PDA

Ver Versão Completa : alcool hidratado X alcool anidro



sandro_ventania
08-06-08, 23:23
Olá pessoal,

Sei que aqui tem muita gente que entende do assunto, muitos pilotos e mecanicos que fazem preparação, etc.
Tenho a seguinte duvida...
O alcool anidro é menos corrosivo ?
O alcool anidro dá melhor rendimento ou a diferença é imperceptivel, pois os 4% de agua do alcool hidratado não dá pra notar diferença?

agm2112
09-06-08, 08:24
Vc quer comprar alcool na farmácia ?

Até onde eu sei, somente alcool anidro é utilizado como combustível (pelo menos deveria ser).

FabricioFabuloso
09-06-08, 11:22
Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter agua (ou pelo menos quase nada de agua)... contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... o álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse agua ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustivel é o alcool hidratado... com certeza o anidro seria melhor mas o custo de produção do mesmo é bastante superior ao do alcool hidratado...

Abraços

sandro_ventania
10-06-08, 10:40
AGM2112 ...todo alcool do posto de combustivel não é anidro...ele é hidratado...isto é...contem aproximadamente 5% de agua. Alcool anidro é o usado na mistura da gasolina estabelecida pelo gosverno...acho que atualmente 25%.
Quanto a separação...creio que a porcentagem de agua é insuficiente para que aja separação...se assim não fosse, os carros flex seriam uma impossibilidade.

BuT
14-10-09, 10:28
ambos os alcools são anidro, porem um é hidratado e o outro não,


essa porcentagem de algua não causa separação mas acredito que ocorra algum problema...

Alan Ranieri
14-10-09, 11:43
ambos os alcools são anidro, porem um é hidratado e o outro não,


essa porcentagem de algua não causa separação mas acredito que ocorra algum problema...


Eita....

Anidro é uma denominação para compostos com teor de água menor que 1%.
Errado o álcool da bomba possui mais de 1% de água, portanto ele não é anidro. O álcool anidro nada mais é que um álcool hidratado tratado com cal virgem.

oliver2fast4u
15-10-09, 00:30
Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter agua (ou pelo menos quase nada de agua)... contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... o álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse agua ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustivel é o alcool hidratado... com certeza o anidro seria melhor mas o custo de produção do mesmo é bastante superior ao do alcool hidratado...

Abraços


bem, e o que fica escorrendo na boca dos escapes de muito carro por ai??? seria alcool mesmo??? ja que não vai agua na gasolina.

Alan Ranieri
15-10-09, 00:36
bem, e o que fica escorrendo na boca dos escapes de muito carro por ai??? seria alcool mesmo??? ja que não vai agua na gasolina.


So um detalhe a queima quimica do alcool tem como subproduto vapor de agua.

CH₃CH₂OH + 3 O₂ → 2 CO₂ + 3 H₂O + energia.

oliver2fast4u
15-10-09, 00:47
hummmm!!!! pelo menos alguem concorda comigo que tem agua nos escapes....

FabricioFabuloso
15-10-09, 01:09
ambos os alcools são anidro, porem um é hidratado e o outro não,


Perae, acho q vc se confundiu... Todo o processo de fabricação de alcool resulta em alcool hidratado... para se fazer o anidro ele passa por outro processo que retira a água... podendo ser esse usando um solvente ("catalisador") homegenio (mais comum, mais barato) ou heterogenio (tecnologia nova, ainda muito cara, pouco utilizada)

Abraços

ammanzoli
15-10-09, 01:32
nossa nao sabia isso tudo sobre alcoo .. mas afinal qual e da bomba .. e hidratado nao .. se e so tem 5% .. axo isso e oque deveria ter mas axo que nos posto ai tem muito mais axo que na faixa de 10 a 15% ;; pois so 5% nao faria aquele aguacero no escape .. quando vc acelera .. sai quase um litro de la .. e olha que o escape e quente a beça .. 5% axo que nem deveria sai no escape como agua e sim como vapor

Twister
15-10-09, 05:26
o alcool de posto é hidratado, eu ja usei alcool industrial na minha (que seria o anidro), a diferença de desempenho é absurda... se não fosse tão mais caro eu nunca mais teria abastecido alcool em posto...

aqui onde eu moro se ve nitidamente a diferença de desempenho da moto dependendo em que posto se abastece alcool, e na quantidade de agua no escape, ou seja, há mais que 5% de agua no alcool de posto...

cabra de brasilia
15-10-09, 09:21
O álcool da gasolina é anidro (puro) quer dizer foi introduzido nela puro.....só lá na frente é que foi incluído água na fórmula....mas o álcool no início entrou puro.....

O álcool hidratado (água na composição) é o álcool normal.......no caso do combustível com 4% de água........pois ficaria muito caro se inviável economicamente se fosse vendido puro.......já o álcool de farmácia na maioria tem mais de 30% de água.......

O aditivo que é colocado na gasolina aditivada é na proporção de 2,5L para cada 5.000L de gasolina.......antes o aditivo era inserido na gaolina só quando a mesma já estivesse no caminhão tanque......isso gerada muitas fraudes e acidentes pois o mesmo é altamente tóxico.......agora a distribuidora já recebe a gasolina aditivada da refinaria.......

Tqf2
15-10-09, 09:56
E o alcool isopropílico......???

allbass
15-10-09, 10:34
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. É também vastamente empregado na indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não-iônico muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos, detergentes enzimáticos etc.. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ou absorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Seus vapores tem efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, lavar com água em abundancia e procurar auxílio médico.


Uso ele muito pra limpar os componentes eletrônicos de computadores, principalmente as partes de ouro e cobre, que oxidam demais

jecastro
15-10-09, 12:50
o alcool de posto é hidratado, eu ja usei alcool industrial na minha (que seria o anidro), a diferença de desempenho é absurda... se não fosse tão mais caro eu nunca mais teria abastecido alcool em posto...

aqui onde eu moro se ve nitidamente a diferença de desempenho da moto dependendo em que posto se abastece alcool, e na quantidade de agua no escape, ou seja, há mais que 5% de agua no alcool de posto...

A água que sai no escapamento não é porque tem água no álcool e sim porque a queima do álcool etílico (H5C2OH)+oxigênio do ar (O2) produz Gás Carbonico (CO2) + vapor de água (H2O), como inicialmente o cano esta frio a água se condensa no cano, pode inclusive ocorrer com gasolina pura. Claro que se tiver água misturada no combustível a condensação será ainda maior.

agm2112
15-10-09, 12:55
A água que sai no escapamento não é porque tem água no álcool e sim porque a queima do álcool etílico (H5C2OH)+oxigênio do ar (O2) produz Gás Carbonico (CO2) + vapor de água (H2O), como inicialmente o cano esta frio a água se condensa no cano, pode inclusive ocorrer com gasolina pura. Claro que se tiver água misturada no combustível a condensação será ainda maior.


Isso também vale até para o GNV, onde 15% do gás é água. Com o motor frio sai uma fumaçeira q nem motor a alcool.

BuT
16-10-09, 11:46
tenho um alcoometro, com escala Gay Lussac (0 a 100%) sempre compro alcool em garrafa nos postos para testa-los, nunca encontrei nenhum inferior a 96% cheguei a pegar com 97% assim tendo 4 e 3% respectivamente de agua em sua composic~ao, outro detalhe que n~ao foi dito 'e sobre as impurezas no alcool de posto, muitos tanques de postos j'a estao corroidos pelo alcool, jogando sujeira no alcool!

Alan Ranieri
16-10-09, 11:54
Isso também vale até para o GNV, onde 15% do gás é água. Com o motor frio sai uma fumaçeira q nem motor a alcool.


A propria queima do CH4 não libera agua também?

allbass
17-10-09, 09:11
(...)muitos tanques de postos j'a estao corroidos pelo alcool, jogando sujeira no alcool!


Pelo menos aqui na minha cidade TODOS os postos foram obrigados a trocar os tanques, por uns azuis, devem ser de plastico ou fibra. Um inclusive ficou fechado por mais de 4 meses...tamanha era a multa....

cassula
17-10-09, 11:05
A propria queima do CH4 não libera agua também?



a queima de qualquer hidrocarboneto (substância que contém apenas hidrogenio e carbono) produz gas carbonico e água. se há oxigenio na composição, ele apenas se combinara na formação da agua e do CO2 também. no caso da gasolina, há também teores de nxofre, que formam SO2, e é pelo fato do etanol não ter quase nada de nxofre que o chamam de combustivel 'limpo'. limpo não é, mas é mais limpo que a gasolina, pois os subprodutos da sua queima podem ser reincorporados à materia organica por fotossintese. os subprodutos da queima da gasolina não.

pistão
18-10-09, 00:41
a queima de qualquer hidrocarboneto (substância que contém apenas hidrogenio e carbono) produz gas carbonico e água. se há oxigenio na composição, ele apenas se combinara na formação da agua e do CO2 também. no caso da gasolina, há também teores de nxofre, que formam SO2, e é pelo fato do etanol não ter quase nada de nxofre que o chamam de combustivel 'limpo'. limpo não é, mas é mais limpo que a gasolina, pois os subprodutos da sua queima podem ser reincorporados à materia organica por fotossintese. os subprodutos da queima da gasolina não.


continuando o assunto o alcool é chamdo combictibvel limpo principalmente...
porque para o crescimento da cana que produz o alcool tem que absorver muito co2 o que supera o co2 que é lançado pela queima do mesmo, isto considerando todos os fatores de produção! como maquinas e equipamentos agricolas, afinal o alcool tem uma infima parte de todo o co2 absorvido pala cana, vcs já viram quanto bagaço sobra para poder produzir apenas um litro de alcool? e todo este bagaço é constituido de carbono, fora folhas e raizes