PDA

Ver Versão Completa : E se pudéssemos melhorar a admissão das nossas motos?



Sam_2006
27-05-08, 09:34
O duto de entrada de ar da minha moto fica na lateral, coberto pela carenagem. Isso significa o fluxo de ar que naturalmente ocorre quando estou em velocidades mais altas praticamente não é aproveitado. Às vezes eu fico pensando: se fosse possivel instalar uma espécie de "funil" que recebesse o fluxo frontal de ar e o canalizasse diretamente para a entrada do carburador, será que isso melhoraria o desempenho do motor?
Ou será que em motos de baixa cilindrada como as nossas isso não faria diferença?

TOBI
27-05-08, 09:57
Com isso vc canaliza tb toda a chuva, poeira e possíveis bichinhos no seu caminho, tudo pra dentro do motor, se for fazer um "air-intake" ou tomada de ar pra sua moto, tem que levar em conta tb toda a regulagem do motor, carburação, valvulas, e ainda o escape, pois todo o ar admitido não é nada se não tiver um bom fluxo tb no escape, além de uma explosão perfeita pra tudo isso...

Diego.fcs
27-05-08, 10:07
Então cara, acho que pode ser complicado de regular o carburador dessa maneira, também tem esse problema da sujeira que entra, mas do jeito que é o esquema original acho que sempre entra a mesma quantidade de ar no carburador, desse jeito aí pode ser que em velocidades mais altas pode entar bemmm mais ar, tornando a mistura pobre. Eu acho né...

agm2112
27-05-08, 10:17
Aquelas banheiras americanas dos anos 70 utilizavam um sistema parecido, que chamavam de "Ram Air". Provavelmente pra eles pouco importava a diferença de mistura para ar quente ou frio, ou levemente pressurizado. Imagino que num motor pequeno isto faça bastante diferença.

Acho desnecessário, uma vez que os coletores e entradas de ar das motos pequenas já possuem passagens de grande diâmetro, justamente para reduzir a velocidade do ar.

Sam_2006
27-05-08, 10:37
Li em algum lugar que a Suzuki Hayabusa tem um sistema que coleta o fluxo de ar e o direciona para aproveitamento na combustão, de maneira que, quanto maior a velocidade, maior o desempenho.
Claro que comparar a tecnologia da Hayabusa com a das nossas motos é piada, mas como será que eles fazem para impedir que a água da chuva invada o motor?

Diego.fcs
27-05-08, 10:44
Tem que fazer um desenho bem projetado para que a água não entre. A idéia é interessante, mas tem que ter um sistema que regule automaticamente a mistura para a mudança de entrada de ar.

lagreca
27-05-08, 10:46
Li em algum lugar que a Suzuki Hayabusa tem um sistema que coleta o fluxo de ar e o direciona para aproveitamento na combustão, de maneira que, quanto maior a velocidade, maior o desempenho.
Claro que comparar a tecnologia da Hayabusa com a das nossas motos é piada, mas como será que eles fazem para impedir que a água da chuva invada o motor?
não sei se a hayabusa usa, mas a GSXR750 certeza absoluta que usa.

Guilherme Mcnasty
27-05-08, 11:41
Acredito que abaixo de 100 km/h por mais eficiente que se faça essa adaptação ela não trará benefícios. As R1, Srad apresentam menos de 10% de potencia final com esses sistemas, e isso a mais de 200 km/h.

Ovelha Negra
27-05-08, 12:08
Se nossas motos tivessem um carburador Mikuni, com preparação, até poderia ser, mas se é só trabalho e lazer acredito que é desnecessário.

Abraços,

Ovelha

Richard
27-05-08, 12:22
Motos grandes como as citadas Srad, Hayabusa, GSXR, alem das Ninjas, CBR 600 e 1k e mais outras tantas motos de alta potencia, tem o sistema de Ram Air, que nada mais é de que um sistema de entrada de ar forçada para o sistema de admissão...
O sistema de entrada forçada de ar é melhor aproveitado hoje pois com o mapeamento da injeção eletronica, é possivel que a admissão tenha dois comportamentos distintos, um em baixa velocidade e outro em alta... Nas motos mais antigas que eram carburadas, o sistema nada mais era do q uma entrada para forçar mais ar para a mistura AR/Combustivel...

