PDA

Ver Versão Completa : Frio + bateria fraca?



mr_fahrrad
16-06-08, 07:53
Não consegui bolar um título melhor.

Seguinte, tenho uma intruder 2004 (ou seja, bateria quase 5 anos já). Sempre ligou na boa, menos em temperaturas inferiores a 10ºC, aí é um saco ligar.

Já pra temperaturas mais baixas(menos de 6°) a bateria 'nem sinal de vida dá', ao invés do nhé nhé nhé alto característico da partida, ela faz 'nho nho nho' baixinho (heheh)

Há uns 2 meses atrás ela(a moto) foi pra revisão e pedi pro mecânico avaliar a bateria, segundo ele, elá está ok.

Como a moto não tem partida a pedal (ôo falta que me faz, viu) quando está muito frio eu tenho que fazer pegar no tranco.
Terça passada estava 3°C, peguei no tranco, hoje estava -1°C, tranco novamente...

A bateria está fraca ou a bateria é ruim mesmo?(ex: tem carga máxima mas no frio ela não consegue liberar a carga)

Então, o que acham?

Queria trocar de bateria, pra não ter problemas, queria por uma bem boa, que aguente o frio, consiga liberar uma boa carga... estaria na faixa de quanto? qual sugerem?

lagreca
16-06-08, 08:53
Aconteceu exatamente isso comigo hoje de manhã, não pegava de jeito nenhum a moto, e está bem frio, agora não sei se é culpa só do frio ou é a bateria que estava arriada, tive que pegar no tranco tbm.

mr_fahrrad
16-06-08, 09:04
Hum... São José dos Pinhais é bem perto de curitiba, então pegamos praticamente o mesmo frio hoje de manhã.

Vamos ver o que o pessoal fala sobre o assunto e também se mais alguém teve esse problema, aí a culpa não seria totalmente da minha bateria velha e sim das condições inóspitas que esse frio desgraçado nos proporciona.... hahahahhaah :lol:

Guilherme Mcnasty
16-06-08, 09:11
Primeira coisa: quer que sua bateria dure mais? SEMPRE puxe o afogador pela manhã, ou com o motor frio, não importa a época do ano.
Segundo: qto mais frio maior será o atrito provocado pelo óleo do motor, então fica pior pra moto pegar mesmo(essa é pros espertos que acham que qto mais grosso o óleo melhor).
terceiro: 5 anos!? já tá fazendo hora extra essa sua bateria faz uns 2 ou 3 anos. Troca ela!

mr_fahrrad
16-06-08, 09:15
terceiro: 5 anos!? já tá fazendo hora extra essa sua bateria faz uns 2 ou 3 anos. Troca ela!


Eu até concordo! a vida útil é de uns 3 anos, né?

Só que segundo o mecânico, ela está boa... :G

Guilherme Mcnasty
16-06-08, 09:18
Acho que seu mecânico não testou a amperagem dela a frio. Se ele testasse ela depois de ficar parada uma 10 horas o resultado seria outro, bateria velha perde a carga qdo parada.

lagreca
16-06-08, 09:23
a minha bateria tem 1 ano, e sempre puxo o afogador de manhã, deve ser por causa do frio mesmo que não consigui dar a partida.

jecastro
16-06-08, 09:25
Troca ela, o frio não enfraquece a bateria, apenas exige mais dela para fazer pegar, se não da sinal é porque ela já era.

mr_fahrrad
16-06-08, 09:39
Se ele testasse ela depois de ficar parada uma 10 horas o resultado seria outro, bateria velha perde a carga qdo parada.


Troca ela, o frio não enfraquece a bateria, apenas exige mais dela para fazer pegar, se não da sinal é porque ela já era.

Beleza pessoal, vou considerar a troca, alguma sugestão?

Intruder 125cc 2004.

Guilherme Mcnasty
16-06-08, 09:44
Route, Yuasa, megaville. Fuja de Ajax.

mr_fahrrad
16-06-08, 10:28
Beleza

vi que a da intruder tem 8A e 12V, qualquer uma com essas especificações serve? (se for fisicamente possivel de encaixar no lugar da bateria, claro)

Fernando Oliveira
16-06-08, 10:40
A minha bateria nunca arriou, nem a Zero Grau ! :clap:

Mas o motor só pega no tranco numa temperatura tão baixa, mas aí o problema é o carburador. :s

Se tiveres tempo antes de sair, coloca um jato de ar quente no pé do bura com secado de cabelo, tem que ser daqueles potentes, quando esquentar a moto pega ! :OK:

mr_fahrrad
16-06-08, 10:46
Fernando Oliveira, então teve que pegar no tranco hoje?

Não entendi direito, quando está muito frio a bateria funciona ok, porém vc tem que dar tranco do mesmo jeito? a moto não pega?

Fernando Oliveira
16-06-08, 10:52
Fernando Oliveira, então teve que pegar no tranco hoje?

Não entendi direito, quando está muito frio a bateria funciona ok, porém vc tem que dar tranco do mesmo jeito? a moto não pega?


Exatamente, a bateria tá dez, mas por causa do frio a moto não liga, gasolina gelada, bura gelado, etc e tal. No momento estou no RJ, mas no inverno passado e retrasado isso acontecia direto no tempo muito frio. Passei a colocar a moto dentro de casa e não mais na garagem, aí era moleza botar para pegar de manhãzinha ! tinha que levar a patroa na Unibrasil e lá também é um frio do barai, se esperasse para fazer uma prova a motinha já dava trabalho para ligar, mas só com frio entre 0 a 5°

Outra coisa, nun frio desses quase toda moto tem dificuldade de ligar de manhã. Tinha um vizinho de CG e também apanhava para ligar a moto!

Fernando Oliveira
16-06-08, 11:07
Aconteceu exatamente isso comigo hoje de manhã, não pegava de jeito nenhum a moto, e está bem frio, agora não sei se é culpa só do frio ou é a bateria que estava arriada, tive que pegar no tranco tbm.


Pô, a moto não pegou porque tu passou a noite no bar muvuca tomando um porre, bizoiando as minas acorda de manhã com ressaca e põe a culpa na bateria. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Guilherme Mcnasty
16-06-08, 11:10
Muita gente tem colocado nas suzys 125 a mesma bateria da Twister, de 7A, mais fácil de encontrar e barato. Ela cabe certinho, e não vi relatos de problemas.

lagreca
16-06-08, 11:12
Pô, a moto não pegou porque tu passou a noite no bar muvuca tomando um porre, bizoiando as minas acorda de manhã com ressaca e põe a culpa na bateria. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
HauhAUahuahuaHU!! Muvuca!!! conheço essa bar!!!! mas tava frio d+ para passar a noite lá! eheheh,

Fernando Oliveira
16-06-08, 11:16
HauhAUahuahuaHU!! Muvuca!!! conheço essa bar!!!! mas tava frio d+ para passar a noite lá! eheheh,


É o "point" das PN e das batidas policiais ! :lol: :lol: :lol:

mr_fahrrad
16-06-08, 11:23
Muita gente tem colocado nas suzys 125 a mesma bateria da Twister, de 7A, mais fácil de encontrar e barato. Ela cabe certinho, e não vi relatos de problemas.


Hum... vou analisar essa possibilidade.

A bateria da intruder é 8A, mas já vi em alguns fóruns dizendo que as mais novas estão vindo com 7A (por sacanagem das montadoras, pq nas especificações ainda é 8A)

Fernando Oliveira
16-06-08, 11:36
Hum... vou analisar essa possibilidade.

A bateria da intruder é 8A, mas já vi em alguns fóruns dizendo que as mais novas estão vindo com 7A (por sacanagem das montadoras, pq nas especificações ainda é 8A)


Bateria não precisa trocar não é jogar din-din fora a não ser que esteja no fim da vida. A propósito, já tinha esquecido, tenho uma vela para verão e outra para inverno. Troquei a vela chinesa que veio e peguei uma normal NGK e uma para período frio conforme a especificação do manual. Só que tive que ligar na Suzuki, me indicaram onde a peça estava, no caso em ssão paulo e comprei por correio de lá. Não lembro o nome da loja. No inverno brabo, vc coloca esta vela mais "quente", ajuda bastante !

mr_fahrrad
16-06-08, 11:47
Agora estou na dúvida, é pra trocar ou não? :lol:

No verão(acima de uns 18°C), é uma beleza, pega tranquilo, mas no frio.... comprei a moto ano passado, em maio, mas não lembro de temperaturas tão baixas!! :G

Talvez uma vela mais quente não resolva, pois como disse, sinto que a bateria não consegue fornecer energia, de manhã, no frio, aperto o start e sinto ela 'arriada', com um barulho bem fraco...

Lagartixxa
16-06-08, 12:04
isso ta parecendo ser a bateria mesmo... leva ela pra dar uma carga hj e amanha tenta dar partida pra ver se ela vai sem forca pra gira o motor ou se vai girar ele normalmente

Ninja Pontes
16-06-08, 13:34
Quando tinha a fazer, podia ser o frio que fosse ela pegava de primeira.... agora a comet, eh ki nem eu nesse frio pra acordar de manha... se nao puxar o afogador... sem chance.! em dia quente vai sem afogador mesmo.

o esquema do oleo citado tambem eh fato, o sintetico eh melhor pra esses dias de muito frio pq mantem a viscosidade ideal mesmo a temperaturas muito baixas.

a sua bateria acho que ta legal sim... nao sei se bateria de carro eh o mesmo naipe de moto... pq ja tive carro com mais de 7 anos e a bateria era origi ainda e funcionava bem....

mr_fahrrad
17-06-08, 10:10
Hoje estava mais frio que ontem (alias, hoje de madrugada tivemos a temperatura mais baixa desde 2004).

