PDA

Ver Versão Completa : 1° Honda 2009....sai carbura entra injeção.......



cabra de brasilia
30-05-08, 13:13
Honda Shadow 750, modelo 2009 chega com moderno sistema de injeção eletrônica............


A Shadow 750 traz um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido pela Honda: o PGM-FI. O recurso assegura um consumo menor, além de minimizar a emissão de gases poluentes, devido ao conjunto com sensores de oxigênio e catalisadores. O mecanismo é responsável, ainda, por dar respostas rápidas e lineares ao comando do acelerador, bem como em baixas e médias rotações. Dessa maneira, a motocicleta está em conformidade com a norma brasileira PROMOT 3, prevista para entrar em vigor no País a partir de janeiro de 2009.



http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=noticias&ps=noticia&ps2=motos&id=1513

agm2112
30-05-08, 13:16
Sonda lambda ... quanto luxo.

Luigi
30-05-08, 13:17
Moderno, rs, quando saiu nas primeiras yamahas era um lixo, ninguém mechia, só encomodava

Quero ver o que os hondistas xiitas de plantão que falaram mal pra caramba do lançamento das Fazer's vão falar agora :#

Furious VIPER
30-05-08, 13:18
Masaaaaaah... Shadow e Hornet tão o luxo... agora as pekenas.... segue na merd@!!

jecastro
30-05-08, 13:26
Moderno, rs, quando saiu nas primeiras yamahas era um lixo, ninguém mechia, só encomodava

Quero ver o que os hondistas xiitas de plantão que falaram mal pra caramba do lançamento das Fazer's vão falar agora :#


É bem diferente, esta i.e. PGM-FI da Honda é um projeto antigo, já era usado em várias motos a mais de 10 anos a a 1 ano na Shadow européia, qualquer mecânico guaipeca da honda conhece, até as scooters 250cc na europa usam ela a anos. Espero que a Honda use algo do mesmo nível em nossas pequenas.

Christian
30-05-08, 13:30
E na CG como fica? :G

Luigi
30-05-08, 13:31
Ah tá, honda é diferente, honda é honda né, esqueci :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

cold-milk
30-05-08, 13:37
E na CG como fica? :G
fica na espera... q logo vem :lol:

Christian
30-05-08, 13:48
fica na espera... q logo vem :lol:




Pra 2019 quem sabe. :lol:

Parece que é mais fácil injetar as grandes do que as pequenas... ;/

cold-milk
30-05-08, 13:50
Pra 2019 quem sabe. :lol:

Parece que é mais fácil injetar as grandes do que as pequenas... ;/
fácil nada... deve ser a $$$$ de quem compra uma dessas....

jecastro
30-05-08, 14:07
O pior de tudo é que a moto ficou pior, tinha 45,8cv e ficou com 45,5 e o torque máximo que antes era já em 3000rpm agora esta apenas em 3500rpm. Eu continuo achando ela muito feia com este estilo retrô, a Shadow 600 dava de 10x0 em beleza.

Vejam teste da revista moto.

http://www.moto.com.br/testes/conteudo/14846.html

Custom com injeção discreta
30 de Maio de 2008

http://www.moto.com.br/img/2008/05/30/img14835-1212147052-v580x435.jpg


Arthur Caldeira

Depois de acelerar a Honda Shadow 750 modelo 2009 fiquei na dúvida se
estava realmente pilotando a nova versão da motocicleta custom
equipada com injeção eletrônica de combustível.

Não fossem as pedaleiras plataformas, a dupla saída de escape e as
cores inéditas, diria que a nova Shadow é exatamente igual ao modelo
2008. Isso porque, apesar da alimentação mais eficiente, o desempenho
da Shadow 2009 é muito semelhante ao de sua antecessora.

De acordo com os números de desempenho declarados pela Honda, o motor
de dois cilindros em "V", comando simples no cabeçote (OHC), três
válvulas por cilindro e refrigeração líquida da Shadow 2009 produz
45,5 cv a 5.500 rpm. Enquanto na versão anterior o bicilíndrico de
exatos 745 cm³ oferecia 45,8 cv na mesma rotação.

Mas como uma moto com uma alimentação mais eficaz pode ser
mais "fraca" que o antigo modelo com carburadores? A "culpa" dessa
pequena diferença é da terceira fase do Promot (Programa de Controle
da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que passa a
vigorar a partir de 1º de janeiro de 2009.

De acordo com o Promot, a partir desta data os veículos de duas rodas
só poderão produzir 2.0 g de monóxido de carbono (CO) por quilômetro
rodado. O meio ambiente agradece!

Para atender ao Programa, a Honda teve de instalar um catalisador
maior e mais eficiente no escapamento da Shadow. Com isso, o
desempenho da versão carburada ficaria muito prejudicado.

"Realmente, a injeção proporciona um melhor desempenho. Mas no caso
da Shadow adotamos o sistema para compensar a perda que o catalisador
proporcionaria", explica Alfredo Guedes, engenheiro mecânico de
formação que ocupa o cargo de Analista de Relações Públicas da Honda.

Outra mudança do novo sistema de gerenciamento do motor foi o torque
máximo de 6,5 kgf.m, que agora chega nas 3.500 rpm — na anterior, o
par máximo era atingido nas 3.000 rotações. Dado que não é uma boa
notícia se tratando de uma custom com motor em "V", que tem como uma
das principais qualidades a "força" em baixas rotações.

Estilo clássico

Assim como a injeção não significou grandes mudanças no desempenho da
Shadow 750, as novidades estéticas do modelo 2009 também foram
discretas. A mais perceptível delas é a saída dupla de escape em
substituição a única e, na minha opinião, exagerada ponteira do
modelo anterior.

Outra boa mudança foram as opções de cores. A Honda apostou em três
estilos diferentes: manteve a sóbria cor preta, mas agora com
detalhes em laranja e um novo logotipo; um azul metálico que traz
exatamente o mesmo grafismo em flames da cor prata 2008; e uma nova
versão mais clássica na cor cinza metálico, com detalhes em preto e
um emblema cromado. Apesar das novas cores, o estilo clássico dos
pára-lamas, o painel sobre o tanque e a cara de custom "antiga"
permaneceram neste modelo 2009.

Novidade que veio completar o conjunto estradeiro são as pedaleiras
plataformas. Mais confortáveis e em harmonia com o restante da moto.
Outro item que proporciona mais conforto é o novo guidão montado
sobre coxins, que reduz as vibrações, e posicionado mais à frente e
mais alto que no modelo 2008.

Finalizando as discretas mudanças estão as luzes de advertência na
mesa de direção, já que o painel exatamente igual ganhou uma nova luz
de "check-up" da injeção.

Resumindo, a Shadow 750 continua sendo uma boa opção de moto
estradeira. Pois, além do seu estilo clássico, manteve as suas
qualidades para longas viagens: boa ergonomia e muito conforto para o
motociclista.

A melhor novidade de todas, curiosamente, é o preço que continua o
mesmo, apesar das melhorias tecnológicas. À venda a partir de junho,
a Shadow 750 2009 tem preço público sugerido de R$ 29.980,00, no
Estado de São Paulo, sem óleo, frete e seguro. Preço sugerido pela
Honda, mas raramente praticado por sua rede de concessionárias.

Ficha Técnica

Motor: OHC (Over Head Camshaft), 745 cm3, 4 tempos, com 2 cilindros
em "V" e arrefecimento a líquido
Potência máxima: 45,5 cv a 5.500 rpm
Torque máximo: 6,5 kgf.m a 3.500 rpm
Diâmetro x curso: 79,0 x 76,0 mm
Alimentação: Injeção Eletrônica de combustível
Relação de compressão: 9,6 : 1
Sistema de ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 11,2 Ah
Farol: 60/55W (baixo/alto)
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 14,4 litros
Óleo do motor: 3,2 litros
Transmissão: 5 velocidades
Transmissão final: Eixo cardã
Suspensão dianteira: Garfo telescópico (140 mm)
Suspensão traseira: Duploamortecida (90 mm)
Freio dianteiro: A disco, com 296 mm de diâmetros e cáliper de pistão
duplo
Freio traseiro: A tambor, com 180 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 120/90 – 17 M/C 64S
Pneu traseiro: 160/80 – 15 M/C 74S
Altura do assento: 660 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Chassi: Berço duplo de aço
Dimensões (C X L X A): 2.503 x 920 x 1.125
Entre-eixos: 1.639 mm
Peso seco: 247 kg
Cores: Preta, Azul metálica e cinza metálica
Preço: R$ 29.980,00

Joao XTZ
30-05-08, 14:14
coisa fina essa shadow 2009...a cinza e preta eu jah vi...pensei q era personalizada...e achei ruim o escape unico sair ...achava muito lindo igual as VTX 1800...pelo menos as honda estao caminhando...mas isso vai desvalorizar demais as SHadows antigas carburadas...mas adoro as Shadows Classic...querem coisa diferente da Honda ???pra vc jecastro tem as shadow Spirit 750...tambem sao lindas...mas ainda acho as Shadows caras...por 33 mil a HD esta vendendo a sua Dyna e agora as Dyna do Brasil vem com banco do Garupa de fabrica...e motor 1600...quer mais alguma coisa ???esqueci ...ela eh Harley...valeu... :lol: :lol: :lol:

jecastro
30-05-08, 14:16
O problema é que a shadow Spirit 750 não é vendida no Brasil.

Roberval3000
30-05-08, 14:21
uhuaha

Nao vou comprar pq é injeção, vc ficara dependendo sempre da concessionario, nao é qualker mecanico q mexe :# :# :# :# :#

Joao XTZ
30-05-08, 14:24
O problema é que a shadow Spirit 750 não é vendida no Brasil.


fazer o q nem tudo eh perfeito compra uma Harley q ta na mesma faixa de preço...valeu... :lol: :lol: :lol:

jecastro
30-05-08, 14:27
O site da Honda chega ser hilário ao tentar justificar a menor potência, eles dizem "acelerações mais suaves", quem é que quer aceleração suave, eu quero é mais que ela de um pulo ao torcer o cabo. :D

Joao XTZ
30-05-08, 14:32
O site da Honda chega ser hilário ao tentar justificar a menor potência, eles dizem "acelerações mais suaves", quem é que quer aceleração suave, eu quero é mais que ela de um pulo ao torcer o cabo. :D


quem quer V2 fala exatamente isso...valeu... :lol: :lol: :lol:

Lagartixxa
30-05-08, 14:34
quero ver a TW, CG e Biz qntos cv vai perder pra se enquadrar na Promot 3 :lol:

cabra de brasilia
30-05-08, 14:37
CG vai ser massa....quero só ver as lendas de consumo......fora que agora vira um inferno: "como melhorar o desempenho e blablabla"........


PS: isso se vier injetada, né!

lagreca
30-05-08, 14:44
quero ver a TW, CG e Biz qntos cv vai perder pra se enquadrar na Promot 3 :lol:

heheh, TW vai fica igual a cg, cg vai fica igual a biz, e biz... melhor andar de bicicleta!! hahhahaha. porque IE nessas meu fio... é muito difícil.

Jimmy1979
30-05-08, 15:08
:0_0: Em moto grande nem a novidade não é mais novidade ... quero ver nas pequenas ....

jOhN
30-05-08, 16:47
To igual São Tomé (é assim q se escreve? rs), so vendo para crer.

gudex
30-05-08, 17:46
Dificil não, impossível, honda num vai gastar com ie nas pequenas!!!!

jecastro
30-05-08, 17:56
Dificil não, impossível, honda num vai gastar com ie nas pequenas!!!!


Não é questão de querer gastar e sim de não ter outra opção, a CG125 européia com catalizador ficou com apenas 10,7cv, quem aqui vai querer comprar uma CG com esta potência? Como eu ja disse antes i.e. num motor de um cilíndro não é um bixo de 7 cabeças, vejam quanto custa um carburador, logo vai ter kits de i.e. a venda por menos de 100,00, a eletrônica sempre é mais barata que a mecânica, um exemplo é as antigas impressoras matriciais que hoje custam mais de 700,00 e uma jato de tinta 200,00.

hedertone
30-05-08, 18:13
Não é questão de querer gastar e sim de não ter outra opção, a CG125 européia com catalizador ficou com apenas 10,7cv, quem aqui vai querer comprar uma CG com esta potência? Como eu ja disse antes i.e. num motor de um cilíndro não é um bixo de 7 cabeças, vejam quanto custa um carburador, logo vai ter kits de i.e. a venda por menos de 100,00, a eletrônica sempre é mais barata que a mecânica, um exemplo é as antigas impressoras matriciais que hoje custam mais de 700,00 e uma jato de tinta 200,00.
Do jeito que tem gente que gosta da honda, vai ter neguinho compando cg125 (se vier como a européia) com +/- 10cv e falando que chegou a 150km/h fazendo 75 km/l :OK:

abraço!!

Cyber
30-05-08, 20:14
uhuaha

Nao vou comprar pq é injeção, vc ficara dependendo sempre da concessionario, nao é qualker mecanico q mexe :# :# :# :# :#


Não dá pra mecher em casa, perder as pecinhas do carburador e depois ficar brincando de caça ao "tesouro" com gicles e coisas do gênero...

Mas a honda tem que fazer as pequenas agora, só as grandes não vale huahua :-/

Tqf2
30-05-08, 20:39
I.E. em honda de baixa cilindrada....?

Xiiii... vai demorááááá....... :lol: :lol:

Tomara que eu esteja engando, pq os brasileiros tão precisando de produtos melhores......

moisespatriarca
31-05-08, 20:17
Mas já temos uma pequena "injetada", dá uma olhada:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=19885.40

Pésão
01-06-08, 01:18
E

Mas já temos uma pequena "injetada", dá uma olhada:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=19885.40


Essa é old³!

moisespatriarca
01-06-08, 01:28
Eu sei, mas é que não resisti,
todos estamos esperando uma moto de baixa cilindrada injetada, a ansiedade é tão grande que já estamos imaginando coisas!!!!!
Mas o jeito é esperar mesmo

Abraço!!!!

Cyber
03-06-08, 11:00
O que temos que ver é que com i.e e um acerto bom uma cg com 10 cavalos pode ser igual ou até melhor em questão velocidade de uma carburada. Já que a injeção faz o controle correto da mistura e o carburador não faz tão correto assim. Não é a questão de ser uma cg, uma ybr ou uma traxx, o melhor acerto de gasolina sempre vai ser pela I.E.

Outra coisa simples e barata para as montadoras é o carburador eletronico, semelhante a I.E que tem a fazer, sem sensores de mistura e tal. Reduz a emissão de gases e apresenta uma mistura bem mais linear do que o carburador. Se emite menos gás ficará dentro das normas de 2009 e pode ser uma opção usada pelas montadoras, que vão maquear isso como sendo I.E. assim como algumas :G já fazem por aí. É uma opção simples e barata para as pequenas, e também para as montadoras, que querem reduzir custos e aumentar vendas.

Diego.fcs
03-06-08, 11:07
Do jeito que tem gente que gosta da honda, vai ter neguinho compando cg125 (se vier como a européia) com +/- 10cv e falando que chegou a 150km/h fazendo 75 km/l :OK:

abraço!!


Sensacional... :clap:

Engraçado, quando a Yamaha lançou, falaram que só serve para quebrar, que ninguém sabe consertar, que é muiiiiiito caro e que num vale a pena, ainda mais a Lander porq vc anda na terra com akilo lá e num guenta e só quebra. E agora todos acreditam nesse papo da honda e batem palmas para "O mais novo sistema de injeção... com a maior tecnologia disponível..." e blá blá blá...

Vai entender a cabeça desse povo...

Ninja Pontes
03-06-08, 14:38
Relamente... quando fui pra comprar uma fazer, comprei cegamente pelo fato de ter injeçao eletronica! a comet, na minha opiniao o que ferra ela eh o fato de ser carburada... vi uma $#@%$# diferença em dirigir um carro carburado e dirigir um a injeçao eletronica... sem comentarios.... pilotei gol 1.6 caruburado e depois 1.6 monoponto ... mesmo o monoponto com menos cv que o carburado, deixava os quadradinho falando direto!!!sempre houve aquela crença de que limite de giro significa menos potencia quando na verdade, voce esguelando carro sem ser turbinado depois dos 5.500 giros o seu ganho de velocidade eh muito pequeno ainda mais se comparadado ao consumo e desgaste do motor.

EDIT
++====++

ah, esqueci!! injeçao nelas!!!! hahhahhahahahaha
e volto a mencionar, se a kasinski lancar a comet com injecao, eu troco a minha na hora!

abs

jecastro
03-06-08, 15:41
Engraçado, quando a Yamaha lançou, falaram que só serve para quebrar, que ninguém sabe consertar, que é muiiiiiito caro e que num vale a pena, ainda mais a Lander porq vc anda na terra com akilo lá e num guenta e só quebra. E agora todos acreditam nesse papo da honda e batem palmas para "O mais novo sistema de injeção... com a maior tecnologia disponível..." e blá blá blá...


Lembro que este ano a Fazer já esta completando 3 anos, muita coisa já mudou nas oficinas e nas concessionárias.

Diego.fcs
03-06-08, 17:26
Lembro que este ano a Fazer já esta completando 3 anos, muita coisa já mudou nas oficinas e nas concessionárias.


Por aki ainda se tem preconceito quanto a I.E. em motos, assim como tinham em carros na época. Como vc disse, 3 anos já se passaram e num vi nenhum relato de defeitos, se fosse carburador, pelo menos uma limpeza de carburador e regulagem teria que ter feito.

Ninja Pontes
03-06-08, 17:39
o mecanico que mexe na comet tem o aparelho que liga na moto pra fazer as medicoes e devidas regulagens.. bem bacana o esuqema muito parecido com carro... as motos ficam modernas e as oficinas tem que acompanhar....
ponto positivo pra Yamaha como sempre disse sobre este assunto.

Guilherme Mcnasty
04-06-08, 09:38
Minha gente ano que vem TODAS as motos sairão com Injeção eletronica. Não é só honda não. Eu acho uma maravilha, logo sairão peças paralelas, módulos programáveis, tbi's, bicos, pra quem gosta de fuçar em motor será um prato cheio. Quem sabe não apareça por aí uma rdz injetada. Mal posso esperar.

Lagartixxa
04-06-08, 14:58
Minha gente ano que vem TODAS as motos sairão com Injeção eletronica.


mais um iludido :)

nao tenho certeza disso, mas acho q a Ybr ja se enquadra na promot3 do jeito que é hj

jecastro
04-06-08, 15:25
mais um iludido :)

nao tenho certeza disso, mas acho q a Ybr ja se enquadra na promot3 do jeito que é hj


Não, ela não se enquadra, tanto que na europa ela tem i.e. E o mais importante, ela é fabricada no Brasil e exportada para europa com i.e.

http://www.yamaha-motor.pt/produtos/motociclos/125cc/ybr125.jsp?view=techspecs

ammanzoli
04-06-08, 16:06
eu acho que so a motos boa teram I.E. ... ja a xing - ling acho que continua com carbura ... sera isso ???

Guilherme Mcnasty
04-06-08, 17:37
mais um iludido :)

nao tenho certeza disso, mas acho q a Ybr ja se enquadra na promot3 do jeito que é hj

velho já tem circulares na honda a respeito, meus colegas mecanicos da honda estão todos fazendo curso de injeção. Não to falando por 'achismo', é informação segura.

DOUGLAS 00
05-06-08, 10:43
eu acho que so a motos boa teram I.E. ... ja a xing - ling acho que continua com carbura ... sera isso ???


É por ai, eu acho. Motos tipo Fan, Pop, hunter 100 e as chinesas mantém o carbura.

Já motos de padrão superior, como a CG 150, YBR, Twister, etc acredito que venham com I.E

Lagartixxa
05-06-08, 11:41
velho já tem circulares na honda a respeito, meus colegas mecanicos da honda estão todos fazendo curso de injeção. Não to falando por 'achismo', é informação segura.


mas existe varias motos grandes com injecao, as pequenas aposto que continuaram com carburador

Piccoli
05-06-08, 12:32
Não, ela não se enquadra, tanto que na europa ela tem i.e. E o mais importante, ela é fabricada no Brasil e exportada para europa com i.e.

http://www.yamaha-motor.pt/produtos/motociclos/125cc/ybr125.jsp?view=techspecs
Pois é, reparem a ironia dos nossos fabricantes: os caras produzem/montam uma moto de baixa cilindrada com injeção eletrônica aqui, para vender lá bem baratinho, e já com freio a disco e partida elétrica.
Enquanto isso, vamos comprando nossos modelos KS com freio a tambor, partida a pedal, sem contagiros, sem cavalete, espelhos planos, talvez ganhando de brinde uma vitrolinha movida a pilhas ou um telefone de manivela, brindes que são bem coerentes com a modernidade de certos modelos que estão no nosso mercado.
Fazer o quê, são coisas de mercado de baixo poder aquisitivo. Pelo menos temos atualmente uma infinidade de modelos para vários gostos, e bolsos.

Joao XTZ
06-06-08, 14:36
ontem vi as 2009 na moto remaza q lindas pricipalmente a azul claro e a com o simbolo de shadow a moda antiga...valeu... :lol: :lol: :lol:

cabra de brasilia
06-06-08, 17:05
Aqui no DF a da "promoção especial" ou seja 08/08 está 2.520,00 Reais de diferença para a que não está em "promoção especial" ou seja (de novo) 08/09........08/08 29.980,00 X 08/09 32.500,00

Joao XTZ
06-06-08, 17:07
cada coisa q a honda inventa...a shadow antiga ta com o mesmo preço...mas a nova vale ver de perto sao lindas...valeu... :lol: :lol: :lol: