PDA

Ver Versão Completa : 125cc 2T carburada atende a EURO III



cabra de brasilia
29-05-08, 15:18
Tanto falam da injeção em 2009.......creio que aqui no Brasil vai ser colocado na marra só por causa da cultura do nosso mercado.........


Vejam essa 125cc 2T carburada!....a danadinha atende as normas EURO III que são as que entram em vigor ano que vem aqui no nosso país.....


http://www2.uol.com.br/bestcars/un13/278-25.htm

Furious VIPER
29-05-08, 15:22
Bah... ia ser legal deixar no chinelo as motos maiores (4t, claro)!!

nuautocustoms
29-05-08, 15:26
Linda!

Perfeita!

Stone
29-05-08, 15:28
muito legal, baita tecnologia avançada, aqui no brasil são tudo uns kuéhm mesmo,
viva as azeitera!!

Diego.fcs
29-05-08, 15:32
Perfeita! Só que como no brasil o povo segue ao mais nobre conhecimento fétido dos "mexânicos", vão falar que é uma fumacenta poluidora barulhenta e que só quebra e vão terminar com a seguinte frase: "HONDA, É HONDA!!!"

agm2112
29-05-08, 15:35
Existe tecnologia em carros 2T impressionantes ... a Orbital Motors australiana (acho que era isso) tinha um projeto de motor 2T que parecia coisa de Star Trek ... a Ford comprou o projeto e botou na gaveta. Era uma das hipóteses de motor pro Ford Ka na época. Nunca mais ouvi falar. Isso tem mais de 10 anos já.

edit: achei alguma coisa: http://www.powerhousemuseum.com/australia_innovates/?behaviour=view_article&Section_id=1020&article_id=10041

http://www.powerhousemuseum.com/australia_innovates//media/client/ACF306.jpg

agm2112
29-05-08, 15:46
Continuando ... acho que a Ford abandonou o projeto simplesmente pelo preconceito dos consumidores com motores 2T.

jecastro
29-05-08, 15:53
Bah... ia ser legal deixar no chinelo as motos maiores (4t, claro)!!


http://img147.imageshack.us/img147/1312/2tpretaof8.jpg

Nem tanto, comparando com o modelo anterior, ela deve ter perdido muita potência para se enquadrar dentro da norma, fora o catalizador que nos modelos 2T mata um monte a potência do motor tanto que não colocaram a potência nos dados técnicos

Mais alguns dados.

peso 129 Kg
tangue 14 l e 0,8 de óleo
taxa de compressão 7,4:1
Carburador DELL’ORTO PHBH 28mm
partida elétrica
câmbio 6 marchas
Freios: disco diant Brembo 320mm e tras. 230mm.
Pneus 150 x 60 ZR 17 e 110 x 70 ZR 17
Vela NGK BR 9EG

Furious VIPER
29-05-08, 15:59
Jecastro.. se tu me disser q a tua ex-Twister 283cc anda mais q a Cagiva Mito.. bah.. dái eu te largo de mão definitivmente! hehehhe

agm2112
29-05-08, 16:03
http://img147.imageshack.us/img147/1312/2tpretaof8.jpg

Nem tanto, comparando com o modelo anterior, ela deve ter perdido muita potência para se enquadrar dentro da norma, fora o catalizador que nos modelos 2T mata um monte a potência do motor tanto que não colocaram a potência nos dados técnicos

Mais alguns dados.

peso 129 Kg
tangue 14 l e 0,8 de óleo
taxa de compressão 7,4:1
Carburador DELL’ORTO PHBH 28mm
partida elétrica
câmbio 6 marchas
Freios: disco diant Brembo 320mm e tras. 230mm.
Pneus 150 x 60 ZR 17 e 110 x 70 ZR 17
Vela NGK BR 9EG



Ou ganhou ... o Gol G2 1.6 ganhou 10HP de 96 pra 97, ao se enquadrar na nova norma do proconve. Obviamente ele também ganhou um sistema de injeção multiponto, substituindo o tosco TBI da Marelli (que era pior que carburador).

jecastro
29-05-08, 16:10
Ou ganhou ... o Gol G2 1.6 ganhou 10HP de 96 pra 97, ao se enquadrar na nova norma do proconve. Obviamente ele também ganhou um sistema de injeção multiponto, substituindo o tosco TBI da Marelli (que era pior que carburador).


No caso das 2T o problema é o catalizador, todo mundo sabe que motor 2T é muito sensível a alterações no escapamento, tanto que se consegue até 20% de potência apenas dimensionando ele, um catalisador é muito restritivo e com o tempo ele vai encher de óleo e ficará pior.

agm2112
29-05-08, 16:12
No caso das 2T o problema é o catalizador, todo mundo sabe que motor 2T é muito sensível a alterações no escapamento, tanto que se consegue até 20% de potência apenas dimensionando ele, um catalisador é muito restritivo e com o tempo ele vai encher de óleo e ficará pior.


