PDA

Ver Versão Completa : Fiscalização do uso de capacete começa neste domingo



BrunoDias
30-05-08, 19:49
Entra em vigor a partir deste domingo (1º) a fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes, de acordo com a Resolução 270/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A falta dos itens é considerada infração grave — com multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

A medida vale para os equipamentos fabricados a partir de 1° de agosto de 2007. Ou seja, o consumidor deve estar atento à existência de um selo de certificação na parte externa ou na etiqueta interna do capacete. Já os adesivos, devem estar colados nas partes laterais e traseira.

As normas para o uso do capacete estão previstas na Resolução 203 do Contran. A data inicial da fiscalização era 1° de janeiro, mas por meio da Resolução 270 o Conselho prorrogou para 1° de junho.


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM834315-7823-LEI+DOS+CAPACETES+ENTRA+EM+VIGOR+NO+DIA+DE+JUNHO,0 0.html

Fonte: G1
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL584070-9658,00.html

Fernando Oliveira
30-05-08, 20:04
Véio, esse negócio é para todos os motoqueiros ou só para motoboy ? e tem mais, os meus capa são mais antigos mas todos já tem o selo do inmetro. Eu teria que comprar esses adesivos ? Ambos são reflexivos com aqueles "ovais deitados" cinzas na lateral e traseira.

Grato.

Gustavo Bernardes
30-05-08, 20:55
Foi isso mesmo que eu entendi???
"...equipamentos fabricados a partir de 1° de agosto de 2007..."
Então quer dizer que o meu "velhinho" aqui não precisa ter, é isso??

Fernando Oliveira
30-05-08, 21:06
Pombas BrunovaDias responde aê, kcete !!!!!!! :[

jaba
30-05-08, 21:13
alguem sabe se capacete o praz ode validade vencido vai ser proibido????

Richard
30-05-08, 21:16
Ao q diz a resolução eh isso... Quem tiver um San Marino de 450 AC (antes de cristo), naum precisa colocar os adesivos refletivos e nem se preocupar com a certificação do inmetro... Agora quem tem um capacete de 1º de agosto, vai ter q andar parecendo uma bolinha de arvore de natal certificada pelo inmetro...

Lei ridicula, pra variar...


Jah desisti desse país :d :d :d

Fernando Oliveira
30-05-08, 21:18
alguem sabe se capacete o praz ode validade vencido vai ser proibido????


Boa pergunta, também tenho esta dúvida. Pior que direito de Trânsito era matéria opcional na faculdade e não fiz. Tinha outras mais relevantes, mas para essas "goiabinhas" tá fazendo mó falta ! tô com preguiça de ler aquela porrada de resoluções e o CTB ...

Richard
30-05-08, 21:18
alguem sabe se capacete o praz ode validade vencido vai ser proibido????


Não vão ser fiscalizados, pq capacete naum tmem validade, o q acontece eh q as fabricas colocam como "sugestão" a troca a cada 3 anos, mas isso naum conta como validade... A lei brasileira naum preve validade para capacetes, entaum naum precisa se preocupar

Buça
30-05-08, 21:19
Ao q diz a resolução eh isso... Quem tiver um San Marino de 450 AC (antes de cristo), naum precisa colocar os adesivos refletivos e nem se preocupar com a certificação do inmetro... Agora quem tem um capacete de 1º de agosto, vai ter q andar parecendo uma bolinha de arvore de natal certificada pelo inmetro...

Lei ridicula, pra variar...
Jah desisti desse país :d :d :d


Nops, entendesse mal, que tem capacete mais antigo não precisa é ter o selo do Inmetro, mas os adesivos refletivos tem que ter em todos!!

Fernando Oliveira
30-05-08, 21:21
Ao q diz a resolução eh isso... Quem tiver um San Marino de 450 AC (antes de cristo), naum precisa colocar os adesivos refletivos e nem se preocupar com a certificação do inmetro... Agora quem tem um capacete de 1º de agosto, vai ter q andar parecendo uma bolinha de arvore de natal certificada pelo inmetro...

Lei ridicula, pra variar...


Jah desisti desse país :d :d :d


Só mesmo um congresso de m*erda desse para vir com essas babaquices sem fim, aposto que tão tramando alguma para tirar mais dinheiro dos motociclistas...

Richard
30-05-08, 21:21
Nops, entendesse mal, que tem capacete mais antigo não precisa é ter o selo do Inmetro, mas os adesivos refletivos tem que ter em todos!!


naum tem naum... leia colm atenção

Fernando Oliveira
30-05-08, 21:23
mas os adesivos refletivos tem que ter em todos!!


Mesmo os que já tem reflexivos ou tem que ser os específicos "deles" ?

Richard
30-05-08, 21:28
Mesmo os que já tem reflexivos ou tem que ser os específicos "deles" ?


Naum... eh qualquer um q esteja dentro da regulamentação, q diz q vc tem que ter se naum me engano 4 cm quadrados de area do adesivo....


