PDA

Ver Versão Completa : transmissão por correia



sandro_ventania
06-06-08, 15:02
Olá amigos,

Pesquisando na net vi algumas matérias que dizem que a transmissão por correia é melhor que por corrente. inclusive diz que a troca da correia é somente a cada 160.000km e do pinhão e coroa a cada 500.000km. sem falar que não precisa ajustar folga nem lubrificar.
Diante disso pergunto...vale a pena então fazer a modificação por conta propria?

agm2112
06-06-08, 15:08
Você vai trocar sua corrente por uma correia ???

Richard
06-06-08, 16:21
Nem precisa se falar que não vale a pena pq o custo vai ser muito alto...


Se for pôr pq eh melhor, poe um eixo cardã então, que eh praticamente INDESTRUTIVEL e não precisa trocar nada, só trocar o oleo do eixo a cada trocentos mil km

:drool: :drool:

ammanzoli
06-06-08, 16:47
Nem precisa se falar que não vale a pena pq o custo vai ser muito alto...


Se for pôr pq eh melhor, poe um eixo cardã então, que eh praticamente INDESTRUTIVEL e não precisa trocar nada, só trocar o oleo do eixo a cada trocentos mil km

:drool: :drool:


tambem axo

mas afinal quanto seria o custo para passar para correira ....

agora na boa mesmo ... axo que todas as motos ja deveriam vim com cardam

Richard
06-06-08, 17:09
tambem axo

mas afinal quanto seria o custo para passar para correira ....

agora na boa mesmo ... axo que todas as motos ja deveriam vim com cardam


Só que ai o cara não ia querer pagar 15 mil reais numa 125cc

O cardam ainda eh uma coisa muito cara e q eh usada em motos mais caras ainda.... :#

Eh uma pena, pq seria interessante vc ver uma moto de média cilindrade com um eixo cardam

minerinho
06-06-08, 18:33
o que seria esse tal de cardam? rss

não me apresentaram.. :lol:

superkyo
06-06-08, 18:41
Cardã é caro e perde mta potencia, em motos pequenas a ultima coisa q eles querer e deixar mais caro e mais fraca...........

Christian
06-06-08, 19:41
o que seria esse tal de cardam? rss

não me apresentaram.. :lol:


Cardã é um eixo que sai do motor e vai até a roda fazendo ela girar.
Tem nos Chevettes e Ômegas.

Nada melhor que a Wiki para ajudar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eixo_card%C3%A3

Mostarda_69
06-06-08, 19:51
PQ voces acham q o 1.0 mais lento em 0-100 era o chevette junior conforme a 4 rodas..
0-100 em 20.5seg... Cardam..

Pesado e pouco fincional pra mim ate q me provem o contrario... bom pra caminhao pq aguenta peso dos inferno..

sandro_ventania
06-06-08, 21:21
Não vejo porque ser tão caro assim...basta mandar o torneiro fazer as duas polias na mesma razão da relação com corrente, comprar a correia dentada que não é nenhum absurdo e instalar. Quem tem acesso a tornearia fica mais facil ainda.
Creio que o custo não passe de uns 250,00. Se formos colocar a vida util de uns 200.000km, quantas relaçoes e correntes já foram trocadas? quantos reapertos e lubrificações? Já pesaram isso?
AGM2112...voce não sabia que a tração por correia só perde para o cardan? ela é superior a corrente e inferior ao cardan. dá só uma pesquisada na net.

OptimusLeo
06-06-08, 21:43
Por algo as BMW R1150 e R1200GS usam cardam...pode aguentar milhares de kms sem manutencao nenhuma. O pai de um amigo meu tem uma e nunca tem tocado nele. Outro amigo tem uma BMW que tem correia e tambem nao toca nada.

Eu, pelo outro lado, cada FDS e lubricar a corrente...

Marcão Mini-R1
06-06-08, 21:44
AGM2112...voce não sabia que a tração por correia só perde para o cardan? ela é superior a corrente e inferior ao cardan. dá só uma pesquisada na net.


Sandro, veja a matéria do Auto-Esporte


http://www.youtube.com/watch?v=YdT-f0nzAtA

OptimusLeo
06-06-08, 21:51
Uma coisa do cardan. Voce pode aplicar a potencia saindo da curva antes do que com a correia ou corrente. ;)

Por isso voce pode ver esses velhos nas BMW R70 e R90 la dos anos 70's pegando curvas como profisionais...e deixando mais de um em motos mais modernas e esportivas atras nas curvas.

Furious VIPER
06-06-08, 22:08
putamerda... imagina roubando 15% da minha ybr q já é maaaaaanca?
E viva a corrente....

e sempre tem os coió q qrem "afloxar a correia"!! hahaha Se tu tiver uma Buell... aí td bm! hahahaSenão.. é CORRENTE seus animal!

Richard
06-06-08, 23:52
Cardã é um eixo que sai do motor e vai até a roda fazendo ela girar.
Tem nos Chevettes e Ômegas.

Nada melhor que a Wiki para ajudar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eixo_card%C3%A3


Opala tb...ahehhahhe

Mas mesmo perdendo um pouco de potencia eh lindo ver um Opalão 6 caneco torcendo o chassi na hora de sair na arrancada... Lindo demais...
:# :# :#

sandro_ventania
07-06-08, 10:03
Boa Marcão! Um video bem esclarecedor!
Se eu conseguir um amigo com acesso a tornearia, vou fazer a experiencia...acho que vale a pena tentar se não for gastar muito.

barbeirorp
07-06-08, 11:31
vcs estão equivocados.....


a transmissão por corrente, realmente nas motos é a que melhor se enquadra no quesito transmissão de potencia x custo. ela é uma relação barata, leve e transmite praticamente o que chega a ela de potencia.


a transmissão por eixo cardã, perde potencia sim, masa na ordem de 5% em relação a corrente. é basico.. isso vai depender do comprimento do eixo ao peso das partes moveis dele. exemplo.. um cardã feito de aço rouba bem mais potencia do que um feito de titânio, e ou de fibra de carbono. eu tive uma virago 535, que é a unica medida cilindrada que teve no brasil com cardã . no exterior tinha uma yamaha tricilindrica com cardã. vi uma aqui em rio preto esses dias reformando.


eu diria que eh melhor é a correia, pq ela num ronca.. num suja, perde potencia sim, na casa dos 10% mas eh a mais duradoura e silenciosa que tem. duradoura no quesito manuntenção. algumas tem pré tensor.. nunca precisa que esquente a cabeça com ela

se vale adptar? pouura se vale. mas tira qdo vender a moto pra por em outra. faz esquema do tipo "universal"

Ivan RJ
07-06-08, 11:58
A transmissão por correia é fantástica, vejam que todos os CVTs são correias, duram muito, nas motos com correias, como as citadas acima, o silêncio da transmissão é espetacular. Não precisa lubrificar, o que já é ótimo. Quanto ao cardã é muito caro, mas seria uma ótima opção mesmo para as pequenas. Mas tudo isso é sonho, pois, jamais irão colocar cardã em moto pequena e nem correia também, infelizmente. Um grande abraço a todos os irmãos.

destbr
07-06-08, 12:44
Outro dia mesmo tinha pensado nisso. acho correia forma de transmissao mais inteligente para uma pequena urbana. corrente é um pé no saco :(

interessante mesmo seria se a fazer já utilizasse correia. injecao e correia, perfeito!

barbeirorp
07-06-08, 12:48
poderia subir pra uns 12 mil a fazer que nego pagava......


sendo injeção, correia e freio a disco traseiro. iria ser um sucesso

Joao XTZ
07-06-08, 12:51
A transmissão por correia é fantástica, vejam que todos os CVTs são correias, duram muito, nas motos com correias, como as citadas acima, o silêncio da transmissão é espetacular. Não precisa lubrificar, o que já é ótimo. Quanto ao cardã é muito caro, mas seria uma ótima opção mesmo para as pequenas. Mas tudo isso é sonho, pois, jamais irão colocar cardã em moto pequena e nem correia também, infelizmente. Um grande abraço a todos os irmãos.


correia podem ate por amigo Ivan ...mas carda so de 250 pra cima mesmo...valeu.... :lol: :lol: :lol:

Furious VIPER
07-06-08, 14:20
poderia subir pra uns 12 mil a fazer que nego pagava......


sendo injeção, correia e freio a disco traseiro. iria ser um sucesso

O foda é q o Brasil dificilmente inventa algo.. só pega os restos dos outros países (os amis ricos, claro.. hehe)... se pudessem inventar... realmente seria sucesso totaaaaaaaaaaal...

agm2112
09-06-08, 09:30
Não vejo porque ser tão caro assim...basta mandar o torneiro fazer as duas polias na mesma razão da relação com corrente, comprar a correia dentada que não é nenhum absurdo e instalar. Quem tem acesso a tornearia fica mais facil ainda.
Creio que o custo não passe de uns 250,00. Se formos colocar a vida util de uns 200.000km, quantas relaçoes e correntes já foram trocadas? quantos reapertos e lubrificações? Já pesaram isso?
AGM2112...voce não sabia que a tração por correia só perde para o cardan? ela é superior a corrente e inferior ao cardan. dá só uma pesquisada na net.


