PDA

Ver Versão Completa : Teste de compressão em motos - Sem abrir o motor



sucupira
12-06-08, 15:16
Pessoal,
Alguém sabe como testar a compressão do motor de uma moto, sem precisar abrí-lo? Sei que é possível realizar com um medidor e tal.

Sei que para carros, basta você parar o carro em um declive, engatar uma marcha alta (Ex:. 3° Marcha), soltar o freio de mão. O Carro não deverá descer nada, caso desça há algum problema de compressão. Lógico que este teste deverá ser realizado com o motor quente.

Abraços,

Lagartixxa
12-06-08, 15:28
nunca ouvi falar disso... pra mim teste de compressao so era possivel com o tal equipamente que mede isso

cabra de brasilia
12-06-08, 15:30
Cara nos manuais de manutenção a diferença entre normal e baixa na medição da compressão é de 0,00000000...... alguma coisa cê acha que esse teste da banguela é confiável mesmo.....

Stone
12-06-08, 15:34
isso é furada, se for um morro mais em pé ou menos já vai fazer um zilhão de diferença
pra medir a compressão tem que ter um compressímetro, que se rosqueia no lugar da vela

jecastro
12-06-08, 15:37
Tem que colocar um medidor de pressão no lugar da vela e girar o motor, a questão é, como é este medidor? e como se deve girar o motor?

cabra de brasilia
12-06-08, 15:41
Tem que colocar um medidor de pressão no lugar da vela e girar o motor, a questão é, como é este medidor? e como se deve girar o motor?


O danado vem com um chicote elétrico que você pluga na partida e fica dando start com o botão do compressometro e ele faz o motor girar....já nas partida a pedal não sei o procedimento.......


http://www.vimafer.com/catalogo/zeca362.gif

jako
12-06-08, 15:55
Pelo que sei só com compressímetro mesmo...

Guilherme Mcnasty
12-06-08, 16:37
Esse é o aparelho, em todos os casos vc tem que girar o motor até o ponteiro se estabilizar. Nas motos com partida a pedal o jeito é pedalar um monte e rápido até q o ponteiro se estabilize. Dá uma canseira e fica mais fácil se vc tiver uma pessoa pra pedalar e outra pra ler o ponteiro.
Agora sucupira esse teste em carros é totalmente impreciso, tem zilhões de leis físicas que irão alterar esse teste(massa, inclinação, atrito, relação etc). Nada a ver.

anderpp
12-06-08, 18:43
existe esse metodo para medir a taxa... e vc pode comparar com o padrão de fabrica!

com o motor montado e sem vela coloque o pistao no ponto maximo de compressão(PMS), se necessario coloque uma chave de fenda no buraco da vela e bem de leve gire o magneto assim certifica que ele esta no maximo.
Pegue uma seringa as menores pois é mais precisa, ai é só ir colocando oleo ali no buraco da vela e vai anotando quantos ml foi entrando. Não coloque oleo em toda a rosca da vela é até no primeiro fio dela aonde comeca é pra medir so o volume da camara :D

para calcular
ex yes: 124,52 cc
qtde de oleo: 15,18ml

124,52+ 15,18 / 15,18ml = 9,2:1

se der fora disso está com problema ou rebaixado etc...

anderpp
12-06-08, 18:47
só tirar vela e girar o magneto o motor nao precisa nen abrir
e dps para tirar o oleo que entrou ali é so da umas pedalada sem a vela q o oleo sai
ou dar partida no caso de Eletrica.

facil

casali
12-06-08, 21:06
neste tópico ensina fazer um compressímetro, se é confiável não sei

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=18211.0

http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/ferramentas/ferramenta_compressao.htm

TOBI
13-06-08, 09:28
existe esse metodo para medir a taxa... e vc pode comparar com o padrão de fabrica!

com o motor montado e sem vela coloque o pistao no ponto maximo de compressão(PMS), se necessario coloque uma chave de fenda no buraco da vela e bem de leve gire o magneto assim certifica que ele esta no maximo.
Pegue uma seringa as menores pois é mais precisa, ai é só ir colocando oleo ali no buraco da vela e vai anotando quantos ml foi entrando. Não coloque oleo em toda a rosca da vela é até no primeiro fio dela aonde comeca é pra medir so o volume da camara :D

para calcular
ex yes: 124,52 cc
qtde de oleo: 15,18ml

124,52+ 15,18 / 15,18ml = 9,2:1

se der fora disso está com problema ou rebaixado etc...




só tirar vela e girar o magneto o motor nao precisa nen abrir
e dps para tirar o oleo que entrou ali é so da umas pedalada sem a vela q o oleo sai
ou dar partida no caso de Eletrica.

facil


:OK: Perfeito :OK:

jecastro
13-06-08, 11:28
existe esse metodo para medir a taxa... e vc pode comparar com o padrão de fabrica!

com o motor montado e sem vela coloque o pistao no ponto maximo de compressão(PMS), se necessario coloque uma chave de fenda no buraco da vela e bem de leve gire o magneto assim certifica que ele esta no maximo.
Pegue uma seringa as menores pois é mais precisa, ai é só ir colocando oleo ali no buraco da vela e vai anotando quantos ml foi entrando. Não coloque oleo em toda a rosca da vela é até no primeiro fio dela aonde comeca é pra medir so o volume da camara :D

para calcular
ex yes: 124,52 cc
qtde de oleo: 15,18ml

124,52+ 15,18 / 15,18ml = 9,2:1

se der fora disso está com problema ou rebaixado etc...


Este método não serve quando se quer medir a compressão real e não a taxa, pois o motor com o tempo começa a perder compressão pelas juntas, anéis e válvulas mal fechadas e eu acho que esta compressão que a maioria que medir para ver o estado atual do motor.

ammanzoli
13-06-08, 11:32
:lol: :lol: essa de deixa o carro na ladeira foi foda em galera.....mas tudo bem...

mas axo que para medir somente com o aparelho e abrindo o motor ... se nao me engano nao tem como medir sem tirar algumas peças

anderpp
13-06-08, 12:41
jecastro:
na minha moto entrou 15,20ml, se entrou 15,20ml + cc / pelo volume(ml)->15,20 obtive todo espaco da camara logo a taxa é 9,2:1 que tudo indica que está ok minha moto, é obvio que se retornar valor fora do padrao de fábrica está com algum problema.....

se entrar muito tá má vedação etc... entrou pouco carbonizado etc...

esse metodo é europeu e é usado por preparadores para se obter taxa.
eu usei e aprovei; só precisei da chave e seringa

mas se queres usar o reloginho tudo bem
só postei um modo de medir sem abrir o motor

[]´s

jjacob
13-06-08, 12:57
anderpp o que tu falou acima ta completamente errado, quando tu colocou oleo com na camara de combustão na verdade tu mediu apenas o tamanho dela, ou seja tu mediu o espaço que fica acima do pistão quando ele esta no ponto morto superior. Agora se tu pegar o tamanho do cilindro+camara de combustão e dividir pelo tamanho da camara de combustão tu tera a taxa de compressão, que é esse 9,2:1. Essa taxa de copressão apenas nos diz quantas vezes a mistura de ar + combustivel que foi aspirada esta sendo comprimida, e isso é em casos ideais, ou seja, sem perdas.

Agora imagina assim, quando o pistão sobe, no ciclo de compressão, com as valvulas fechadas, ele comprime a mistura que estava no interior do cilindro, mas um pouco de mistura escapa for frestas nas valvulas que não est]ap bem acentadas, outro pouco de mistura escapa por entre o pistão e o cilindro devido a ma vedação dos aneis, isso diminui a taxa de compressão real. Então se usa esse reloginho chamado de namometro se não me engano para medir a pressão real dentro do cilindro. Tem na internet alguns projetos caseiros de nanometro para medir a pressão no interior do cilindro.

Espero ter explicado bem.

anderpp
13-06-08, 13:02
ahan entendi

bem interessante o equipamento.
que bom chegamos ha um resultado!

Stone
13-06-08, 13:26
óh, tenho aqui uma página salva que explica tudo e mostra certinho como fazer o medidor, como medir e os valores que deve dar de várias motos ;)
não achei mais essa página na net, então upei ela :

http://www.4shared.com/file/51208860/6f58f87f/Compresso.html?dirPwdVerified=37a8fa2

acessem: edustone.4shared.com. tem muita coisa sobre motos lá

abração

jjacob
13-06-08, 17:54
Muito boa Stone, é esse site que eu já tinha visto, muito bom.