PDA

Ver Versão Completa : Sistema PAIR Suzuki



Kaveira
05-06-08, 11:16
Então gentes,

Pelo que já li e vi na minha Yes, a tal válvula do PAIR abre quando o o motor dá mais vácuo com o carburador fechado e manda ar "limpo" pra saída do escape, pra misturar no combustível que foi direto pro escape sem ser queimado e não queima-lo.

Esquecendo um pouco o lado ecológico da coisa, se eu fechar a entrada na saída de escape, fechar a saída de fitro de ar para a válvula, fechar a saída de vácuo do carburador pra válvula e abrir a entrada do vácuo na válvula, eu vou anular o funcionamento da válvula, correto?

Digo isso porque acho muito louco os estouros no escape nas reduzidas. Mesmo com a válvula PAIR, ela dá uns estourinhos bem de leve, e percebo por causa do escapamento RS. Estou afim de fazer uns testes... ]:)

Fernando Oliveira
05-06-08, 11:19
Se vai dar certo eu não sei, mas já oivi falar que a moto fica toda desregulada quando a PAIR é removida ou "desligada" apesar de todo o resto ser idêntico aos modelos anteriores da YES.

lagreca
05-06-08, 11:47
eu acho palha demais esses estouro no escape, mas tem um jeito de forçar os estouros, ao menos na cg funciona que eu testei
tem uma mangueira saindo perto do carburador da cg, se você obstrui-lá, vai fica estourando um monte,

assim que eu consiguir uma foto eu coloco aqui, tem que ver se na yes tem essa mesma mangueira


edit: montei uma foto:
http://img149.imageshack.us/img149/8977/cg150espi6.jpg


faz bem o que você quer, estouros nas reduzidas, dá uns estouros nervosos, não uns pipoquinho que nem acontece quando tá desregulada, mas umas pipocadas mais robustas

Stone
05-06-08, 11:59
não curto esses gambis, estouro no scap é bura desregulado

lagreca
05-06-08, 12:03
estouro no scap é bura desregulado
por isso mesmo que eu não curto, parece que a moto tá desregulada

acho que esse sistema pair deve fazer mais ou menos o que essa mangueira na cg faz, jogar ar "limpo" para a saida do escape, para diminuir o excesso de gasosa e consecutivamente os estouros quando a gasosa queima no escapamento quente.

hardmen
05-06-08, 12:15
Estouro no escape dá a impressão de moto desregulada (de cara que não cuida da moto)...

Agora estouro mesmo, daqueles cortando a corrente da moto, PRA MIM é a coisa mais babaca que um ser pode fazer montado em uma moto (pior ainda se for dentro de um túnel)... :-/ :NOOK:

Abraços...

moisespatriarca
05-06-08, 12:16
Estouro de escape é ferrar o motor!!!! Não vale a pena!!! :d

jOhN
05-06-08, 12:23
Eh bom para quem anda no transito congestionado, a primeira redusida sai todo mundo da frente ]:) ]:)

Kaveira
05-06-08, 12:29
Hummmm...

Essa mangueira que o lagreca mostrou deve ser a tomada de vácuo que vai pra válvula.

Os estouros nas reduzidas acontecem porque basicamente todo carburador trabalha com excesso na lenta pra compensar um pouco a falta na alta. As valvulas de injeção de ar fresco fazem com que a turbulência no escape puxe ar fresco do filtro pro escape, "enfraquecendo a mistura no escape". Por isso que as motos com este dispositivo dão uns estourinhos só de leve, e com escape original, nem dá pra perceber.

Andei numa Intruder 250 97 com escape esportivo, ou seja, escape esportivo sem válvula de ar fresco, e achei invocado os estouros na reduzida. São estouros de leve, é diferente desses nó-cégos de Titan ES ou TW que cortam o motor no punho e abrem o acelerador. Isso sim é abominável.

Estouro no escapamento durante a reduzida não é sinal de motor desregulado. É falta de um bura 2 estágios...

Depois vou brincar na Yes...

lagreca
05-06-08, 17:06
Tirei uma foto de um carburador de yes, aparentemente ela tem a mesma mangueira que a cg, experimenta fechar ela com uma braçadeira, se der merda é só tirar a braçadeira, ta ai a foto:
http://img120.imageshack.us/img120/3413/imag000mz0.jpg

Stone
05-06-08, 17:13
mas aí vai ter que fechar também o buraco que fica ali no coletor da admissão, senão vai entrar "ar falso" e sujeira por ali

Kaveira
06-06-08, 10:07
Fiz um teste fácil - estrangulei essa mangueira com um clips de papel. Não mudou quase nada... :0_0:

Aumentou um pouquiiiiiinnho aqueles pequenos estouros durante as reduzidas.

O que eu acho que deu certo ontem foi o esquema do pezinho do lagreca...