PDA

Ver Versão Completa : CG 125 Today



renanperim
09-06-08, 12:48
Boa tarde aos amigos do forum!

Moro no interior de SP e sou um fã das motos consideradas pequenas e ultimamente venho pensando em fazer algo que sempre quiz, ou seja, comprar uma CG 125 Today e "reformá-la", de maneira a tentar deixa-la o mais semelhante ao original possível, sem investir demais e tambem sem pressa de terminar o projeto.
Gostaria de opniões de quem puder ajudar.
A idéia era comprar uma acima de 91, que sofreram alterações nos motores e já tem CDI.
O modelo que mais gostei foi as de 94, pretas.
Mas tb gostei muito da vermelha(não a com azul, a outra).
Será um projeto dificil e muito caro?
Anh sim, não pretendo usa-lá todo dia para trabalhar por ex. Pois quase sempre preciso de meu carro por questões de espaço mesmo.

tom crazy
09-06-08, 13:16
Eu acho legal isso, se vc tiver espaço, tempo e dinheiro vai fundo.
Não faço nem idéia de quanto vc vai gastar, vai depender muito do estado geral da moto que vc comprar. É uma coisa que eu quero fazer futuramente, comprar uma antiguinha e reformar inteira, minha idéia era uma turuninha dos primeiros modelos, queria deixar quase toda original, digo quase toda pq a idéia era deixar a aparencia original mais com um motor da strada ]:). Típica pega bobo.

DOUGLAS 00
09-06-08, 13:26
Meu amigo tem uma 94 vermelha. Bem fácil de reformar, pois vc ainda encontra todas as peças. É uma boa opção sim , e dentro de alguns anos vai se tornar uma clássica.

Tente pegar a mais inteira possível, e atente aos pequenos detalhes, tipo farol original honda, painel, piscas, etc...

Christian
09-06-08, 13:31
Eu tive uma exatamente 94 vermelha com os adesivos roxos.
Sinto saudades até hoje. :#
Só me encomodei com ela mas foi legal.
Ainda pego uma dessas para deixar ao meu gosto um dia.

Quanto à valores acho que com uns R$3000,00 tu deixa ela novinha, original e impecável.

Stone
09-06-08, 13:34
isso é muito massa de se fazer, mas pega uma ML, na minha opinião é mais massa
dá uma espiada na minha:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=15528.0
gastei cerca de R$ 1200 na reforma, mas ainda falta o painel

renanperim
09-06-08, 13:42
Stone: Voce pagou apenas 1500 nela e 1200 na reforma?
Mas no caso voce que fez tudo correto?

Eu não manjo nada de mecânica, no meu caso eu vou ter que bancar tudo mesmo(mas nao tenho pressa de deixa-la 100%).
To lendo devagar o topico da sua ML, mas ate agora ficou EXELENTE, parabens mesmo!
Exelente trabalho.
Eu so tenho medo desse esquema da moto nao ter CDI

Stone
09-06-08, 13:46
oh cara, nada haver, qualquer coisa compra um kit e passa ela pra CDI :OK:

renanperim
09-06-08, 13:50
oh cara, nada haver, qualquer coisa compra um kit e passa ela pra CDI :OK:


E quanto sai +/-?
A idéia da ML é realmente muito boa!

Mas a today seria um pouco mais tranquilo a reforma não seria?
Até para encontrar a moto, principalmente.

Stone
09-06-08, 13:54
sim, isso sim, mas muitas peças são as mesmas acha sem muitas dificuldades, o ruim é painel, o resto se acha fácil
e o kit não me lembro direito, mas tem por R$ 35,00, o que eu coloquei na minha foi de uma marca melhor e um pouco mais caro

ammanzoli
09-06-08, 13:57
bacana isso ...

a gora fica dificil saber quanto gasta... pois sao peças antigas e cada lugar vai tar um preço ... ai ja viu... mas axo tb que vc deveria investir numa ML e muito mais massa alem do freio a disco e o cromado do paralama dianteiro e o painel completo

a um tempo atraz quando meu pai tinha uma ML ele gastou uns 70 reais para colocar CDI ... mas isso em 2000 a 2002 eu axo

renanperim
09-06-08, 14:08
Eu pensava que o CDI fosse caro, mas pelo jeito é barato!
Do mesmo jeito vale para as Today abaixo de 91 então?

Agora fiquei na dúvida em! huaehuaheua

Mas é bem complicado mesmo achar uma ML em estado razoavel(pra falar a verdade até em estado ruim é dificil).

Pesquisei rapidamente o preço e vi algumas(today), as melhores(aparentemente, nao me atentei aos detalhes que o amigo de cima disse) e estao por volta dos 2.000,00(ou seja, da para levar para casa por menos).
Mas quando se é leigo em mecânica como eu é sempre mais difícil.
O painel das 2 motos são tão difíceis de encontrar? Pois não encontrei nenhum em estado bom, sempre bem "estragados pelo tempo".

Diego.fcs
09-06-08, 14:22
Cara, eu tava com a mesma idéia uns tempos atrás, pesquisei ML, Turuna, Today, Rx, RD, Bolinha... A que mais achei e que me agradou foi ML e Bolinha, só que ML tava bem mais cara e acabei pegando uma bolinha. Creio que com uns 2000 vc restaura para fazer tudo nela, tanto ML quanto Bolinha, today...

Qualquer coisa dá uma olhada na minha pra vc ter uma noção: http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=15573.0

Abraço!

renanperim
09-06-08, 16:04
Diego: Sua bolinho ficou show mesmo!
Parece nova!
Deve ter dado um trabalho muito grande.
A bolinha tb é uma boa, o problema é que cai na mesma, as peças não são fáceis de encontrar.
Ou é a today que é "facil" demais?

Diego.fcs
09-06-08, 16:19
É que today tem muita peça paralela, peças de motor vc acha de qualquer modelo na honda, a today é mais fácil de achar peças, mas a maioria é paralela. No fim vai acabar saindo tudo o mesmo preço, uma bolinha, ml, turuna pode ser mais caro os emblemas, retrovisores, acabamentos em geral, na today é mais fácil, é só adesivo e tal. Mas como é restauração eu pegaria uma bolinha, turuna ou ml. Yamaha eu pegaria uma Rx, só que é mais difícil de achar peças.

É só ter paciência e fazer com calma, tem hora que é foda mesmo, mas aos poucos vai conseguindo as coisas...

Diego.fcs
09-06-08, 16:22
CG quadrada tenho visto umas bem zeradona, acho legal, vi uma preta impecável com motor da turuna com freio a disco dianteiro, fica show também...

ammanzoli
09-06-08, 16:24
É que today tem muita peça paralela, peças de motor vc acha de qualquer modelo na honda, a today é mais fácil de achar peças, mas a maioria é paralela. No fim vai acabar saindo tudo o mesmo preço, uma bolinha, ml, turuna pode ser mais caro os emblemas, retrovisores, acabamentos em geral, na today é mais fácil, é só adesivo e tal. Mas como é restauração eu pegaria uma bolinha, turuna ou ml. Yamaha eu pegaria uma Rx, só que é mais difícil de achar peças.

É só ter paciência e fazer com calma, tem hora que é foda mesmo, mas aos poucos vai conseguindo as coisas...


realmente muita paciencia r :drool: :drool:

Stone
09-06-08, 16:36
bem, vc pode comprar a moto e ver o que precisa de peças, aí vc vai comprando as peças e guardando, quando tiver tudo vc guarda uma grana e manda fazer tudo de uma vez

Diego.fcs
09-06-08, 16:41
bem, vc pode comprar a moto e ver o que precisa de peças, aí vc vai comprando as peças e guardando, quando tiver tudo vc guarda uma grana e manda fazer tudo de uma vez


Exato! Tudo de uma vez é melhor, mais seguro e mais barato. Enquanto faz o motor vc pinta o quadro (se precisar) aí depois é só ir colocando as peças no quadro...

renanperim
09-06-08, 16:47
Stone e Diego vocês tem toda a razão mesmo!
Além de sair mais barato a mão de obra ela fica "pronta" de uma vez.
E com a moto comprada a motivação de terminar tudo logo é outra!
Obrigado pelas dicas.

