PDA

Ver Versão Completa : Me disseram que o "tucho" da minha moto está desregulado...alguém sabe o que é?



pulatampinha
02-06-08, 16:08
Galera alguém sabe o que é esse tal de "tucho"?
Disseram-me que o tucho pode estar desregulado...é no motor?Aonde vai essa peça?É problema grande?

Dexei a motoca lá pra garantia dar um jeito.
Gostaria de saber algo mais para poder ter argumento sobre o mesmo e não ser enrolado na entrega da moto...

Ah e outra coisa...o cara da concessionária disse que o óleo pra motores "Mobil" está vindo muito fino agora...e que o óleo é uma [email protected]ém confirma?A loja que eu comprava o Motul fechou aqui....

Abração e obrigado desde já!

agm2112
02-06-08, 16:29
É a clássica regulagem de válvulas ... alguns motores tem tuchos, outros balancins ... o "tucho" fica entre o comando de válvulas e a válvula. Sei lá como é no motor da Dafra.

Quanto ao óleo ... esqueca qualquer comentário sobre "viscosidade" de óleo. Isso não existe... só com equipamentos e conhecimento específico pode ser testado. Olhar pro óleo ou colocar ele na mão não nos diz nada...

ze chico
02-06-08, 19:11
Ola companheiro

Tucho na moto Dafra ? Seilá !!! Vareta de tucho - Peça que sai do motor e vai ao comando de valvolas, muito usado nas antigas 4tempo e tem regulagem.

abraços Ze Chico (Diamantes do Asfalto-mc)

moisespatriarca
02-06-08, 19:36
Os motores da Dafra são varetados!!! Será que isso ajuda em alguma coisa?!!! :#

Fernando Oliveira
02-06-08, 19:39
Os motores da Dafra são varetados!!! Será que isso ajuda em alguma coisa?!!! :#


Ajuda, é igual ao da FAN, tucho nele !

Mostarda_69
02-06-08, 21:52
esqueca qualquer comentário sobre "viscosidade" de óleo. Isso não existe... só com equipamentos e conhecimento específico pode ser testado. Olhar pro óleo ou colocar ele na mão não nos diz nada...

Tirou as palavras dos meus dedos..hauehaeeau
To cansado ja de teimarem sobre isso.
Troquei o Óleo da Fazer agora com 5mil e guardei.. qd for pra sta maria vou levar o novo e o velho pra faze teste e ve o qual mais podre ficou o oleo..

Agora um monte de gente diz q usa muito, ou no caso da fazer ele sai uma agua..
Eu troquei com 1mil e agora com 5mil.. E nao saiu agua coisa nenhuma, saiu igual ao q coloquei porem preto..

mantabodyboarder
02-06-08, 21:56
Xiii, os caras tão mexendo no seu tucho assim fácil? embaçado.... :P

Mas esqueça esse esquema de viscosidade no dedo mesmo...
óleo é uma diferença tão pequena de valor, que não compensa comprar qquer um, já na Hunter eu já colocava o Yamalube, custava 1 real a mais, mas nunca deu nada de errado...

Tqf2
02-06-08, 22:19
Acho que a galera já respondeu sobre o "tucho"..

è que comanda as válvulas para abrir e fechar, tipo a corrente de comando, só que no seu caso saão as varetas;;;

ze chico
03-06-08, 09:37
Bom dia

Qual vocês acham melhor ?
Motores varetados ou correntes comando ?

Guilherme Mcnasty
03-06-08, 09:39
Ela não tem tuchos. Tuchos só em motos com comando atuando diretamente nas válvulas. Seu mecânico deve andar bebendo óleo pra saber se está mais fino ou não. E outra: óleo fino é bom. Ele trabalha melhor em áreas de menor folga.
O melhor ou pior tipo de motor depende da proposta. Varetados geralmente são mais duradouros e baratos pra arrumar. Corrente de comando são melhores pra extrais potencia e tal.

pulatampinha
03-06-08, 19:13
Galera já descobri o que é esse tal de tucho aí!O lance do óleo eu relevei, mesmo pq eu já tinha comprado um Castrol.
Bom....Peguei a moto já...fizeram a regulagem de válvulas tudo direitinho.
Achei a moto mais "presa" agora...

É normal as rotações do motor demorarem a cair após esta regulagem?

ex:eu acelero a motoca até certo ponto (sei lá, 6000 rpm), depois que eu paro de acelerar, as rotações do motor diminuem com menos velocidade do que antes da regulagem.

Deu pra entender?É assim mesmo até se "adaptar"?

Guilherme Mcnasty
04-06-08, 09:40
Parece que agora deixaram a folga muito pequena. Leva em outra autorizada, ou um bom mecanico pra dar uma olhada, esses aí que estão te fazendo a manutenção não sei não...

pulatampinha
04-06-08, 17:49
Enfim...vou verificar isso.Saí da loja correndo e não tinha me ligado nisso ontem ao ligar a moto lá dentro da loja.

O negócio do óleo galera nem foi o mecânico que falou não!É que eu sou um cara que sabe pouco de motos e por isso já vim aqui perguntar.

Acho que o cara tb quis falar o termo "tucho", achando que eu ia entender tb...
Agora já sei que os motores varetados não tem "tucho" !!!!

Abração galera, depois posto como ficou a moto depois disso tudo!

MaumauFT
04-06-08, 20:09
Se a moto ficou "presa" depois da "regulagem" de válvulas, certo q eles deixaram alguma delas enforcada (quando fica com menos folga do q deveria). Na verdade são centésimos de milímetro que fazem toda a diferença.
Com a folga incorreta, a válvula não veda direito e pode queimar a sede da válvula, o que exige a abertura do motor pra corrigir. Quando a folga incorreta está na válvula de escape, vc vai notar a curva do escapamento mais quente, e ele vai estalar bem mais. Regulei as minhas um pouco fora da medida, o escape que nunca mais tinha estralado (40mil km) voltou a estralar. Só pra ter noçao da temperatura...

pulatampinha
05-06-08, 18:44
Galera a moto já está boa!A regulagem é aquela mesmo o mecânico me mostrou na hora (deixei a moto lá de ontem pra hoje).

O lance das rotações acho que já foi resolvido.O mecânico mandou eu colocar outra gasolina...coloquei 1,5 L de gasolina comum e a moto já está normal novamente!

O mecânico da Dafra disse que talvez a gasolina que eu botei poderia ser "ruim" e a mesma estava fazendo com pra deixasse a moto assim, "presa" (tava dando uns engasgos tb)
No caso de gasolina ruim, é possível esta gasolina ruim prender a agulha do carburador e por isso estar "segurando" a aceleração do motor do jeito que estava na minha?