PDA

Ver Versão Completa : 48 Km por litro (gas. Podium)? Será possivel?



Volverine MF
22-06-08, 15:54
Andei calculando quantos Kms minha Titan (1997) anda a cada litro de gasolina e vejam os números:
1ª medição: 37Km/litro (gas. BR aditivada)
2ª medição: 43Km/litro (gas. Podium)
3ª medição: 48Km/litro (gas. Podium)

Só pra esclarecer, ando a maior parte do tempo a 60Km/h (em média), ando um pouco nas ruas da cidade, mas dificilmente pego transito, e geralmente não passo dos 70~80Km/h, tentando sempre fazer com que o motor trabalhe nas rotações mais baixas possiveis, ou seja, não costumo dar "esticadas".

O posto onde abasteço parece ser de procedência, vez que consta no site da Petrobrás, aliás, foi onde tomei conhecimento desse posto. A gas. aditivada custa o mesmo que a comum, R$2,49, enquanto que a Podium sai por R$2,79.

Ando uma média de 550 Km por mês, e fazendo as contas, não teria muita diferença de custo usar Podium, ou caso tivesse, seria para menos, pois se com aditivada ando 37Km/litro e com a Podium ando em média 45Km/litro, teria uma economia de uns R$3,00 por mês, sem falar na possibilidade de diminuir os gastos com mecânica.

A diferença que senti na moto da Aditivada para a Podium foi mais torque e melhores respostas.
Se há ganho de velocidade final não sei, pois não fiz o teste e nem pretendo fazer.

Queria deixar claro que a minha duvida é se esses numeros estariam corretos, isto é, é possivel que uma moto antiga, com o motor já cansado e com escapamento modificado possa fazer até 48Km com um litro de gasolina? Será que a Podium é tão diferente assim da Aditivada (BR)?

Estou prestes a vender a moto, mas se fosse ficar com ela pretendia fazer a medição com um velocimetro digital, isto é, fazer medições precisas, pois acho que seriam informações muito interessantes para nós.

Furious VIPER
22-06-08, 16:06
O fato de o motor estar "velho e cansado" não qr dizer NADA!!
Se ele está em boas condições.. o trabalho é o mesmo.

Volverine MF
22-06-08, 16:13
O fato de o motor estar "velho e cansado" não qr dizer NADA!!
Se ele está em boas condições.. o trabalho é o mesmo.
Acho que não é bem assim Furious. Qdo o motor esta velho e cansado rende menos, principalmente devido ao desgaste dos anéis que leva a perda de compressão e consequentemente a perda da eficiencia da queima de combustivel, fazendo com que o motor precise de mais combustivel para realizar seu trabalho. Sendo assim, motor cansado = maior consumo.

Roberval3000
22-06-08, 16:13
Tem q ver se seu modo de pilotar é o mesmo

vai ver q só pq colocou podium vai mais na maciota ou coisa e tal, acredito mais nisso, nao acredito muito em gasolina milagrosa, a nao ser q a aditivada q vc usava era extremamente ruim

Furious VIPER
22-06-08, 16:17
Acho que não é bem assim Furious. Qdo o motor esta velho e cansado rende menos, principalmente devido ao desgaste dos anéis que leva a perda de compressão e consequentemente a perda da eficiencia da queima de combustivel, fazendo com que o motor precise de mais combustivel para realizar seu trabalho. Sendo assim, motor cansado = maior consumo.

Tu falou de um motor em más condições... o fato de ser "velho" não qr dizer NADA!!

Volverine MF
22-06-08, 16:21
Tem q ver se seu modo de pilotar é o mesmo

vai ver q só pq colocou podium vai mais na maciota ou coisa e tal, acredito mais nisso, nao acredito muito em gasolina milagrosa, a nao ser q a aditivada q vc usava era extremamente ruim
Tb acho que o modo de pilotar influencia bastante, porém acredito que, o que aconteceu é que com a aditivada a moto parece fazer menos força, daí acelero menos, ou seja, acho que é tdo "culpa" da gasolina msm.

A aditivada que eu punha antes é do msm posto.

Mas o que eu queria saber msm é se é possivel fazer 48Km com um litro de gasolina. To achando bom demais pra ser verdade.

Furious VIPER
22-06-08, 16:23
Claro q é possível...
Ninguém acredita... mas eu já fiz 60,1km/l.. a 80km/h com a YBR!

Volverine MF
22-06-08, 16:32
Claro q é possível...
Ninguém acredita... mas eu já fiz 60,1km/l.. a 80km/h com a YBR!

Devia ser uma decida muito loga né :lol:

Zueira, mas é que achava bom demais pra ser verdade, mas acho que deve estar certo msm.

Até que eu venda a moto vou continuar a acompanhar o consumo, só queria ter metodos um pouco mais precisos.

f3rn4nd0
22-06-08, 16:50
Mas o que eu queria saber msm é se é possivel fazer 48Km com um litro de gasolina.

Essa é minha pior marca na Cryptonita, esticando e o escambau...

Normalmente, faço 55~60 km/l .

Abçs!

Christian
22-06-08, 19:03
Essa é minha pior marca na Cryptonita, esticando e o escambau...

Normalmente, faço 55~60 km/l .

Abçs!


A Crypton é 105cc enquanto a CG é 125cc.
Incrível fazer 48km com 1 litro de combustível, mas não dúvido não.
As motos 250cc podem fazer até 30km com um litro.

Volverine MF
22-06-08, 19:47
A Crypton é 105cc enquanto a CG é 125cc.
Incrível fazer 48km com 1 litro de combustível, mas não dúvido não.
Pensei o msm, e como não ando confiante no meu velocimetro, quis saber a opinião do pessoal.

Vou continuar acompanhando, mas eu queria um daqueles velocimetros digitais pra tirar a média, mas como vou vender a moto, vou fazendo a média assim msm.

Vlw pelas contribuições.

Furious VIPER
22-06-08, 20:07
Pensei o msm, e como não ando confiante no meu velocimetro, quis saber a opinião do pessoal.

Vou continuar acompanhando, mas eu queria um daqueles velocimetros digitais pra tirar a média, mas como vou vender a moto, vou fazendo a média assim msm.

Vlw pelas contribuições.

Velocímetro digital? pra q?
tu qr hodômetro ou velocímetro mesmo?

Volverine MF
22-06-08, 20:15
Velocímetro digital? pra q?
tu qr hodômetro ou velocímetro mesmo?

Os dois. É que depois do acidente meu velocimetro não me passa mais confiança (como se antes passasse né, rs). É que as vezes o ponteiro dá um pulo do 60 pros 80, sem contar que eu to só empurrando a moto e ele ja'ta qrendo marcar, quer dizer, é como se eu empurrasse a moto a 5Km/h. É muito! Isso é uma passada rapida, eu não empurro a moto tão rápido assim.

Por isso acho que ele não marca certo a velocidade, então acho que pode estar "mentindo" a distancia tb. De qualquer forma, gostaria de ter um velocimetro digital, pra ter dados mais precisos.

SPINARACK
22-06-08, 21:35
essa questao é interessante.... a minha 150 faz na faixa de 37KmL usando aditivada.... o posto nao tem bandeira, mas é de confiança... e a minha moto rende mais com a gasolina de la do que com a de um Shell que eu abastecia Vpower.

Diego.fcs
22-06-08, 21:56
Cara, quando fui fazer a primeira média da bolinha fez mais ou menos isso aí, eu num passava de 60 e ela tava com a relação bem longa, andava num giro muito baixo, eu num acreditei não, mas hoje em dia num passa de 34~35km/l. Acho que pode ser possível, a moto estando bem revisada e andando muito na boa, trechos sem subida, acho que pode acontecer.

pulatampinha
22-06-08, 23:49
Ja fiz 46 com a YBR andando a 80 km/h....acho que ta certo sim Volverine!

Lagartixxa
22-06-08, 23:53
sem quere zua, mas acho q c ta errano na conta!

por 2 motivos
- primeiro q Podium num da diferenca nenhuma na moto, so no psicologico!(a menos q seu motor se mechido)
- pelo que vc falou, vc nao anda muito diferente de um monte de gente aqui q nao chegam nem perto dessa media, acho q vc acertou na conta dos 37 e dos 43 agora a do 48 deve ter alguma coisa errada tipo nao ter enchido o tanque todo ou ter anotado a kilometragem anterior errada, como vc mesmo falou seu velocimetro ta meio doidao e pode ser que isso afete o hodometro tbm

Volverine MF
23-06-08, 00:05
Lagartixa, não discordo de vc, apesar de que, a diferença da Podium pra aditivada que eu falei ser muito pequena, ínfima, quase imperceptivel, hehehe.

Mas de qlqr forma vou continuar fazendo a média e ver no que dá.


Mas não discarto as hipoteses do Lagartixa não viu, por isso msm que vou continuar de olho, hehehe.

superkyo
23-06-08, 00:13
Eu acredito numa medição rapida, ou seja, abastecer pegar um estrada depois de 50km parar no posto pra abastecer denovo, agora na CIDADE ou no misto, cidade e estrada, andando o tanque todo é impossivel fazer 50km/l pra cima nas 125cc é oq eu acho.......