BUÇA

Entra em vigor a partir deste domingo (1º) a fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes, de acordo com a Resolução 270/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A medida vale para os equipamentos fabricados a partir de 1° de agosto de 2007

Diz a fiscalização dos refletivos e do adesivo do inmetro em capacetes fabricados a partir de 1 de agosto de 2007... os outros estão livres, eh o q se entende da resolução, mas todos sabemos como q eh a policia neh??? de qualquer forma a gente estaria interpretando errado, mesmo q esteja certo

Richard
30-05-08, 21:31
texto tirado do link do detran
http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20080211.asp



Fiscalização das normas do capacete começa somente em 01 de junho

Nas últimas semanas os ministros das Cidades, Marcio Fortes, e do Trabalho, Carlos Luppi, analisaram as propostas dos motociclistas de prorrogar o prazo para a exigência do selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) nos capacetes. As sugestões se referem à Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata das regras para uso do equipamento.

Após a análise dos ministros, o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, por meio da Deliberação 62, alterou a data para o início da fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação de Inmetro, que será iniciada em 01 de junho de 2008.




ESSA EH A PARTE QUE INTERESSA





Além da nova data, a Deliberação estabelece ainda que os adesivos refletivos e a certificação serão exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 01 de agosto de 2007. Essa mudança se deve aos problemas constados pelo Inmetro e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) referente ao selo de certificação do capacete.





------------------------------------------------------------------------------------------------------



Em relação à certificação do Inmetro será válido tanto o selo externo quanto a etiqueta interna. Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do capacete, pois segundo o Instituto não existe prazo de validade para esses equipamentos.




A falta do selo do Inmetro ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. As regras valem para os condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.


Está no site do Detran que o cara que tem um capacete de antes de cristo naum precisa se preocupar com nada  :-/

Tqf2
30-05-08, 21:50
Putz.. vou ter que andar igual árvore de natal.........?

A moto já possui uma baita luz traseira.... :0_0:

jaba
30-05-08, 22:55
ufa ainda bem que nao vai ter essa de data de validade do capacete
se nao voce vai lá compra um capacete mais caro e 3 anos depois teria q trocar fod isso

tem tanta coisa para os caras resolverem tantos problemas e eles vem encher bem o nosso saco
politico nao deve gostar de moto ou tem moto kra e pensa q quem tem pequena é tudo uns vida loka |:(

Ovelha Negra
31-05-08, 00:41
Beleza,
vou pedir o do meu velho que ele guarda na estante, vai ser muito divertido...

é tipo daqueles de aviador da 2ª guerra, só o casco em cima e nas laterais é lona....o problema é que naquele tempo nem existia o tar "emetro"

Abraços,

Ovelha

brunohcs
31-05-08, 04:33
eita.. soh agora q essa lei ta começando a vale :0_0:

pow geral me desespero pa coloka o adesivo em uma viaje q fiz a uns meio ano atraz |:(

baum to na lei kkkkkkk!

G3si3l
31-05-08, 07:53
http://i292.photobucket.com/albums/mm17/gesielrosa/nalei.jpg

o meu ta ok... adesivos reflexivos, selo do inmetro... meu capacete de outubro...

lei otaria essa ai... :NOOK: na minha opinião

T+

Joao XTZ
31-05-08, 13:01
Ao q diz a resolução eh isso... Quem tiver um San Marino de 450 AC (antes de cristo), naum precisa colocar os adesivos refletivos e nem se preocupar com a certificação do inmetro... Agora quem tem um capacete de 1º de agosto, vai ter q andar parecendo uma bolinha de arvore de natal certificada pelo inmetro...

Lei ridicula, pra variar...


Jah desisti desse país :d :d :d


meus 2 capas sao de bem antes de 1o de agosto e tem os adesivos...o pior eh q tive de por a contra gosto no meu bieffe 3 sport...depois q pus os adesivos nele q eu soube q eu nao precisaria...ele eh de maio de 07...eh questao de bom senso...ooo gesiel esqueceu o nariz de palhaço...valeu... :lol: :lol: :lol:

superkyo
31-05-08, 15:08
Sorte q comprei meu casco novo em janeiro !! ahuahuauha

Talvez eu seja parado pela PM, pois agora vão parar todo mundo pra multar CERTEZA !!

moisespatriarca
31-05-08, 17:19
Normas, leis , regras à parte, mesmo que contra a nossa vontade, elas existem e tem um porque de existirem, então , temos que cumpri-las, pra depois não doer nos nossos bolsos, que é onde os políticos sempre gostam de atacar!!! :)

Abraço!!!

cabra de brasilia
31-05-08, 19:31
Esses dias eu vi um motoboy puto porque teria de "trampar" 50 conto só para compar um capacete EBF 7.........beleza para quem não tem grana ou o cobertor é curto é cruel mesmo.......o detalhe é que ele tava na padaria tomando cerveja com 3 maços de cigarro lacrado ao lado da carteira e esquematizando um forró com os colegas.....e contando que hoje estaria meio quebrado porque semana passada a mina do forró custou 70 Reais a diversão........

douglasybrazul
31-05-08, 19:39
adesivo refletivo na frente não precisa ???

moisespatriarca
31-05-08, 20:03
Douglas, precisa sim:
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/D/R/WZ/JWNFHR/1202179842968_bigPhoto_0.jpg

douglasybrazul
31-05-08, 20:05
putz arranquei o da frente
adldpldp´saldspád

BrunoDias
02-06-08, 07:09
Pombas BrunovaDias responde aê, kcete !!!!!!! :[
uai cara, peguei a reportagem e postei, nao fui eu que criei a lei
tambem fiquei meio na duvida quando vi

Cyber
02-06-08, 07:55
Cuidado com as viseiras espelhadas e fumês heim pessoal, ontem teve blitz aqui e o pessoal com viseira assim ganharam de brinde um papelzinho para colaborar financeiramente com o governo!!!

