PDA

Ver Versão Completa : Deslocamento de ar que os caminhoes provocam



Lagartixxa
12-06-08, 14:26
agora toda noite eu volto da faculdade pela estrada e como sempre com muitos caminhoes e caminhoneiros irresponsaveis, o que tem me chamado muito a atencao é o deslocamento de ar que esses caminhoes provocam qndo tao ultrapassando agente, tem hr a q Fazer ate balanca.

Mas um caminhao que me chamo bastante atencao e q eu nunca tinha visto passar por mim foi um caminhao Volks Constellation(desses novos) qndo ele passa ele joga uma rajada de vento muito forte pro lado, deu ate medo qndo ele passo do meu lado, deslocando o ar com muita força.

vcs tbm ja tiveram problemas com caminhao passando por vcs e deslocando muito ar?

agm2112
12-06-08, 14:31
Tem hora que a Fazer balança ? Até os carros balançam ! :Q

Pra ultrapassar eles quando estão com boa velocidade tb é difícil ... uma mega-corrente de ar.

Furious VIPER
12-06-08, 14:34
Já levei cada cagaaaaço!
Do nada tu tá andando na boa e passa akele caminhaozão acima de 120km/h... tá loco... nao dá pra ver nem ouvir nada antes... é só na hora do susto!

Ovelha Negra
12-06-08, 14:44
Amigos,

divertido mesmo é descendo a serra, quando você escuta o cantar dos pneus e olha no retrovisor e vê ele chegando na banguela, é só aquele frio na espinha até ele passar...a bem mais que a velocidade limite na serra.

Movimento mais interessante é na Serra do Azeite (BR116) e Na chegada a Itajaí pela BR101.

É nestas hora que a gente vê como se é pequeno...
http://www.ovelhanegra.com.br/MotoRoad/images/MotoRoad001.jpg
Abraços,

Ovelha

danielpaiva
12-06-08, 17:26
Ja cara..tanto com onibus quanto com caminhão..!!

me assustei pra caramba quando passou...(ou até quando eu vou ultrapassar)...mto foda

alley.angelo
12-06-08, 17:39
quando estou na Br e vejo um caminhão ou carreta vindo no sentido contrario, diminuo a velocidade e vou pro acostamento pra tentar evitar um pouco essa vento.

TorteX
12-06-08, 18:04
Um amigo do meu pai, de cbr 450, caiu com o vento ao passar um caminhão do lado...
Eu pego estrada todo dia...quando passa caminhão da umas rajada de vento que taca até a cabeça pra tras...até assusta...

hedertone
12-06-08, 18:13
Uma vez eu no maior vacilo vim com a viseira aberta, quando passou o caminhão em sentido contrário a minha cabeça vou para traz... quase cai...

jaba
12-06-08, 18:27
pior foi uma vez q eu fui pra praia pela regis bitencurt
acompanhando um amigo maluco meu com uma today
e a gente ficou entre 2 caminhoes
naquele momento acho q nao passava uma agulha no meu c.. kkkk

hedertone
12-06-08, 18:55
pior foi uma vez q eu fui pra praia pela regis bitencurt
acompanhando um amigo maluco meu com uma today
e a gente ficou entre 2 caminhoes
naquele momento acho q nao passava uma agulha no meu c.. kkkk
nem azeite doce?? :s

Velho, entre caminhões até de carro eu fico com medo...

Beto
12-06-08, 20:43
capacete com viseira levantada , a correia bem frouxa.......dois caminhões em sentido oposto , no maior gás . E o degas entre eles , resultado o capacete suibiu sobre meus olhos , num segundo vi a viola (eu) em cacos, ña sabia se parava,se tentava abaixar o capacete ou se jogava ele pra tras . Um momento q ñ quero pra ninguem......agora só viseira abaixada, e a tira bem presa.......... :# Beto

moisespatriarca
12-06-08, 20:56
Mas um caminhao que me chamo bastante atencao e q eu nunca tinha visto passar por mim foi um caminhao Volks Constellation(desses novos) qndo ele passa ele joga uma rajada de vento muito forte pro lado, deu ate medo qndo ele passo do meu lado, deslocando o ar com muita força.



Deve ser do intercooler do caminhão, funciona como se fosse um turbo, a entrada e saída de ar dele é violenta, parece um super aspirador de pó!!!!

Muito cuidado com esses caminhões, só ultrapassem se tiverem certeza de que o motorista estiver vendo você, nem que tiver que buzinar ou jogar farol, a visibilidade deles com objtos pequenos (motos) é muito deficiente, e sempre tome distância ao ultrpassar e/ou ser ultrapassado!!!!
Abraço!!!

César
12-06-08, 21:25
Eu quaqualho bem nessa situação fico imaginando como seria passar por essa mesma situação com uma 750f por exemplo que é pesadona será que balança?

Furious VIPER
12-06-08, 21:26
Eu quaqualho bem nessa situação fico imaginando como seria passar por essa mesma situação com uma 750f por exemplo que é pesadona será que balança?

balança sim....até os carros balançam!!

moisespatriarca
12-06-08, 21:27
Na verdade não muito, devido ao peso e centro de gravidade mais baixo, ela quase não sente, QUASE, muito menos que uma moto pequena!!! E por ela ser carenada, a aerodinâmica dela a protege dessas intercorrências!!!

Abraço!!!

César
13-06-08, 09:26
Decidi então! Quero uma 750F zero! :OK:

Joey Ramone
13-06-08, 21:26
Pego rodovia direto, e realmente p/ quem ñ ta acostumado é foda. Balança bastante, e em aproximações p/ ultrapassagens é perigoso, ao entrar no vacuo de um caminhão ou onibus a velocidade aumenta de repente, se bobear já era. Se não fosse tão perigoso seria uma forma de manter uma velocidade maior c/ a pequena...

A Xtz sofria mais nesse ponto, a strada é mais firme. (acredito que pelo peso / altura)...

moisespatriarca
13-06-08, 21:38
A strada tem uma semi carenagem também né, e é mais baixa? e a XTZ é mais alta,
funciona mais ou menos assim, imagine a XTZ mesmo, com aquelas aberturas e passagem de ar na área do motor, onde tem mais massa, aquilo faz com que o vácuo puxe o ar entre os espaços, já a carenada não tem esse problema pois não tem por onde o ar passar na área do motor onde tem mais "massa" a ser puxada!!! mais ou menos de atravessando o ar na moto :OK:
por aí, é um pouquinho de física e aerodinâmica!!!
Abraço!!!

Christian
13-06-08, 21:41
A Strada né carenada não fi.
Mas a XTZ com seu peso pena deve passar apuros nessas situações mesmo.
Quanto mais pesada a moto melhor para essa situação (eu acho).

Mas não adianta, como os amigos falaram até os carros balançam. :s

moisespatriarca
13-06-08, 21:45
Desculpa aí papi!!! :P
balançam sim, mas o efeito de sucção nas motos carenadas é menor!!!!

otto
13-06-08, 22:02
a impressao q da eh q vc ta viajando contra o vento e quando o caminhao emparelha do seu lado ele corta o vento e tu acaba sendo puxado pelo vacuo q ele esta fazendo, algo assim..
mas susto mesmo eu levo eh com esses "jaspion" q andam em motona e passam por vc com velocidade alta (180.. 200..) e ateh mais q isso.. e dao akele berro de motor na tua orelha.. cara, eu levo cada susto.. a gente nem ve eles chegar pelo espelho haeuaheaueh
:lol:

Joey Ramone
13-06-08, 22:26
A strada ñ é carenada mesmo ñ... O que mais senti diferença da xtz p/ ela é isso, o peso maior e centro de gravidade mais baixo, a xtz é muito mais alta. Motor que é uma beleza, p/ quem tava acostumado a enrolar o cabo na rodovia quase todo dia, agora ando na mesma velocidade c/ motor em baixa... Só sinto falta de passar nas lombadas sem reduzir a velocidade ]:)

He he he, esses "jaspions" são foda mesmo. Principalmente a noite quando chegam com farol xenon cegando td mundo, vc só entende que aquele clarão azul que ofuscava td era uma moto, depois que ela te passa....
Esses tempos um kra veio c/ motão me passando, aí teve que segurar pq um carro entrou na frente... Emparelhou do meu lado, olhou eu na xtz d peito aberto contra o vento, 90 km/h no maximo da motinha, qdo livrou o caminho, fez um sinal d positivo p/ mim e arrancou como quem se distancia de um objeto parado.... :G

dvd
14-06-08, 01:08
Essas rajadas de ar são foda mesmo...a moto balança mais que corda bamba...ja passei uns apuros tbm e os sustos? nem se fala...

chrespim
14-06-08, 02:47
É pessoal, sempre que viajo passo por situações assim, aqui não temos muito serras, até hoje só passei por uma...mas os caminhões são um terror, aqui o mais comum são caminhões de boi... super motos nem tanto... mas o que mais assusta por esta região são as pickups dos playboy fazendeiros, estas sim passam voando e dão um susto!!

Rodrigo_Alves
14-06-08, 15:46
Nunca sofri com o descolamento de ar provocados por caminhões, e olha que pego muita auto-estrada. Os caminhões de hoje possuem design aerodinâmico para economizar combustível e praticamente desviam o ar "cortado" pelo veículo para as laterais e para cima; não é a toa que eles são chamados de "Reis da Estrada".

Este foi um dos motivos para não pegar a Biz 125 e a Burgman 125. Estas motos balançam muito até com ônibus em avenidas como a Marginal Tietê. E tem muita gente que viaja entre cidades de Biz e comenta que a moto balança muito quando passa um caminhão ao lado.

OptimusLeo
14-06-08, 16:13
Eu so enrolo mais o cabo e paso eles :G

Lagartixxa
14-06-08, 16:16
Os caminhões de hoje possuem design aerodinâmico para economizar combustível e praticamente desviam o ar "cortado" pelo veículo para as laterais e para cima; não é a toa que eles são chamados de "Reis da Estrada".



é esse mesmo que faz medo na turma

ammanzoli
14-06-08, 16:30
realmente e muito forte o deslocamento... ja ouvi caso de cara sair da estrada por causa disso

o negocio mesmo e fica sempre esperto e de punho forte na motoca

exfof
14-06-08, 23:11
ja ouvi casos de pessoa morre por isso, cai na estrada e vira massa de pizza :NOOK:

chrespim
15-06-08, 00:35
Eu so enrolo mais o cabo e paso eles :G


Pô Optimus, não precisa tirar né :s , :lol: :lol: :lol:

Richard
16-06-08, 08:15
Eu so enrolo mais o cabo e paso eles :G


Faço o mesmo...ahhehahhea...


Mas aprendi o seguinte em estrada...

Quando vejo um caminhão ou onibus vindo na direção contraria a minha, em vias de mão duplas, eu sempre me distancio da faixa central e vou para perto da faixa de acostamento, pois isso ameniza um pouco se eu pegar vento... Por sorte, como a CB eh bem pesada, não sofro com isso...

Mas em moto pequena isso realmente eh um perigo...

hardmen
16-06-08, 13:04
O dia que vocês sentirem o deslocamento de ar que eu tive a infelicidade de sentir (o caminhão descendo igual um F1 e você subindo igual uma tartaruga) que a moto só faltou "shimmar" o guidom, aí sim vão ficar assustados...

Abraços...

Diego.fcs
17-06-08, 10:51
É complicado, de bolinha então, por aki tem bastante vento (arapongas/apucarana) o complicado é quando tem muito vento lateral e vc vai ultrapassar uma carreta, vc entra no vácuo e fica tudo tremendo, a hora que vc passa o caminhão vem o vento lateral novamente ao mesmo tempo que vc sai do vácuo, parece que deram um soco em vc, já quase cai assim...

TorteX
17-06-08, 15:21
Duro que eu passo em uma estrada todo dia que tem plantação de cana ao lado, vish quando passa os treminhões do lado, eles descendo e eu subindo, da cada rajada de vento...

ammanzoli
17-06-08, 16:28
mas o pior vento mesmo e aquele que vem de lado... pelo menos eu axo.. aqui como e city litoranea as vezes vc esta na AV beira mar .. e vem aquela rajada de vendo que vc vai parar la na outra faixa.. isso quando nao da a impressao que a moto esta querendo desgruda do chao... axo muito pior que o vendo que a gente pega de frente

Lagartixxa
17-06-08, 17:31
Por sorte, como a CB eh bem pesada, não sofro com isso...


nao sofre tanto neh... meu velho tem um CB450 e vez ou outra que ia pra facul com ela e voltava pela BR eu tbm passava uns aperto com as rajadas de vento

claro é q bem menos q numa moto pequena, mas ainda sim ela da uma balancada

Joey Ramone
17-06-08, 18:12
Vento lateral é foda mesmo... Daqui de apucarana p/ arapongas tem um bom trecho de rodovia com campo aberto dos dois lados, só plantações mesmo, terrenos vazios. Quando pega p/ ventar é complicado, se bobear muda de faixa sem ver

O pior é p/ ultrapassar um caminhão ou qdo ele te ultrapassa, alem de balançar td qdo vc ta no vacuo dele, qdo ta do lado dele o vento lateral some, e pega de uma vez qdo sai da direção do caminhão, tem que ficar preparado pq balança muito mesmo. Na Strada vai melhor, com a XTZ era bem mais "emocionante" esse tipo de situação, balançava bem mais :-/