PDA

Ver Versão Completa : Freio traseiro da YES



Paulodf
14-06-08, 00:53
Olá pessoal!
Alguém sabe de alguma forma de melhorar o freio traseiro da YES?
Trocando modelo de lona ou alguma coisa... pq o danado deixa a desejar!!!
Abraços!

TorteX
14-06-08, 03:26
Tambor é triste...é aquilo e pronto....se bem que o tambor trazeiro da tw é bem melhor q da minha finada titan...

Furious VIPER
14-06-08, 08:30
Tambor é triste...é aquilo e pronto....se bem que o tambor trazeiro da tw é bem melhor q da minha finada titan...

Não é pra menos, né? é maior!!

Experimente usar lonas de boa qualidade e deixar o freio sempre bem regulado. Ainda saia para dar umas voltas sem compromisso, só pra testar as frenagens com o freio traseiro. O composto do seu pneu traseiro tb ajuda.... qto mais mole o pneu mais ajuda na frenagem.

Fernando Oliveira
14-06-08, 09:41
Tambor traseiro de 125cc nenhum é muito eficiente e o da YEs não é exceção. Como disse o Sábio Furious o correto é manter sempre ajustado e quando afinar a lona trocar logo e não ficar rodando com aquela "seda". Agora, se quiser mesmo freio traseiro terá qeu adaptar um disco pequeno, o problema é que "o molho sai mais caro que o peixe". :o

É isso aí ! :0_0:

hedertone
14-06-08, 10:26
Concordo com o amigo que criou o tópico, eu ando de Ybr, titan, yes e etc..
O freio traseiro da yes é terrível... todos que conheço reclamam dele...

Ivan RJ
14-06-08, 12:38
Paulo, vc poderia explicar o que está acontecendo com o freio, e como vc gostaria que ele ficasse?
Talvez possa te ajudar. Um grande abraço a todos os irmãos.

superkyo
14-06-08, 12:44
Eu ri quando tava descendo uma rua e resolvi freiar somente com o freio traseiro pra ver se ele segurava eu apertei diminuiu um pouco a velocidade, mas depois naum diminuiu mais fico estavel ahuahuahuahuahu eu fui socando o pé e nada de diminuir, ou seja, o freio é ruim msm ahuahuahuhua

Ivan RJ
14-06-08, 13:08
Então vamos lá, mais uma vez!!!
Freio trazeiro que trava em pista sêca está desregulado, quando freiamos o peso se desloca para a frente provocando o travamento da roda trazeira por falta de atrito, por isso o disco está na frente inclusive nos carros, o resultado normalmente é um belo chão. Freio que trava a roda, tanto dianteiro quanto trazeiro está podre, isso é coisa de motos dos anos 70 e um pouco 80. O ABS foi criado para poder dar uma chance de podermos desviar de um obstáculo sem cairmos. No caso da Yes, que não possui ABS nem o ABS mecânico, o correto é que seus freios diminuam a velocidade com total segurança até parar a moto sem que as rodas sejam travadas. Um teste simples, vou dar até uma margem de regurança:
Façam uma marca no chão com 7 metros de comprimento, venham a 60Km/h e apertem somente o freio dianteiro, sem redução de marcha, na verdade a Yes tem que parar no máximo tendo percorrido a distância de 6,5 metros, sem travar a roda. Não façam este teste com chão molhado, nem com areia ou óleo. Repito que isso só pode ser feito em pista sêca, pois nas demais condições citadas as rodas irão travar se o piloto não souber usar os freios corretamente. Quanto as demais marcas de moto não sei como fazer o teste. Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos os irmãos.

ammanzoli
14-06-08, 16:39
para que fica se importando com freio traseiro se ela tem disco na dianteira

lembre que o traseiro so e responsável por 30 % ... ele nunca vai ser bom...

hedertone
14-06-08, 18:40
para que fica se importando com freio traseiro se ela tem disco na dianteira

lembre que o traseiro so e responsável por 30 % ... ele nunca vai ser bom...
sim, ele nunca vai ser bom, mas quem já andou nas principais pequenas no mercado... é visível que o freio traseiro da yes deixa a desejar...

Paulodf
15-06-08, 00:39
Paulo, vc poderia explicar o que está acontecendo com o freio, e como vc gostaria que ele ficasse?
Talvez possa te ajudar. Um grande abraço a todos os irmãos.


É o seguinte!
Quando eu freio somente com o freio traseiro, ele não segura a moto! Vai diminuindo um pouco e derrepente ele trava de uma vez! Andei em twister, titan, fazer e percebi que elas tem um freio mais eficiente, onde a velocidade é realmente reduzida de forma continua sem travamento. Eu não estou comparando somente com motos 250cc, mais as 125 tmb tem freio melhor que o da YES. Já vi muitos reclamarem do freio dela, e tmb vi uma vez que a qualidade do freio pode depender da marca ou modelo da lona ou pastilha. A minha ainda está com a lona original, e acredito que já está na hora de trocar pois ela está com 11.000km (Me corrijam se estiver errado).
Também como foi dito à cima, uso pouco o freio traseiro, somente como complemento. Se não fosse o bom freio dianteiro que a YES tem eu não sei o que seria. :D

valew

Furious VIPER
15-06-08, 00:58
Paulodf: pra ver se precisa trocar as lonas de freio faz o seguinte:
-Moto no cavalete central
-Não suba na moto, apenas acione o freio traseiro pisando no pedal (ou peça pra q alguém faça isso)
-No espelhoi do cubo traseiro tem uma marcação em forma de meia lua, embaixo dessa marcação tem um pino (uma seta apontando pra cima) q conforme tu pisa no freio, essa seta vai apontando pra trás (até o final da meia lua conforme o desgaste das pastilhas)
-Confira (com o freio bem regulado) onde a setinha essa vai apontar, se for no começo da meia lua (parte mais da frente em relação à moto) tá tranquilo, se for no meio, fica ligado... e se for lá no final.. é hora de trocar as lonas!

chrespim
15-06-08, 01:47
:clap: bem lembrando, a minha tem isto também...é da hora!!

ammanzoli
15-06-08, 02:04
sim, ele nunca vai ser bom, mas quem já andou nas principais pequenas no mercado... é visível que o freio traseiro da yes deixa a desejar...


e ja isso eu nao posso dizer.. logo que numca andei em uma yes...

chrespim
15-06-08, 02:28
e ja isso eu nao posso dizer.. logo que numca andei em uma yes...


Concordo com o Ammanzoli, pensamento muito pessimista, acho que com um bom trato e cuidado pode-se resolver este impasse sim, afinal o que não fazemos para melhorar nossas pequenas não é?

oldskullo
15-06-08, 02:59
Isso é verddade, os freios traseiros das 125/150 são ruins mesmo e não tem como negar, nenhuma delas é exceção.
Eu acredito que seja por uma questão óbvia, experimente regular o freio de trás bem justo, com o pedal bem em cima, e tentar parar a moto a 60km/h só com ele, com certeza vc vai perder traseira fácil...

O negócio é usar bastante o freio dianteiro (ao contrário que diz a auto escola) e o freio motor quando preciso, até porque ele tá ali, é uma característica dos 4t e se ele foi incluído no projeto do motor então é pra usar :OK: :OK:

A motoboyzada daqui usa muito o freio motor porque geralmente o freio dianteiro a tambor já tá tão baixo que se o cara apertar o manete é capaz de prender os dedos que estão segurando a manopla...

superkyo
15-06-08, 12:05
Freio traseiro é o *******, freio motor é o melhor !! ahuhuahuahuahu

Teve já varias vezes q eu venho a 60km/h ou 70km/h dependendo da avenida e pego o semaforo fechado, porém ele fica bem numa curva, pra evitar de trava a roda eu freio na frente e jogo marcha pra baixo.........

tom crazy
15-06-08, 12:52
Quando eu usava a lona original da yes não tinha muito o que reclamar do freio traseiro dela não, até gostava pq era raro travar, só quando socava o pé com vontade. Depois quando troquei coloquei uma lona paralela que nem sei que marca era ficou horrível o freio, trava fácil demais e faz um barulho ***. Parece que a lona é mais dura, digo isso pq quando usava a original tinha que regular o freio traseiro bem mais vezes do que com essa lona, pelo jeito vai durar até mais que a lona original, mais não gostei dela não, vou trocar ela qualquer hora.

César
15-06-08, 13:53
Eu uso lona traseira paralela e nada areclamar do freio não. De quanto em quanto precisa trocar a lona traseira? Não consegui entender a marcação de desgaste da minha.

Furious VIPER
15-06-08, 14:19
TUTORIAL PARA VER DESGASTE DO FREIO TRASEIRO:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=20335.0

hardmen
15-06-08, 16:05
Moramos em um país onde se vê fácilmente motos com freios à disco oxidados (devido o fato de "o brasileiro" achar que o freio traseiro é quem pára a a moto), logo... ...sempre vão determinar que o freio de determinada moto é inferior à outros mais conhecidos do mercado.

EU acho isso (determinado freio ser pior que outro) subjetivo, pois já precisei parar a minha moto em diversas situações e sempre obtive êxito.

Acho que toda a moto (sejam dois tambores, dois discos ou um de cada) vai parar, dependendo somente da peça chave que está no comando (o piloto) saber utilizar a forma correta dos freios (30% traseiro e 70% dianteiro) e do quanto ele está acima do limite de velocidade da via para exigir da frenagem numa condição adversa...

Eu tenho uma Yes e já andei nos mais variados modelos de pequenas nesse ano, Minha Opinião é que existe uma regulagerm satisfatória para diferentes pilotos em diferentes motos e sabendo utilizar a proporção correta e não abusando demais (correr demais onde o limite é bem baixo), o piloto passa pelo terreno sem intenções de compra.

Abraços...

hedertone
15-06-08, 18:03
Concordo com o Ammanzoli, pensamento muito pessimista, acho que com um bom trato e cuidado pode-se resolver este impasse sim, afinal o que não fazemos para melhorar nossas pequenas não é?
Não é pessimismo.. tô falando assim porque andei em mais de uma yes e também todos os "yeseiros" que conheço reclamaram dos freios....
O dianteiro é muito bom, mas o traseiro só melhora se a suzuki realmente mudar alguns materiais..

Lagartixxa
15-06-08, 19:55
Concordo com o Hardmen.

acho q o freio traseiro da moto serve apenas pra "corta o embalo" da roda traseira, o que freia a moto mesmo é o freio dianteiro + freio motor!

por isso acho que freio a disco em moto pequena é exagero, freio a tambor da conta de segura o embalo da roda traseira, claro que um freio a disco traseiro bem regulado vai ser melhor que um freio a tambor, mas no caso das pequenas a diferenca é tao insignificante que nao acho que justifique!

melhor um freio traseiro que so diminui velocidade da moto que um freio traseiro que trava toda hr e te poe em risco

jotappe
17-02-09, 11:50
cara coloque as lonas da ybr ou da dt200 ou da fazer
e compre as molas tmbm pq sao diferentes ai seu freio fica uma maravilha
o meu era uma bosta
depois disso ta tinindo no ar

raulzito rock
17-02-09, 12:00
ahuhuahuahuuhauh
arquelogo!

jotappe
17-02-09, 15:04
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
so quis ajudar
heuheue
arqueologo eh foda...