Uma duvida: Fazer o motor é muito caro?

Diego.fcs
09-06-08, 16:50
Fazer o motor de uma cg é bem barato, tanto faz se é ml, bolinha, today... eu paguei uns 200 e poucos. Troquei pistão, anéis...

Stone
09-06-08, 16:58
na minha Ml eu gastei R$ 56,00 kit pistão e anéis ( metal leve e kofap, marcas muito boas) + R$ 15,00 retífica mais R$ 3,00 juntas, mão de obra tudo eu mesmo faço, total de R$ 74,00
aí se precisar trocar a biela é uns 50 mangos a biela (Paralela) e R$ 15,00 a retífica
cabeçote: uns 25 cada válvula (metal leve), 12 cada guia (oroginal honda), uns 12 os retentores (paralelos) e 50 a retífica (troca das guias, e assentamento de válvulas e montagem das mesmas)

só lembrando que isso é sem a mão de obra de desmontar e montar

ammanzoli
09-06-08, 20:41
ate que nao fica cara para fazer o motor inteiro :) :)

gustavo duarte
09-06-08, 20:44
Vou arrumar o motor da minha titan 95 que ta fumando parte de cima e parte de baixo que praticamente é o mesmo motor da today.Esse preço é aqui no interior de minas mas com certeza em outras cidades é mais barato eu acho.
1-Kit cilindro,pistão, anel medida standart original 178,00
2-Retentor de valvuals original 44,00
3-Jogo de juntas original 13,20
4-Rolamentos do virabrequim original 82,00
5-Mão de obra 110,00
6-Embreagem nova original 55,00
Total:482,20
Esse valor com peças originais,eu acho que vale a pena ja que o motor da minha é virgem ,rodou 13 anos. :clap:
Ja que vc pretende reformar para ficar com ela talvez deva investir em peças originais.Flw

renanperim
10-06-08, 08:16
Agradeço a todos pelo esclarecimento!
Eu estava pensando que ia beirar os 800 reais, mas vai ser bem menos.
E com certeza compensa fazer o motor caso precise.
Um ponto importante.
No caso da Today 94, o simbolo da CG no tanque é pintado, correto?
Ou seja, caso não esteje com uma boa pintura oq eu posso fazer(mandar fazer)?

Stone
10-06-08, 08:22
aquilo no tanque é adesivo com verniz por cima ;)

Christian
10-06-08, 08:24
O bom é quando for reformar mandar envernizar todos os plásticos.
Assim a pintura dura muito mais e fica bem mais bonita.

Diego.fcs
10-06-08, 10:09
O esquema dessas motos com adesivo é o seguinte, vc manda pra um cara bom de pintura e fala pra ele meter removedor em tudo, deixar tudo 100% bem lixado, aí passa o fundo, pinta e depois cola os adesivos, tem que colar bem certo, aí depois vc manda ele passar o verniz pra finalizar. Só num deixa o tanque muito tempo parado senão ele vai enferrujar muito por dentro porq os caras deixam vazio com um papel tampando a boca, pode até furar o tanque.

O quadro mesma coisa, se a pintura e soldas não estiver bom, mete removedor em tudo pra vc ver se tem ferrugem e solda estourada.

renanperim
10-06-08, 10:42
Valeu mesmo pelos toques dos adesivos!
É que eu procurei os adesivos da 94 por ex. e não achei o simbolo "CG" apenas as faixas.
Vou procurar alguem que trampe com isso aqui da região de: Campinas, Americana, Piracicaba.
Obrigado mesmo, já me deu um grande caminho para a reforma.
Não intendi essa do tanque, você diz que assim que ele finalizar o trabalho tem que meter gasolina nele denovo?

Diego.fcs
10-06-08, 10:47
A minha o cara enrolou muito para pintar, e aí o tanque fica vazio e como num tem proteção e é antigo, ele enferruja todo, fala pro cara num demorar muito para pintar, e depois que pintar, passa um ar nele, pra tirar toda a poeira, e pode colocar um pouco de gasolina mesmo, se num for instalar logo, tampa bem ele, o bocal e a saída da torneirinha, e coloque um pouco de gasolina e sempre dê umas agitadas pra ir gasolina pra todo o interior.

Stone
10-06-08, 12:40
coloca dentro do tanque óleo com gasolina, assim não vai enferrujar, depois é só lavar com gasolina

renanperim
10-06-08, 12:51
Que tipo de óleo?

Obrigado pelos avisos! Com certeza seria um erro que eu iria cometer!
Estou cada vez mais animado com a idéia da reformar, já estou em busca das motinhas nos jornais da cidade.

Stone
10-06-08, 13:02
óleo de motor mesmo

Diego.fcs
10-06-08, 13:57
Num fique preso somente no modelo da Today, veja umas quadradinhas, bolinha, ML e vá ver as motos, se tivé boa com um preço bom vc pega. No começo é meio chato que vc só gasta e só vê um monte de peças, mas na hora que monta e vc vai testando é muito prazeroso.

renanperim
10-06-08, 16:08
Stone: não conhecia essa, vlw!

Vou olhar bem o mercado sim!
Achei algumas ML no jornal tb, vou aproveitar minhas ferias que estão chegando para olhar bem, pesquisar e me decidir.

Stone
10-06-08, 18:17
vai de ML :G

renanperim
11-06-08, 08:17
vai de ML :G


hehuaehuae
Achei 2 por aqui, ambas vermelhas e por volta dos 1.500 reais
Não pude ir conferir o estado mas certamente irei ver sim.
Vlww

Guilherme Mcnasty
11-06-08, 09:53
É mais fácil achar ml ruim do que today ruim, lembre-se disso, apesar de que pelo ano em geral vc achará motos debulhadas. É bom que vc conheça mecânica ou um bom mecânico que te faça sem pressa e no capricho, senão vai ser dor de cabeça e insatisfação. Vc sabe mecher em motos? se não tem muita noção não recomendo vc comprar uma velhinha, pois ela sempre precisará de ajustes até que vc chegue a um bom resultado, e mesmo que vc tenha um bom mecânico ele não estará sempre por perto qdo surgirem os imprevistos

renanperim
11-06-08, 10:23
Esse é um dos motivos de eu pensar mais na Today, por poder encontrar algumas "menos ferradas".
Eu não tenho conhecimento nenhum de mecânica, pretendo reformar sem pressa, mas tb não quero adquirir um "ferro velho", que precisa alem de reformar fazer uma mecânica completa, ou aquelas que se quer tem condições de andar.
Minha idéia é mesmo selecionar uma em melhor estado(mesmo que custe mais) para fazer oq imagino.
A moto não será meu transporte para trabalho(claro que as vezes pode surgir uma excessão), principalmente agora no frio! aeuaeuheuae
A idéia seria a principio adquirir a moto, fazer uma revisão para avaliar a mecânica e tudo mais, trocar o que precisar para deixar essa parte já melhorada, pq se precisar usar a moto um dia ou outra ela possa estar a disposição.
Pq uma casa que tem 2 carros, 2 motos e 4 motoristas(apenas 2 de moto) sempre da zica! uaehuaehaehu

Diego.fcs
11-06-08, 11:35
Eu peguei a minha por gosto e também pela satisfação de restaurar, pretendia dar um trato na mecânica só e usar pra valer a moto, estimei em uns 800, só que acabei gastando no mínimo o dobro disso porq fui me empolgando e queria que ela ficasse cada vez melhor, porq vc compra peça nova e num quer colocar uma velha do lado, e vai indo assim. Dos modelos que vc tá querendo (honda 125cc) creio que não terá problemas com mecânica, mas é como o Guilherme falou, vai pesquisando pra vc num ter muita dor de cabeça.

Se vc for encarar mesmo, eu acho melhor vc pegar um modelo mais valorizado, bolinha, ml ou turuna, a today vc vai gastar o mesmo tanto só que num vai ter o mesmo valor e também EU acho que as mais antiguinhas são mais bonitas.

Ache um mecânico que goste de mexer com as antigas.

renanperim
11-06-08, 13:04
Obrigado pelos conselhos!
Eu realmente ainda não me decidi, acho que essa decisão vai ser tomada realmente na hora de olhar as motos.
A principio ainda penso na today, mas é verdade que os gastos serão bem parecidos e ela vai continuar valendo a mesma coisa(ou seja, pouco)
Eu vou conversar com os kras das 2 oficinas perto de minha casa para ver o que o mecânico diz(ambos são de confiança, mas eu ainda prefiro o local maior que ja esta la a mais de 15 anos e se precisar não é um local com apenas 1 mecânico)

Stone
11-06-08, 13:17
só lembrando que as vez onde tem apenas 1 mecânico é melhor que os lugares grandes, que muitas vez tem 1 mecânico e 5 mexânico ;)

renanperim
11-06-08, 13:30
Não tem jeito, sempre vai ter as excessões neh!
Por mais confiável que ele possa ser sempre pode dar alguma zica.
Vou fazer uma visita a cada um deles e decidir para quem eu vou deixar na mão.

renanperim
12-06-08, 16:05
A relação da today é a mesma da titan(125 obv)?

Diego.fcs
16-06-08, 14:56
Acho que sim 15x43 eu acho... Mas isso é o de menos.

renanperim
16-06-08, 15:03
Encontrei uma ML interessante aqui:
http://www.carroamericana.com.br/2006/busca.inc.php?REVENDA=2062&EXTERNO=1
Desculpe, nao consegui pegar o link dela sozinha.
O preço esta um pouco salgado, mas imagino que seja negociável e tal, mas ela nao esta muito original(ou quase nada).

Christian
16-06-08, 15:23
Não achei a foto. :(

renanperim
16-06-08, 15:32
Da um Control F e procura por ML, clica em cima que aparece as fotos e etc.

Christian
16-06-08, 16:45
Opa agora sim.
Essas MLs cor vinho são as mais bonitas.
Só tem que ver de perto par ver se está boa.
Acho que se estiver +/- o preço já está bom.
Depois é só pegar e fazer igual o Diego. :OK:

EDIT: Aquele escapamento ali... :NOOK: :NOOK: :NOOK:

renanperim
16-06-08, 17:18
EDIT: Aquele escapamento ali... :NOOK: :NOOK: :NOOK:


Entao que escapamento horrivel é aquele?
Ele é oq, barulhento? :stop:

Christian
16-06-08, 17:23
Feio, barulhento e feio. :drool:
Acho que é da Pro Tork o escapamento.
Tem um ronco muito alto e estalado... não gostei. :NOOK:

Coloca um original (se tu comprar a moto claro) que é mais vantagem.
Tu tem como ver a moto pessoalmente?

renanperim
16-06-08, 17:31
Coloca um original (se tu comprar a moto claro) que é mais vantagem.
Tu tem como ver a moto pessoalmente?

Com certeza, entao alem de feio ele é barulhento! ahuaeaeuaehae
Sim, não fica muito longe do meu trampo e eu conheço os donos da loja, mas nao conheço os vendedores.
Farei uma visita a eles assim que possível.
Vou ver oq tem de original nela ainda, aeahehheuae

Diego.fcs
16-06-08, 17:48
Interessante essa ML, o preço dela tá abaixo do que está aki, aki é próximo de 3.000. Veja ela de perto, num vai ser uma maravilha pois ela já tem 20 anos, com certeza a suspensão não estará muito boa, freios também, motor deve tá meia boca, mas se vc quer para restauração ela está boa, veja se tem o painel original funcionando e também emblemas bons, se tivé o painel, carburador, emblemas já tá de bom tamanho. O resto acha fácil. A pintura dela não parece ser original, é um vinho acho que mais escuro e metálico. Esse escape vai ser a primeira coisa que vc vai tirar, nem se for pra eu ir aí tirar pra vc e jogar fora! :lol: