PDA

Ver Versão Completa : Fui "Batizado" !!



ibs75
02-06-08, 10:53
Pois é galera!!

Neste sábado fui "batizado" !! hehe, fui fazer uma curva e tinha areia na pista...não deu outra...quando freiei a roda dianteira, pufff... fui direto ao chão... graças a Deus que não me machuquei muito ... só alguna arranhões mesmo....

Agora a motinha.... hm... quebrou o farol e amassou o suporte do mesmo, quebrou a seta esquerda, guidão empenado...manete quebrada e a frente está toda torta.... isso é porque eu estava devagar ...mais ou menos uns 40km/h.

Mais é assim mesmo... agora é arrumar a motinha pra cair de novo...!!!!

Fernando Oliveira
02-06-08, 10:56
Bem-vindo IBS75,

Quando a gente cai a primeira vez fica p.uto da cara, fica uns dias pensando no assunto... negócio é arrumar logo, pegar um findi e rodar pra caramba, para tirar a cisma... Boa sorte e posta foto aí da bagaça !

G3si3l
02-06-08, 11:01
putz... tristes lembranças eu tenho desse tipo ai... :s

ainda bem q vc não se ferrou muito, foi uma queda simples...

ontem aqui na minha cidade teve um cara q bateu na traseira de um caminhão q estava parado... o cara estava á 80km/h... é fod@

melhoras ai... :OK:

T+

Christian
02-06-08, 11:04
Me lembrei do primeiro tombo meu:
Falei que estava a uns 40km/h quando na verdade estava a quase 80. :lol:

Mas arruma logo a moto ai cara... sorte que tu não se feriu gravemente.S
Seja bem vindo ao fórum.
Precisando de algo (que não seja dinheiro) é só chamar. :OK:

OptimusLeo
02-06-08, 13:04
NUNCA se freia usando a o freio dianteiro con a moto pegando uma curva (moto inclinada). Freiar so piora a situacao au endireitar a moto.

ibs75
02-06-08, 14:19
NUNCA se freia usando a o freio dianteiro con a moto pegando uma curva (moto inclinada). Freiar so piora a situacao au endireitar a moto.


Pois É ! descobri isso do modo mais difícil... caindo...hehehe...ainda bem que o pior mesmo foi o prejuizo material... acho que vou gastar umas 150 pilas para arrumar a motoca... isso porque é uma ybr... se fosse uma moto maior...prejuizo maior...

Se bem que alguns amigos meus me falaram que se fosse uma moto maior talvez eu não teria caido, porque o pneu é mais grosso e motos maiores proporcionam mais estabilidade....será ???

Tô achando que foi vacilo meu , mesmo... freiar em cima da curva e usar o freio dianteiro....

éééé... vivendo e aprendendo !!!!!

Roberval3000
02-06-08, 14:29
esse maior medo

O q tem de terra descendo do basrranco e invadindo o asfalto nao é brincadeira, sempre faço curva " quadrada":lol: :lol: :lol: :lol:

TOBI
02-06-08, 14:32
ei cai assim tb com minha CB400 uns 15 anos atrás... hehehe... mas só ralei o paralama dianteiro e a tampa do reservatório de fluido... mas tava muito mais devagar... só que era descida... mas caindo que se aprende...

lagreca
02-06-08, 14:33
NUNCA se freia usando a o freio dianteiro con a moto pegando uma curva (moto inclinada). Freiar so piora a situacao au endireitar a moto.
eu não diria isso, se você perde tão forte a traseira, a ponto da moto virar 90°, é na certa que ela e você serão arremessados como um efeito catapulta, para impedir isso o truque é grudar o freio dianteiro, a moto e você vão cair e se esfolar no asfalto, bem menos perigoso que sair voando, e a moto pousar em cima de você.

mas é  claro que eu não pretendo precisar disso nunca... heehehe


meu primeiro tombo foi bem parecido, cai na curva por causa de uma areia e falta de habilidade.

OFF-topic: Tópico 1000!!! :clap: :clap: :clap:

pulatampinha
02-06-08, 15:47
Força pra mais tombos....

Que bom que não aconteceu nada mais grave contigo!

cold-milk
02-06-08, 15:55
travar a roda dianteira nunca... encostar no manete sim... quando estreiei a tornado em toboms foi assim tbm.... entrei na curva e tinha areia no asfalto.... é chão sem dúvidas... agora olho muito e mesmo assim da umas escapadas...

sorte ai amigo..

ibs75
02-06-08, 16:03
Galera !

Valeu mesmo pela troca de experiência...eu entrei com o tombo.. e vcs com dicas para não levar mais tombos... hehehe !!
Quando me deparar com uma curva, aberta ou fechada, vou pensar duas vezes antes de freiar com o dianteiro ! rsssss....

alexandregf
02-06-08, 18:07
Putz que bosta, mas ainda bem que você não se machucou gravemente......vivendo e aprendendo



NUNCA se freia usando a o freio dianteiro con a moto pegando uma curva (moto inclinada). Freiar so piora a situacao au endireitar a moto.


A primeira coisa que eu iria fazer é frear com tudo hehehe....... como seria o jeito certo de se agir numa situação dessas?..... e vou mais além.....imagine se numa curva eu tenho que frear rapidamente, para não bater em um outro veículo que teve que parar no meio da curva por exemplo. Qual é o melhor jeito de frear bruscamente numa curva?

valeu

OptimusLeo
03-06-08, 00:55
eu não diria isso, se você perde tão forte a traseira, a ponto da moto virar 90°, é na certa que ela e você serão arremessados como um efeito catapulta, para impedir isso o truque é grudar o freio dianteiro, a moto e você vão cair e se esfolar no asfalto, bem menos perigoso que sair voando, e a moto pousar em cima de você.


Errado, se voce ja perdeu a traseira o que vai acontecer e que a moto e voce vai cair, "lowside" (lado baixo en ingles) e vao sair arrastrando pelo chao...e a "melhor" caida que se possa ter, ja que geralmente (dependendo de outro fatores) e mais leve a pancada.

O que voce fala "tipo catapulta" e o chamado "Highside" (lado alto, en ingles) que sim e perigoso...mais nao acontece por isso que voce falou nao. O Highside acontece cuando a traseire perde traccao, e de repente, volta a conseguir ela. Entao pela inercia, voce e jogado longe.

Por isso, para evitar os highsides o melhor e o seguinte:

1) Se ja a moto estiver derrapando, NAO FREIE ELA. So vai conseguir que a roda traseira deixe de patinar e te arremesar longe

2) Se estiver no meio de uma curva e sentir que entrou muito rapido...ou que vai seguir reto, deita mais a moto. A moto pode deitar MUITO mais do que um acha, um tem que ter confianca nos pneus. Tem um dito que diz "Se estiver em duvida, deite a moto. Se seguir em duvida, deita ela mais".



como seria o jeito certo de se agir numa situação dessas?..... e vou mais além.....imagine se numa curva eu tenho que frear rapidamente, para não bater em um outro veículo que teve que parar no meio da curva por exemplo. Qual é o melhor jeito de frear bruscamente numa curva?


O melhor jeito e conhecer a curva antes. E pegar na velocidade que sentir comfortavel ;)

Uma vez na curva, e dificil freiar a moto sem perder estabilidade...leia o que eu disse mais acima, que si tiver em duvida, deita ainda mais a moto...no pior dos casos pode acontecer um lowside, mais eu acho que "rolar" pelo chao (isso sim, pelo menos com um equipamento basico) e melhor do que sair disparado en linha reta fora da estrada com moto e tudo...

Outra dica MUITO importante e de "Olhar para aonde voce quizer ir". E incrivel, mais se voce ficar olhando para o carro, cachorro ou poste que se atravessou no teu caminho, a moto vai ir direto para la. Nao olhe para o perigo na estrada, mais bem procure uma via de escapatoria e fixa a vista la...a moto chegara ate la.

E algo importante...NAO SEGUREM A MOTO. Se ja viu que nao vao poder recuperar, deixem ela ir embora. Voces nao vao poder fazer nada e ficar segurando mais de 100 kgs de metal perto do seu corpo nao e bom para sua saude.

rockerva
03-06-08, 09:19
As estradas do Brasil são phoda tb né. Da última vez que entrei numa curva rápido e pense que não ia vencer fiz como o OptimusLeo falou, não freei, apenas larguei o acelerador e inclinei a moto até onde dava, eis que surge na frente um buraco...
Moto inclinada + velocidade + buraco = tombo

Mas não da nada... essa é a saída mesmo, se o buraco não estivesse lá eu teria me saído bem, fico agradescido pro cara do governo que fez com que o dono da concessionária ganhasse dinheiros.

Esse lance de moto + terra é muito complicado, quando não conheço as ruas (normalmente em bairros porque centros não tem ruas com terra) vou devagar as vezes parando e virando a uns 10km/h.

Abraços e melhoras cara.

Poema do Motociclista Ervado pra todos demais motociclistas...
"Os tombos vem
as peças vão
o motociclista fica...

nem sempre
as vezes
não"

Sigo tomando chimarrão, ou seja, na erva. Um bom dia a todos.