Pensei a mesma coisa ... esse catalisador não deve ser um "catalisador", ou deve ter que trocar toda hora.

hardmen
29-05-08, 16:38
Jecastro.. se tu me disser q a tua ex-Twister 283cc anda mais q a Cagiva Mito.. bah.. dái eu te largo de mão definitivmente! hehehhe



Pra andar com as MITO (sendo 250cc ou as nossas 400cc), nem mesmo as Kawinha 250cc e Falcons...

Abraços...

Roberval3000
29-05-08, 17:18
Poe um catalisador gigante na moto q nem precisa de injeção

Fernando Oliveira
29-05-08, 19:11
Nem vou falar nada de 2T, depois eu que sou radical... :G

Mostarda_69
29-05-08, 19:16
Taih o.. pra qm vive queimando.. eu digo pra qm vive queimando!!!!!!!!!

Chupa aquiiiiiiiiiiiiiiii... :lol: :lol:

DAle 2 tempo!!!!!! ]:) ]:) ]:)

Uma duvida.. comparando preços.. alguem sabe o preço dela e com qual moto se equipara no seu pais de venda??

BrunoDias
29-05-08, 19:33
Poe um catalisador gigante na moto q nem precisa de injeção
mas ai perde toda potencia

Fernando Oliveira
29-05-08, 19:38
A moto é boa em geral, mas nem tudo são flores nesta "mito" veja este site : http://auto.ciao.it/Opinionisulprodotto/Cagiva_Mito_125__90281

Embreagem dura, fadiga dos pulsos em viagens longas, consumo alto, pouca estabilidade no molhado, freio traseiro não muito bom, guidon extenuante, incomoda em pessoas mais altas. motor 2 tempos consome muito, Fragilidade do motor, peças sobresselentes... (tá tudo nos comentários não inventei nada !)

Resumindo: Não tem almoço de graça !!!!!!!!

hardmen
29-05-08, 19:44
Nem vou falar nada de 2T, depois eu que sou radical... :G


Mas fernando, comparar as 2T que "você" teve no passado com uma MITO 125 é no mínimo "inocente" de tua parte né?!?!?

Essa moto, vem equipada com componentes "premium" e custa lá fora, pouco mais que a Kawasakinha 250cc e a Comet GTR 250, mas "engole" as duas tm toda a faixa de giro...

Não é à toa que o nome dela é MITO... :clap:

Dá uma olhada numa que fotografei estacionada aqui perto do trabalho, inclusive perto das "bicicletas" nossas... ...mas vê se olha mesmo viu!!!

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=19353.0

Abraços...

FabricioFabuloso
29-05-08, 19:50
Acho q o que é valido é um motor 2T atender a normas exigentes de poluição, o que acaba com a teoria desse ser o fator pelo qual elas foram perdendo espaço no mercado... o problema foi o do mercado não kerer mais motores desse tipo, com certeza se os investimentos em tecnologia tivesse continuado hoje teriamos motores 2T mais potentes, economicos e com baixo indice de poluição... o problema eh q o mercado não via dessa forma e resolveu ficar com os 4T... que eram mais "faceis" de serem manipulados...

Abraços

Fernando Oliveira
29-05-08, 19:52
Amigo Hardmen não estou comparando uma 2T hodierna com uma da década de 80... é covardia. Mas o site com os comentários dos proprietários demonstram que as 2T não estão tão evoluídas assim, alguns problemas de sempre estão presentes... Não dá para colocar uma foto aqui de uma moto esportiva e dizer que é isso e tal. Na práticas demosntra que é uma esportiva para "pobre" na itália e tem problemas de moto "pobre"...

cabra de brasilia
29-05-08, 20:14
Pra moto 1 cilindro creio que o motor 2T é bem melhor em desempenho que o 4T no dia a dia nas ruas (não estou levantando termos técnicos estou falando de práticos)........uma vez a uns 10 anos atrás eu andei de garupa em uma Yamaha RD 135 todinha original e extremamente conservada (acho que era prata).....cara que $#@%$# é aquela o troço berrava que nem uma vadia e dava 90 km/h num coice.......

Nas corridas que eu assistia do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade as RD 135 dão uma trabalheira dos infernos nas Twister....aqui no DF as TW só conseguem ter um breve alívio na distância no final da reta............

jecastro
30-05-08, 09:00
As motos 2T já eram, mesmo as de última geração, elas são muito ineficientes quanto ao consumo e isto nos tempos em que só se fala em preservação ambiental é muito importante, mesmo uma Cagiva Mito 125cc gasta mais que uma 600cc 4T, isto porque os motores 2T tem baixa taxa de compressão, no caso da Mito só 7,4:1, a única razão pela qual ainda são produzidas é que existem pessoas que adoram o ronco de um motor 2T e porque na europa não é necessário habilitação para motores até 125cc e esta é a opção mais potente que a gurizada tem.

agm2112
30-05-08, 09:11
É ... motores 2T são muito eficientes no quesito desempenho e simplicidade de manutenção (mas há controvéstias neste último, pois eles desgastam mais rápido), e perdem feio no resto, seja consumo, poluição, barulho.
Com um pouco de tecnologia embarcada, eles podem ser melhorados, como no exemplo da Orbital, que gastava pouquíssimo, era silencioso, pouco poluente e ainda "andava mais" que um 4T. Mas ninguém quis o motor deles. A imagem das motosserras fumaçentas ficou na cabeça dos consumidores.

Mas .... motores 2T são utilizados nos dias de hoje, em outros veículos ... muito maiores. Especificamente locomotivas e navios, obviamente utilizando diesel e com carter úmido.

edit: pelo que eu tinha lido num texto naquela época (1995) esse motor 2T da Orbital tinha até a marcha-lenta regular, como num 4T.

Fernando Oliveira
30-05-08, 10:52
As motos 2T já eram, mesmo as de última geração, elas são muito ineficientes quanto ao consumo e isto nos tempos em que só se fala em preservação ambiental é muito importante, mesmo uma Cagiva Mito 125cc gasta mais que uma 600cc 4T, isto porque os motores 2T tem baixa taxa de compressão, no caso da Mito só 7,4:1, a única razão pela qual ainda são produzidas é que existem pessoas que adoram o ronco de um motor 2T e porque na europa não é necessário habilitação para motores até 125cc e esta é a opção mais potente que a gurizada tem.


Já tinha ouvido isto e acho que é a melhor explicação do "fenômeno" de exumar as 2T... ;)

Jimmy1979
30-05-08, 13:03
Não li o tópico todo, mas só para constar... o motor orbital ainda existe, mas ainda tem problemas sérios de super aquecimento e vedação e como está sobre uma única patente, não há grandes evoluções desde quando foi criado em 1970 ...

:0_0:

agm2112
30-05-08, 13:06
Não li o tópico todo, mas só para constar... o motor orbital ainda existe, mas ainda tem problemas sérios de super aquecimento e vedação e como está sobre uma única patente, não há grandes evoluções desde quando foi criado em 1970 ...

:0_0:

Este motor 2T que eu disse é um projeto patenteado pela Orbital Motors, uma empresa que fornece tecnologia para grandes montadoras, e não o motor orbital tipo "Wankel". Por acaso são dois projetos australianos.

Joao XTZ
30-05-08, 14:21
como o agm disse o maior motor do mundo eh 2T

ai esta o link dele no PN...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=18536.0

na epoca foi o maior assuntinho aki...pela curiosidade resolvi botar de volta...e como eh 2T ter esse tamanho e poluir menos q os 4T??? me responde galera ???valeu... :lol: :lol: :lol:

Mostarda_69
30-05-08, 16:37
Pois eh.. ta ae.. continuem queimando o motorzinho 2 tempo.. vao vao.. continuem.. agradeço!!

eahuaehueahuheauhae :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

]:) ]:)

Jimmy1979
30-05-08, 17:23
Não entendi .... o qual vc disse que foi engavetado ? :s

agm2112
30-05-08, 18:35
Não entendi .... o qual vc disse que foi engavetado ? :s


O do motor 2T comum. A Orbital modernizou o motor 2T, fazendo ele poluir tanto quanto um 4T e ficar com marcha-lenta regular a pedido da Ford, mas depois de pronto resolveram usar um 4T comum no Ka.

Acho que o motor Wankel é utilizado pela Mazda em algum carro atual (RX-7 eu acho). É um motor 1.3 (rotativo) que deixa muito 2.0 comendo poeira. Mas não sei como resolveram o problema do desgaste acentuado.

Jimmy1979
31-05-08, 08:09
Ahhhhhhhhhhh ... agora sim ... brigadu :lol:

Fernando Oliveira
31-05-08, 09:36
Falei com Jamie e Adam, os caçadores de mitos (Mythbusters) e eles me disseram que 2T ser melhor que os 4T é mais um mito que foi detonado por eles... :bike:

Caiu o (a) "Mito":lol: :lol: :lol: