PDA

Ver Versão Completa : EUA - Uso de capacete não é obrigatório e mortes aumentam!



chrespim
27-05-08, 06:19
http://img144.imageshack.us/img144/7473/capaceteec9.jpg

Vejam a matéria que li no site "motomundo".

Isso é estranho. O número de estados americanos que obrigam as pessoa a andar de moto usando capacete está diminuindo. E isso em um país que preza tanto pela segurança! E este fato está fazendo com que os acidentes fatais com motos aumente a cada ano por lá.

Em 1996, 5.6 motociclistas morreram em cada 10.000 acidentes registrados, em 2006, este valor aumentou para 7.3. E cerca de 42% dos motociclistas que morreram em acidentes entre 2002 e 2006 não usavam capacete. Passando para números anuais, os acidentes fatais passaram de 2.116 em 1997, para 4.810 em 2006.

Se analisarmos os anos de 1988, 1989, mais ou menos, 47 dos 50 estados americanos obrigavam as pessoas a usar capacete. Hoje, este número caiu para apenas 20. Outros 27 estados apenas obrigam a sua utilização para jovens motociclistas. E nos 3 restantes, Illinois, Iowa e New Hampshire, o uso de capacete fica ao critério do motociclista. Com estas mudanças na lei, a porcentagem de motociclistas que usam capacete diminuiu.

Apesar destes números existem muitas organizações espalhadas por vários estados norte-americanos geralmente denominadas por ABATE (A Brotherhood Active Towards Education), que defendem a liberdade individual, e criticam as leis que obrigam a utilização do capacete. Dizem que usar capacete é desconfortável e obstrui a visão.

Fazer o que, continuarão a morrer dirigindo suas motos!

A questão é, o que cada um pensa sobre? O Brasil está correto em obrigar o uso do capacete? Ou não?

lion
27-05-08, 07:27
eu DETESTO pilotar sem capacete, me sinto muito inseguro, sujeito à sujeira da rua que, mesmo usando óculos ainda me afeta, eu acho uma tremenda ignorância pilotar sem capacete, por mais desconfortável que possa ser, não é nenhum sacrifício mortal, aliás, e outra, se a sua namorada for feia, o capacete vai te dar a maior fama de garanhão, pq ao invés de dizerem que a sua namorada é uma gata, vão dizer que ela é bem gostosa :D
Logo, o uso do capacete é indispensável, principalmente pra mulher feia :)

Mas falando sério, o vento não prejudica vcs?

PimEdu
27-05-08, 07:34
eu honestamente acho indispensavel o uso do capacete em termos de segurança, mas mesmo sem ser obrigatório eu curto. É parte do motociclista o capacete, mostra nossa personalidade e tals, faz aquele suspense qdo vc chega de moto e tals, as minas ficam olhando para ver como q é o motoqueiro, sei la, faz parte da moto ja o capacete, não andaria sem.

chrespim
27-05-08, 07:44
É Lion, também penso da mesma forma...heheh, bom argumento o da mulher feia heim? :lol: :lol: :lol: :lol: mas sem dúvidas não só o capacete, mas o verdadeiro motoqueiro deve ficar atento a todos os itens de segurança para uma pilotagem segura e prazerosa!!

Ai caramba PimEdu, e se o motoqueiro for feio, hihih, dai o capacete será o melhor amigo dele, não vai tirar nem para dormir, hehe

Christian
27-05-08, 10:06
Se eles são tão ignorântes a ponto de não usarem capacete pilotando motos tem que morrer mesmo.

Diego.fcs
27-05-08, 10:21
Esse fim de semana eu tava sem meu capacete e peguei um aberto sem viseira que ganhei (aquele do homem bala) e fui dar um rolê na pista, é simplesmente uma bosta, tomei cada mosquitada na cara que tá loco, fora quando os carros e caminhões levantam aquela poeira que fica batendo na cara e arde pra cacete, sorte que eu tava de óculos, mas é muito ruim e inseguro. Vejo muito cgzeiro aki andando assim e ainda sem óculos, acho burrice e estupidez isso.

agm2112
27-05-08, 10:26
Não sei como alguém consegue andar até sem viseira... imagina sem capacete. As vezes caem uns insetos na viseira que explodem como bomba... imagina isso no olho, fora as pedrinhas jogadas pelos caminhões.

rockerva
27-05-08, 10:27
Me acidentei duas vezes gravemente, ambas de capacete. Em uma delas o capacete raspou no asfalto por uns 40 metros, o ralado fez com que a parte arredondada do capacete na nuca ficasse plana, se eu ralasse mais uns 10 metros talvez minha cabeça fosse afetada, mas não foi. Na segunda caí de cabeça no chão e o capacete rachou de cima a baixo.
Um amigo meu não gostava de usar capacete. Caiu a 30KM/h e hoje se encontra a sete palmos do solo.
Eu não acho que o uso de capacete deve ser obrigatório, para aqueles que querem se matar, deixe que morram, é a vontade deles. Isso se chama "liberdade".

Diego.fcs
27-05-08, 10:29
Verdade rock, aí serve como uma "seleção natural", deixando os estúpidos que querem se matar mais a vontade...

jecastro
27-05-08, 10:32
Eu não acho que o uso de capacete deve ser obrigatório, para aqueles que querem se matar, deixe que morram, é a vontade deles. Isso se chama "liberdade".

A questão é a liberdade de escolha, nos estados dos EUA que é permitido pilotar sem capacete o cara é obrigado a pagar um seguro de vida para isto, então o estado não fica com o ônus no caso de acidente, a regra é simples, quer morrer? Morra, mas não deixe despesas para o estado.

agm2112
27-05-08, 10:34
De certa forma eu concordo com Darwin ... se quiser morrer, morra. O problema é quando quase morre, e fica ocupando leito em hospital gastando o nosso dinheiro.

rockerva
27-05-08, 10:46
A questão é a liberdade de escolha, nos estados dos EUA que é permitido pilotar sem capacete o cara é obrigado a pagar um seguro de vida para isto, então o estado não fica com o ônus no caso de acidente, a regra é simples, quer morrer? Morra, mas não deixe despesas para o estado.

Lá não tem "DPVAT"

Diego.fcs
27-05-08, 10:59
De certa forma eu concordo com Darwin ... se quiser morrer, morra. O problema é quando quase morre, e fica ocupando leito em hospital gastando o nosso dinheiro.


Quer resolver o problema de saúde pública no brasil, comece a cobrar consultas, tipo 5 reais! Resolvido o problema! uns 80% das pessoas que vão lá fazer consulta de graça num tem nada e só querem pegar um atestado para matar uns dias de trabalho. Acorda com o estômago um pouco estranho e já vai pra fila do hospital e pegar atestado.

Acho que essas contas com acidentes devem ser apurados os fatos e caso a culpa ser do motorista, ele arcar com as despesas do plantão da ambulancia, danos na pista (patrimônio público) e pagar todas as despesas médicas. Aí o cara aprende.

jecastro
27-05-08, 11:02
Lá não tem "DPVAT"

Não sei, mas sei que o seguro que da autorização para andar sem capacete não é barato, deve ser como nosso DPVAT só que mais caro.

Hunter 123
27-05-08, 12:14
A lei 8080 de 19 de setembro de 1990 é a lei do SUS ou lei orgânica da saúde. Ela diz que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado, e que compete ao Estado a implementação de políticas públicas com a finalidade de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Extrapolando, o Estado tem que impor sim o uso do capacete, até porque é lei e bom senso, como forma de protejer o cidadão.

Outra coisa: O cara quando bate o cabeção sem capacete, vai ser muitas vezes atendido no SUS, que embora não seja lá aquelas coisas, é mantido através de impostos. Assim, acidentes mais graves "oneram" mais o Estado. Assim, do ponto de vista econômico, também é justificável ser obrigatório...

Roberval3000
27-05-08, 12:16
De certa forma eu concordo com Darwin ... se quiser morrer, morra. O problema é quando quase morre, e fica ocupando leito em hospital gastando o nosso dinheiro.


Mas acho q sem capacete teria menos gente no hospital, ja ia direto ver Jesus Cristo, assim dando menos despesa hospitalares, menos DPVAT

Aki tbem deveria ser opcional o capacete

Furious VIPER
27-05-08, 14:11
Axo q deve ser obrigatório sim! Qr andar de moto.. use capacete!
Se sempre moresse sozinho, beleza!
Mas se entrar um bixo no olho.. o cara perde o controle.. e pode bater em pessoas inocentes. daí ele escapa sem problemas e deixa os outros sequelados! Definitivamente não!
Pra andar de moto.. tem q usar capacete sim!!

Carlos Roberto
27-05-08, 14:49
O estado tem sim que exigir o uso do capacete. E o estado deveria também proibir a venda de capacetes vagabundos, que custam 50 Reais e que não protegem nada.

Furious VIPER
27-05-08, 14:52
O estado tem sim que exigir o uso do capacete. E o estado deveria também proibir a venda de capacetes vagabundos, que custam 50 Reais e que não protegem nada.

SENSACIONAL!! :clap: :clap:
O cara compra um penico desses e axa q tá protegido... é foda!! Pq qm naõ entende nada de moto (maioria dos motoqueiros)... axa q comprar um capacete de 500 pila é só por estilo.. e não por segurança tb.

agm2112
27-05-08, 15:02
Protegem sim ... se não protegessem não atenderiam a norma do inmetro. Se este fôr o caso, tem que fiscalizar o inmetro, e não proibir um capacete que recebeu certificado de conformidade. O fabricante não está errado.

Furious VIPER
27-05-08, 15:11
Protegem sim ... se não protegessem não atenderiam a norma do inmetro. Se este fôr o caso, tem que fiscalizar o inmetro, e não proibir um capacete que recebeu certificado de conformidade. O fabricante não está errado.

Não confio nakele selinho pra dizer q tô protegido!
Eu sei o qto vale a minha cabeça.. e sem dúvida, vale mais q 50 reais...

Carlos Roberto
27-05-08, 15:19
MInha bronca com o Inmetro é o selinho que nos obrigam a usar nos capacetes. Não posso acreditar num certificado que permite a venda de um capacete tão ruim como o EBF 7.

Ano passado tava na oficina com o carro e precisei ir ao banco fazer um saque. O Dono da oficina me emprestou a moto e o capacete, um EBF 7. Estava me sentindo com um balde plástico na cabeça.

Carlos Roberto
27-05-08, 15:22
E o errado não é o fabricante que tá ganhando dinheiro e nem o Inmetro que tá fazendo merda com o dinheiro público. Errado é quem confia a própria cabeça numa porcaria dessa.

Furious VIPER
27-05-08, 15:57
E o errado não é o fabricante que tá ganhando dinheiro e nem o Inmetro que tá fazendo $#@%$# com o dinheiro público. Errado é quem confia a própria cabeça numa porcaria dessa.

Aí eu já discordo Carlos... errado é o Inmetro q dá credibilidade à um produto tão podre. Pq o cidadão brasileiro.. o clássico.. q só compra Honda, q só usa gasolina comum, q usa tudo paralelo... q já compra a moto querendo valor de revenda... não via investir numa coisa boa.. se o Inmetro (que tem todo um nome a zelar) atesta como próprio para uso... um penico dakeles!
O fabricante ao máximo reduz os custos... e a qualidade... cabe ao Inmetro dizer "te coordena meu, q coisa podre é essa q tu qr vender? Não mesmo"!!

cabra de brasilia
27-05-08, 16:05
Eu tenho parentes no EUA e na Inglaterra......os do EUA disseram que lá o pau come e as leis são cumpridas mesmo.....não tem colher de chá não......um parente que morava legalmente lá foi deportado porque avançou 2 sinais vermelhos.....no primeiro ele foi advertido sobre o que aconteceria se fizesse do novo e no 2° apostou para ver se era verdade......tá qui no Goiás tomando poeira na cara........já os da Inglaterra me contaram que os pardais lá além de controlar a velocidade controlam a distância entre os carros também......desobedecer a distância mínima é ferro.......o pardal tem dois sensores um aqui e outro lá na frente......enquanto você passa por esse aqui o carro da frente tem de estar ou ter passado pelo sensor lá da frente.......

agm2112
27-05-08, 16:17
Não confio nakele selinho pra dizer q tô protegido!
Eu sei o qto vale a minha cabeça.. e sem dúvida, vale mais q 50 reais...



O capacete passou no ensaio e não quebrou sendo atingido por um peso de X quilos. Se o capacete não quebrou, a cabeça tb não quebrou. Isto significa que ele oferece o mínimo de proteção. Se a qualidade de acabamento, viseira, ventilação, barulho, peso, etc não agrada, basta comprar um mais caro, mas o EBF de 50 reais pelo menos não deixa (ou dificulta) a cabeça quebrar. Se não me engano esta é a unica coisa que esta norma no Inmetro exige.

Carlos Roberto
27-05-08, 16:25
Aí eu já discordo Carlos... errado é o Inmetro q dá credibilidade à um produto tão podre. Pq o cidadão brasileiro.. o clássico.. q só compra Honda, q só usa gasolina comum, q usa tudo paralelo... q já compra a moto querendo valor de revenda... não via investir numa coisa boa.. se o Inmetro (que tem todo um nome a zelar) atesta como próprio para uso... um penico dakeles!
O fabricante ao máximo reduz os custos... e a qualidade... cabe ao Inmetro dizer "te coordena meu, q coisa podre é essa q tu qr vender? Não mesmo"!!


Eu entendo a sua posição. O Inmetro sim tem a sua responsabilidade.



O capacete passou no ensaio e não quebrou sendo atingido por um peso de X quilos. Se o capacete não quebrou, a cabeça tb não quebrou. Isto significa que ele oferece o mínimo de proteção. Se a qualidade de acabamento, viseira, ventilação, barulho, peso, etc não agrada, basta comprar um mais caro, mas o EBF de 50 reais pelo menos não deixa (ou dificulta) a cabeça quebrar. Se não me engano esta é a unica coisa que esta norma no Inmetro exige.


Já vi reportagens sobre os teste do Inmetro. Mas nas lojas, quando comparo os capacetes, o casco do mais barato, perto do de preço bom, parece uma casca de ovo. Pra que se arriscar por causa de 200 Reais a mais?

agm2112
27-05-08, 16:29
Eu entendo a sua posição. O Inmetro sim tem a sua responsabilidade.

Já vi reportagens sobre os teste do Inmetro. Mas nas lojas, quando comparo os capacetes, o casco do mais barato, perto do de preço bom, parece uma casca de ovo. Pra que se arriscar por causa de 200 Reais a mais?


Eu não me arrisco ... mas pra muita gente, 50 reais é muito dinheiro. Pra eles basta oferecer o mínimo de segurança que já está bom. Antes um EBF certificado do que um coquinho, ou nada.

brunohcs
27-05-08, 16:33
Eu não acho que devia ser proibido.. axo q vai de cada um..

eu não andaria sem capacete, por todos os motivos que falaram aqui, (sujeira, mosquitos, tombos) me sinto mto mais confortavel com o capacete, sem conta q acho que o capacete completa o visual do motoqueiro..

magina ki beleza faze uma viajem sem capacete kuakuakua xega no destino ca cara destruida xei de moskito jah entrando na sua pele kkk..


o pardal tem dois sensores um aqui e outro lá na frente......enquanto você passa por esse aqui o carro da frente tem de estar ou ter passado pelo sensor lá da frente.......


legal esse ae..

superkyo
27-05-08, 20:48
Se tivesse classificação do capacete ficaria bem melhor, pois os VAGABUNDO eles passariam no nivel E e iria melhorando até o nivel A........do jeito q está um q aguenta 100kg de pressão tem a msm classificação de um q aguente 500kg.....

E isso pelo menos ajudaria o pessoal a escolher já q esses capacetes de R$ 50-70 devem passar de forma ILICITA naum é possivel.......

Já tem classificação de consumo de eletricidade nas geladeiras e isso ajuda pacas.......

vinicius.a
27-05-08, 20:58
Se tivesse classificação do capacete ficaria bem melhor, pois os VAGABUNDO eles passariam no nivel E e iria melhorando até o nivel A........do jeito q está um q aguenta 100kg de pressão tem a msm classificação de um q aguente 500kg.....

E isso pelo menos ajudaria o pessoal a escolher já q esses capacetes de R$ 50-70 devem passar de forma ILICITA naum é possivel.......

Já tem classificação de consumo de eletricidade nas geladeiras e isso ajuda pacas.......

:clap: ótima idéia!!

Realmente, os fabricantes de geladeira se esforçaram muito pra melhorar a classificação dos seus produtos.. porque não aconteceria a mesma coisa com os capacetes??

ammanzoli
27-05-08, 21:11
capacete e uma ideia :OK: :OK: :OK: quem nao usa e um :NOOK: :NOOK: :NOOK: |:( |:( |:(

por isso seja consciente e use capa la e na cabeça :lol: :lol: :lol:

para mim capacete e indispensável, para nossa segurança.

Tqf2
27-05-08, 21:26
Quando eu tinha 17 anos...

Tomei meu primeiro tombo de moto..
Eu tava na garupa e batemos a moto na rodovia...

Só não morrí pq estava de capacete...

Era emprestado, num sei a marca mas não era dos melhores não...

Mas me salvou...

Mesmo com o capacete ainda triquei o osso da cara (entre o olho e a boca)
o capacete rachou no queixo e deu uma amassada na parte de cima...

Imagina se não tivesse usando..?

Hoje quando compro um capacete, procuro sempre um capacete de boa qualidade, pra garantir que outro osso da cara não vá trincar......

Já não sou um galã... :(
De cara quebrada então.... kkkk :lol:

lion
27-05-08, 23:48
falando em suspense, sempre que chego na faculdade,antes de tirar o capacete as minas ficam olhando com aquela cara de "oh meu deus quem será esse motoqueiro barrigudinho e gostosão?"

depois que tiro o capacete elas não conseguem esconder a cara de decepção e eu continuo rindo mesmo assim, show de bola!
vejo uns babacas rodando sem capacete aqui e acho ridiculo...
as unicas ocasioes que eu acho toleráveis montar na moto sem capacete eh parar a moto na praia pra tirar foto mesmo... de resto nao tiro pra nada!

YBRnaVEIA
28-05-08, 10:48
Galera do jeito que vcs falam do EBF, parece que TODOS os capacetes EBF são ruins. Eu tenho um EBF spark q custou r$ 180 e acho ele ótimo!!!

Carlos Roberto
28-05-08, 10:57
Tô falando do EBF 7

Furious VIPER
28-05-08, 11:36
Tô falando do EBF 7

Eu tb!
E sobre falar de todos os EBF... é a fama q a marca tem... pra fazer uma boa fama.. leva tempo.. e mta qualidade!
pra fazer má fama.. leva pouco tempo.... só q pra sair dessa.... agora ferrou!

agm2112
28-05-08, 11:45
Galera do jeito que vcs falam do EBF, parece que TODOS os capacetes EBF são ruins. Eu tenho um EBF spark q custou r$ 180 e acho ele ótimo!!!


Eu tenho um Spark tb ... não deve nada pros outros de mesmo preço .. aliás, os outros devem pra ele ...

casali
28-05-08, 12:45
Eu tb!
E sobre falar de todos os EBF... é a fama q a marca tem... pra fazer uma boa fama.. leva tempo.. e mta qualidade!
pra fazer má fama.. leva pouco tempo.... só q pra sair dessa.... agora ferrou!


por causa do problema na pintura do Biefee, aqui na cidade dificilmente encontra-se os modelos fabricados pela starplast, nem plees os caras querem vender

Pésão
28-05-08, 13:11
Eu sou um feliz proprietario de um ebf 7.
Como o agm disse, pra alguns, 50 reais é muito. Meu caso...
Melhor esse do que nenhum, ou vão dizer que se num tem dinheiro pro capacete ,quem dirá pra moto?
Olhem em volta;... a maioria da populaçao vive com esses belos salários igual o meu. O mais em conta é um ebf mesmo, e nem adiaanta falar de segurança, porq a maioria num tem tem 200 contos pra da num capacete. Pelo menos eu naum.

rockerva
28-05-08, 13:16
Os dois capacetes que cai e me quebrei eram EBF.
Tb já tive tombos leves com o Taurus e com o Zeus.
Todos o mesmo coco.
A diferença entre o Zeus e o EBF é a viseira que embaça menos e não passa água pela viseira.

YBRnaVEIA
28-05-08, 13:27
Eu tb!
E sobre falar de todos os EBF... é a fama q a marca tem... pra fazer uma boa fama.. leva tempo.. e mta qualidade!
pra fazer má fama.. leva pouco tempo.... só q pra sair dessa.... agora ferrou!


Nisso vc tem razão haja vista a má fama que a Yamaha tem até hoje por parte de muitos motociclistas desinformados q pensam q todas as motos fabricadas pela Yamaha até hoje tem motores 2 tempos, são fumacentas e deixam o garupa fedendo a gasosa. huahuahuahua!

TOBI
28-05-08, 13:57
A questão é a liberdade de escolha, nos estados dos EUA que é permitido pilotar sem capacete o cara é obrigado a pagar um seguro de vida para isto, então o estado não fica com o ônus no caso de acidente, a regra é simples, quer morrer? Morra, mas não deixe despesas para o estado.


Certíssimo... :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

OptimusLeo
28-05-08, 21:16
Eu nao tenho problema se um idiota quizer se matar...problema dele. O chato e que tanto no USA, como la no Brasil, etc, etc, etc...um idiota desses faz que aumente o seguro de motociclistas, seguro medico, etc, etc, etc...

Voltando pra casa vi dois accidentes de motoboys...aqui e muito popular usar um capacete que parece de baseball mais que nada para evitar multas...

Pra mim, tem que ser capacete integral e con certificacao DOT/Snell/ECE 22.05...se eu voltasse no Brasil nao confio em ***** nenhuma do Inmetro, quem me certifica que os estandares deles estao no mesmo nivel dos que eu mencionei?