Trocar a coroa / pinhão por uma polia é mole. Quero ver fazer o esticador pra compensar a alteração de distância entre eles durante o curso da suspensão pra correia não patinar. Em scooters é mole, afinal o motor vai fixo no conjunto da suspensão traseira.

Se fosse algo tão simples e barato assim, você acha que ainda existiriam correntes ?

Diego.fcs
09-06-08, 09:37
Pensei em fazer algo parecido uma vez, naqueles momentos que vc tá de bobeira pensando aí vem a pergunta: Como fazer as polias e adequar elas para se ter uma relação de marchas corretas?

É complicado, creio que terá que fazer muitas polias e calcular bastante para vc substituir sua corrente e ter uma mesma relação de marchas com a polia/correia. Eu achei muito boa a idéia pois é silenciosa, limpa e também deve ser bem mais macia, num deve dar trancos como as correntes. Talvez dê para usar as polias de carros e adaptar.

ammanzoli
09-06-08, 15:36
sera que a polias nao podem ser +/- do mesmo dianmetro da coroa e pião exitente na moto

Diego.fcs
09-06-08, 15:42
sera que a polias nao podem ser +/- do mesmo dianmetro da coroa e pião exitente na moto


Creio que sim, o problema vai ser o conjunto né, é saber daí qual correia vai servir. Tem que ir testando.

Stone
09-06-08, 16:32
a adaptação creio que não seja tão difícil de fazer, a coroa / pinhão é só fazer as polias com o mesmo engate, o problema é que a correia sempre terá que ficar esticada ( a corrente não) mas é só estudar um pouco, tipo, não tenho certeza, mas acho que mechendo a suspensão da moto não mude a tensão da correia, senão tem que fazer um esticador com uma mola bem potente

ratopf
09-06-08, 16:49
Magine a twister saindo dos 30000km da relação pros 160000...tah lokooooo o cara enjoa de andar e
sem manitenção, ae q entra sem manutenção, ae com oq as empresas iriam ganhar???sem peças pra
vender...nahhhh no brasil isso n acontecera tão cedooo

Stone
09-06-08, 17:04
isso mesmo

off:
aqui perto tinha uma fábrica de despertadores, que faliu, faliu porque uma pessoa só comprava 1 despertador que durava a vida toda, eram realmente bons, bons demais, saca?

ammanzoli
09-06-08, 20:37
Creio que sim, o problema vai ser o conjunto né, é saber daí qual correia vai servir. Tem que ir testando.


acho que nao ... e so ir numa casa especializada e mostra para o cara ... que eles ja sabem ... axo que o problema mesmo e axar um bom toneiro para dazer isso aliadinho e bem balanceado, alem do encaixe dos dentes da correia

sandro_ventania
10-06-08, 11:03
Pessoal, qualquer torneiro faz isso com o pé nas costas, não tem misterio algum, basta levar o pião, coroa e a futura correia, para ele medir a relação, o encaixe e os dentes da correia para fazer igual.
com a vantagem de poder ser de aluminio. Quanto questão da suspenção acho que não é muito problema...principalmente para motos de estrada onde a suspensão não tem longo curso.

cacamba
10-06-08, 20:13
Não vejo porque ser tão caro assim...basta mandar o torneiro fazer as duas polias na mesma razão da relação com corrente, comprar a correia dentada que não é nenhum absurdo e instalar. Quem tem acesso a tornearia fica mais facil ainda.

Quanto as polias , concordo que é fácil, difícil vai ser achar as correias com kevlar na medida certa para fazer a trasmissão

agm2112
11-06-08, 09:05
Só pra ter uma noção ... uma correia de Harley custa a bagatela de 1500 reais.

Guilherme Mcnasty
11-06-08, 09:35
Não acho boa opção trocar por correia a relação da moto... imagina regular a tensão dela numa trail, ou até mesmo street. Fazer com que a correia não raspe na balança, protetores, motor, tampa de pinhão etc etc etc...perda de potencia bla bla bla...fora que a moto vai parecer o saci de bota...
quanto a calcular a relação é facílimo:
Basta dividir o tamanho da coroa pelo pinhão:
se é pinhão 14 coroa 44 a redução final é de 3,14, ou seja, reduziu 3,14 vezes a relação da moto.
Na relação por correia o pinhão naturalmente por ter dentes menores e maior risco de patinação, ele seria bem maior no número de dentes, teria que ser tipo 40 por 126, o que daria 3,15, muito proximo a relação original.