Toda subida nossas motos deve fazer 15km/l, assim como nas descidas 75km/l, cada arrancada de semaforo o consumo sobe mto, portanto naum tendo arrancadas constantes ( na estrada ) o consumo numa velocidade naum alta 80-90km/h tende a diminuir mto.........

Volverine MF
23-06-08, 00:22
SuperKyo, só gostaria de deixar claro que fiz a medição num trecho misto, que aliás, está mais pra urbano msm, pq é onde utilizo a moto. Dificilmente pego só estrada e por isso seria mto dificil fazer a medição assim.

Mas concordo ctg, é dificil ter uma boa autonomia no uso urbano ou misto, por isso msm não estou mto crente qto as mediçõs que fiz.









Ps.: Daqui a pouco chega o Ivan com seu vasto conhecimento sobre o mundo das 2 rodas e acaba com a nossa diversão :lol: , isto é, ele chega e coloca um ponto final nessa questão de consumo, afinal, ele deve saber bem qto uma moto anda com 1 litro de gas.

OptimusLeo
23-06-08, 00:53
Tudo isso para economizar 3R$ por mes? Todo esse tempo e pensamento que voce ta usando, voce inventa um esquema para ganhar mais de 3R$ por mes facilmente :lol:

Roberval3000
23-06-08, 08:05
sem quere zua, mas acho q c ta errano na conta!

por 2 motivos
- primeiro q Podium num da diferenca nenhuma na moto, so no psicologico!(a menos q seu motor se mechido)
- pelo que vc falou, vc nao anda muito diferente de um monte de gente aqui q nao chegam nem perto dessa media, acho q vc acertou na conta dos 37 e dos 43 agora a do 48 deve ter alguma coisa errada tipo nao ter enchido o tanque todo ou ter anotado a kilometragem anterior errada, como vc mesmo falou seu velocimetro ta meio doidao e pode ser que isso afete o hodometro tbm


E na conta dele deu 11km/l de diferença, foi o q eu disse. Mas ele quer saber se roda 48/litro, acho possivel sim mas tem q aguentar o monte de carro atras querendo te passar

pulatampinha
23-06-08, 09:50
Tudo isso para economizar 3R$ por mes? Todo esse tempo e pensamento que voce ta usando, voce inventa um esquema para ganhar mais de 3R$ por mes facilmente :lol:


Zoa não Optimus!!!!!!Eu tenho uma xing-ling pow!Quem sabe economizando estes 3 merréis eu compro uma TDM 900 algum dia!!!!!

hedertone
23-06-08, 13:55
Meu melhor consumo com a YES foram 42km/l

Volverine MF
23-06-08, 23:12
Tudo isso para economizar 3R$ por mes? Todo esse tempo e pensamento que voce ta usando, voce inventa um esquema para ganhar mais de 3R$ por mes facilmente :lol:


Não é bem assim Leo, é como disse o Roberval:



[...] ele quer saber se roda 48/litro, acho possivel sim mas tem q aguentar o monte de carro atras querendo te passar


E sinceramente, na cidade eu pego uns corredores (largos e de carros parados), mas na estrada o que mais vejo é carro me ultrapassando, pois vou bem na manha, não por economia, mas pq num vejo necessidade de ir correndo msm, afinal, melhor chegar atrasado do que não chegar, como aconteceu em 17 de agosto de 2007, ok.

E só ressaltando, a minha dúvida é se é possivel fazer 48Km/litro com uma Titan 125cc. Se compensa ou não dae já é outra história, mas de qlqr forma, por mais que a economia seja pequena, já é uma economia, sem falar na possibilidade de economizar com oficina e o posto da aditivada, da comum e da Podium é o msm.

Ivan RJ
23-06-08, 23:47
CHEGUEI!!! Faz o seguinte, pega um pedaço de mangueirinha, alguma embalagem que caiba 1 litro de combustível. Ligue a ponta da mangueirinha no carburador, zera o odômetro e anda até a moto parar, depois veja no odômetro quantos quilômetros andou. É simples. Mas não esqueça de deixar gasolina no tanque para vc poder voltar :G. Um grande abraço a todos os irmãos.

alley.angelo
24-06-08, 01:45
Boa ideia Ivan, vou tentar isso na Strada tb, a média dela é de 30km/L, mas logo quando pefgeui ela rodei no máximo a 40 km/h e fiz a incrivel marca de 40km/L

Lagartixxa
24-06-08, 08:25
qnto a sua duvida pode ate ser que faça 48km/l
mas eu duvido que ela faça essa media andando normalmente acompanhando o fluxo do transito a 60-80km/h igual vc falou q custuma andar

falo isso pq a Ybr q é bem mais economica que as Titan 125 nao faz essa media andando nessa velocidade que falei!