Abri a gasolina, puxei o afogador, puxei umas 2x a embreagem e só por desencargo de consciência tentei dar a partida(tinha quase certeza que ia precisar dar tranco). E não é que a moto ligou, de primeira, com afogador!!

Muito estranho, em relação a ontem hoje estava mais frio e a moto tinha ficado mais tempo parada.

Fernando Oliveira
17-06-08, 10:24
Hoje estava mais frio que ontem (alias, hoje de madrugada tivemos a temperatura mais baixa desde 2004).

Abri a gasolina, puxei o afogador, puxei umas 2x a embreagem e só por desencargo de consciência tentei dar a partida(tinha quase certeza que ia precisar dar tranco). E não é que a moto ligou, de primeira, com afogador!!

Muito estranho, em relação a ontem hoje estava mais frio e a moto tinha ficado mais tempo parada.


Lei de Murphy ! Ahahahahah ! Só porque tu tinha que chegar cedo no trabalho ontem !

Lagartixxa
17-06-08, 17:35
na minha Titan eu dava 2 bombada no acelerador e dava partida no motor com a embreagem acionada, a Titan raramente precisava de duas tentivas pra ligar

douglasybrazul
17-06-08, 17:45
a minha batera tah assim tbm
solução comprei um carregador de bateria :OK:

Lagartixxa
17-06-08, 20:12
eu resolvi o problema de outro jeito, troquei carburador pela injeção!
:OK:

mr_fahrrad
17-06-08, 21:00
Não, não não! você não resolveu o problema, você fugiu do problema... :lol: :lol: :G

mr_fahrrad
18-06-08, 09:17
Seguinte,

ontem com 0°C ela pegou na boa e hoje com 0°C ela não pegou, a bateria não emitia um som valente ao apertar o start.

Fiz um teste, com um multimetro que tenho, que deve custar uns R$1.99 e tem umas quintas marcações e umas 20 'regulagens' eu testei.

Coloquei corrente continua, logo que cheguei em casa coloquei o múltimetro na bateria e o ponteiro ficou na posição 12 de uma marcação que eu não entendi direito(seria 12V?)

Hoje de manhã, antes de ligar a moto (e ela ter ficado umas 12 horas parada) o ponteiro foi para a posicao 11,3 mais ou menos.

A bateria já está nas últimas mesmo pelo jeito, né?

agm2112
18-06-08, 09:23
Seguinte,

ontem com 0°C ela pegou na boa e hoje com 0°C ela não pegou, a bateria não emitia um som valente ao apertar o start.

Fiz um teste, com um multimetro que tenho, que deve custar uns R$1.99 e tem umas quintas marcações e umas 20 'regulagens' eu testei.

Coloquei corrente continua, logo que cheguei em casa coloquei o múltimetro na bateria e o ponteiro ficou na posição 12 de uma marcação que eu não entendi direito(seria 12V?)

Hoje de manhã, antes de ligar a moto (e ela ter ficado umas 12 horas parada) o ponteiro foi para a posicao 11,3 mais ou menos.

A bateria já está nas últimas mesmo pelo jeito, né?




Isso não quer dizer muita coisa .. o teste de bateria tem que ser sob "estresse". Existe uma maquinha pra testar bateria, que tem uma resistência pra descarrega-la enquanto se mede a corrente, simulando um motor de partida. Qualquer eletricista faz esse teste. Na dúvida, troca logo essa bateria... já é um bom começo.

nuautocustoms
18-06-08, 18:09
Isso não é nada!

Pior é fazer moto a álcool pegar nesse inverno de temperaturas abaixo de 8 graus pela manhã, olha, dá um soador no vivente!
Minha bateria é perfeita! Tenho xenon, tudo funciona perfeito!
Mas de manhã não tem jeito!
Só no tranco!

mr_fahrrad
19-06-08, 18:25
Bom, a minha bateria só dá problema quando está um frio de lascar, hoje estava bem quente de manhã, coisa de 5°C e ela funcionou direitinho, acho que só friozão mesmo, coisa de abaixar de zero graus na madrugada...

Moto a alcool deve ser complicado mesmo!

Fernando Oliveira
19-06-08, 19:38
Bom, hoje estava bem quente de manhã, coisa de 5°C


Ahahahahaha ! bem quente a 5º, só quem mora no sul entende esse quentinho de 5º, quem já pegou 0º ou -1º sabe o que é frio....