Viseira Crystal e abaixada, se pegar com ela aberta é multa, cuidado galera.

Richard
02-06-08, 08:07
Cuidado com as viseiras espelhadas e fumês heim pessoal, ontem teve blitz aqui e o pessoal com viseira assim ganharam de brinde um papelzinho para colaborar financeiramente com o governo!!!

Viseira Crystal e abaixada, se pegar com ela aberta é multa, cuidado galera.


Eh isso ai... Muito bem lembrado pelo Cyber....

Temos que tomar cuidado tb com o caso das viseiras, pois realmente agora vai ter muito policial que vai encrespar por causa da viseira... Se o seu capacete tiver viseira fumê ou pintada, só poderá ser usada de dia, no periodo noturno somente a CRISTAL...

Quem tiver um bauleto na motoca e tiver a viseira cristal de reserva, deixe-a sempre dentro do bauleto, pois se por um acaso começar a escurecer, eh soh parar e trocar a viseira...

As regras são praticamente as mesma do começo do ano, a unica diferença eh essa em relação a data de fabricação do capacete, mas se por um acaso vcs tiverem um capacete certificado, andem com ele e ponham tb os adesivos refletivos, pois o q vai ter de policial mal informado e principalmente MAL INTENCIONADO, não vai ser brincadeira... Vai ter nego que naum vai tah nem ai pra data do capacete e talz, acho q se tiver gente que andar com capacete sem o selo e sem os adesivos, vai ter problema pra caramba com a policia...

Caso tenham capacetes certificados, deem preferencia para o uso dele e independente de ser ou naum certificado, coloquem os adesivos refletivos, pelo menos para segurar um pouco o apetite dos policiais...


Abraço

agm2112
02-06-08, 09:37
Troquei de capacete ... quero ver algum PM ser macho pra reclamar de falta de adesivo e selo ....

http://www.starstore.com/acatalog/Darth_Vader_helmet-ros-1e1.jpg

Furious VIPER
02-06-08, 12:05
As viseiras proibidas são:

Viseiras CRISTAL com película de proteção solar escura.
Viseiras CRISTAL com película de proteção solar espelhada.

As viseiras q são fumê ou espelhadas de fábrica... não tem problema NENHUM!!

moisespatriarca
02-06-08, 12:13
Não tem problema de dia, mas à noite ou depois das 18hs, que é quando começa a escurecer por aqui, não pode usar mais!!! :OK:

Stone
02-06-08, 13:36
vamu ver se eu entendi
meu ASW de 2004 só precisa dos adesivos reflexivos? é isso?

Richard
02-06-08, 13:47
vamu ver se eu entendi
meu ASW de 2004 só precisa dos adesivos reflexivos? é isso?


Na verdade, se pegar com atenção a nota do Detran, diz que no seu caso, nem os adesivos refletivos precisa...

trecho do texto do Detran

a Deliberação estabelece ainda que os adesivos refletivos e a certificação serão exigidos apenas para os capacetes fabricados a partir de 01 de agosto de 2007

Ou seja vc naum precisaria de nada...rs

mr_fahrrad
02-06-08, 20:49
Bom, tenho 2 capacetes
1) fabricado em junho de 2007 com selo e refletivos (até aquele de caminhão eu tenho!)
2) fabricado em janeiro de 2005 (ou seeja, mais de três anos), SEM selo porém com refletivos (até de caminhão tem esse também!) -- Ele está um pouco riscado, por ser transportado no baú...

Muitos já falaram que capacete não tem prazo de validade, mas estou com medo, pois omeu velhinho não tem selo do inmetro (mas tem a etiqueta) só que já tem mais de três anos e está um pouquinho arranhado/riscado. Estou para trocar de capacete, mas acho que vai demorar mais um pouquinho, enquanto isso será que estaria arrisacando andar com um capacete de mais de três anos, riscado e sem selo (é o capacete da garupa)?

Tenho medo também de pegar um policial mal intencionado :stop:

OptimusLeo
02-06-08, 21:19
E me digam algo...se um chegar com um Arai ou Shoei para rodar por ahi? Leva multa porque nao cumpre com as regras nem tem selo INMETRO?

moisespatriarca
02-06-08, 21:29
Olha só, isso ainda é complicado, pois não foi estabelecida nenhuma norma pra capacetes importados, então, vai depender de quem te parar, mas segundo um Capitão da PM disse hoje no SPTV, eles estão nas ruas pra fazer as normas se cumprirem :lol:, então se a lei existe , eles tem que autuar!!!

Julgamento deles: sem selo, multa!!!! :k

cabra de brasilia
02-06-08, 21:34
Hoje na Blitz aqui tinha um motoboy brabo argumentando que não tinha dinheiro para comprar os adesivos.......observando os detalhes você notaria que o celular dele era um Motorola V8........... :lol: :lol: :lol: :lol: se ele vender o celular no mercado livre dá para comprar uns 10 EBF 7 novinho com selo e adesivo deu vontade de falar isso para o fela da ****..........

OptimusLeo
02-06-08, 21:35
Vai pra pu** que pariu...

Eu acho que o INMETRO tem algum convenio com as fabricas de capacetes e tambem com alguem do governo...dinheiro se movemdo abaixo da mesa.

Porque se REALMENTE se importasem pela seguranca dos motociclistas, entao eles saberiam que um capacete que tenha aprovada as normativas DOT/Snell/ECE 22.05 e considerado um capacete seguro de se usar e abririam mao da lei para capacetes que tivessem o selo destas normativas internacionais.

De fato, o primeiro que eu vejo na hora de comprar um capacete novo e se cumpre estas normativas...especialmente a Snell ou ECE 22.05...se nao cumprir, eu nao compro porque nao considero seguro.

Richard
03-06-08, 11:43
E me digam algo...se um chegar com um Arai ou Shoei para rodar por ahi? Leva multa porque nao cumpre com as regras nem tem selo INMETRO?


Isso mesmo.. Só se pode andar com capacetes que tem o selo, tanto que está mó correria para alguns importadores conseguirem que os capacetes sejam avaliados para ganhar o selo, tanto que por exemplo a MHR (que eu comprei um capacete), estava tendo problemas para conseguir a avaliação dos produtos quando chagavam aqui no Lisarb, gerando o problema de que varios containers ficavam parados por meses no porto por não conseguirem os malditos selos da porcaria do Inmetro... Pra resolver esse problema, eles pagram a avaliação e mandaram uma comitiva do Inmetro pra avaliar a fabrica da MHR lah na CHINA e agora os capacetes jah vem com o adesivo de lá e chegam as lojas em tempo recorde... Mesmo assim, a Shoei se não me engano, na epoca do salão Duas Rodas, estava tendo problemas com importação e selo, e era mó legal vc ver no Stand deles aqueles capacetes muito lokos, mas era só pra Ingles ver, pq vc não poderia comprar, pq a Shoei tava PROIBIDA de vender capacetes no Lisarb pq não tinha conseguido os selos...




Olha só, isso ainda é complicado, pois não foi estabelecida nenhuma norma pra capacetes importados, então, vai depender de quem te parar, mas segundo um Capitão da PM disse hoje no SPTV, eles estão nas ruas pra fazer as normas se cumprirem :lol:, então se a lei existe , eles tem que autuar!!!

Julgamento deles: sem selo, multa!!!! :k



Não eh assim que depende de quem parar... Os capacetes TEM que ter os selo do Inmetro, se não tiver ele está fora da lei e o motociclista vai ser autuado...

A coisa hoje tah funcionando da seguinte forma...

Digamos que vc vá para os STATES e veja um capacete NOLAN muito loko por lá e que LÁ custa baratinho, ai vc compra e trás aqui pro Lisarb.... BINGO, vc não vai poder andar com ele, pq ele não vai trer o selo do Inmetro.... Pra vc poder rodar com ele, vc vai ter que ver se o modelo do seu capacete está na lista de capacetes certificados pelo Inmetro, se não tiver, abraço, sua SAMAMBAIA ganhou um vaso novo... Agora caso ele faça parte dos modelos da NOLAN que são certificados no Lisarb, ai vc pode procurar um orgão que tenha AVAL de certificação do Inmetro e pedir para que eles coloquem o selo pra vc, mas ai tem todo um trâmite em relação a compra, nota fiscal, importação e mais um monte de tranqueira que vc vai perder bastante tempo para simplesmente um cara colar um adesivo no seu capacete...

A coisa dos capacetes eh bem complicada e extensa, tem muita gente que tem bastante duvida e pra ajudar, as imformações que chegam a todos, chegam distorcidas...

douglasybrazul
03-06-08, 11:52
NO JORNAL falaram que os adesivos é dos lados e atras !!!
e nada de adesivo na frente
e claro o selo do inmetro
:OK:

Richard
03-06-08, 13:50
NO JORNAL falaram que os adesivos é dos lados e atras !!!
e nada de adesivo na frente
e claro o selo do inmetro
:OK:


Só pra VARIAR, o Jornal tah falando merd@... Desde o inicio dessa resolução, independente dela ter tido ajustes e ter sido adiada zilhões de vezes, os adesivos refletivos TEM que ser 4, estes sendo colados nas partes frontal, traseira e laterais do capacete... Naum vá pelo q o jornal disse pq se vc for parado e o policial falar do adesivo, vc naum poderá falar "que foi o jornal que disse" que não precisava...

Abraço

Diego.fcs
03-06-08, 13:53
Sei lá! Daki uns dias vão ver se as pastilhas de freio tem o selo do inmetro, vai ter que ter algum negócio do inmetro dizendo que a gasolina é boa, as lâmpadas terão que vir com selo do inmetro... :NOOK:

Acho que isso é responsabilidade do fabricante, é mais fácil fiscalizar o fabricante do que o consumidor, se está a venda, é que a pessoa acredita que é regulamentado pelo inmetro, é simples, se o capacete num passa no teste, a empreza não pode comercializar e pronto.

Se os antigos podem rodar sem, então eu posso comprar aqueles de aviador igual o Ovelha falou, aqueles de couro de carneiro que num dá nada??? Vai começar agora um comércio de capacete velho, já que eles não precisam de selo.

Roberval3000
03-06-08, 13:53
e viseira levantada?

Tão multando de novo?

gudex
03-06-08, 13:56
sim, estão multando a viseira levantada!!!!
E os refletivos são dos lados, na frente e atraz!!!!

OptimusLeo
03-06-08, 16:55
Que porcaria...eu me refuso a usar um capacete "fule" que nao tenha certificacao DOT/Snell/ECE 22.05 por ser a lei usar uma porcaria certificada por um orgao brasileiro com bastante posibilidade de estar tudo corrupto por dentro. :NOOK:

Os Sharks que vendem no Brasil tem selo Inmetro? Os RSi e RSX?

ammanzoli
03-06-08, 18:58
essa do Inmetro no capa e um absurdo mesmo .... se fosse so os adesivos (que achei ate bom) ai tava de boa ... agora selo do Inmetro ... na a ver ... afinal de conta aqueles capas de 50 reais ... sera que ele aguenda uma porrada ... quais sao as provas para saber se o capa e bom, que eles fazem ????

moisespatriarca
03-06-08, 19:13
Douglas, com todo respeito, se vc for andar com o capacete assim, me fala o que aconteceu depois que for parado numa blitz , agora eu fiquei curioso!!!! :G

Richard
03-06-08, 23:34
Que porcaria...eu me refuso a usar um capacete "fule" que nao tenha certificacao DOT/Snell/ECE 22.05 por ser a lei usar uma porcaria certificada por um orgao brasileiro com bastante posibilidade de estar tudo corrupto por dentro. :NOOK:

Os Sharks que vendem no Brasil tem selo Inmetro? Os RSi e RSX?


Optimus... Pra vc ter uma noção, as normas europeias, americanas e afins, são muito mais rigidas e mais confiaveis que as normas do inmtro e mesmo assim, aqui o q vale eh o julgamento do inmetro...

Por exemplo, tem parte da norma DOT, se não me engano, que diz que um capacete certificadp tem que ter uma elasticidade X, pois em caso de impacto, o material (ABS, injetado, plastico, fibra de carbono, kevlar, etc.) deverá absorver parte do impacto e se deteriorar para manter ao maximo a calota craniana fora da força de impacto, alem do isopor, estofados e etc. de dentro do capacete...

A nossa lei do grande Inmetro, reprova capacetes importados que passam por uma norma mais rigida como a DOT por exemplo, pq AQUI, eles acham que o capacete tem que ser extremamente rigido e q ele não tem que interferir na absorção do impacto e q somente o isopor que deve absorver...

Ou seja, capacetes MELHORES e que passam por teste mais rigorosos que os do Inmetro são reprovados pelo Inmetro... Dá pra entender????


E sobre sua duvida, alguns Shark são certificados e os outros que vc citou, não sei nem se são vendidos por aqui...

Wanderson
04-06-08, 11:42
Ae eu ja me fodi
me deram uma multa falando q eu estava sem capacete
mol fake
vou recorrer

moisespatriarca
04-06-08, 12:26
Wanderson me explica direito essa situação?!!!

E-mail que recebi da Abram:

Fiscalização das normas do capacete começa em 01 de junho


São Paulo/SP, 31/05/08 - Começa amanhã (01) de junho, a fiscalização dos adesivos refletivos e da certificação de Inmetro nos capacetes. Diante disso, afim de evitar prejuízos e sérios aborrecimentes, fique atento:

Além de verificar a existência dos adesivos refletivos em todos os capacetes, a fiscalização verificará a existência do selo holográfico do INMETRO ou etiqueta interna com a NBR 7471 para os capacetes fabricados a partir de 01 de agosto de 2007.

Para efeitos de fiscalização não será verificada a data de validade do capacete, pois segundo o Instituto não existe um consenso em relação ao prazo de validade para esses equipamentos.

Motociclista e garupa:
Pilotar sem capacete, sem afivelar o capacete, com capacete sem viseira ou óculos de proteção e capacete com viseira levantada (mesmo no semáforo).
INFRAÇÃO: Gravíssima finalizada com multa, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.

OBS: Não é permitido óculos de sol, corretivo ou de segurança (EPI) em substituição ao óculos de proteção aprovado pelo CONTRAN, mas é permitido óculos corretivo ou de sol simultaneamente ao óculos de proteção.