spygtba
25-06-08, 14:33
usei a ate agora so um tanque de podium e nao tive uma boa experiencia. Com uma criptom fui a curitiba uma vez, tem uma serra grande, 900 metros de altitude, pra subir fez 30km/l com ipiranga aditivada, e em curitiba coloquei podium, R$0,70 de diferenca por litro, so pra ver como era, ocara falou que a diferenca comensava pelos km que ela ia andar a mais, fui crente que ia fazer uma boa media, descendo a serra a moto fez 25km/l, por que nao sei. sei que a criptom fazia sempre entre30 e 33km/l.
Qt a se é possivel eu digo que acho que é pois com a minha biz 125cc ja fiz 52km/l em estrada de chao nao passando de 60km/l com garuapa ja fiz na BR 48km/l sem passar de 90km/h. Na cidade andando entre 60 e 80 au faco a media de 40km/l.
Entao digo que é possivel pois eu faco a media a todo tanque desde 0km e ja ta com 34000km jah. o que ja é um motor meia vida ou mais considerando que mais da metade dessa km ele passo na estrada andando no tudo que dá.

mndbm
25-06-08, 15:43
Uso Podium desde que tirei minha moto, tá agora com 5 k e sei que a diferença só é sentida em motos com taxa de compressão maiores que 10:1. Optei por essa gasolina pela "impressão" de que, em função do preço e 'público alvo', a chance de ser adulterada é menor. Por achar que ela vai ter uma queima mais completa, podendo minimizar a conta no mecânico e etc... Minhas médias são péssimas, mas sei que além da regulagem da Yes não estar 100%, meu modo de pilotar não é nem um pouco econômico.

Diego.fcs
25-06-08, 16:22
Parei de usar Podium porq vi que num muda muito o desempenho de minha moto, usei pelo pensamento do mndbm, por tratar-se de ser uma gasolina mais "limpa", afinal minha moto fica parada a semana toda. A única diferença que to notando é que agora com a comum tá bem mais difícil de dar a partida no fim de semana, tem que pedalar bem mais.

agm2112
25-06-08, 16:48
Eu já fiz 33 com uma XLX de 1992... 48 com uma 125 é mole ! Não passei de 60, acelerei bem de leve e deixei o giro subir... 60% estrada. Não uso pódium pq lá em Angra não existe. Não pelo desempenho, mas pela qualidade.

magrao tk
25-06-08, 17:17
Cara, acho que a tua medição tá correta. Se tu fez tudo certinho e a tua desconfiança é só no velocímetro pode ficar tranquilo.

Minha moto velha marcava uns 100km/h comigo andando a 60km/h. e a distancia que eu percorria de casa ao trabalho dava 8km certinho. Pois é, um dia comprei um velocímetro novo e a distancia realmente era 8km, já confirmado por mais de uma moto. E o ano dela é 82!!!

Acontece que a parte do ponteiro que marca a velocidade é extremamente sensível, com o tempo é normal se alterar, ainda mais depois de um acidente. Já o que marca a kilometragem é feito por meio de engrenagens, que não tem como se alterar a não ser por um dente quebrado, mas daí ele ia parar de funcionar naquele ponto.

Então é bem provável que ela tenha feito mesmo.

Volverine MF
25-06-08, 20:55
Obrigado por todas as contribuições, sobretudo a do magrão, que confirmou algo que eu já desconfiava sobre o velocimetro.

Acho que posso até ter conseguido uma média de 48Km/l, mas fazer essa média sempre é bem dificil, pq basta um dia de transito pesado pra descambar tdo.

Estou vendendo a minha moto e vou ficar um tempo sem, mas até lá vou usar Podium, pela "confiabilidade" que ela oferece, como já citaram antes, afinal, em termos de grana a diferença não é tão grande.

Ninja Pontes
26-06-08, 15:05
a podium parece que o tempo de resposta quando acelera diminui e a velocidade final chega um poko mais rapido... nao senti diferença de consumo ja que a fazer que eu tinha fazia uma media de 32 ateh 35 km/l sempre com gasolina de posto "confiavel"
a comet sendo carburada e 2 cilindros fora o peso, faz em torno de 27 a 29 km/l...
acho que a sua media ta otima se comparado o peso da moto e o motor... na minha opiniao eh possivel sim.
abs

Diego.fcs
26-06-08, 15:11
A minha bolinha já chegou a fazer acho que menos de 10km/l... :drool:

Tava andando e escapou a agulha no carburador e imagina uma moto que num passava de 20km/h, falhando e fedendo gasolina...

Ninja Pontes
27-06-08, 16:29
A minha bolinha já chegou a fazer acho que menos de 10km/l... :drool:

Tava andando e escapou a agulha no carburador e imagina uma moto que num passava de 20km/h, falhando e fedendo gasolina...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: