocímetro marcava 100Km/h (contagiros à 8.000RPM) e ao meu lado, andando "na moral" um Civic dos novos com aquele velocímetro "pequeno" que ele tem acima do painel, marcavam os mesmos 100Km/h que a minha "bicicreta", porém deveria estar girando bem menos... ]:)

Abraços...


Mas se forem analogicos, mentem mesmo, tanto sendo de carro como o de moto... Dizem que o digital é muito preciso e por isso mais confiavel, mas os de reloginho e ponteiro...rs... Assalta mesmo..aheahea

hardmen
21-05-08, 13:45
O da minha moto é de ponteiro, claro!!! :0_0:

Mas o do Civic novo, não sei se é "digital" mesmo (a forma como é transmitido a velocidade para o display no painel) mas o "Displayzão" numérico tá lá no Civic e marcava o mesmo que a minha moto quando olhei (e nem foi intencional olhar)...

Abraços...

agm2112
21-05-08, 13:45
Sendo assim, os dos carros também mentem, pois ontém mesmo eu estava indo pra casa (pela Castello Branco) e meu Velocímetro marcava 100Km/h (contagiros à 8.000RPM) e ao meu lado, andando "na moral" um Civic dos novos com aquele velocímetro "pequeno" que ele tem acima do painel, marcavam os mesmos 100Km/h que a minha "bicicreta", porém deveria estar girando bem menos... ]:)

Abraços...


Os velocimetros de todos os carros atuais, digitais ou de ponteiro, são sem cabo, portanto, 100% digitais (O da Fazer é assim, creio eu). Imagino que os fabricantes coloquem a velocidade um pouco acima propositalmente pra evitar problemas com radares, ou simplesmente pro dono poder contar vantagem achando que está correndo muito.

hardmen
21-05-08, 13:53
Os velocimetros de todos os carros atuais, digitais ou de ponteiro, são sem cabo, portanto, 100% digitais (O da Fazer é assim, creio eu). Imagino que os fabricantes coloquem a velocidade um pouco acima propositalmente pra evitar problemas com radares, ou simplesmente pro dono poder contar vantagem achando que está correndo muito.


Creio eu que seja mesmo por causa dos radares...

Parece que existe até uma regra (das montadoras) quanto à isso...

Abraços...

Roberval3000
21-05-08, 14:14
Norkut tem Biz a 150 os montes e fazendo 40km/l :clap: :clap: :clap: :clap:

ammanzoli
21-05-08, 15:26
ja na biz mais essa direfença a bem menor, pois o velocimentro dela e ligado diretamente ba caixa de marcha, sendo assim mais preciso

mas e so no modelo 125 +, as outras e tudo na roda igual as outras
porem por outro lado se der um problema no sensor to fu... |:(
tem que abrir a caixa para arruma

Dj Serginho Sag
21-05-08, 22:20
Na Biz o velocimetro marca quase 135km no painel...vc acha que uma Biz 125 original daria isso ???????

Qdo marca quase 135km, na verdade deve estar nos 115km.
Isso em descidas :Q

Diego.fcs
22-05-08, 01:28
É por isso que sempre falam que biz dá 140 e que CG dá 155km/h... :G

ammanzoli
22-05-08, 19:17
Na Biz o velocimetro marca quase 135km no painel...vc acha que uma Biz 125 original daria isso ???????

Qdo marca quase 135km, na verdade deve estar nos 115km.
Isso em descidas :Q


como disse a minha biz e a + (com sensor na caixa) e ela nunca chegou 135 como vc disse, a minha somente uma vez que ela deu 120 km/h mas a media dela e de 110 km/h

superkyo
22-05-08, 19:47
Bom pra naum ser multado, pois ja passei umas 2 vezes a uns 65km/h nu radar de 60km/h e naum veio multa, ou seja, deveria estar pelo q falam ai a uns 58km/h.......

Mesmo assim sempre passo a 70km/h exatos no velocimetro na marginal aki ( q o limite é 70 ) e os carros do meu lado tudo ficam pra tras, ou seja, se os velocimetros de carro "mentem" menos os cara são mto burro de passar a 60 no radar de 70 ahuahuahuahuhuahua.......

Eu realmente duvido q uma 125cc passe de 110km/h na reta em "CNTP".........

ammanzoli
23-05-08, 00:26
É por isso que sempre falam que biz dá 140 e que CG dá 155km/h... :G


a biz marca 140, mas anda ate isso, pode ter certeza que mentira, mesmo que anda ( oque nao anda) ele nao tem estabilidade para chegar a isso por causa das carenagem e tira a estabilidade

muita vezes eu estou a 100 a 105 e ele começa a balançar a dianteira ..

Tqf2
23-05-08, 09:30
Todo velocímetro mente mesmo....

Agora tem uns que tão mentindo mais que tudo...kkkk :lol:

Da minha YBR dá 9% de erro (aferindo com o GPS) em linha reta...

PQ se formos aferirmos num descida/subida a diferença é maior, visto que o GPS desconsidera a inclinação do terreno, e os veículos não né....rss

Para aferir recomendo um GPS de marca confiável, e use uma pista o mais plana possível e que não possua muita interferência de viadutos, árvores etc.

Alan Ranieri
24-03-09, 13:37
Mas GPS de uso civil tem essa precisão toda? Eu achava que a melhor forma de aferir a velocidade com precisão fosse com os ciclocomputadores.

Tqf2
24-03-09, 13:43
Mas GPS de uso civil tem essa precisão toda? Eu achava que a melhor forma de aferir a velocidade com precisão fosse com os ciclocomputadores.


Um ano depois o desenterro.......
http://img145.imageshack.us/img145/9938/coveiro2laav4sz8.jpg

oliver2fast4u
24-03-09, 19:52
Creeedo!!!!!!!!!!!!!!
não c/ o coveiro que eu tambem tenho essa curiosidade mórbida.

Credo c/ o q as motocas de vcs correm.
Eu hein?!?!?!? tem biz q pega 150km/h e ainda deve ser motor e pinhão original e de peito aberto... huahuahua.

Uma dica grátis:
Coloque o pneu dianteiro original da sua moto ou de medida e tamanho exatamente iguais ao origem,
Depois calibre c/ a pressão recomendada pelo fabricante, e certifique-se q o velocímentro funciona corretamente(s/pulos, se vc não bateu o painel no chão num tombo... etc) ou seja, o veloc. mais original possível.
fazendo assim a sua velocidade( dá mais diferença na máxima) vai estar na margem de 5% a 10% de erro pro real e vai marcar quase a mesma coisa q a maioria dos carros nacionais.
Eu pergunto, vc prefere andar numa moto q marca a mesma velocidade dos GPS's, e beeeeeeem abaixo até do velocímentro das carretas,
ou prefere andar numa moto c/ velocimetro marcando quase ou igual a maioria das outras motos e carros, assim dando pra saber a quantos por hora o Audi A3 te ultrapassou na BR?????

ptavolazzi
24-03-09, 20:04
Gente, todo velocimetro rouba, mesmo os digitais e os mais evoluidos, os mais pertos são os que incluem o GPS e mesmo assim não dão real....por exemplo a minha original dava 140km/h e no digital Cateye, aqueles de bikes, calibradinho dava 118, 119 que é grande a comparação..........agora BIZ que chega 155???

buzato
25-03-09, 03:35
só pra constar... fiz uma viagem de biz, deu 750km no painel (que descaradamente mente velocidade acima da real) mas no ciclocomputador acusou 760km.

e aí ???? matem essa charada.