Transitar com capacete sem os adesivos refletivos ou sem o selo holográfico do INMETRO nem a etiqueta interna do NBR 7471 (capacete fabricado a partir de 2007):
INFRAÇÃO: Grave penalizada com multa, cinco pontos da CNH e retenção do veículo para que o condutor possa sanar a irregularidade no local, não sendo possível, o certificado de licenciamento será retido para a regularização da situação, na retirada do certificado de licenciamento o veículo passará por vistoria.

OBS: Viseiras fumes são permitidas somente durante o dia.

Nota: A ABRAM está discutindo a situação dos capacetes importados que são trazidos por motociclistas em viagem ao exterior, além de outros aspectos desta Resolução, mas, enquanto não houver mudança, o que prevalece é a lei em vigor.




Lucas Pimentel
Presidente da ABRAM
Associação Brasileira de Motociclistas
www.abrambrasil.org.br

Wanderson
04-06-08, 13:50
Moises

Eu tenho um capacete robocoop, e eu nao ando com a viseira fechada
motivo: não enxergo com ela fechada
eu tomei uma multa numa avenida movimentada
na multa consta, nao usar capacete, ou oculos ,......
a multa deve ter sido por estar com a viseira aberta.
jamais ando sem capacete
ou seja me fodi
vou perder minha carteira
vou tentar recorrer mas ja era

Richard
04-06-08, 14:56
Moises

Eu tenho um capacete robocoop, e eu nao ando com a viseira fechada
motivo: não enxergo com ela fechada
eu tomei uma multa numa avenida movimentada
na multa consta, nao usar capacete, ou oculos ,......
a multa deve ter sido por estar com a viseira aberta.
jamais ando sem capacete
ou seja me fodi
vou perder minha carteira
vou tentar recorrer mas ja era



O enquadramento do cara que anda com a viseira aberta ou sem oculos de proteção eh o mesmo como se ele tivesse sem capacete, por isso q a multa veio como estar sem capacete... Meu irmão tomou uma dessas tb, pq ele estava com o oculos de proteção (ele usa um capacete de Cross) pendeurado no pescoço e não na cara onde ele deveria estar, nem no pescoço ele tava, ele tava na queixeira, como muito cara que usa o oculos de moto com capacete aberto põe... O policial enquadra (como vc e meu irmão) o peão como se ele estivesse sem capacete e ai eh multa e suspensão do direito de dirigir... E dizer que vc não enxerga nada com a viseira fechada, o poliça vai dizer pra vc comprar um capacete decente...hehehe |:(

Wanderson
04-06-08, 17:00
O enquadramento do cara que anda com a viseira aberta ou sem oculos de proteção eh o mesmo como se ele tivesse sem capacete, por isso q a multa veio como estar sem capacete... Meu irmão tomou uma dessas tb, pq ele estava com o oculos de proteção (ele usa um capacete de Cross) pendeurado no pescoço e não na cara onde ele deveria estar, nem no pescoço ele tava, ele tava na queixeira, como muito cara que usa o oculos de moto com capacete aberto põe... O policial enquadra (como vc e meu irmão) o peão como se ele estivesse sem capacete e ai eh multa e suspensão do direito de dirigir... E dizer que vc não enxerga nada com a viseira fechada, o poliça vai dizer pra vc comprar um capacete decente...hehehe |:(


Então
a questao eh
nao fui autuado em "flagrante"
não foi em blitz
posso alegar q nao era eu
e o pior de tudo
todos capacetes q eu usei nao me dou bem com a viseira
alguem conhece algum q a viseira seja decente?

Richard
04-06-08, 17:07
O meu MHR Blade Predator tem a viseira bem legal e o sistema anti embassamento funciona bem...

Agoa que capacete vc tem??? Se for aqueles de 50 conto, pode esquecer que vc nunca vai se dar com viseira mesmo, o minimo eh ter uma viseira de 2mm, se for aquelas que afundam de vc apertar com o dedo naum da certo mesmo...

Ovelha Negra
04-06-08, 18:11
Amigos,

estava com o capacete da foto no acidente, é o modelo que gosto de usar (aberto), permite uma melhor visão lateral.
http://www.ovelhanegra.com.br/Abracando6/17-9-06/images/IMG_2593.jpg

Quebrou pala, viseira e pinos de encaixe, mas estrutura ficou perfeita e firme na cabeça.
Infelizmente sei que depois de um tombo feio como foi o meu, ou no caso de bater o capacete, por medida de segurança se deve trocar o mesmo.
Vou comprar agora um novo, mas igual a este e tentar arrumar os mesmos adesivos que tinha no antigo, gosto dele assim.

Quanto a segurança, vejam este divertido vídeo dos testes de capacete em Portugal antigamente (1994)...
http://www.ovelhanegra.com.br/Videos/Capacete.wmv

Abraços,

Ovelha

Hunter 123
04-06-08, 19:08
Por aqui, tudo como antes...

Christian
04-06-08, 20:40
Usa capacete aberto quem quer, mas você Ovelha como já é "Velho de Guerra" sabe que num acidente em que a cara vá direto ao asfalto esses capacetes abertos protegem a mesma coisa que um boné. ;)
Mas se tu gosta assim...

Aqui por Videira ainda nem blitz montaram para pegar os irregulares.
Só no capacete cross que não coloquei adesivo na frente e se me pararem por isso vou argumentar que a biqueira atrapalha para por o adesivo. :D

moisespatriarca
04-06-08, 20:48
Miduim :lol: , se for atrás de outro capacete, tente o mach 5 2008, achei ele muito bom, é só deixar a viseira 1 pouquinho aberta que ele não embaça!!!

Pra quem saiu de um ebf, está muito bom!!! :OK:

Furious VIPER
04-06-08, 22:02
Wanderson.... qr um capacete com viseira BOA mesmo?? compra no mínimo um capacete de 400 reais cara... abaixo disso.. naõ conheço NENHUM com viseira boa!
minha viseira está rodando 2 anos comigo... e não tem NENHUM arranhao!!

moisespatriarca
04-06-08, 22:04
Viper, se vc já postou me desculpe, mas só falta vc falar o nome desse capacete :lol:, ou da viseira!!!

Abraço!!!

Furious VIPER
04-06-08, 22:19
Viper, se vc já postou me desculpe, mas só falta vc falar o nome desse capacete :lol:, ou da viseira!!!

Abraço!!!

Opa... foi mal! hehe
É um Zeus F12... e as viseiras são a cristal (usei 2 vezes apenas)... e a espelhada original da Zeus... Simplesmente inquebrável, "inaranhável", loucura de bom!! o preço da viseira é 120 reais... mas vale cada centado!! (eu paguei 80 com um puuuuut@ desconto no salão de motos de porto alegre)!!

Wanderson
05-06-08, 09:05
Wanderson.... qr um capacete com viseira BOA mesmo?? compra no mínimo um capacete de 400 reais cara... abaixo disso.. naõ conheço NENHUM com viseira boa!
minha viseira está rodando 2 anos comigo... e não tem NENHUM arranhao!!

Furious
Tem umas dicas ae?
De modelo, marca?
Preciso de uma viseira q nao arranhe, q não embaçe
e q qndo venha um farol de encontro a vc não destorça tudo sua visão
esse eh o problema
se eu continuar a andar com essa viseira fechada ai sim vou sofrer acidente.

agora esse papo de capacete aberto eh igual boné eh balela
com certeza o rosto fica mais exposto
mas cada um cada um,.


Agora quero fazer um protesto

gritando mesmo:

QUEM FOI O FILHA DA ****, Q CRIOU A LEI QUE EH OBRIGADO A ANDAR COM A VISEIRA FECHADA?

QUERO PEGAR A MÃE DELE, E COLOCAR NUMA MOTO COM A NEBLINA Q TEM DURANTE A MANHÃ, SE A PIRANHA DA MÃE DELE VAI ENXERGAR ALGUMA COISA.


Não dá, não se enxerga nada, e agora tenho q correr esses riscos

país filha da ****, povo burro maldito, quem manda votar??
agora soh se fodem
estou no meu limite
vou vender essa ***** de moto e vou ir trampar de trem, pegando aquela merda lotada
demorando 2 horas pra chegar no trampo, e aguentar esse povo maldito q as 6 da manha ja tão fedendo e ficam peidando carniça no trem
malditos politicos
cara alguem sabe quem foi q criou essa lei, quero o email dele

Richard
05-06-08, 10:46
Um MHR Blade Predator tah na faixa de 350 conto em Sampa...

Capacete muito bom e não embaça, só embaça parado em farol, mas ai naum tem UM que naum embaçe neh gente???....rs

dvd
07-06-08, 01:17
Isso ai Wanderson, to contigo cara.....além da gente pagar um roubo pelo seguro obrigatorio que é uma merda pra se beneficiar, tem que acatar essas leis estupidas que montam rios de dinheiro pro caras, é foda mesmo, alem dos custos que vc tem do dia a dia com a moto e tal, temos que submetermos a isso..é palhaça.... |:( |:( |:(

Furious VIPER
07-06-08, 09:23
Wanderson... pelo q tu comenta da viseira do capacete... eu axo q com menos de 400 pila dificilmente tu compra algo porraaaaaaaaada mesmo! Eu não conheço os capacetes q o pessoal fala (os de 250-350).. então não vou te recomendar...
Eu sou chato pra capacete, em especial depois de andar com o meu Zeus.... NÃO uso outro capacete nem a pau!

Não pensou em um capacete de cross? Tu pode pegar um capacete bonzinho e barato (cento e poucos pila) e comprar um óculos porrada... q não embace e q não arranhe a lente tão fácil!
Axo q é uma solução mais barata e funcional pra ti!!

Wanderson
09-06-08, 11:53
Wanderson... pelo q tu comenta da viseira do capacete... eu axo q com menos de 400 pila dificilmente tu compra algo porraaaaaaaaada mesmo! Eu não conheço os capacetes q o pessoal fala (os de 250-350).. então não vou te recomendar...
Eu sou chato pra capacete, em especial depois de andar com o meu Zeus.... NÃO uso outro capacete nem a pau!

Não pensou em um capacete de cross? Tu pode pegar um capacete bonzinho e barato (cento e poucos pila) e comprar um óculos porrada... q não embace e q não arranhe a lente tão fácil!
Axo q é uma solução mais barata e funcional pra ti!!


Mano
Vou te falar
fui ver os preços dos capacetes
e **** q pariu
q caro
O tal do Zeus tava 400 e pocos reais
muito caro
Ai vi uns muito loko lah
na media de 350 a 400 conto
com a tal viseira anti risco
uma viseira mais preparada
Ai fui bem claro com os vendedores se riscavam mesmo
eles disseram q se nao tiver cuidado risca
e meus capacetes parecem pão com manteiga
soh caem com a manteiga pra baixo
então eh fogo
ai vi uns outros la por 300 e poucos contos
e tem o tal mack 5 da pells por 130 conto
mas nao gostei dele nao
achei feio
e tem a tal viseira anti risco
no final das contas comprei uma viseira nova pro meu robocoop
se a viseira nao riscasse ficaria perfeito
pq hj vim com a viseira fechada e enxergando tudo tranquilamente

Furious VIPER
09-06-08, 12:01
Mas e os capacetes de cross Wanderson, chegou a ver? Tu pode comprar um capacete de 200 pila (deve ser bom, mas não entendo mto de cross mesmo) e ainda comprar um óculos bonzão...
Sobre riscar tanto assim a viseira... as viseiras mais fracas q são de acrílico mais simples, realmente riscam muito fácil, o negócio é tu trocar periodicamente.. tipo.. a cada 6 meses... já q são baratas (não deve passar de 10 reais). Se passar de 10 reais... compra um Peels Mach5 q a viseira ORIGINAL (fumê, ou cristal) custa 18 reais.. só q essa viseira do mach5 tb não risca (é grossona)!!

Joao XTZ
09-06-08, 14:27
Que porcaria...eu me refuso a usar um capacete "fule" que nao tenha certificacao DOT/Snell/ECE 22.05 por ser a lei usar uma porcaria certificada por um orgao brasileiro com bastante posibilidade de estar tudo corrupto por dentro. :NOOK:

Os Sharks que vendem no Brasil tem selo Inmetro? Os RSi e RSX?


por incrivel q pareça tem sim leo...e wanderson e viper os Mach 5 e Bieffe tem otimas viseiras sim...e caso vc queira trocar a cristal pela preta ...compre viseira original...eh mais caro mas nao risca facil....e eh uma beleza,,,valeu... :lol: :lol: :lol:

ammanzoli
09-06-08, 14:58
Furious
Tem umas dicas ae?
De modelo, marca?
Preciso de uma viseira q nao arranhe, q não embaçe
e q qndo venha um farol de encontro a vc não destorça tudo sua visão
esse eh o problema
se eu continuar a andar com essa viseira fechada ai sim vou sofrer acidente.

agora esse papo de capacete aberto eh igual boné eh balela
com certeza o rosto fica mais exposto
mas cada um cada um,.


Agora quero fazer um protesto

gritando mesmo:

QUEM FOI O FILHA DA ****, Q CRIOU A LEI QUE EH OBRIGADO A ANDAR COM A VISEIRA FECHADA?

QUERO PEGAR A MÃE DELE, E COLOCAR NUMA MOTO COM A NEBLINA Q TEM DURANTE A MANHÃ, SE A PIRANHA DA MÃE DELE VAI ENXERGAR ALGUMA COISA.


Não dá, não se enxerga nada, e agora tenho q correr esses riscos

país filha da $#@%$#, povo burro maldito, quem manda votar??
agora soh se fodem
estou no meu limite
vou vender essa $#@%$# de moto e vou ir trampar de trem, pegando aquela $#@%$# lotada
demorando 2 horas pra chegar no trampo, e aguentar esse povo maldito q as 6 da manha ja tão fedendo e ficam peidando carniça no trem
malditos politicos
cara alguem sabe quem foi q criou essa lei, quero o email dele



provavelmente foi um cara que numca andou de moto na vida
pode ter certeza

Wanderson
10-06-08, 10:49
Mas e os capacetes de cross Wanderson, chegou a ver? Tu pode comprar um capacete de 200 pila (deve ser bom, mas não entendo mto de cross mesmo) e ainda comprar um óculos bonzão...
Sobre riscar tanto assim a viseira... as viseiras mais fracas q são de acrílico mais simples, realmente riscam muito fácil, o negócio é tu trocar periodicamente.. tipo.. a cada 6 meses... já q são baratas (não deve passar de 10 reais). Se passar de 10 reais... compra um Peels Mach5 q a viseira ORIGINAL (fumê, ou cristal) custa 18 reais.. só q essa viseira do mach5 tb não risca (é grossona)!!


cara o de cross nem curto
acho ele meio apertado
e eu sou cabeçudo
e sei la
fica estranho andar de moto street com capacete cross
eu nao gosto
entao troquei minha viseira nao tem nem 2 meses
ja ta um lixo
no fds passado comprei outra pro robocoop
paguei 18 pilas
acho q ela tem 1 ou 1.5mm de espessura
o foda q risca demais
muito lixo