No caso de uma moto pequena, é melhor vc dar uma mexida nos gicles do carburador, alem de dar uma enriquecida na mistura para que se possa ter um MINIMO ganho de potencia, mas lembando que mistura fora do ponto, entenda-se pobre demais ou rica demais, acaba comprometendo o motor mais cedo, sem contar que para uma moto pequena, o aumento de consumo não irá justificar o quase imperceptivel ganho de potencia...
Realmente o Ram Air não eh simplesmente montar um funil para que se possa jogar mais ar na mistura, pois alem do ar, vai tudo o q vc pode encontrar pelo caminho junto com ele, se fosse assim, eu ia comprar um daquele colares veterinarios para cachorro e ia colocar na frente da minha moto e ligar um tubo ao carburador...ahhrehahheha :drool: :drool: :drool:

exfof
27-05-08, 12:31
realmente o ganho vai ser quase nulo em moto de baixa cilindrada, e pelos problemas q podem surgir n vale a pena fazer uma gambitech

jecastro
27-05-08, 12:35
Li em algum lugar que a Suzuki Hayabusa tem um sistema que coleta o fluxo de ar e o direciona para aproveitamento na combustão, de maneira que, quanto maior a velocidade, maior o desempenho.
Claro que comparar a tecnologia da Hayabusa com a das nossas motos é piada, mas como será que eles fazem para impedir que a água da chuva invada o motor?


Tem uma curva entre a captação de ar e a entrada do motor, ali tem um dreno para sair a água. Este sistema só é eficiente em alta velocidade, talvez acima dos 200km/h, logo em uma pequena não vai ajudar nada.

Jimmy1979
27-05-08, 12:41
não sei se a hayabusa usa, mas a GSXR750 certeza absoluta que usa.


Chamam de turbo dinâmico.

jecastro
27-05-08, 12:44
exfof, teu avatar esta muito pesado +2Mb, esta deixando o site lento, vê se reduz.

Sam_2006
27-05-08, 12:53
Resumindo: vamos todos esquecer o assunto e comprar logo uma Hayabusa. Tenho certeza que 60 mil não vai pesar no bolso de ninguém... :0_0:

exfof
27-05-08, 13:39
sam, normalmente quem compra moto custom nao se preocupa com potência nem com velocidade...

Sam_2006
27-05-08, 14:18
sam, normalmente quem compra moto custom nao se preocupa com potência nem com velocidade...


Eu sei, essa é mais uma dúvida relacionada à mecânica em geral do que especificamente à minha moto. Se bem que, quando eu pego uma estrada, tem horas que dá uma vontade de dar umas esticadas e chegar a 200 por hora... ]:)

Diego.fcs
27-05-08, 14:31
Alguns tiram totalmente a caixa de filtro e colocam um K&N, e também dá para fazer uns furos na tampa da caixa para aumentar a entrada de ar.

Sam_2006
27-05-08, 15:14
O que é K&N?

Diego.fcs
27-05-08, 15:30
O que é K&N?


É uma marca de filtros esportivos. Tem aqueles em formato de cone que é mais usado em motos. Filtro cônico, filtro esportivo... Tem de várias marcas só que a K&N acho que é uma das melhores...

ammanzoli
27-05-08, 21:14
pena que na biz nao da para usa esse tipo de filtro, pois se pegar uma chuva... ta lascado , pois com o morta bem atraz da roda, joga agua ali adoidado...

MaumauFT
27-05-08, 23:31
Buenas... em um motor aspirado é extremamente importante que a admissão tenha mínimas obstruções. Um exemplo é a Yes, vejam como a engenharia da fábrica falhou ao não prever as turbulencias que o coletor original dela gera.

Nas Suzuki, temos o SRAD (Suzuki Ram Air Direct) que é um sistema de admissão forçada, como explicado acima. Não podemos nem sonhar com isso, pois, mesmo em motos grandes, o SRAD faz diferença somente a velocidades muito altas. E quando começa a fazer diferença, pode-se registrar pressão positiva no coletor (exatamente como um turbo).

Tua idéia é boa e válida partindo do princípio de que teu coletor original gera uma turbulência indesejada. Sugiro que você tente e poste os resultados. Porém, como falei antes dos motores aspirados, se seu sistema criar qualquer obstrução ou turbulência na admissão você estará perdendo potência.

Abraçao!!

jecastro
28-05-08, 08:49
Buenas... em um motor aspirado é extremamente importante que a admissão tenha mínimas obstruções. Um exemplo é a Yes, vejam como a engenharia da fábrica falhou ao não prever as turbulencias que o coletor original dela gera.


Não é bem assim, os eng. da Suzuki se defenderam alegando que foi feito intencionalmente assim e que a alteração feita por muitos faz com que o motor polua mais que as normas vigentes e que o veículo fica passível de apreensão pelos agentes de trânsito por alteração das características originais. Infelizmente aumento de potência e poluição aumentam junto.